Saltar para o conteúdo

Matriz (matemática): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.144.5.56 ( modificação suspeita : -673), para a edição 25050832 de Ramisses
Linha 237: Linha 237:
|<math>caracteristica(B) <= n \,\!</math>
|<math>caracteristica(B) <= n \,\!</math>
|}
|}
Onde ''m'' é o número de linhas e ''n'' o número de colunas de ''B''.
Onde ''m'' é o número de linhas e ''n'' o número de colunas de ''B''.chera meu ovo


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 13h40min de 3 de maio de 2011

Em Matemática, uma matriz m X n é uma tabela de m linhas e n colunas de símbolos sobre um conjunto, normalmente um corpo, F, representada sob a forma de um quadro s. As matrizes são muito utilizadas para a resolução de sistemas de equações lineares e transformações lineares.

Organização de uma matriz

Notação

As linhas horizontais da matriz são chamadas de linhas e as linhas verticais são chamadas de colunas. Logo uma matriz com m linhas e n colunas é chamada de uma matriz m por n (escreve-se m×n) e m e n são chamadas de suas dimensões, tipo ou ordem. Por exemplo, a matriz a seguir é uma matriz de ordem 2×3 com elementos naturais

Um elemento de uma matriz A que está na i-ésima linha e na j-ésima coluna é chamado de elemento i,j ou (i,j)-ésimo elemento de A. Ele é escrito como ai,j ou a[i,j]. Nesse exemplo, o elemento a1 2 é 2, o número na primeira linha e segunda coluna do quadro.

As entradas (símbolos) de uma matriz também podem ser definidas de acordo com seus índices i e j. Por exemplo, , para i de 1 a 3 e j de 1 a 2, define a matriz 3x2 .

Nas linguagens de programação, os elementos da matriz podem estar indexados a partir de 1 (Fortran, MATLAB, R, etc) ou a partir de 0 (C e seus dialetos). Por exemplo, o elemento a(1,1) em Fortran corresponde ao elemento a[0][0] em C.

Classificação de matrizes quanto ao número de colunas ou linhas

Matriz quadrada

Uma matriz é dita quadrada se tem o mesmo número de linhas e colunas, ou seja, quando podemos dizer que, m tem a mesma quantidade de elementos que n. Numa matriz quadrada A de ordem n × n, chama-se de diagonal principal os elementos aij onde i = j, para i de 1 a n.

Vetor

Uma matriz onde uma de suas dimensões é igual a 1 é geralmente chamada de vetor. Uma matriz 1 × n (uma linha e n colunas) é chamada de vetor linha ou matriz linha, e uma matriz m × 1(uma coluna e m linhas) é chamada de vetor coluna ou matriz coluna.

Classificação de matrizes quanto às suas propriedades

Tipo de matriz é quadrada? Tem inversa? Qual é sua transposta?
Matriz identidade In Sempre Sim, ela mesma: In Ela mesma, In (é uma matriz simétrica)
Matriz inversa Sempre Sim, e é igual à matriz original,
Matriz simétrica Sempre Não necessariamente
Matriz transposta Dt Não necessariamente Não necessariamente D

Matriz identidade

Ver artigo principal: Matriz identidade

A matriz identidade In é a matriz quadrada n × n que tem todos os membros da diagonal principal iguais a 1 e 0 nas outras posições. Exemplo: .

A única matriz identidade que não contém zero é a matriz identidade de ordem 1:

Matriz inversa

Ver artigo principal: Matriz inversa

Uma matriz é dita inversa de uma matriz A, se obedece à equação matricial , ou seja, se o produto entre as matrizes é a matriz identidade. A analogia com os números reais é evidente, pois assim como o produto entre dois números inversos é a unidade (elemento neutro da multiplicação), o produto entre duas matrizes inversas é a matriz identidade (elemento neutro da multiplicação entre matrizes). Uma matriz que possui inversa é dita inversível.

A condição necessária e suficiente para que uma matriz quadrada seja inversível é possuir um determinante não nulo, sendo que para uma dada matriz A, a matriz inversa é unica. A necessidade de possuir determinante não nulo é evidente na equação , pois nela o determinante da matriz original é denominador de uma fração.

Matriz transposta

Ver artigo principal: matriz transposta

A matriz transposta de uma matriz Am × n é a matriz Atn × m em que , ou seja, todos os elementos da primeira linha, tornar-se-ão elementos da primeira coluna, todos os elementos da segunda linha, tornar-se-ão elementos da segunda coluna, todos os elementos da n linha, tornar-se-ão elementos da n coluna. Exemplo:

Matriz simétrica

Ver artigo principal: Matriz simétrica

Uma matriz A é simétrica se A = At. Isso só ocorre com matrizes quadradas.

