Paul Delvaux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paul Delvaux
Willy Bosschem247.jpg, Veurne Paul Delvaux.jpg
Nascimento 23 de setembro de 1897
Huy
Morte 20 de julho de 1994 (96 anos)
Veurne
Cidadania Bélgica
Alma mater Academia Real de Belas-Artes de Bruxelas
Ocupação pintor, ilustrador

Paul Delvaux (Huy, 23 de setembro de 1897Veurne, 20 de julho de 1994) foi um pintor belga ligado à corrente surrealista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Paul Delvaux aos 21 anos de idade iniciou seus estudos na Academia de Belas Artes de Bruxelas, onde, mais tarde, seria professor durante os anos de 1950 a 1962. Iniciou pintando quase que exclusivamente paisagens e, posteriormente, dedicou-se a ensaiar uma espécie de realismo impressionista. Nos anos 30 conheceu o expressionismo flamengo, e sob a influência de Giorgio de Chirico e Magritte, uma década mais tarde, já participava de exposições surrealistas ao lado de mestres como Salvador Dali. Sua técnica, quase acadêmica, contrasta com sua fixação por temas misteriosos e por uma materialização de um mundo onírico e pessoal, em que a mulher se transfigura em um ser arcano, às vezes submetida em metamorfoses vegetais, em uma atmosfera inquietante marcada por um certo erotismo.

Dentre suas obras podemos destacar: Esqueletos, Jardim Noturno, A tentação de Santo Antônio e A Vênus Adormecida.

O Museu Paul Delvaux situado em St-Idesbald, abierto en 1982, possui uma grande coleção de pinturas daquele pintor surrealista belga.

Devido à perda progressiva da visão, Paul Delvaux deixou de pintar a partir de 1986, e sua última grande exposição aconteceu em Paris no ano de 1992. Faleceu em 20 de julho de 1994, aos 96 anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte