Pistol Mitralieră model 1963/1965

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pistol Mitralieră model 1963/1965

PM md. 63.
Tipo Fuzil de assalto
Local de origem República Socialista da Romênia República Socialista da Romênia
História operacional
Em serviço 1963–presente
Utilizadores Ver Usuários
Guerras Guerra do Vietnã
Conflitos na Irlanda do Norte
Revolução Sandinista
Guerra Irã-Iraque[1]
Guerra Civil Libanesa
Insurgência em Uganda
Revolução Romena de 1989
Guerra do Golfo[2]
Guerra Civil Iugoslava[1]
Guerra da Transnístria
Primeira Guerra Civil da Libéria
Segunda Guerra Civil da Libéria
Guerra do Afeganistão (2001–2021)
Guerra do Iraque
Guerra Civil Síria
Guerra Civil Líbia
Guerra Civil Iraquiana (2011–2017)
Guerra Civil Líbia (2014–2020)
Guerra Civil Iemenita (2015–presente)
Insurgência em Jamu e Caxemira
Histórico de produção
Criador Romtechnica
Data de criação Década de 1960
Fabricante ROMARM via Regia Autonomă pentru producţia de Tehnică Militară (RATMIL), Cugir
Período de
produção
1963–1994
Variantes PM md. 65, PM md. 90
Especificações
Peso 3,45kg (md. 63)
3,2kg (md. 65)
(sem carregador)
Comprimento 870mm (md. 63)
870mm coronha estendida
640mm coronha dobrada
(md. 65)
Comprimento 
do cano
415mm
Cartucho 7,62×39mm
Ação Recarga operada a gás
Cadência de tiro 600 tiros/min
Velocidade de saída 715m/s
Alcance efetivo Ajustes de visada de 100 a 1.000m
Sistema de suprimento Carregador de cofre destacável de 30 tiros
Mira Ferro laminado, entalhe da alça de mira em tangente deslizante, poste frontal, raio de visão de 378mm

O Pistol Mitralieră model 1963/1965 (abreviado PM md. 63 ou simplesmente md. 63) é um fuzil de assalto romeno de 7,62x39mm. Desenvolvido no final dos anos 1950, o PM md. 63 era um derivado do AKM soviético produzido sob licença. Foi a arma de infantaria padrão do Exército da República Socialista da Romênia até o final dos anos 1980, após o que foi gradualmente substituída pelo Pușcă Automată model 1986, um derivado do AK-74 soviético.

A partir de 1965, a Romênia também produziu o Pistol Mitralieră model 1965 (abreviado PM md. 65 ou simplesmente md. 65), que é um md. 63 com uma coronha dobrável.

História[editar | editar código-fonte]

Um soldado romeno, fazendo o sinal de V da vitória, armado com um PM md. 65 durante a Revolução Romena de 1989.

Durante o final da década de 1950, o fuzil de serviço padrão do exército romeno era o AK-47 soviético, bem como uma variante da mesma arma com coronha dobrável, o AKS.[3] Por volta do mesmo período, no entanto, a União Soviética desenvolveu o AKM, um desenho aprimorado do AK-47 que utilizava um receptor de metal estampado e era mais barato de produzir.[3] Com ajuda soviética, o governo romeno lançou um programa para fabricar um fuzil AK doméstico modelado diretamente no AKM.[3] A nova arma deveria substituir o AK-47 no serviço romeno e foi designada Pistola Mitralieră.[3] O primeiro modelo de produção apareceu em 1963 e foi designado Pistol Mitralieră model 1963 (PM md. 63).[3] Os PM md. 63 produzidos para exportação foram designados AIM md. 63.[3] Uma variante semiautomática do PM md. 63 foi produzida exclusivamente para emissão aos Guardas Patrióticos, uma milícia estatal; estas foram marcadas com um grande "G" em cada lado do munhão.[4] O PM md. 63 era inicialmente indistinguível do AKM soviético; no entanto, em meados da década de 1960, uma empunhadura frontal de madeira laminada foi adicionado ao projeto.[3] Sua função era para permitir que os fuzileiros romenos controlassem a subida vertical do cano da arma durante o tiro totalmente automático. Durante toda a sua vida útil, o PM md. 63 e seus derivados foram produzidos na Fábrica de Armas Cugir no Condado de Alba, na Romênia.

