Nigídio Fígulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nigídio Fígulo
Nascimento 98 a.C.
Roma Antiga
Morte 45 a.C.
Desconhecido
Cidadania Roma Antiga
Ocupação filósofo, escritor, astrólogo, político da Antiga Roma

Públio Nigídio Fígulo (em latim: Publius Nigidius Figulus; c. 98–45 a.C.)[1] foi um estudioso da República Romana Tardia e um dos pretores de 58 a.C.[2] Era amigo de Cícero, a quem deu seu apoio na época da Conspiração Catilinária.[3][4] Nigídio aliou-se aos Optimates na guerra civil entre Júlio César e Pompeu Magno.

Entre seus contemporâneos, a reputação de aprendizado de Nigídio perdia apenas para a de Varro. Mesmo em seu próprio tempo, suas obras eram consideradas muitas vezes obscuras, talvez por causa de seu pitagorismo esotérico, no qual Nigídio incorporou elementos estóicos. Jerônimo o chama de Pythagoricus et magus,[3] um "Pitagórico e mago ", e na tradição medieval e renascentista ele é retratado como um mágico, adivinho ou ocultista. Suas vastas obras sobrevivem apenas em fragmentos preservados por outros autores.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Em 63 a.C., Nigídio foi admitido no Senado.[5] Ele pode ter sido edil em 60 a.C., quando Cícero menciona que Nigídio estava em posição de compelir (compellare) um júri ou um tribuno das plebes em 59.[6] Ele foi pretor em 58,[7] mas nenhuma outra capacidade oficial foi registrada para ele até que ele serviu como legado em 52–51 a.C. na Ásia sob Quinto Minúcio Termo. Ele deixou a província asiática em julho de 51.[8]

Arnaldo Momigliano tentou explicar as aparentes contradições entre a ativa carreira política de Nigídio e suas práticas ocultas:

Mesmo Varro, embora educado no estoicismo de Élio Estilão e no platonismo antioqueano cético, solicitou um funeral pitagórico para si mesmo.[10] O historiador do século XIX, Theodor Mommsen, comparou os interesses ocultos da República tardia às "batidas de espíritos e mesas girantes" que fascinavam "homens do mais alto escalão e maior aprendizado" na era vitoriana.[11]

O pitagorismo não estava associado a um ponto de vista político particular em Roma. Nigídio permaneceu firmemente entre os republicanos conservadores do senado, mas Públio Vatínio, o outro pitagórico mais conhecido entre seus contemporâneos políticos, era um defensor feroz e de longo prazo de César. Os três eminentes intelectuais romanos de meados do século I a.C.—Cícero, Varrão e Nigídio— apoiaram Pompeu na guerra civil. César não apenas mostrou clemência para com Varro, mas reconheceu suas realizações acadêmicas ao nomeá-lo para desenvolver a biblioteca pública em Roma. Tanto Cícero quanto Varro escreveram quase todos os seus trabalhos sobre religião sob a ditadura de César. Mas, apesar dos esforços "bastante ineptos e embaraçados" de Cícero,[12] Nigídio morreu no exílio antes de obter o perdão.

Estudos[editar | editar código-fonte]

Segundo Cícero,[13] Nigídio tentou com algum sucesso reviver as doutrinas do pitagorismo, que teriam incluído matemática, astronomia e astrologia, e arcanos da tradição mágica. Ele supostamente previu a grandeza de Otaviano, o futuro Augusto, no dia de seu nascimento.[14] Apuleio registra[15] que, pelo emprego de meninos mágicos (magici pueri), ele ajudou a encontrar uma quantia em dinheiro que havia sido perdida. O uso combinado de crianças médiuns com lecanomancia para fins de consulta aos mortos ou outros mais mundanos era uma prática de interesse entre a elite romana, havendo registros de outras personalidades que a fizeram além de Nigídio.[16]

Deve-se a ele o "argumento do oleiro" para se refutar o problema dos gêmeos na astrologia: como se explica pessoas nascidas ao mesmo tempo, como os gêmeos, não apresentarem a mesma personalidade e destino? Conforme relata Agostinho de Hipona, Nigídio teria girado uma roda de oleiro e, enquanto ela se movia, tocou-a rapidamente duas vezes com seu dedo sujo de tinta. Após pará-la, as manchas encontravam-se espaçadas, apesar de os toques terem sido realizados em um breve intervalo quase imperceptível. Isso indicaria que, no nascimento de gêmeos, a configuração astral seria diferente entre ambos devido ao rápido movimento do céu, apesar de um intervalo quase imperceptível. Por conta desse episódio, Nigídio adquirira o apelido "Fígulo", que significa oleiro.[17]

Seu Commentarii grammatici em pelo menos 29 livros era uma coleção de notas linguísticas, gramaticais e antigas. Nigídio via o significado das palavras como natural, não criado por humanos. Ele prestou atenção especial à ortografia,[3] e procurou diferenciar os significados dos casos gramaticais de terminação semelhante por sinais distintivos: o ápice para indicar uma vogal longa já foi atribuído incorretamente a ele, mas agora provou ser mais antigo.[18] Na etimologia, ele tentou encontrar uma explicação romana para as palavras sempre que possível; por exemplo, derivou frater ("irmão") de fere alter, "praticamente outro (eu)". Quintiliano[19] fala de um tratado retórico De gestu dele.

