Marco Petrônio Sura Mamertino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marco Petrônio Sura Mamertino (m. 190-192) foi um senador romano da gente Petrônia que serviu como cônsul em 182. Ele é famoso por ter sido um dos genros do imperador Marco Aurélio.

História[editar | editar código-fonte]

Mamertino veio de uma família rica e bem relacionada de origem romano-africana, possivelmente do Egito. Seu pai, Marco Petrônio Mamertino, foi cônsul sufecto em 150 e seu mãe foi uma nobre de nome desconhecido. Mamertino tinha um irmão, Marco Petrônio Sura Setimiano, que serviu como cônsul em 190, e uma irmã que se casou com o ilustre senador Marco Antonino Âncio Lupo. Além disto, Mamertino era parente do famoso gramático romano Marco Cornélio Frontão.

Durante o reinado do imperador romano Marco Aurélio (r. 161-180), Mamertino se casou com uma de suas filhas, Ânia Cornifícia Faustina Menor. Em algum momento depois de 173, os dois tiveram um filho chamado Petrônio Antônio. É possível que o casal tenha estado num campo de inverno de Marco Aurélio no início de 180.

Quando o imperador morreu, neste mesmo ano, o irmão de Cornifícia Faustina, Cômodo, sucedeu o pai como imperador romano. Dois anos depois, Mamertino serviu como cônsul. Entre 190 e 192, Cômodo ordenou que Mamertino fosse executado juntamente com seu filho, seu irmão e toda a família da irmã dele. Apenas Cornifícia sobreviveu às perseguições políticas de seu irmão e mais tarde se casou novamente.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cônsul do Império Romano
Precedido por:
Cômodo III

com Lúcio Antíscio Burro

Marco Petrônio Sura Mamertino
182

com Quinto Tineio Rufo

Sucedido por:
Cômodo IV

com Caio Aufídio Vitorino II
com Marco Egnácio Póstumo (suf.)


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Winkler, Martin M. (2009). The Fall of the Roman Empire: Film and History (em inglês). [S.l.: s.n.] 
  • Frontão, Marco Cornélio (1999). van den Hout, Michael Petrus Josephus, ed. A commentary on the Letters of M. Cornelius Fronto (em inglês). [S.l.: s.n.] 
  • Garzetti, Albino (1974). From Tiberius to the Antonines: a history of the Roman Empire AD 14-192 (em inglês). [S.l.: s.n.] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]