Pinheirense Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, do Distrito de Icoaraci, pertencente à cidade de Belém, capital do estado do Pará. Seu atual presidente é Paulo Odivaldo Olegário da Luz.
Fundado em 8 de dezembro de 1925, manda seus jogos no Estádio Abelardo Conduru, com capacidade para 5.000 espectadores. As suas cores são azul e branco. Jogou o Campeonato Paraense pela primeira vez em 1955. Foi perdendo espaço no futebol profissional masculino, porém esteve em evidência com o futebol feminino em âmbito nacional. As campanhas de 2012 e 2013 creditaram o Pinheirense a ser, de acordo com o Ranking da CBF de Futebol Feminino de 2013, o sétimo melhor time do Brasil. Hoje o clube é 14º colocado.
Em 2016, o Pinheirense conquistou um título inédito na sua história: o Campeonato Paraense da Segunda Divisão com 100% de aproveitamento. Assim, voltou à elite, representando a Vila Sorriso de Icoaraci no Parazão 2017.
Atualizado em 2017 - Após eliminar nas semi finais a equipe do Caucaia-CE obtendo duas vitórias, a equipe do Pinheirense conquistou o direito a disputar a final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A-2 contra a Portuguesa-SP, garantindo também a classificação para disputar a série A-1 em 2018.
A Portuguesa/SP foi a grande adversária da equipe paraense na final da série A-2. A primeira partida da decisão foi disputada no estádio do Canindé, e o Pinheirense venceu a partida por 2x1. Uma semana depois, no estádio da Curuzu praticamente lotado, a Portuguesa de Desportos lutou muito para reverter o placar e conseguiu vencer o time de Icoaraci por 1x0 no tempo normal, entretanto pelos critérios de gols marcados e pela melhor campanha durante a competição, as meninas do Pinheirense sagraram-se as grandes Campeãs do Brasileiro Feminino série A-2, conquistando o direito de disputar a elite do futebol brasileiro em 2018.
Em 2018 o Palmeirense disputou a série A do futebol brasileiro, e também disputou o Campeonato Paraense, onde perdeu a final para a equipe da ESMAC.