Kirby's Dream Land

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kirby's Dream Land
Capa do jogo para Game Boy
Desenvolvedora HAL Laboratory, Inc.
Publicadora(s) Nintendo
Designer Masahiro Sakurai
Compositor(es) Jun Ishikawa
Plataforma(s) Game Boy
Série Kirby
Data(s) de lançamento
  • JP 27 de Abril, 1992[1]
  • AN 1º de Agosto, 1992[2]
  • PAL 3 de Agosto, 1992
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single Player
Classificação Permitido para todas as idades i ESRB (América do Norte)
Média Cartucho de 2-megabit (Game Boy)
Cartucho de 32-megabit (NDS)
Idioma Japonês

Kirby's Dream Land, conhecido no Japão como Hoshi no Kabi (星のカービィ? lit. "Kirby das Estrelas"), é um jogo eletrônico estilo plataforma desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo para o console portátil Game Boy. É o primeiro jogo da série Kirby e o primeiro a ter disponível o personagem Kirby. O jogo foi primeiramente lançado no Japão no dia 27 de Abril de 1992 [1] e logo depois na América do Norte no mesmo ano, em 1º de agosto.[2] Foi relançado no Virtual Console americano do Nintendo 3DS em 30 de junho de 2011.[3]

Kirby's Dream Land foi criado por Masahiro Sakurai, então empregado da HAL Laboratory. Sakurai planejava que o jogo fosse bem simples e que poderia ser jogado por principiantes.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O guloso Rei Dedede roubou toda a comida dos habitantes da Dream Land (Terra dos Sonhos) para uma festa da meia-noite, diante disso, Kirby, um residente da Dream Land, parte para recuperar a comida e derrotar Dedede.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Kirby Dream Land é igual a todos os outros jogos de plataforma da era 8-bits e 16-bits: Kirby deve usar várias habilidades naturais e, ocasionalmente, itens ou power-ups enquanto corre em direção a meta no final de cada nível, onde uma batalha contra um chefe é travada. Todos os níveis são jogados em um plano bidimensional, deixando Kirby mover apenas para a esquerda, direita, para cima e para baixo. Kirby pode andar, pular e voar. Kirby também pode inalar objetos e inimigos, engoli-os ou cuspindo-os como projéteis.

As fases são constituídas por uma série de "salas" em vez de um seguir um caminho reto, existem portas que permitem levar o jogador a outras partes da fase. Como muitos jogos de plataforma clássicos, o jogador pode acumular pontos, com uma vida extra concedida quando o jogador tem pontos suficientes. No entanto, o jogo não possui uma função de salvar, ou seja, mesmo que o jogador acumule uma quantidade de pontos eles não são salvos e o jogador deverá recomeçar o jogo desde o começo caso saia do jogo. Uma vez que o jogo tenha sido zerado, um código é oferecido para jogar um jogo extra opcional, em que a dificuldade é aumentada significativamente.

Referências

  1. a b Kirby's Dream Land Jogorama. Visitado em 14 de Novembro, 2009.
  2. a b Nintendo - Customer Service/Game List (em inglês) Nintendo. Visitado em 13 de Novembro de 2009.
  3. Ivan Nikolai Barkow Castilho (30 de junho de 2011). Um jogo de VC é adicionado ao Nintendo eShop Wii Brasil. Visitado em 30 de junho de 2011.
  4. Conceiving Sickeningly Cute Puffballs (em inglês) N-Sider. Visitado em 13 de Novembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]