Matriz negativa (semi)definida

Uma matriz quadrada M é negativa definida se

Uma matriz quadrada M é negativa semidefinida se

[1]

Matriz positiva (semi)definida

Ver artigo principal: Matriz positiva definida

Uma matriz quadrada M é positiva definida se

E é positiva semidefinida se

Operações envolvendo matrizes

Não se define adição ou subtração de um número com uma matriz, e nem divisões envolvendo matrizes.

Multiplicação por um escalar

A multiplicação por um escalar é uma das operações mais simples que podem ser feitas com matrizes. Para multiplicar um número k qualquer por uma matriz n×m A, basta multiplicar cada entrada aij de A por k. Assim, a matriz resultante B será também n×m e bij = k.aij. Com isso, pode-se pensar também na noção de dividir uma matriz por um número: basta multiplicá-la pelo inverso desse número. Mas essa noção pode ser perigosa: enquanto a multiplicação entre um número e uma matriz pode ser dita "comutativa", o mesmo não vale para a divisão, pois não se pode dividir um número por uma matriz.

Por exemplo:

Adição e subtração entre matrizes

Ver artigo principal: Adição de matrizes

Dado as matrizes A e B do tipo m por n, sua soma A + B é a matriz m por n computada adicionando os elementos correspondentes: (A + B)[i,j] = A[i, j] + B[i,j].

Por exemplo:

Para melhorar a forma de calcular, você pode reescrever a segunda matriz, revertendo seus elementos, onde o elemento (-1) passará para (1) e o elemento (2) passará para (-2) e assim sucessivamente. Após feito isso, além de fazer A-B, você usará A+B.

Lembre-se: Você só pode fazer isso com Matriz negativa, onde recebe o sinal negativo, por exemplo: em -A+B, o A que poderá ser reescrito.

Multiplicação de matrizes

Ver artigo principal: Produto de matrizes

Multiplicação de duas matrizes é bem definida apenas se o número de colunas da matriz da esquerda é o mesmo número de linhas da matriz da direita. Se A é uma matriz m por n e B é uma matriz n por p, então seu produto AB é a matriz m por p (m linhas e p colunas) dada por:

para cada par i e j.

Por exemplo:

A multiplicação de matrizes tem as seguintes propriedades:

z A e B m×n e matriz C k×m ("distribuição à esquerda").

É importante notar que a comutatividade não é garantida; isto é, dadas as matrizes A e B com seu produto definido, então geralmente ABBA.


Propriedades

Determinante

Ver artigo principal: Determinante

O determinante é uma propriedade matricial útil na resolução de sistema de equações lineares (que sempre podem ser representados através de matrizes), além de outras aplicações matemáticas.

Transposta da Multiplicação

Para respeitar a correspondência entre linhas e colunas de uma multiplicação, a transposta de uma multiplicação de matrizes é dada como a transposta de cada matriz multiplicada na ordem inversa.

Para o caso de duas matrizes:

No caso de N matrizes:

Característica

A característica ou posto de uma matriz é um inteiro não negativo que representa o número máximo de linhas (ou colunas) da matriz que são linearmente independentes.[2] De acordo com o teorema de Kronecker, temos que a característica de uma matriz B é c se e somente se:

  • Existe pelo menos uma submatriz c*c cujo determinante é diferente de zero.
  • Toda submatriz quadrada de ordem superior a c tem determinante zero.

Um menor de uma matriz é o determinante de uma de suas submatrizes. Logo, B tem a característica c quando pelo menos uma de suas submatrizes tem um determinante c não nulo (seu menor) e todo menor de ordem superior é igual a zero.

Se c for não nulo, então c é o maior inteiro não-negativo tal que B possui pelo menos uma submatriz com determinante diferente de zero. De acordo com a definição,

Onde m é o número de linhas e n o número de colunas de B.chera meu ovo

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
  • O conjunto das matrizes n×m sobre um corpo F com as operações de soma de matrizes e multiplicação de escalar por matriz forma um espaço vetorial de dimensão nm sobre F.
  • O espaço vetorial das matrizes n×n sobre um corpo F com a operação de multiplicação de matrizes forma uma álgebra associativa com elemento identidade sobre o corpo F.
  • O conceito de matriz pode ser generalizado para o de tensor. Assim como uma matriz m x n representa uma transformação linear de um espaço de dimensão n em um espaço de dimensão m, um tensor representa uma transformação n-linear que leva n1 vetores em n2 vetores.


Predefinição:Bom interwiki

Referências

  1. MAS-COLELL, Andreu; WHINSTON, Michael e GREEN, Jerry. Microeconomic Theory. Oxford University press, 1995. Section M.D matrices: Negative (Semi)Definiteness and Other properties, página 935.
  2. Condensação e característica de uma matriz, Universidade dos Açores

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA