Márcia Furnila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcia Furnilla
Márcia Furnila
Possível busto de Márcia Furnila.
Cônjuge Tito
Descendência Júlia Flávia
Pai Quinto Márcio Bareia Sura
Mãe Antônia Furnila

Márcia Furnila foi uma nobre romana do século I d.C. e segunda e última esposa do futuro imperador romano Tito.

Família[editar | editar código-fonte]

Márcia veio de uma família nobre e distinta de Roma, a gens Márcia, de status plebeu[1] e que alegava descender do rei Anco Márcio. Ela era filha do senador Quinto Márcio Bareia Sura com Antônia Furnila. Sua irmã era Márcia, a mãe de Úlpia Marciana e do futuro imperador Trajano. O pai de Márcia era amigo do futuro imperador Vespasiano (que era pai de Tito), seu tio paterno era o senador Quinto Márcio Bareia Sorano e sua prima paterna era a nobre Márcia Servília Sorana. O avô paterno de Márcia era Quinto Márcio Bareia, cônsul sufecto em 34 e procônsul da África entre 41 e 43, enquanto que o materno pode ter sido Aulo Antônio Rufo, um cônsul sufecto em 45[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Desenho feito em 1587 por Marcello Clodio, representado Marcia Furnila.

Márcia Furnila nasceu e foi criada na capital imperial e se casou com Tito, viúvo de seu primeiro casamento, em 63. Como era costume na época, o enlace foi arranjado entre as famílias e ajudou a promover a carreira do marido. Suetônio[3] descreve Furnila como "muito bem conectada".

Em 17 de setembro de 64, o casal teve uma filha, Júlia Flávia.

Como o primeiro, o segundo casamento de Tito foi curto. A família de Furnila tinha relações com os opositores do imperador Nero. Em 65, depois do fracasso da conspiração pisoniana, a família toda caiu em desgraça. Tito avaliou que não valia o risco e se divorciou, mas continuou criando a filha. Não se sabe o que aconteceu com Márcia Furnila.

Quando ela morreu, ela foi sepultada com a mãe no mausoléu de Caio Sulpício Platorino e sua irmã, Sulpícia Platorina, em Roma. Ele era um magistrado na época do primeiro imperador romano, Augusto.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pauly-Wissowa, RE 14.2, 1535-1600.
  2. Brian W. Jones. The Emperor Domitian (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 10 de agosto de 2013 
  3. Suetônio, Vidas dos Doze Césares, Vida de Tito
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Márcia Furnila

Ligações externas[editar | editar código-fonte]