Fuzis PM md. 63 iranianos durante o exercício Shahid Hojaji, 2018.

Em 1965, um segundo modelo de produção apareceu e foi designado Pistol Mitralieră model 1965 (PM md. 65).[3] Este substituiria o AKS no serviço romeno e apresentava uma coronha dobrável; parecia um AKMS modificado com uma coronha de padrão AKS mais antigo.[3] O PM md. 65 produzidos para exportação foram designados AIMS md. 65.[3] O PM md. 65 foi inicialmente produzido com guarda-mão padrão AKM tradicional devido à dificuldade encontrada em adicionar a empunhadura frontal do PM md. de 63 no desenho de coronha dobrável; a coronha foi projetada para dobrar plana contra a base do guarda-mão.[3] Adicionar uma empunhadura frontal que apontava drasticamente para trás era problemático porque isso impediria a troca do carregador.[3] Os engenheiros romenos posteriormente projetaram uma empunhadura frontal mais curta para o PM md. 65 com uma leve inclinação para trás, permitindo que a coronha dobrável trave sob o guarda-mão, ao mesmo tempo em que permite espaço suficiente para que um carregador seja removido ou inserido.[3]

O PM md. 65 inicialmente exigia uma linha de produção separada daquela do PM md. 63, uma vez que a adição de uma coronha dobrável ao projeto exigia um receptor diferente. Em uma tentativa de agilizar a produção, a Fábrica de Armas Cugir posteriormente substituiu a coronha dobrável AKS tradicional por uma coronha de dobramento lateral copiada diretamente do MpiKMS da Alemanha Oriental, que era um derivado licenciado do AKMS. A coronha dobrável lateralmente do MpiKMS pode ser instalada em receptores do padrão AKM projetados para coronhas fixas, tornando os receptores intercambiáveis. Este PM md. 65 modificado recebeu a designação PM md. 90. O PM md. 90 foi montado com a mesma empunhadura frontal e guarda-mão que o PM md. 63, já que a coronha dobrável significava que uma empunhadura frontal diferente não era mais necessária.

PM md. 63 sem a tampa, expondo o conjunto do ferrolho.
Civil romeno com PM Md. 1963 durante a Revolução Romena de 1989.

Durante a década de 1980, o Exército dos Estados Unidos adquiriu vários fuzis AIM md. 63 de uma nação não-identificada que recebeu ajuda militar romena; estes foram usados para simular fuzis AKM por suas unidades de força oponente (OPFOR) durante os exercícios de treinamento; os 100 fuzis AIM sendo de dotação do III Corpo do destacamento OPFOR, no Fort Hood, e a munição 7,62x39mm sendo fabricada nos Estados Unidos.[5] Segundo o autor Gordon L. Rottman, um veterano dos boinas verdes que servira no Vietnã, a sua companhia de patrulha de reconhecimento de longa distância realizou a qualificação de fuzis inimigos usando o AIM romeno nos anos 1980. Os AIM md. 63 também foram usados pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos para seus cursos de familiarização com armas diversas.[6] O Iraque comprou fuzis AKM da União Soviética na década de 1970, assim como variantes dos aliados do bloco comunista, incluindo fuzis AIM romenos.[7] O Exército Republicano Irlandês Provisório (IRA) usou o AIM md. 63 durante a guerra na Irlanda; estes foram aparentemente recebidos como ajuda militar da Líbia de Qadafi.[8] Após a cessação oficial das hostilidades na Irlanda do Norte, os fuzis continuaram a ser usados por dissidentes republicanos em ataques, tais como o tiroteio no quartel de Massereene.[8]

Um grande número de fuzis PM md. 63/65 excedentes ou redundantes foram descartados dos estoques militares romenos após a Revolução Romena e vendidos no exterior, tornando este tipo de arma cada vez mais prolífico em todo o mundo.[9][10]

Características[editar | editar código-fonte]

Desmontagem em primeiro escalão para limpeza de um fuzil AIMS por um soldado romeno, 1996.

