Metroid (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Metroid
Capa norte-americana
Desenvolvedora(s) Nintendo Research
& Development 1

Intelligent Systems
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Satoru Okada
Produtor(es) Gunpei Yokoi
Escritor(es) Makoto Kano
Artista(s) Hiroji Kiyotake
Hirofumi Matsuoka
Yoshio Sakamoto
Compositor(es) Hirokazu Tanaka
Série Metroid
Plataforma(s) Family Computer
Disk System

Nintendo Entertainment
System
Lançamento
  • JP 6 de agosto de 1986
  • AN 15 de agosto de 1987
  • EU 15 de janeiro de 1988
Gênero(s) Ação-aventura
Modos de jogo Um jogador
Metroid II:
Return of Samus

Metroid (メトロイド Metoroido?) é um jogo eletrônico desenvolvido e publicado pela Nintendo. É o primeiro jogo da série Metroid, lançado em 1986 para o Family Computer Disk System no Japão e em 1987 foi lançado na América do Norte no Nintendo Entertainment System e em seguida na Europa. A história é ambientada no planeta Zebes, onde Samus Aran tenta recuperar os Metroids, organismos parasitas que foram roubados pelos Piratas Espaciais (Space Pirates), que planejam a replicação desses organismos expondo-os a raios beta e depois utiliza-los como armas biológicas para destruir Samus e todos os seres que se opõem a eles.

Metroid foi desenvolvido pela Nintendo Research & Development 1 (Nintendo P&D1) em conjunto com a Intelligent Systems. Foi produzido por Gunpei Yokoi, dirigido por Satoru Okada e Masao Yamamoto e a trilha sonora composta por Hirokazu Tanaka. O estilo do jogo tem como foco a exploração do ambiente e na busca por upgrades e habilidades que são usados para prosseguir em áreas anteriormente inacessíveis. Esse gênero influenciou na criação de muitos outros jogos após o seu lançamento. Os finais variam dependendo do tempos conclusão do jogo. Foi elogiado por ser um dos primeiros jogos a apresentar uma protagonista feminina, embora isso só seja revelado após conclui-lo em menos de cinco horas de jogatina, o próprio manual de instruções em inglês do jogo sempre usava pronomes masculinos para referir-se a Samus.

Foi um sucesso crítico e comercial. Os críticos elogiaram seus gráficos, trilha sonora e a jogabilidade. Em 2004, uma recriação intitulada de Metroid: Zero Mission, foi lançada para o Game Boy Advance e o jogo original foi relançado como parte da biblioteca do Virtual Console no Wii, Nintendo 3DS e Wii U. Atualmente está disponível no Nintendo Switch Online com uma assinatura ativa.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Metroid é um jogo de ação e aventura de rolagem lateral no qual o jogador controla Samus Aran em ambientes bidimensionais. O jogo se passa no planeta fictício Zebes, um mundo grande e aberto com áreas conectadas por portas e elevadores. O jogador controla a personagem enquanto ela viaja pelas cavernas do planeta e caça Piratas Espaciais (Space Pirates). Ela começa com um Feixe de Energia (Power Beam) como sua única arma, e com apenas a habilidade de saltar. A jogadora coleta power-ups que concedem habilidades especiais e aperfeiçoamentos de armadura e armamento, permitindo que ela destrave áreas inacessíveis. Entre os power-ups que estão incluídos no jogo estão a Morph Ball, que permite que Samus vire uma esfera para rolar em túneis estreitos e menores que seu corpo; Bomb, que só pode ser usada na forma de esfera e pode abrir caminhos ocultos do chão/parede; e o Screw Attack, um habilidade que destrói inimigos em seu caminho.[1][2]

Além dos inimigos comuns, Samus encontra dois chefes, Kraid e Ridley, a quem ela deve derrotar para progredir. Inimigos comuns normalmente produzem energia ou munição adicionais quando destruídos, e o jogador pode aumentar as capacidade de energia vital de Samus encontrando tanques de armazenamento e derrotando chefes. Uma vez que Kraid e Ridley forem derrotados, o jogador pode abrir o caminho para a área final e enfrentar o Cérebro Mãe (Mother Brain).

Referências

  1. «Metroid: Instruction Booklet» (PDF). Nintendo. 1987. Consultado em 29 de agosto de 2020  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  2. «The Metroid History». Gamespot. 3 de outubro de 2013. Consultado em 29 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.