Estádio do Junco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estádio do Junco
Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo


Nomes
Nome Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo
Apelido Junco
Características
Local Sobral, Ceará, Brasil
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 10.000 pessoas[1]
Construção
Data 8 de junho de 1969
Inauguração
Data 1970
Partida inaugural Guarany de Sobral x América de Fortaleza
Recordes
Público recorde 23.000 pessoas
Partida com mais público Guarany de Sobral x Cruzeiro/MG
Outras informações
Remodelado 1999 e 2011
Proprietário Prefeitura Municipal de Sobral
Administrador Prefeitura Municipal de Sobral

O Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo, conhecido como Estádio do Junco ou Juncão, é um estádio de futebol localizado na cidade de Sobral, no estado do Ceará.

Estádio do Junco em partida válida pelo Campeonato Cearense.

Sua capacidade é de 10.000 pessoas. Foi inaugurado em 1969 na gestão do então prefeito Jerônimo Medeiros Prado que atribuiu ao estádio o nome de um ex-governador do estado, Plácido Aderaldo Castelo. A partida inaugural aconteceu entre Guarany de Sobral e América, da cidade de Fortaleza.

A iluminação do estádio foi inaugurada poucos anos depois, ordenado pelo presidente da associação esportes de Sobral:Lewan Albuquerque Lustosa. E na gestão do prefeito José Parente Prado, entre 1973 e 1977. Em 1999, na gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, recebeu sua, até então, maior reforma. Neste ano o estádio do Junco ganhou o primeiro carro-maca do estado do Ceará e uma placa eletrônica de substituição, uma das primeiras do estado, além de ter todo o seu gramado trocado.

No ano de 2000 o estádio sedia a primeira final de Campeonato Cearense fora da capital, a partida foi um Clássico-Rei, com o Fortaleza se sagrando o campeão estadual de 2000.

Em 2011 o Juncão passou a ser um dos estádios mais modernos do estado, recebendo cadeiras e um placar eletrônico do estádio Castelão, em Fortaleza, que entrou em reforma visando à Copa do Mundo de 2014. Além destes aparelhos, também vieram do Castelão catracas eletrônicas. Também foram construídos um vestiário para arbitragem feminina e sala de imprensa. Já o vestiário da arbitragem recebeu climatização.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.