São Francisco Futebol Clube (Santarém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Francisco
Escudo do São Francisco
Nome São Francisco Futebol Clube
Alcunhas Azulão do Norte
Leão Santareno
Gigante do Tapajós
Leão do Tapajós
Torcedor/Adepto Azulino
Mascote Leão
Fundação 30 de outubro de 1929 (87 anos)
Estádio Colosso do Tapajós
Capacidade 17.846[2]
Localização Santarém.PNG Santarém, PA
Presidente Brasil Nerivaldo César Mota da Silva
Treinador Brasil Válter Lima
Patrocinador Pará Governo do Estado do Pará
Pará Banpará
Pará Prefeitura de Santarém
Rio Grande do Sul Sicredi
Material (d)esportivo Pará Fera Azul (Marca Própria)
Competição Pará Campeonato Paraense
Brasil Campeonato Brasileiro
Brasil Copa do Brasil
Divisão Pará Serie A2
Brasil Série D
Pará A2 2018
a disputar
Pará PA 2017
Brasil Série D 2017
Brasil CB 2017
9° Colocado Baixa
2° Fase
2ª Fase
Pará PA 2016
Brasil Série D 2016
Vice-Campeão
1° Fase
Ranking nacional 148º lugar, 255 pontos[1]
Website saofranciscofc.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O São Francisco Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santarém, no estado do Pará. Fundado no dia 30 de outubro de 1929, manda seus jogos no Estádio Colosso do Tapajós, com capacidade para 17.846 espectadores. Seu mascote é o leão e as suas cores são o azul e o branco. Mantém uma rivalidade local com o São Raimundo.

História[editar | editar código-fonte]

Desde quando o futebol foi introduzido em Santarém, diversas agremiações foram formadas destinadas à prática deste esporte, porém, nenhuma até hoje, conseguiu sobreviver tão longo período como o São Francisco Futebol Clube.

Para um clube que conquistou tantos títulos e solidificou-se como uma expressão autêntica do futebol regional, suas origens são até desconcertantes, surgindo da vontade de um grupo de jovens despidos de grandes pretensões, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos maiores clubes do Oeste Paraense – O São Francisco Futebol Clube.

Pelo ano de 1920 os dois clubes de maior sucesso na região eram o Santa Cruz e o União Sportiva da Congregação Mariana, oriundos das equipes do Paissandu e Tapajós. Pelos seus nomes já indicava se tratar de agremiações ligadas ao movimento religioso da Igreja Católica, fundado pelo sacerdote Frei Ambrósio Phillipsenburg, da ordem dos frades menores.

O “União Sportiva” era um time extremamente forte, capaz de dar combate ao seu grande e tradicional adversário da época, o Santa Cruz.

Entretanto o movimento jovem que colaborava com a equipe da União Sportiva, a cada dia crescia de atletas que queriam jogar no clube, motivou um grupo de jovens a formar uma nova equipe que realmente atendesse as necessidades e homenageasse o ilustre desportista Frei Ambrósio. A 30 de outubro de 1929, foi fundado o time do São Francisco, com o intuito de homenagear a escola fundada pelo grande incentivador do futebol Santareno da época, Frei Ambrósio. A fundação do clube de futebol São Francisco, foi o acontecimento do ano em Santarém e de modo marcante na história do esporte da região, pois a equipe recém formada agregava os melhores atletas da cidade.

Depois de muitos treinamentos no campinho da escola de mesmo nome, finalmente foi programado o primeiro jogo. Era a primeira apresentação do já bem montado e organizado time de futebol, que se chamava: São Francisco Sport Clube (primeiro nome do clube).

As primeiras cores do clube foram preto e branco, com listas horizontais; tal fato foi registrado na história, devido a falta de opção no comércio local, que não apresentava outras cores disponíveis para comercializar. Premidos pelas circunstâncias não houve preferência pelas cores. Usaram as disponíveis .[2]

Em 1998, o São Francisco fez uma de suas melhores campanhas no estadual, alcançando o 4º lugar, atrás de Remo, Paysandu e Vênus; a boa campanha garantiu o clube de Santarém para a disputa da 3ª Divisão Nacional, e com uma fantástica atuação, o Leão Santareno poderia seguir para a Fase Final, mas foi eliminado pelo São Raimundo/AM, após dois empates, em pleno Barbalhão, perdeu nos pênaltis e encerrou sua participação na 19ª colocação entre sessenta e cinco participantes.

