MediaWiki Discussão:Spam-whitelist/Arquivo/2016

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blog de Rick Riordan[editar código-fonte]

Olá. Gostaria que se possível permitissem a inclusão dessa página do blog do autor: www.rickriordan.blogspot.com.br/2011/10/tour-wrap-up.html. Foi a única fonte que encontrei sobre o assunto para o artigo The Son of Neptune. Desde já agradeço. Pedrohoneto D C 17h00min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)

Mesmo se for do próprio autor do livro? Pensei que nesses casos serviria. Pedrohoneto D C 17h09min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)
@Pedrohoneto: sim--Leon Saudanha 17h14min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)
Fazer o que, né. De qualquer modo, obrigado. Pedrohoneto D C 17h24min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)
@Pedrohoneto: De nada. Vida longa e próspera!--Leon Saudanha 17h31min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)

dublanet.com.br[editar código-fonte]

A discussão a seguir está marcada como respondida (negado). Se quiser acrescentar mais algum comentário, coloque-o logo abaixo desta caixa.

Dublanet é um site sobre dublagem. Ou seja, o melhor site de referência para dublagens. Porém quando tento usar, a Wikipédia bloqueia o link. Estou preparando a página sobre o estúdio de dublagem TV Group Digital, e quero indicar como referência dublagens feitas usando esse fórum, de informações sobre dublagens. Tem como permitir os links sem bloquear?

Jhonny Balth (discussão) 19h23min de 8 de janeiro de 2016 (UTC)

Negado Forums não são fontes fidedignas e não devem ser usados como referência na wikipédia. Quintal 20h23min de 8 de janeiro de 2016 (UTC)

WikiFer, o segundo link não seria pirataria? Nakinndiscussão 07h45min de 24 de janeiro de 2016 (UTC)

@Nakinn: Se tratando de um uso exclusivo apenas de uma entrevista que serve para ilustrar o verbete, não vejo impedimentos do segundo link na whitelist. Pirataria seria se envolvesse a edição completa do telejornal. WikiFer msg 07h51min de 24 de janeiro de 2016 (UTC)
Falo do video upado no youtube. Quis dizer VDA, na verdade... Nakinndiscussão 07h54min de 24 de janeiro de 2016 (UTC)
Por isso mesmo. Caso a edição completa do telejornal fosse upada no Youtube, seria caso de VDA e seria removido de lá mesmo. A própria Rede Globo vem impedindo que situações como essa ocorram com suas produções desde 2011, evitando que edições completas de tal obra sejam upadas lá. A emissora abre uma exceção quando não destaca em todo, somente aquilo que pessoal lá do Youtube carrega (destaca apenas uma coisa só). Diria eu que seria uma possível URC que a emissora libera nestes casos. WikiFer msg 08h00min de 24 de janeiro de 2016 (UTC)
Continua a ser VDA mesmo que a emissora escolha fazer vista grossa nesses casos, já que não há autorização legal, formal pra esse esse tipo de apropriação. Note que o arquivo está "licenciado" pelo dono da conta com "Licença padrão do YouTube". O usuário do youtube não pode licenciar assim um conteúdo que não lhe pertence. É necessário que o sítio (nesse caso, canal) seja oficial, creio eu. Nakinndiscussão 08h11min de 24 de janeiro de 2016 (UTC)

Blogspot da Hildegard Angel e Everardo Castro[editar código-fonte]

Até 2003 a jornalista Hildegard Angel publicava seus artigos no blogspot http://hildegardangel.blogspot.com.br/; até aquele ano ela estava vinculada ao Jornal do Brasil (JB) e não tinha o site oficial atual (que, por novos vínculos - o JB deixou de existir além do plano virtual - não foram reproduzidos neste). A fim de tornar acessíveis os dados ainda existentes lá, peço o desbloqueio. De já agradecendo, André Koehne (discussão) 03h05min de 26 de fevereiro de 2016 (UTC)

Outro que é autoral: http://everardocastro.blogspot.com.br/ - para além de trazer excelentes artigos históricos. André Koehne (discussão) 09h49min de 28 de fevereiro de 2016 (UTC)

gentedemidia.blogspot.com.br[editar código-fonte]

Solicito a liberação do blog Gente de Mídia, do jornalista Nonato Albuquerque. O blog contém várias informações que podem servir de referência para artigos sobre mídia cearense. Jardel fale 12h52min de 20 de março de 2016 (UTC)

Documentário gratuito Free to Play[editar código-fonte]

A discussão a seguir está marcada como respondida (feito). Se quiser acrescentar mais algum comentário, coloque-o logo abaixo desta caixa.

