Kirby's Adventure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kirby's Adventure
Desenvolvedora HAL Laboratory
Publicadora(s) Nintendo
Plataforma(s) NES, Wii (Virtual Console) e Nintendo 3DS (3D Classics)
Série Kirby
Data(s) de lançamento Original:
3D Classics: Kirby's Adventure:
    Gênero(s) Plataforma
    Número de jogadores Um jogador
    Mídia Cartucho, download

    Kirby's Adventure, conhecido no Japão como Hoshi no Kirby: Yume no Izumi no Monogatari (星のカービィ夢の泉の物語, Hoshi no Kābī Yume no Izumi no Monogatari?), é um jogo estilo plataforma desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo para o Nintendo Entertainment System. O jogo foi primeiramante lançado em 23 de março de 1993 no Japão e depois lançado em 1º de maio de 1993 na América do Norte e em 9 de dezembro de 1993 na Europa. Uma versão em 3D intitulada 3D Classics: Kirby's Adventure foi lançada no eShop americano do Nintendo 3DS em novembro de 2011.[1]

    Kirby's Adventure é o único jogo da série de Kirby para o Nintendo Entertainment System, e o segundo da série, seguido pelo Kirby's Dream Land, para o Game Boy , o qual foi relançado para o Game Boy Advance com o nome de Kirby: Nightmare in Dream Land.

    Este também é o primeiro jogo onde aparecer o personagem Meta Knight (Cavaleiro Meta), além de também introduzir a capacidade de Kirby copiar os poderes dos inimigos.

    Uma adaptação do jogo foi lançada para o Virtual Console do Wii em 12 de fevereiro na América do Norte, 16 de fevereiro na Europa e em 27 de fevereiro de 2007 no Japão. O jogo tem gráficos incríveis, ficando bem parecido com os 16-bit, visto que o jogo tem cores muito vivas e cenarios bem detalhados para um console de 8 bit.

    História[editar | editar código-fonte]

    Depois de acordar de sua soneca depois do almoço sem ter qualquer sonho, Kirby vai para a Fountain of Dreams (Fonte dos Sonhos) investigar. Ao chegar lá, ele descobre que o Rei Dedede roubou a Star Rod, a fonte de energia da Fountain of Dreams, e a quebrou em sete pedaços, dando seis fragmentos a seus aliados, Whispy Woods, Paint Roller, Mr. Shine e Mr. Bright, Kracko, Heavy Mole, e Meta Knight, ficando com o último pedaço consigo. Sem a Star Rod, todos os habitantes da Dream Land acabam perdendo a capacidade de sonhar. Nisso Kirby decide se aventurar atrás fragmentos da Star Rod e trazê-los de volta para a Fountain of Dreams, a fim de restaurar os sonhos de todos.

    Kirby viaja por todos os sete mundos, luta com inimigos, sub-chefes e chefões a fim de recolher todos os sete fragmentos da Star Rod. No final ao conseguir derrotar Dedede ele reconstrói a Star Rod (com Dedede estranhamente implorando-lhe para que não), ele a coloca de volta na Fountain of Dreams. Porém, uma aura negra se enche nos céus formando uma criatura escura, chamada Nightmare (Pesadelo), a partir da fonte. Acontece que Nightmare havia corrompido a fonte, e Dedede removeu a Star Rod, partindo-a e espalhando-a por toda a Dream Land, com a intenção de proteger o reino. Nightmare em seguida, voa para o espaço, mas em vez conseguindo escapar, nisso Dedede inala Kirby juntamente da Star Rod e cospe-los pro céu, mandando Kirby em direção Nightmare. Kirby, em seguida, usa a Star Rod para derrotar as duas formas de Nightmare, e retorna para Dream Land, mais uma vez.

    A sequência final mostra Kirby e Rei Dedede voando juntos e reconciliados, durante a viagem é mostrado um texto descrevendo a derrota de Nightmare. Antes dos créditos finais, Kirby dá um adeus devolvendo a Star Rod para a fonte que começa a funcionar.

    Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

    Como a maioria dos jogos do Kirby, Kirby's Adventure é um jogo de plataforma. O jogo consiste em sete mundos, cada um contendo um conjunto de fases regulares, uma luta contra um chefe, e uma porta com uma Warp Star que permite Kirby se teleportar entre os mundos. A maioria dos mundos possuem mini-jogos (que permitem a Kirby ganhar vidas extra), museus (que permitem a Kirby para obter certos poderes), e/ou Arenas (onde Kirby deve lutar com um mini-chefe para ganhar itens de saúde e permitindo copiar a habilidade especial do chefe depois). O jogo foi o primeiro da série a incluir um recurso de salvar. Ele salva automaticamente o progresso do jogador após cada nível.

    O objetivo de cada nível principal é simplesmente para alcançar o fim do nível. Se Kirby encostar num inimigo ou numa agulha, ele leva um ponto de dano, quando todos os pontos de vida são perdidos ou se ele cair em um buraco, o jogador perde uma vida. Kirby pode encostar ou comer alimentos para reabastecer imediatamente sua saúde ou ganhar invencibilidade temporária.

    Kirby pode andar, correr, saltar, e pode atacar e esquivar de inimigos com uma rasteira. Ele também pode voar inflando-se, e é capaz de atingir qualquer altura que não é bloqueada por um obstáculo. Enquanto voa, Kirby não pode usar suas outras habilidades, mas ele pode exalar a qualquer momento, lançando um sopro de ar que pode ser usada para danificar ou destruir inimigos e blocos.

    A capacidade principal de Kirby lhe permite inalar indefinidamente, sugando inimigos e objetos próximos de sua boca. Uma vez inalado, objetos permanecem em sua boca até que ele cuspi-los para fora (causando dano aos inimigos e objetos na frente dele) ou engolindo. Após engolir certos inimigos, Kirby imediatamente "cópia" as habilidades especiais que o inimigo possui, dando-lhe acesso a uma grande variedade de poderes, alguns dos quais podem ser necessários para resolver as fases. Normalmente, Kirby não pode inalar enquanto estiver usando uma habilidade especial, mas ele pode "soltar" a capacidade a qualquer momento (isso acontece automaticamente sempre que ele toma dano), enviando-a como uma estrela saltitante. Kirby pode recuperar a capacidade de inalar e também engolir a estrela antes que ela desapareça.

    Referências

    1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas eShop