Horizonte Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Horizonte FC
HorizonteFC.png
Nome Horizonte Futebol Clube
Alcunhas Galo do Tabuleiro
Torcedor/Adepto Horizontino
Mascote Galo
Fundação 27 de março de 2004 (13 anos)
Estádio Domingão
Capacidade 10.500
Localização Horizonte, Bandeira do Ceará.svg CE
Presidente Brasil Paulo Wágner
Treinador Brasil Marcelo Vilar
Material (d)esportivo Brasil Gool Sport
Competição Ceará Campeonato Cearense
Website Horizonte Futebol Clube
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

Horizonte Futebol Clube é uma agremiação poliesportiva sediada na cidade de Horizonte, no Ceará, fundada a 27 de março de 2004. Disputa atualmente a primeira divisão do Campeonato Cearense e a Taça Fares Lopes.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

O Horizonte FC nasceu em 1933 por iniciativa dos irmãos Horácio Domingos de Sousa (vulgo cabeça chata) e Joaquim Domingos Neto, e de vários amigos na pequena localidade de Olho D’água do Venâncio, hoje município de Horizonte. No início, suas atividades se resumiam a partidas amistosas em campos de várzea desafiando as equipes das localidades vizinhas. As primeiras partidas eram realizadas em campos de areia.

Amadorismo[editar | editar código-fonte]

A partir de 1989, com a instalação oficial do Município de Horizonte, passou-se a realizar o Campeonato Horizontino de Futebol. Logo o Horizonte Futebol Clube se destacou, sagrando-se tri-campeão nos anos 1989, 1990 e 1991, vencendo ainda os campeonatos de 1993, 1998, 2001, 2002 e 2004. Em 2001 e 2002, o Horizonte Futebol Clube foi também vice-campeão em certame promovido pela AFAC entre municípios cearenses.

Profissionalização[editar | editar código-fonte]

Em 2004, ao conquistar o título de vice-campeão do Torneio Início da 3ª Divisão do Campeonato Cearense, promovido pela Federação Cearense de Futebol, chegou a disputar o quadrangular final que classificava duas equipes para a 2ª divisão. No ano seguinte, assegurou vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol.

Em 2006, obteve a terceira colocação geral da competição.

Em 2007, a partir da adoção de uma postura profissional e contando com o forte apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e dos patrocinadores, o Horizonte conquistou o título de campeão da 2ª Divisão, ascendendo à elite do futebol cearense.

Antigo escudo

Em 2008, o Horizonte tinha como objetivo disputar a fase final do Campeonato Cearense de Futebol e ficar entre os quatro melhores da competição. Para alcançar esse objetivo, os trabalhos foram iniciados na primeira quinzena de novembro de 2007. E sob o comando de Argeu dos Santos, o Horizonte Futebol Clube conquistou o seu objetivo e terminou o campeonato como o terceiro colocado, conquistando também a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série C, onde foi eliminado ainda na primeira fase.

Em 2009, o clube fez uma campanha mediana no Cearense 2009, terminando na 7ª posição.

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

Em 2010, a equipe fez uma boa campanha no Cearense 2010, acabando na 4ª colocação, e conquistando o inédito Título do Interior (que seria mais tarde chamada de Taça Padre Cícero), ao vencer o Guarany de Sobral por 7 a 0 e 5 a 2. Ainda em 2010, venceu a Copa Fares Lopes, derrotando o Icasa na final, e garantindo vaga para a Copa do Brasil 2011.

Em 2011, terminou em 4º lugar no Campeonato Cearense e disputou a Copa do Brasil, se destacando por ter eliminado equipes tradicionalmente mais fortes como o ASA e o tradicional Guarani, e por ter empatado com o Flamengo, no Rio de Janeiro. Venceu novamente a Copa Fares Lopes e garantiu vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Em 2012, participou pela segunda vez da Copa do Brasil, eliminando o América de Natal na primeira fase. Na segunda fase foi eliminado pelo o Palmeiras por 3x1. No Campeonato Cearense, o clube fez uma boa campanha, terminou em 3º lugar e conseguiu uma vaga na Série D 2012. Na competição, terminou a primeira fase na terceira colocação no grupo de cinco equipes e não conseguiu classificação para a segunda fase.

Em 2013, terminou a primeira fase do Campeonato Cearense em primeiro lugar, garantindo uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Em 2014, o Horizonte aprontou na Copa do Brasil ao vencer o Fluminense por 3x1 na estreia da Copa do Brasil 2014[1], no jogo da volta o Fluminense acabou eliminando o Galo ao vencer por 5x0 no Maracanã. Pelo Campeonato Cearense o Horizonte chegou a segunda fase mas ficou de fora das semifinais. Na Taça Fares Lopes o Horizonte foi eliminado na quartas de finais.

Em 2015, o Horizonte realizou uma campanha abaixo do esperado no Campeonato Cearense, acabou participando do quadrangular aonde dois seriam rebaixados, o que acabou acontecendo, Horizonte e São Benedito foram os rebaixados no ano[2]

Em 2016, contando com o retorno do Técnico Robertos Carlos, o Horizonte deu a volta por cima no Campeonato Cearense da Série B, retornando a elite sendo vice-campeão do certame[3]. O Galo do Tabuleiro também foi vice-campeão da Taça Fares Lopes 2016[4].