Apesar de não ser extremamente indispensável, creio que poderia complementar o artigo Free to Play (filme) com o link para o documentário no YouTube nas ligações externas. Ele foi lá carregado pela produtora do filme, Valve Corporation, e disponibilizado de graça. Seu link é youtube.com/watch?v=UjZYMI1zB9s. Agradeço. --Luk3🔔📖 01h48min de 3 de maio de 2016 (UTC)

Feito @Luk3:--Leon Saudanha 02h32min de 3 de maio de 2016 (UTC)

Vídeo de conferência da Khronos Group[editar código-fonte]

Peço a inclusão do vídeo do YouTube www.youtube.com/watch?v=quNsdYfWXfM na whitelist. É o vídeo de uma conferência, carregado pelo próprio grupo do palestrante, que contem informações da história da Vulkan API que pode complementar o artigo. --Luk3🔔📖 05h36min de 7 de maio de 2016 (UTC)

Artigo novo Carlos Sposito com youtube bloqueado[editar código-fonte]

Escrevi um verbete sobre o corredor de trilhas Carlos Sposito, mostrando suas façanhas correndo a pé pelos desertos e florestas do planeta. No momento de gravar a página fui surpreendida pelo bloqueio de todos os vídeos do Youtube que eu havia inserido. Esses vídeos de entrevistas (2 programas da TV Globo, 3 programas do canal SporTV, 1 programa do canal UNITEVÊ da Universidade Federal Fluminense, 3 programas da TVE) e de suas palestras (no Banco Central do Brasil, na CETIP, no CNASI, 2 vídeos na Universidade UniLaSalle) foram retiradas do canal do Sposito no Youtube (canal Carlos Sposito). Como alternativa, após esse bloqueio, fiz a utilização das páginas do site do Carlos Sposito que apontam exatamente para essas páginas. Então, tive a surpresa que as referências são primárias, exatamente por serem do site da própria personalidade que estou escrevendo. Nessa hora não entendi nada!

Como eu posso apontar vídeos de reportagens e entrevistas em canais de televisão que não são acessíveis nos próprios canais e estão, como quase tudo atualmente, armazenadas no Youtube? Como eu posso mostrar trechos de palestras de um palestrante? Tudo está no Youtube!

Considerando que meu artigo "Carlos Sposito" está em fase de Eliminação por Consenso com data-limite 16 de maio, solicito a liberação dos vídeos abaixo o mais rápido possível para que eu retire as referências primárias e recoloque as imagens do Youtube:

  • Canal Carlos Sposito: www.youtube.com/channel/UC6y_-aKX_n4FI50NIRZwi4w
  • Programa Globo Esporte: youtu.be/q3AL1Kaj73I
  • Programa 360 - SporTV: youtu.be/bUW71Xtl9aw
  • Programa "Cala a Boca, Bocão!" - SporTV: youtu.be/dy2XkPp252M
  • Programa Sem Censura - TVE - Marathon des Sables: youtu.be/LIzy0Ix5Nwo
  • Programa SporTV News: youtu.be/RaFp9ug6WWQ
  • Programa Stadium - TVE: youtu.be/fZ_5RvslFGg
  • Programa Sem Censura - TVE - Deserto de Atacama: youtu.be/lpxRFhkCxrE
  • Programa de entrevistas "Pulando a Cerca" - UNITEVÊ: youtu.be/DbvED5_FVlo
  • RJ TV - Morro da Urca: youtu.be/jgxeJV2nyOI
  • Palestra no Banco Central - "Qualidade de Vida": youtu.be/cuD3PB0DZiY
  • Palestra na universidade UniLaSalle - 2a turma - "Motivação": youtu.be/DpOJcYuvQsg
  • Palestra na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) da CETIP: youtu.be/3LlAJfCRxNM
  • Palestra na Universidade UniLaSalle - 1a turma - "Motivação": youtu.be/KvHydQAd--g
  • Palestra no CNASI - Congresso de Segurança da Informação, Auditoria e Governança: youtu.be/QiIcBNhmnrk