O PM md. 63 era quase indistinguível de um antigo AKM soviético com um receptor estampado. Foi emitido com uma baioneta AKM de padrão inicial, também fabricada sob licença da União Soviética. As baionetas PM md. 63 romenas eram indistinguíveis das primeiras baionetas AKM soviéticas, exceto os números de série exclusivos com um prefixo de letra latina gravado na cruzeta e na face da bainha. Eles também foram equipados com correias de couro marrom com fivelas de três fendas para fixação na cruzeta e uma fivela de fricção para fixação no punho. A baioneta era suspensa por um fiel da baioneta, em vez da alça de cabide mais comum preferida por alguns exércitos da Europa Oriental da época, do equipamento de um fuzileiro. O PM md. 63 também foi emitido com uma bandoleira de couro romena exclusiva, que mais tarde foi substituída por bandoleiras de náilon que mais se assemelhavam ao padrão soviético tardio.

Fuzis PM md. 63/65 de produção inicial não eram equipados com o mesmo quebra-chamas inclinado do AKM soviético, mas uma porca de boca simples que mais se assemelhava à do AK-47 original. Mais tarde fuzis PM md. 63 e PM md. 90 foram equipados com o quebra-chamas inclinado.

Cada receptor do PM md. 63/65 foi marcado à esquerda com o ano de produção e um número de série com um prefixo de letra latina. Existem três marcações do seletor de disparo no lado direito do receptor: "S" ("Sigur", seguro), "FA" ("Foc Automat", tiro automático) e "FF" ("Foc cu Foc", tiro a tiro, fogo semiautomático). As mesmas marcações do seletor de tiro nas variantes de exportação AIM e AIMS eram "S", "A" e "R".

Variantes[editar | editar código-fonte]

Versão da Guarda Patriótica[editar | editar código-fonte]

Um fuzil reconstruído "Gardă" PM md. 63, com um receptor fabricado nos EUA

A variação de exportação civil mais produzida deste fuzil é a da designação "Gardă", produzida para a Guarda Patriótica romena. Esses fuzis têm uma letra "G" gravada no lado esquerdo do bloco de mira traseira (alça de mira).[4] As versões guarda civis são modificadas pela remoção da trava e modificação do seccionador para ser apenas semiautomático. Dezenas de milhares deles foram importados para os Estados Unidos e vendidos como "kits de peças" (o receptor é destruído por corte com maçarico de acordo com os regulamentos do BATF - sem o receptor, o kit não é mais considerado legalmente uma arma de fogo). Eles são coloquialmente conhecidos entre os entusiastas de armas de fogo como "Romy G's".[11][12][13]

Soldados sauditas com fuzis PM md. 65.

PM md. 80[editar | editar código-fonte]

O Pistol Mitralieră model 1980 é uma variante AK de cano curto e a primeira versão de coronha dobrável lateral produzida na Romênia. Apresentava um bloco de gás mais curto e geralmente usava carregadores de 20 tiros. O visor frontal é combinado com o bloco de gás para fornecer um comprimento geral curto. A dobragem lateral é reta e dobra para a esquerda. Existem dois quebra-chamas usados: um cilíndrico e, mais comumente, um ligeiramente cônico. Também é conhecido como AIMR.

PM md. 90[editar | editar código-fonte]

O Pistol Mitralieră model 1990 também conhecido como PM md. 90[14] é a resposta de 7,62mm ao Pușcă Automată model 1986 de 5,45mm. É internamente idêntico a um PM md. 63/65, e difere externamente por ter uma coronha dobrável em arame idêntica à coronha PA md. 86, e que todos os fuzis são equipados com bocas inclinadas. Foi amplamente utilizado na Revolução Romena junto com o md. 63 e md. 65.