Em 2000, ano que foi rebaixado para a 2ª Divisão Paraense, o São Francisco disputou sua última partida oficial. Desde então se restringiu a disputar campeonatos municipais. Manteve-se nesta situação até 2010, quando retomou as atividades para a disputa da 2ª Divisão, mas capitulou já na primeira fase, ficando na última posição do Grupo 3 e em sétimo lugar na classificação geral.Em 2016,numa campanha histórica foi vice campeão paraense,após perder a final do campeonato,mas ganhou um dos dois turnos que deu a vaga na finalíssima.Em 2017 fez um péssimo torneio no estadual e foi rebaixado a segunda divisão paraense e foi eliminado na 2 fase da série D do Campeonato Brasileiro.

Queda e reestruturação[editar | editar código-fonte]

O Leão santareno disputou sua última competição oficial em 2001, e após o "Parazão" daquele ano, o time entrou em uma crise financeira, ficando afastado de competições oficiais durante nove anos, e perdendo parte da torcida para o São Raimundo, que começava a sua ascensão no futebol do Pará.

Em maio de 2010, o time retomou as atividades e incentivou o torcedor, criou o projeto sócio-torcedor, contratou bons jogadores e fechou contrato com vários patrocínios, e em outubro o São Francisco voltou a disputar uma competição oficial, pela 2ª Divisão Paraense, participou na Chave C, juntamente com Izabelense e Vila Rica de Belém. Mas o time, que era um dos favoritos a brilhar na competição, não conseguiu repetir os grandes feitos do passado, e terminou na última posição da Chave C, encerrando o torneio na 7ª posição da Classificação Geral, com apenas três pontos - desempenho muito abaixo para as pretensões do Leão. Em 2011, o São Francisco fez uma campanha implacável na segunda divisão paraense, e com apoio de sua torcida, que compareceu em peso para prestigiar os jogos do leão santareno, o São Francisco ascendeu o acesso a 1ª Fase do estadual de 2012, após vencer o Time Negra por 3 a 1 em Santarém.

Torcida[editar | editar código-fonte]

O São Francisco é um dos times com maior torcida do interior do Pará. Em 2010 o clube com a segunda maior torcida de Santarém, criou o programa Sócio-Torcedor, seu primeiro programa de relacionamento com o torcedor. Um ano depois, o programa segue aumentando seu quadro de sócios, aprimorando sua estrutura, buscando novas parcerias e oferecendo cada vez mais reconhecimento ao principal parceiro do São Francisco, o Sócio-Torcedor. Parceiro ativo, apaixonado e engajado, o Sócio-Torcedor azulino é um colaborador fundamental do clube, e recebe cada vez mais benefícios exclusivos, seja através de desconto ou exclusividade.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Inspirado nos uniformes de Paysandu e Remo, o primeiro uniforme é azul com pequenas listras brancas e o segundo uniforme é predominantemente branco.

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo azulino é predominantemente azul-marinho, as sete estrelas representam os campeonatos santarenos invictos, a estrela maior no centro representa a conquista da Segunda Divisão do estadual. No fundo aparece a sigla S.F.F.C, as iniciais de São Francisco Futebol Clube.

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote do São Francisco é o Leão.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Pará Taça Estado do Pará 1 2016
Pará Campeonato Paraense - 2ª Divisão 1 1997
Municipais
Competição Títulos Temporadas
Santarém Campeonato Santareno de Futebol 26 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1968, 1969, 1970, 1978, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1992, 1996, 1998 e 2009.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2017
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pará Campeonato Paraense 10 Vice Campeão (2016) 1998 2017 2
Segunda Divisão 4 Campeão (1997) 1997 2018 2
Brasil Série C 1 19º colocado (1998) 1998 1998
Série D 2 51º colocado (2016) 2016 2017
Copa do Brasil 1 Segunda Fase (2017) 2017 2017

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

São Francisco Futebol Clube
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Pará Campeonato Paraense 0 (não possui) 1 vez (2016) 0 (não possui) 1 vez (1998)
Pará Segunda Divisão 1 vez (1997) 1 vez (2011) 0 (não possui) 0 (não possui)

Referências

  1. «CBF: Ranking nacional (pdf)» (PDF). cbf.com.br. Consultado em 12 de dezembro de 2016 
  2. [1]