Maria da Rocha (discussão) 19h13min de 10 de maio de 2016 (UTC)

https://www.you tube.com/watch?v=qlUG8F9uVgM[editar código-fonte]

Oi pessoal, solicito a entrada deste link na whitelist a fim de disponibilizar um filme oficial da American Foundation for Equal Rights que serve de fonte para a tradução que estou realizando no artigo Jansen Panettiere da enwiki. https://www.you tube.com/watch?v=qlUG8F9uVgM Caçador de Palavras (discussão) 23h58min de 16 de maio de 2016 (UTC)

Feito Quintal 00h02min de 17 de maio de 2016 (UTC)
@Antero de Quintal: Podes me ajudar? Acredito que este link também esteja travando a publicação da tradução: http://www.pinknews.co.uk/2012/03/01/you tube-to-broadcast-proposition-8-play-live/ Caçador de Palavras (discussão) 00h13min de 17 de maio de 2016 (UTC)
@Caçador de Palavras: Pode tentar agora? Quintal 00h28min de 17 de maio de 2016 (UTC)
@Antero de Quintal: Pela ferramenta de tradução não vai, recebo a seguinte mensagem: Ocorreu um erro ao publicar a tradução. Tente publicar a página novamente, por favor. Erro: {"spamblacklist":"youtube.com","result":"Failure"} Vou procurar publicar manualmente. Caçador de Palavras (discussão) 00h56min de 17 de maio de 2016 (UTC)
Antero, creio que a adição do link tenha sido da forma errônea, lendo os link anteriores ao que pedi, constei que falta uma \ depois do termo watch no link:
\byoutube\.com/watch?v=qlUG8F9uVgM ---> \byoutube\.com/watch\?v=qlUG8F9uVgM Caçador de Palavras (discussão) 01h29min de 17 de maio de 2016 (UTC)
Tem razão. Fixed. Quintal 01h31min de 17 de maio de 2016 (UTC)

Canail Programa The Noite com Danilo Gentili e outros...[editar código-fonte]

Oi, bom dia, boa tarde ou boa noite, depende de que horas você está lendo. Eu não tive conhecimento se existe uma forma padrão de pedir isso, como não achei vou expressar minha opinião e fazer o pedido. Bom, apenas na data de hoje descobri que existe um modo de colocar videos do youtube como fontes fidedigna. Porém, eu não consegui entende qual a forma que se tem que fazer o pedido. Se a gente tem que pedir a liberação video por video, ou posso pedir a liberação de todos os videos de um canal inteiro. Porque estou questionando isso. Porque acompanho o programa The Noite com Danilo Gentili a alguns anos, e percebo que durante as entrevista, os entrevistados falam sobre assuntos ou fatos que nunca foram publicados em jornais de fontes que a Wikipedia considera. Informações como infância e inicio de carreira por exemplo. E eu sinto que essas informações tem valor enciclopédico e queria registra na Wikipedia para deixar os artigos de inúmeras personalidades mais completo. Então, o programa possui um canal no youtube onde libera todos os programas que já foram exibidos. Atualmente o canal já conta com mais de 2700 videos, mais de 600 videos são entrevistas. Então eu queria pedir a liberação do canal todo. Que pode ser acessado pelos dois links a seguir: https://www\.youtube\.com/channel/UCEWOoncsrmirqnFqxer9lmA ou https://www\.youtube\.com/user/sbtthenoite/videos E caso seja possível a liberação do canal inteiro, quero encaminhar o pedido para liberar outros canais de entrevistas, como o canal do Rafinha Bastos que tem o quadro "8 minutos" onde ele faz entrevista interessante. O canal dele pode ser acessado pelos dois próximos links a seguir: https://www\.youtube\.com/user/rafinhabastos/ ou https://www\.youtube\.com/user/rafinhabastos/videos Vou aproveitar também para pedir a liberação do canal Nostalgia, considerado por muitos o canal mais enciclopédico do youtube. Felipe Castanhari vem a anos faziam videos incríveis e bem detalhados a respeitos de vários assuntos da cultura nerd e pop mundial, e ultimamente tem até saiu da zona de conforto e fez um video notável sobre Adolf Hitler. Considero o canal nostalgia um fonte fidedigna de informação e deveria servir de fonte fiável para o wikipedia. link do canal logo abaixo: https://www\.youtube\.com/user/fecastanhari/ Quase ia encerrando meus pedidos, mas lembrei de outro canal incrível, o canal Pipocando, onde Bruno Bock e Rolandinho fazem um trabalho incrível, listando fatos interessante sobre o mundo cinema, e seria ótimo ter esse canal como fonte fiável para o Portal Cinema da Wikipedia. https://www\.youtube\.com/user/pipocandovideos/ Caso não for possível fazer a liberação de todos os videos desses canais de um vez só, eu compreendo e notifico que os administradores da Wikipedia fiquem atentos aos próximos pedidos que farei, porque vou pedir a liberação de cada video que eu precisar usar como fonte nos próximos dias. Obrigado pela atenção, anseio por uma resposta tanto negativa quanto positiva. Luanderson Camilo (discussão) 16h21min de 17 de maio de 2016 (UTC)