A abordagem erudita dos Commentarii pode ser comparada à de Varro em sua combinação de assuntos gramaticais e antiquarianismo, mas os interesses esotéricos e científicos de Nigídio o distinguem.[20] Os títulos conhecidos de suas obras incluem dois livros sobre a esfera celeste, um sobre o sistema grego e outro sobre sistemas "bárbaros" ou não gregos, um fragmento sobrevivente dos quais indica que ele tratou da astrologia egípcia.[21] Seu trabalho astrológico baseou-se na tradição etrusca e influenciou Marciano Capela, embora provavelmente por meio de uma fonte intermediária.[22] Nigídio também escreveu sobre os ventos e sobre os animais.

O Fígado de Piacenza, um modelo etrusco em bronze de um fígado de ovelha marcado para haruspício.

Seus trabalhos sobre teologia e outros tópicos religiosos, como adivinhação, incluíam De Diis ("Sobre os deuses"),[3] um exame de vários cultos e cerimoniais e tratados sobre adivinhação (De augurio privato e De extis, este último cobrindo haruspício). e a interpretação dos sonhos (De somniis). O historiador literário Gian Biaggio Conte observa que "o número de seus fragmentos que chegaram até nós não corresponde à admiração geral sentida pela posteridade por este interessante estudioso-filósofo-cientista-mágico" e atribui essa perda à "vastidão e especialmente a obscuridade das obras."[23]

Na literatura[editar | editar código-fonte]

Lucano conclui o Livro 1 de seu épico Bellum civile (também conhecido como Farsália) com um retrato de Nigídio proferindo profecias terríveis, baseadas em parte em leituras astrológicas. Johannes Kepler discute as implicações astronômicas da passagem com Herwart von Hohenburg em sua correspondência de 1597. Uma tradução em inglês das cartas relevantes está disponível online.

Fontes primárias[editar | editar código-fonte]

Fontes primárias para a vida de Nigídio Fígulo incluem várias referências nas cartas de Cícero e o escoliasta sobre Lucano, Bellum civile I. 639. As principais fontes para os fragmentos incluem Aulo Gélio,[24] Plínio e Nônio. Estudos importantes do século XIX sobre Nigídio incluem Teuffel, History of Roman Literature, 170, e M. Hertz, De N. F. studiis atque operibus (1845).

Edições[editar | editar código-fonte]

Os fragmentos das obras de Nigídio são coletados por A. Swoboda, P. Nigidii Figuli Operum Reliquiae (Amsterdã 1964, atualizado a partir da edição de 1889), com Quaestiones Nigidianae, uma longa e muito útil introdução em latim. Swoboda inclui um conspecto de fontes para os fragmentos (pp. 138–140).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jerônimo, em seu Chronicon, é a autoridade para a data da morte de Nigídio.
  2. Gian Biagio Conte (4 de novembro de 1999). Latin Literature: A History. [S.l.]: JHU Press. pp. 220–. ISBN 978-0-8018-6253-3 
  3. a b c d Chisholm 1911.
  4. Plutarco, Cicero, 20; Cicero, Pro Sulla, XIV. 42.
  5. Cicero, Pro Sulla 42; Suetonius, Augustus 94.5; Plutarch, Cicero 20.2.
  6. Giovanni Niccolini, I fasti dei tribuni della plebe (Milan 1934), p. 281, based on Cicero, Ad Atticum 2.2.3.
  7. Cicero, Ad Quintum fratrem 1.2.16.
  8. Cicero, Timaeus 2; T.R.S. Broughton, The Magistrates of the Roman Republic, vol. 2, 99 B.C.–31 B.C. (New York: American Philological Association, 1952), pp. 190, 193 (note 5), 194, 239, 245.
  9. Arnaldo Momigliano, "The Theological Efforts of the Roman Upper Classes in the First Century B.C.," Classical Philology 79 (1984), p. 201.
  10. Pliny, Historia naturalis 35.160; Momigliano, "Theological Efforts," pp. 201–202.
  11. Theodor Mommsen, History of Rome, vol. IV (London 1867), p. 563 (Dickson’s translation).
  12. Momigliano, "Theological Efforts," pp. 200–201.
  13. Timaeus 1.
  14. Suetonius, Lives of the Twelve Caesars, Augustus 94.
  15. Apuleius, Apologia 42.
  16. Volk, Katharina (9 de novembro de 2021). The Roman Republic of Letters: Scholarship, Philosophy, and Politics in the Age of Cicero and Caesar (em inglês). [S.l.]: Princeton University Press 
  17. Rapisarda, Stefano (9 de novembro de 2020). «Doubts and Criticism on Astrology in Western Traditions from Antique to Early Modern Literature». In: Heiduk, Matthias; Herbers, Klaus; Lehner, Hans-Christian. Prognostication in the Medieval World: A Handbook (em inglês). [S.l.]: Walter de Gruyter GmbH & Co KG 
  18. Ver Revilo P. Oliver, "Apex and Sicilicus," American Journal of Philology 87 (1966) 129–170; Marcello De Martino, "Noctes Atticae, 13, 26 e il presunto ‘equivoco’ di Gellio: riaperto il caso del ‘casus interrogandi’", in Indogermanische Forschungen, 111, 2006 S. 192–226.
  19. Quintiliano, Instit. orat. xi. 3. 143.
  20. Gian Biaggio Conte, Latin Literature (Johns Hopkins University Press, 1999), pp. 220–221 online.
  21. A. Swoboda, P. Nigidii Figuli Operum Reliquiae (Amsterdam 1964), p.128.
  22. Stefan Weinstock, "Martianus Capella and the Cosmic System of the Etruscans," Journal of Roman Studies 36 (1946) 101–129.
  23. Gian Biaggio Conte, Latin Literature (Johns Hopkins University Press, 1999), p. 221.
  24. Leofranc Holford-Strevens looks at several references to Nigidius in Aulus Gellius: An Antonine Scholar and His Achievement (Oxford University Press, 2005), limited preview online; search Nigidius.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]