Paracuru Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paracuru
Escudo do PAC
Nome Paracuru Atlético Clube
Alcunhas Lagarto do Mar

PAC

Fundação 12 de Junho de 2008
Estádio Ribeirão
Capacidade 3.000[1]
Presidente Carlos Alberto da Silva[2]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Paracuru Atlético Clube é um clube de futebol da cidade de Paracuru, no estado do Ceará. Fundado em 13 de Junho de 2008, manda seus jogos no Estádio Ribeirão. O "PAC" como também é chamado, atualmente não disputa competições profissionais de nível estadual ou nacional. A mascote do clube é o Lagarto do Mar, devido a cidade estar à beira mar, e, segundo sua toponímia originária da língua Tupi, Paracuru significa lagarto do mar, por isso o apelido. O time mesmo não tendo disputado campeonatos da elite cearense, o clube revelou o jogador Bruno Melo, que atualmente tem contrato com o Fortaleza Esporte Clube.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado por desportistas da região de Paracuru em 2008, no ano seguinte, o clube foi inscrito no Campeonato Cearense de Futebol da Terceira Divisão,[3] terminando a competição na lanterna de seu grupo, sendo eliminado na primeira fase. No ano seguinte o clube avançou a segunda fase do campeonato, perdendo a vaga na Segunda Divisão frente ao Juazeiro Empreendimentos.

Em 2011 o Lagarto do Mar viria novamente a quase conseguir o acesso para a segunda divisão, desta vez ficando atrás do Barbalha. Porém, poderia ter terminado a competição á frente do Barbalha e conseguindo o acesso, isso não ocorreu pelo fato do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará punir o lagarto com menos 10 pontos,[4] fazendo com que o clube paracurense termine a competição com 14 pontos, o impedindo de conquistar a tão sonhada promoção. Assim como nos anos anteriores, o PAC não sobe na edição de 2012.

Desde 2013, o clube não participou de mais nenhuma edição da Terceirona Cearense, se encontrando inativo desde então. Em 2018 o clube promoveu um encontro com vários atletas do município de Paracuru, para tratar de assuntos diversos sobre a entidade. Atualmente o time possui dificuldades de "adaptar" o Estádio Ribeirão para jogos oficiais, com isso sendo um dos motivos para a sua inatividade.

Desempenho em Competições[editar | editar código-fonte]

Ceará Campeonato Cearense - 3ª divisão[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
2009 14º
2010
2011
2012

Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. «Terceira Divisão será iniciada no dia 14 de agosto em Nova Russas». futebolcearense.com.br. Consultado em 5 de junho de 2022 
  4. «Com punição ao Paracuru e vitória fora de casa, Barbalha é vice na Terceirona». diariodonordeste.verdesmares.com.br. Consultado em 5 de junho de 2022 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.