M'hamid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marrocos M'hamid

Mhamid, M'hamid el Ghizlane

 
  Comuna rural  
Rua de M'hamid
Rua de M'hamid
Rua de M'hamid
Localização
M'hamid está localizado em: Marrocos
M'hamid
Localização de M'hamid em Marrocos
Coordenadas 29° 49' 40" N 5° 43' 7" O
País Marrocos
Região (1997-2015) Souss-Massa-Drâa
Província Zagora
Características geográficas
Altitude 550 m
Outras informações
Soco semanal segunda-feira
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre M'hamid

M'hamid ou Mhamid é uma vila do sudeste de Marrocos, que pertence à província de Zagora e à região de Souss-Massa-Drâa. Situada num oásis do vale do Drá, junto à fronteira com a Argélia e no fim das estrada N9 que liga a Zagora, é a principal localidade de M'hamid el Ghizlane ("planície das gazelas").

No passado foi um local importante para o comércio transaariano. Atualmente tem alguma popularidade turística pela sua proximidade com as grandes dunas do Erg Chigaga, a 60 km. Perto de M'hamid também existem dunas, o Erg Lehoudi.

Na realidade existem duas M'hamid, uma de cada lado do uádi Drá: a antiga, onde se encontra um grande casbá (fortaleza, castelo), chama-se M'hamid Bali; a nova, um pequeno centro administrativo, chama-se M'hamid El Djedid (M'hami, a Nova). O soco (souk, mercado) semanal de segunda-feira traz animação à vila, embora seja uma sombra pálida da atividade comercial intensa de outrora, quando ali paravam as grandes caravanas que atravessavam o Saara.

A população é constituída por árabes, sobretudo da tribo Nouaji, que no passado comerciavam, sal entre M'hamid e Taudeni, no Mali, berberes nómadas da tribo Aït Atta e de negras como os Draoua e Sidna Bilal, originários do Sudão e que, como os Nouaji, falam hassania (árabe mouro ou mauritano), um dialeto árabe usado no Saara.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês) 7ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. p. 529-531. 824 páginas. ISBN 9-781843-533139 
  • Le Guide Vert - Maroc (em francês). Paris: Michelin. 2003. p. 218-220. 460 páginas. ISBN 978-2-06-100708-2 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.