Paulinho (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Paulinho (Roupa Nova))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde agosto de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paulinho
Informação geral
Nome completo Paulo César dos Santos
Também conhecido(a) como Paulinho
Nascimento 6 de setembro de 1952 (65 anos)
Origem Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Pop
Instrumento(s) Voz e percussão
Afiliação(ões) Roupa Nova

Paulo César dos Santos, conhecido por Paulinho, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1952) é o percussionista e vocalista do grupo brasileiro Roupa Nova.

História[editar | editar código-fonte]

No inicio da década de 1970, era vocalista e percussionista de uma banda de bailes carioca chamada Los Panchos Villa, ao lado de Kiko e de Feghali. Nessa época, já frequentava as apresentações da banda Os Famks, que tinha grande influência na noite carioca. Em 1974, recebeu o convite para cantar e tocar nessa segunda banda. Logo após entrar, convidou Kiko para substituir o guitarrista. [1]

Roupa Nova[editar | editar código-fonte]

Paulinho canta e toca diversas músicas do grupo, incluindo "Canção de Verão", Clarear, "Sensual" (na versão original de 1983), "Volta pra mim", "Whisky a Go-Go" (na versão "ao vivo", no álbum "Agora Sim", no Roupacústico I e no álbum Roupa Nova 30 anos), "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Vício", "De volta pro futuro", "Chama", "Asas do Prazer", "Os Corações não São iguais", "Maria Maria", "Felicidade", além de canções mais recentes como "À Flor da Pele", "A Lenda", "A Metade da Maçã", "Frio da solidão" e "Já nem Sei mais" ao lado da dupla Chitãozinho e Xororó, "Retratos Rasgados", "Reacender" ao lado de Ben's Brother, gravada para o álbum Roupa Nova em Londres de 2009 e Sonhando Com Os Pés no Chão do mais recente álbum Todo Amor do Mundo lançado no final de 2015.[2]

Com o Roupa Nova Paulinho já dividiu os vocais com importantes nomes de música nacional e internacional como The Commodores em Esse Tal de Repi Enroll, Ivete Sangalo em O Sal da Terra, Zélia Duncan em Feira Moderna, Elba Ramalho em Fé Cega, Faca Amolada, Marjorie Estiano em Flagra, Ben's Brother em Reacender, Fresno em Show de Rock'n Roll, Zezé Di Camargo e Luciano em Depende, Marcos e Belutti em Mar de Lágrimas, Tico Santa Cruz em Princípio de Um Novo Tempo e Angélica em Você, O Surf e Eu, entre outros.

Em 2009, devido a problemas de saúde, foi substituído em apenas três shows do Roupa Nova pelo ex-vocalista da banda Rádio Táxi, Maurício Gasperini. Logo se recuperou e voltou à atividade .

Paulinho está com o Roupa Nova há mais de 35 anos. Esta longa história foi resumida no CD e DVD Roupa Nova 30 anos lançado pelo próprio selo da banda, Roupa Nova Music, em 2010, trazendo os principais hits que marcaram a carreira do sexteto.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Paulinho é pai de Pepê, baterista da banda Jamz revelada no programa Super Star da Rede Globo.[3]O cantor também é pai da cantora Twigg que recentemente gravou um dueto com o Roupa Nova na canção O Barquinho presente no álbum duplo comemorativo dos 35 anos de carreira da banda intitulado Todo Amor do Mundo lançado no final de 2015 pela gravadora Roupa Nova Music e Elaine..[4][5]

Composições[editar | editar código-fonte]

Duas músicas creditadas a Paulinho foram gravadas pelo Roupa Nova.

Composições de Paulinho
Música Autores Álbum Ano
"Mary Help" Paulinho e Kiko Vida Vida 1994
"Só Você e Eu" Paulinho e Serginho Herval Luz 1988

Referências