Embora os casos citados não me pareçam VDA, também não são fontes fidedignas para serem usadas em artigos; basicamente são youtubbers. Logo, não me parece que haja uma justificação para serem incluídos na whitelist. Quintal 16h29min de 17 de maio de 2016 (UTC)

Então vamos desconsiderar os Youtubers... Mas o caso do The Noite com Danilo Gentili, não é um youtuber, é um programa de televisão exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), os videos são upados no canal dele após a exibição em TV aberta, para que o publico possa re-assistir. Ao meu ver, os videos desse canal em questão pode sim ser considerado porque não é um video do Youtube ou de criação caseira, e sim um video do Sistema Brasileiro de Televisão que foi liberado para o Youtube, tendo em vista também que o programa é feito por profissionais e supervisionado pela emissora. Luanderson Camilo (discussão) 16h56min de 17 de maio de 2016 (UTC)

Blogue do Lúcio Flávio[editar código-fonte]

Favor, acrescentar o blogue http://chargesdojornalpessoal.blogspot.com.br/ na whitelist. Pretendo o utilizar alguns de seus posts como referências para um artigo que estou a editar (será movido para o domínio principal assim que tiver mais robusto). Grato desde já! Halleldiga! 04h33min de 16 de dezembro de 2016 (UTC)

Feito. !Silent (discussão) 14h45min de 17 de dezembro de 2016 (UTC)
Obrigado @!Silent:. Halleldiga! 22h45min de 17 de dezembro de 2016 (UTC)

Videoclipes de Chico César no YouTube[editar código-fonte]

Olá!

Gostaria de pedir que os vídeos do YouTube abaixo relacionados fossem desbloqueados:

  • https://www.youtube.com/watch?v=T9m-zRE9kQk Chico Cesar - Negão (Clipe Oficial)
  • https://www.youtube.com/watch?v=1ZT1dxeWJP0 Chico César Palavra Mágica (Clipe Oficial)

Os dois vídeos estão no canal oficial do cantor Chico César, como pode ser facilmente conferido em seu site oficial], e são videoclipes de canções de seu último álbum, Estado de Poesia.

Obrigado —Alan Moraes (discussão) 05h50min de 17 de dezembro de 2016 (UTC)

Feito. !Silent (discussão) 14h43min de 17 de dezembro de 2016 (UTC)
Obrigado, !Silent! —Alan Moraes (discussão) 15h01min de 17 de dezembro de 2016 (UTC)
Vixe! Nem me lembrava mais desse pedido! :/ —Alan Moraes (discussão) 19h48min de 22 de dezembro de 2016 (UTC)

Programa especial da TV Tambaú sobre a Romaria da Penha[editar código-fonte]

Gostaria de adicionar as seguintes referências no artigo Capela_de_Nossa_Senhora_da_Penha_(João_Pessoa)#Romaria_da_Penha

<ref>{{Citar vídeo |url=https://www.youtube.com/watch?v=enImhtcbuos |titulo=Especial Caso de Polícia: Romaria Nossa Senhora da Penha, bloco 1 |publicado=[[TV Tambaú]] |data=26 de novembro de 2016 |acessodata=22 de dezembro de 2016}}</ref>

<ref>{{Citar vídeo |url=https://www.youtube.com/watch?v=vdBHYR8H2ic |titulo=Especial Caso de Polícia: Romaria Nossa Senhora da Penha, bloco 2 |publicado=[[TV Tambaú]] |data=26 de novembro de 2016 |acessodata=22 de dezembro de 2016}}</ref>

<ref>{{Citar vídeo |url=https://www.youtube.com/watch?v=gr4lYnttvxE&t=64s |titulo=Especial Caso de Polícia: Romaria Nossa Senhora da Penha, bloco 2 |publicado=[[TV Tambaú]] |data=26 de novembro de 2016 |acessodata=22 de dezembro de 2016}}</ref>

Observação: só na terceira tentativa eu consegui me lembrar que deveria usar <pre>(...)</pre> para inserir uma URL do YouTube. Não daria para liberar o link do YouTube somente nesta página de pedidos? Do jeito que está é quase um estímulo para o editor desistir de pedir... —Alan Moraes (discussão) 19h47min de 22 de dezembro de 2016 (UTC)

Feito. Não sei se é possível a liberação somente em uma página, mas você pode por exemplo postar só o que vem depois do "watch?v=", já que o resto do link para um vídeo no YouTube é sempre igual. Victão Lopes Diga! 21h58min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)
Não é possível. A lista negra afeta todas as páginas da wiki. Helder 22h27min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)
Victor Lopes, obrigado! He7d3r, tecnicamente é possível, mas talvez quem possa fazer a alteração não tenha disponibilidade no momento. Saudações. —Alan Moraes (discussão) 23h26min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)
Tecnicamente não é possível, como o He7d3r falou aí em cima. !Silent (discussão) 23h27min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)
Se eu tivesse acesso ao código-fonte, mostraria como é possível sim ;) —Alan Moraes (discussão) 14h39min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)
Ao código-fonte do MediaWiki? Qualquer um tem acesso, só não é qualquer um que pode alterar. Quando a gente fala de que tecnicamente não é possível é porque com os recursos que nós Wikipedistas temos a disposição hoje não é possível. Claro que seria possível implementar algo assim, mas isso ainda não existe. Ficou claro? !Silent (discussão) 14h44min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)
Ou melhor, de ser possível até pode, mas apenas usando filtros, o que não vem a caso aqui. Além de não ter porque usar filtros só pra isso. !Silent (discussão) 14h47min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)
Por acesso, eu me referia acesso de alterar o código-fonte que roda neste wiki, acho que você me entendeu. Brincadeiras à parte e sendo propositivo, gostaria de sugerir que, pelo menos, algum texto informativo seja pré-carregado quando o editor clicar em "Inserir um novo pedido". Algo como o seguinte já ajudaria:
Inserir um novo pedido
Saudações —Alan Moraes (discussão) 15h26min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)
Seja audaz e faça a devida alteração. !Silent (discussão) 16h04min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)
Obrigado. Como se trada do domínio MediaWiki, achei prudente perguntar antes de editar. FeitoAlan Moraes (discussão) 21h00min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)

Vídeo sobre Baía da Traição[editar código-fonte]

Olá, gostaria de usar https://www.youtube.com/watch?v=bJwQ2BFyY3w em Paraíba#Etnias

{{Citar vídeo |url=https://www.youtube.com/watch?v=bJwQ2BFyY3w |título=BAIA DA TRAIÇÃO PB |publicado=YouTube (Rota Nordeste) |data=8 de maio de 2012 |acessodata=28 de dezembro de 2016}}

Obrigado. —Alan Moraes (discussão) 21h06min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)

Feito. Victão Lopes Diga! 21h58min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)
Obrigado! —Alan Moraes (discussão) 23h27min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)

Molejo - Fofoca é Lixo (Áudio Oficial)[editar código-fonte]

Favor liberar https://www.youtube.com/watch?v=r5OjiUPnMWQ para usar em Molejo Club.

Alan Moraes (discussão) 02h45min de 30 de dezembro de 2016 (UTC)

Feito. Christian msg 22h46min de 4 de janeiro de 2017 (UTC)
Obrigado! —Alan Moraes (discussão) 17h28min de 9 de janeiro de 2017 (UTC)

João Pessoa é uma das cidades mais arborizadas do mundo[editar código-fonte]

Favor liberar https://www.youtube.com/watch?v=2N8pUYxRTkY para usar em João Pessoa. —Alan Moraes (discussão) 03h57min de 30 de dezembro de 2016 (UTC)

Feito. Christian msg 22h46min de 4 de janeiro de 2017 (UTC)
Obrigado! —Alan Moraes (discussão) 17h31min de 9 de janeiro de 2017 (UTC)