Versão de cano curto[editar | editar código-fonte]

A versão carabina do modelo 90, chamada simplesmente de PM md. 90 cu țeavă scurtă (PM md. 90 de cano curto), tem um cano de 305mm (12 polegadas), um comprimento total de 805mm (ou 605mm com a coronha dobrada) e pesa 3,1kg vazio. Foi projetado para tripulações de tanques e forças especiais. Além da coronha e do cano encurtado, ele apresenta as mesmas modificações que o PM md. 80.

RPK de 7,62 mm[editar | editar código-fonte]

A versão RPK do md. 63 é chamada de md. 64. É essencialmente idêntica ao RPK soviético.

Carabina PM md. 90

Outras versões civis[editar | editar código-fonte]

Várias variantes semiautomáticas do PM md. 63 foram produzidas para exportação comercial para os Estados Unidos, ou seja, os fuzis da série WASR importados pela Century Arms. Outros PM md. 63 semiautomáticos derivados vendidos comercialmente nos Estados Unidos foram designados SAR-1, ROMAK 1, ROMAK 991 e WUM-1. Uma variante do PM md. 90 também está disponível nos Estados Unidos como Draco.

Na Alemanha, existem versões civis no mercado sob o nome/modelo Cugir WS1-63 (coronha de madeira fixa), WS1-64 (coronha dobrável), WS1-64SB (cano curto 314mm com coronha dobrável).

O WS1-63HO é a versão não-semiautomática de tração direta, repetição: A arma deve ser carregada após cada tiro disparado.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Contras da ARDE armados com fuzis PM md. 63 em El Serrano, no sudeste da Nicarágua, 1987.

Operadores atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-operadores[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Brayley, Martin (1 de junho de 2013). Kalashnikov AK47 Series: The 7.62 x 39mm Assault Rifle in Detail. Marlborough: The Crowood Press. pp. 15, 165, 214–217. ISBN 978-1847974839 
  2. «AKM type». iwm.org.uk. Imperial War Museum. Consultado em 19 de fevereiro de 2019 
  3. a b c d e f g h i j k l m Humphries, Michael (1 de janeiro de 2015). «Romanian PM md. 65 7.62mm». New York City: Harris Publications. Gun Buyer's Annual #163: AK-47 & Soviet Weapons: 14–18 
  4. a b Rottman, Gordon L. (2011). The AK-47: Kalashnikov-series assault rifles. Col: Weapon (em inglês). Oxford, Reino Unido: Osprey Publishing. p. 24. ISBN 978-1-84908-835-0. OCLC 773366277 
  5. a b Rottman, Gordon L. (2011). The AK-47: Kalashnikov-series assault rifles. Col: Weapon (em inglês). Oxford: Osprey Publishing. p. 64. ISBN 978-1-84908-835-0. OCLC 773366277 
  6. Chivers, C. J. (2011). The Gun (em inglês) 1ª ed. Nova York: Simon & Schuster Paperbacks. ISBN 978-0-7432-7173-8. OCLC 730998691 
  7. Rottman, Gordon L. (2011). The AK-47: Kalashnikov-series assault rifles. Col: Weapon (em inglês). Oxford, Reino Unido: Osprey Publishing. p. 49. ISBN 978-1-84908-835-0. OCLC 773366277 
  8. a b c «Kalashnikov AKM 7.62 mm assault rifle used by the Provisional Irish Republican Army (PIRA), 1987». London: National Army Museum. 2017. Consultado em 2 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2023 
  9. Humphries, Michael (19 de janeiro de 2015). «Gun Review: Romanian md. 65 7.62mm». Tactical Life Gun Magazine: Gun News and Gun Reviews (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  10. «PM md. 63». Weaponsystems.net (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  11. Vickers Tactical (16 de julho de 2021). «Romy "G" AK-47». Youtube (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  12. «Romy G build». The AK Forum.net (em inglês). 13 de fevereiro de 2021. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  13. «Pre Ban Romy G?». AR15.com (em inglês). 9 de setembro de 2020. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  14. «Romanian Fighter: The Short-Barreled PM md 90 AK Variant». SOFREP (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2021 
  15. Bhatia, Michael; Sedra, Mark (2008). Afghanistan, Arms and Conflict: Armed Groups, Disarmament and Security in a Post-War Society (em inglês). Abingdon, Reino Unido: Routledge. ISBN 978-0415453080. OCLC 316144291 
  16. Bolding, Damon / (24 de janeiro de 2013). «Afghan Uniformed Police Weapons & Summary». Small Arms Defense Journal (em inglês). V5N1 - Volume 5, nº 1. Consultado em 7 de março de 2023 
  17. Berman, Eric; Lombard, Louisa (2008). «The Central African Republic And Small Arms: A Regional Tinderbox» (PDF) (em inglês). Geneva: Small Arms Survey. Consultado em 24 de março de 2017. Cópia arquivada (PDF) em 24 de março de 2017 
  18. Thomas, Nigel; Mikulan, Krunoslav (2006). The Yugoslav Wars (1): Slovenia & Croatia 1991-95 (em inglês). Oxford: Osprey Publishing. pp. 24–26. ISBN 978-1841769639. OCLC 86124467 
  19. Copley, Gregory (2002). Defense & Foreign Affairs Handbook 2002 (em inglês). Alexandria, Virginia: Perth Corporation. ISBN 978-1892998064. OCLC 51174427 
  20. Minasian, Sergey (2004). «Arms Control in the Southern Caucasus». Central Asia and the Caucasus. 6 (30): 36 
  21. Unnithan, Sandeep (30 de dezembro de 2013). «Why General Kalashnikov couldn't sell the AK in India». India Today. New Delhi. Consultado em 4 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 26 de março de 2021 
  22. «AKM, Romanian» (em inglês). Londres: National Army Museum. 2017. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 5 de setembro de 2022 
  23. «World Infantry Weapons: Libya» (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2023. Arquivado do original em 5 de outubro de 2016 
  24. a b Small Arms Survey (2006). «Fuelling Fear: The Lord's Resistance Army and Small Arms». Small Arms Survey 2006: Unfinished Business (em inglês). Oxford: Oxford University Press. ISBN 978-0-19-929848-8. OCLC 65203009 
  25. Equipe do Jeune Africaine (11 de junho de 2014). «Défense : où en sont les Forces armées maliennes ? – Jeune Afrique». JeuneAfrique.com (em francês). Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  26. Caballero Jurado, Carlos (1990). Central American Wars 1959-89 (em inglês). Nigel Thomas, Simon McCouaig. Londres: Osprey Publishing. p. 46, lâmina G3. ISBN 978-0850459456. OCLC 24263333 
  27. Equipe do Nine O'clock (15 de agosto de 2015). «Navy Day: Romanian Naval Forces celebrate 155th anniversary by impressive air, sea and land exercise» (em inglês). nineoclock.ro. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  28. «World Infantry Weapons: Sierra Leone» (em inglês). 2013. Consultado em 24 de fevereiro de 2023. Arquivado do original em 24 de novembro de 2016 
  29. Equipe do Silah Report (3 de junho de 2021). «The Kalashnikovs of Saudi Forces in Yemen: Part 1». Silah Report (em inglês). West Perth: Armament Research Services Pty. Ltd. Consultado em 24 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 1º de novembro de 2022 
  30. «SOUTH SUDAN: The World's Newest Nation Emerges from Africa's Longest War». Persecution Project (em inglês). 4 de março de 2011. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  31. Jackson, Jinty (23 de novembro de 2012). «Mozambique Government to Talk with Renamo Rebels». Voice of America (VOA) (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 14 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]