Portão (Curitiba): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Características: -spam e info sem referências.
Linha 37: Linha 37:


{{esboço-geobr}}
{{esboço-geobr}}
{{bairro nobre é o baralho}}

{{Bairros de Curitiba}}
{{Bairros de Curitiba}}



Revisão das 00h14min de 30 de setembro de 2011

 Nota: Para outros significados, veja Portão (desambiguação).
Portão
Subprefeitura Fazendinha-Portão
Área 5,70 km²
População 40.735 hab.
Densidade 71,53 hab/km²
Bairros Limítrofes Água Verde, Fazendinha, Guaíra, Novo Mundo, Santa Quitéria e Vila Izabel.
Principais Vias Avenida República Argentina
Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes
Avenida Presidente Kennedy
Avenida Presidente Wenceslau Braz
Rua Itatiaia
Rua João Bettega
Rua Tabajaras
Rua Eduardo Carlos Pereira
Rua Vital Brasil
Rua Caetano Marchesini
Rua Itacolomi
Rua Coronel Airton Plaisant
Rua Morretes
Rua Dr. João Tobias Pinto Rebelo
Pontos de referência Shopping Total
Igreja do Portão
Wise Up Portão
Terminal Portão
Colégio Bagozzi
Curitiba Master Hall
Museu Metropolitano de Arte de Curitiba
Shopping Palladium

Portão é um bairro nobre da cidade brasileira de Curitiba. Está localizado a 4.150 metros do centro de Curitiba.

Histórico do bairro

Os conflitos entre lavradores e tropeiros pelos campos de criação de gado acabaram determinando caminhos e o surgimento de cercas e portões. A passagem e o comércio de animais procedentes de Curitiba e dos Campos Gerais levou à instalação de um posto de fiscalização na região, que deu origem ao nome do bairro: Portão. O grande marco da evolução do bairro situa-se no fim do século passado, em torno do transporte de madeira e erva-mate. Com efeito, em 1893, a estrada de ferro que ligava Curitiba a Paranaguá foi prolongada pelo interior até Ponta Grossa, passando pela região onde hoje é o bairro do Portão, dando origem à cancela ferroviária.

Características

Abriga um enorme centro comercial nas proximidades da igreja do Portão. A oferta de comércio e serviços é uma característica da região, onde podem ser encontrados diversos bancos, tais como Caixa Econômica Federal, HSBC, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Itaú, Banco Safra entre outros.

Lojas de grandes redes de supermercados estão também instaladas na região.

Ao lado da Igreja do Portão está o colégio Padre João Bagozzi, a apenas alguns minutos de distância, próximo à rua João Bettega, está o Colégio Martinus. Na Av. República Argentina está o Colégio Estadual Pedro Macedo. O Colégio Papa João XXIII é a primeira escola municipal de Curitiba e, recentemente, eleita a quarta melhor instituição de ensino municipal no Brasil (revista Veja).

Atrás do terminal do Portão encontramos o Costelão do Catarina, tradicional churrascaria do bairro e ao lado do terminal há o Clube Literário.

Alguns pontos de referência no bairro são a Igreja do Portão, o Museu de Artes, o colégio Bagozzi, a lanchonete Drive-In, o Shopping Total, a autoescola Brasília, O Edifício Ana Karenina, o Curitiba Master Hall, o SESC Portão, o conjunto residencial Phoenix, o terminal de ônibus do Portão e o Shopping Palladium - (maior shopping de Curitiba e do Sul do Brasil). No entorno do shopping circulam, por dia, mais de 70 mil veículos, além de 4.200 ônibus/dia.

A Igreja Católica Romana do Portão foi Construída entre 1916 e 1928 para substituir a antiga capela em tijolos de barro que, por sua vez, tomou lugar da capelinha existente no inicio do séc XX, dedicada ao Senhor Bom Jesus. A pintura é de 1949 e a administração está a cargo dos padres de São José. Esta igreja foi dedicada a Colônia Dantas.

Também no bairro do Portão está um dos maiores templos do Brasil da igreja Congregação Cristã no Brasil, que é a central de Curitiba.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bairro nobre é o baralho