Em 2017, o Horizonte disputou o Campeonato Cearense Série A e a Taça Fares Lopes sem conseguir algum exito em ambas.

Estádio Domingão[editar | editar código-fonte]

O Estádio Olímpico Horácio Domingos de Sousa, popularmente conhecido como Domingão, é o estádio onde o Horizonte manda seus jogos na cidade de Horizonte/CE, ele começou a ser reformado em 2003 e foi entregue em 2008 por um valor de R$ 20 milhões. A primeira partida foi um amistoso vencido pelo Horizonte num placar de 3x0 sobre a equipe do Ceará S.C

Grande Jogos[editar | editar código-fonte]

O Estádio já recebeu grandes equipes do futebol brasileiro como Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Guarani/SP, América de Natal e ASA de Arapiraca. Em jogos válidos pela Copa do Brasil, onde enfrentaram o Galo do Tabuleiro. No dia 20/03/2014 no seu primeiro jogo válido pela Copa do Brasil o time venceu o Fluminense do atacante Fred, camisa 9 da seleção brasileira.

Ficha Técnica do Estádio[editar | editar código-fonte]

Gramado bermuda green (107m x 75m), capacidade de 10.500 pessoas sentadas, cabines de transmissão Rádio/Tv são oito, vestiários são quatro, banheiros públicos são seis baterias, lanchonete são duas, ambulatórios são dois, rampas de acesso são quatro e bilheterias são dez.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O Mascote do Horizonte é o Galo, carinhosamente chamado pela torcida de "Galo do Tabuleiro", que também é o apelido do time.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

As cores do uniforme do Horizonte são o azul e o amarelo, sendo o primeiro uniforme camisa amarela com mangas azuis, calções amarelos e meias azuis.

O segundo uniforme consiste de camisa azul com mangas amarelas, calções azuis e meias amarelas.

Torcida[editar | editar código-fonte]

O Horizonte conta com uma boa torcida sendo a maioria da cidade, já tem perfis de sucesso como o Galo do Tabuleiro (feito pela torcida) com mais de 5 mil adeptos e a própria fan page com mais de 2 mil torcedores e que está em franco crescimento. A equipe também tem uma torcida organizada chamada Força Horizontina. Nos últimos tres anos (2011/2012/2013) 65.254 pessoas foram assistir o Horizonte somente no Estádio Domingão.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Fábio Lima
Clézio
Benício
Defensores
Jogador Pos.
Caio Passos Z
Rafael Olioza Z
Clayton Sorriso Z
Caique Z
Vinícius Zaqui Z
Wagner Aranha LD
Júnior de Assis LD
Rayllan LE
Guto LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Gilmak V
Jefferson V
Erivélton V
Paulinho V
Luã Clayton V
Natan V
Sóstenes V
Felipe V
Manoelzinho M
Fabinho Vitória M
Leandro Gomes M
Val Cearense M
Fessin M
Rhayner M
Lucena M
Bobó M
Atacantes
Jogador
Weldon
Buiú
Jefferson Baiano
Canga
Daivison
Cléber
Comissão técnica
Nome Pos.
Marcelo Vilar T

Títulos[editar | editar código-fonte]

Participação em competições[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C[editar | editar código-fonte]

Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D[editar | editar código-fonte]

Copa do Brasil de Futebol[editar | editar código-fonte]

Copa do Brasil de Futebol Feminino[editar | editar código-fonte]

Rankings[editar | editar código-fonte]

Ranking da Confederação Brasileira de Futebol e Federação Cearense de Futebol[editar | editar código-fonte]

  • Posição CBF: 167º[5]
  • Pontuação CBF: 230 pontos[6]
  • Posição no FCF: 6º[7]
  • Pontuação FCF: 19.462 pontos[8]

Referências

  1. «Horizonte vence o Fluminense e fará jogo de volta no Maracanã - Confederação Brasileira de Futebol». Confereção Brasileira de Futebol 
  2. «Após campanha decepcionante, Horizonte é rebaixado para a Série B Cearense; São Benedito também cai». esportes.opovo.com.br. Consultado em 10 de dezembro de 2016 
  3. «Nos pênaltis, Alto Santo vence Série B do Cearense, mas título não é oficial». globoesporte.com 
  4. «Guarani-J empata com o Horizonte, leva título da Fares Lopes e vai jogar a Copa do Brasil 2017». esportes.opovo.com.br. Consultado em 10 de dezembro de 2016 
  5. «Ranking da CBF atualizado: Grêmio é o novo líder - Confederação Brasileira de Futebol». Confereção Brasileira de Futebol 
  6. «Ranking da CBF atualizado: Grêmio é o novo líder - Confederação Brasileira de Futebol». Confereção Brasileira de Futebol 
  7. Futebol, Federação Cearense de. «Federação Cearense de Futebol - Site Oficial». www.futebolcearense.com.br. Consultado em 30 de novembro de 2017 
  8. Futebol, Federação Cearense de. «Federação Cearense de Futebol - Site Oficial». www.futebolcearense.com.br. Consultado em 30 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.