Usina Ceará Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Usina Ceará
UsinaCearáAC.png
Nome Usina Ceará Atlético Clube
Alcunhas Time Fabril
Fundação 1 de setembro de 1949 (69 anos)
Estádio Estádio Theophilo Gurgel
Localização Fortaleza, CE
Competição Extinto
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Usina Ceará Atlético Clube foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Fortaleza, capital do estado de Ceará em 1 de setembro de 1949.

Origens[editar | editar código-fonte]

Tendo a função de promover atividades desportivas entre os funcionários da Indústria Têxtil Siqueira Gurgel Companhia Limitada, era fundado em 1 de setembro de 1949 no bairro Otávio Bonfim em Fortaleza para a prática em especial do futebol o Usina Ceará Atlético Clube, sendo suas cores o azul e o branco.

Década de 50[editar | editar código-fonte]

A década de 50 é marcada pelo presença do Usina nas disputas do Campeonato Cearense de Futebol, em seu primeiro ano de disputa em 1953 termina na quinta colocação. No ano seguinte fica na oitava colocação. Em 1955 repete a quinta colocação de 1953.

Na segunda metade da década de 50, com maiores investimentos, o time fabril vem para disputar dos estaduais para entrar na história do futebol local. Em 1956 fica com o vice-campeonato do estadual, que teria dois turnos, mais por ausência de datas foi disputado por um turno único e tendo o Gentilândia como campeão, o artilheiro foi Luis Martins da equipe fabril com 10 gols.[1] Em 1957[2] conquista o segundo turno e disputa a final com o vencedor do primeiro turno Ceará, perdendo a primeira partida da final, vencendo a segunda partida e perdendo a terceira e decisiva partida com o famoso gol de mão de Honorato para o alvinegro.[3]. No ano seguinte fica apenas na quinta colocação e em 1959 na terceira colocação do estadual.

Década de 60[editar | editar código-fonte]

Começa a década de 60 em 1960 em sexto colocado do estadual. Em 1961 conquista o terceiro turno do estadual[4] e disputa mais uma final com o Ceará, jogo único e derrota por 1 x 0. Em 1962 conquista o segundo turno do estadual e disputa o trinagular final com Ceará e Fortaleza,o Usina empata em 1x1 com o Ceará, 1x1 e com o empate de 2x2 com o Fortaleza, dar adeus ao título de 1962 [5], com a derrota do Fortaleza no último jogo, a equipe fabril fica na segunda colocação final. Em 1963 fica na quarta colocação do estadual atrás do trio de ferro da capital, no ano seguinte repete a mesma colocação sendo o ano de seu último campeonato estadual.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Títulos Individuais[editar | editar código-fonte]

Artilheiro do Estadual : Luis Martins : 10 gols em 1956

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.