Movimentos LGBT no Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.87.236.14 ( modificação suspeita : -71), para a edição 26972236 de Salebot
Linha 12: Linha 12:
== Bahia ==
== Bahia ==
{{Brasil LGBT}}
{{Brasil LGBT}}
No estado da [[Bahia]], dentre outras entidades e pessoas, destaca-se o [[Grupo Gay da Bahia]], um dos grupos LGBTs mais antigos e ainda em funcionamento no [[Brasil]], fundado por [[Guilherme Dahia]] junto com o seu amigo de infância e brincadeiras [[Felippe Pamponet]]. O grupo surgiu após os dois se descobrirem intimamente e enfrentar preconceitos impostos pela sociedade, principalmente pelos seus pais, que após descobrirem a opção sexual de seus filhos, ironizavam eles com apelidos pejorativos como ''tosta a borda'', ''queima a rosca'', entre outros. A instituição " SEJA UMA BORBOLETA FELIZ'' tem duas sedes na capital baiana, localizadas respectivamente no Parque da Cidade e no Horto Florestal, residências dos seus fundadores. Atualmente ela é presidida por [[Henrique Calmon]], mais conhecido como Rick Martin e tem na direção nomes importantes na política contra a homofobia a exemplo de [[Matheus Mendes]]( Pantera Negra Selvagem da Noite) e [[Gabriel Tourinho]] ( O gordinho tosta borda). A instituição citada conta com o apoio de inúmeros artistas. Dentre eles, podemos destacar: [[Lucas Campos]], com suas excitantes apresentações que reunem milhares de homosexuais em eventos beneficentes; [[Diego Alves]], e suas palestras de "Como ser um gay sano e feliz diante do preconceito!"; e [[Vitor Calixto]], com seus discursos motivantes,como: "Por que fingir ou esconder? saia do armário!"
No estado da [[Bahia]], dentre outras entidades e pessoas, destaca-se o [[Grupo Gay da Bahia]], um dos grupos LGBTs mais antigos e ainda em funcionamento no [[Brasil]], fundado por [[Luiz Mott]], e presidido até a atualidade ([[2007]]) por [[Marcelo Cerqueira]], etc…


== Maranhão ==
== Maranhão ==

Revisão das 23h14min de 19 de setembro de 2011

A Parada do Orgulho GLBT de São Paulo é o grande evento de visibilidade homossexual no Brasil.

O movimento homossexual brasileiro é uma série de manifestações sócio-político-culturais em favor do reconhecimento da diversidade sexual, e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.

O movimento em si não tem uma data de início específica mas as manifestações contra o preconceito que se exercia contra as pessoas homossexuais pode ser sentida da década de 40 para cá, com especial ênfase a partir da década de setenta, depois da abertura política.

Pessoas transexuais e travestis

A questão das pessoas transexuais e travestis cria um novo dilema para o movimento, já que o termo homossexual, relacionado à orientação sexual, não as contempla dado que transexualidade e travestilidade refere-se a identidade de gênero, componente completamente diferente de orientação sexual. Por isso muitos grupos hoje adotam a expressão Movimento GLBT (ou LGBT, ou GLBTT).

Ainda assim, ativistas trans (transexuais e travestis) expressam duras críticas ao movimento, pela falta de atenção com suas especificidades, pelo englobamento de pessoas trans em estatísticas relacionadas a crimes contra "homossexuais", enfim, pela falta de atenção nas demandas relativas a identidade de gênero.

Bahia

No estado da Bahia, dentre outras entidades e pessoas, destaca-se o Grupo Gay da Bahia, um dos grupos LGBTs mais antigos e ainda em funcionamento no Brasil, fundado por Guilherme Dahia junto com o seu amigo de infância e brincadeiras Felippe Pamponet. O grupo surgiu após os dois se descobrirem intimamente e enfrentar preconceitos impostos pela sociedade, principalmente pelos seus pais, que após descobrirem a opção sexual de seus filhos, ironizavam eles com apelidos pejorativos como tosta a borda, queima a rosca, entre outros. A instituição " SEJA UMA BORBOLETA FELIZ tem duas sedes na capital baiana, localizadas respectivamente no Parque da Cidade e no Horto Florestal, residências dos seus fundadores. Atualmente ela é presidida por Henrique Calmon, mais conhecido como Rick Martin e tem na direção nomes importantes na política contra a homofobia a exemplo de Matheus Mendes( Pantera Negra Selvagem da Noite) e Gabriel Tourinho ( O gordinho tosta borda). A instituição citada conta com o apoio de inúmeros artistas. Dentre eles, podemos destacar: Lucas Campos, com suas excitantes apresentações que reunem milhares de homosexuais em eventos beneficentes; Diego Alves, e suas palestras de "Como ser um gay sano e feliz diante do preconceito!"; e Vitor Calixto, com seus discursos motivantes,como: "Por que fingir ou esconder? saia do armário!"

Maranhão

No Maranhão o MHB destaca-se pela atuação da ONG Gayvota que atua na busca por direitos aos homossexuais. A ONG está atuando oficialmente desde 2003, porém ja tem uma história d muitas lutas no campo da militancia GLBT, etc.

Minas Gerais

No estado de Minas Gerais o Rainbow Fest, presidido por Oswaldo Braga.


São Paulo

Instituto Edson Neris, Parada do Orgulho LGBT, GLS Planet, etc.

Distrito Federal

Jaques Jesus

Federação LGBT do Distrito Federal e Entorno é uma associação de ONG's LGBTS criada com o intuito de fortalecer o movimento organizado em Brasília e no Distrito Federal.

ONG Elos LGBT é uma entidade sem fins lucrativos com base no Distrito Federal, que tem como meta concientizar a popoulação seja ela LGBT ou não sobre a cidadania de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Datas marcantes

  • 1500: no desembarque no Brasil, os portugueses ficam admirados com os índisos praticantes do "abominável pecado de sodomia"
  • 1547: chega ao Brasil Estêvão Redondo, considerado o primeiro homossexual degredado para o Brasil
  • 1821: é extinta a inquisição, eliminando-se a pena de morte contra os sodomitas
  • 1830: entra em vigor o Código Penal do Império Brasileiro, que exclui o crime de sodomia
  • 1978: fundação do Somos, primeiro grupo em defesa dos direitos LGBT do Brasil
  • 1980: fundação do Grupo Gay da Bahia, em Salvador, o mais antigo grupo LGBT ainda em funcionamento na América Latina
  • 1985: o Conselho Federal de Medicina retira o homossexualismo da classificação de doenças
  • 1995: é fundada a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABLGT), em Curitiba, a maior entidade em defesa dos direitos LGBT da América Latina
  • 2000: O INSS é obrigado pela justiça federal a conceder, em todo o país, pensão por morte e auxílio-reclusão ao companheiro homossexual

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre LGBT é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.