Portal:Londres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Londres


Portal Londres
Portal Londres
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Londres.
 ver · editar Londres
Elizabeth Tower, famosa torre que contém o sino Big Ben
Londres (em inglês: London, AFI[ˈlʌndən]) é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londínio. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembleia. A cidade abriga a sede da Comunidade das Nações.

Londres é uma importante cidade global (ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908, 1948 e 2012.

Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 Idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7 556 900 habitantes dentro dos limites de Londres. Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8 278 251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais. O espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.

 ver · editar Artigo destacado aleatório
 ver · editar Artigo bom aleatório
 ver · editar Sabia que
The "Circle of Lebanon" in Highgate Cemetery, London
The "Circle of Lebanon" in Highgate Cemetery, London
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Londres no Commons Londres no Commons
Imagens e mídia
Londres no Wikcionário Londres no Wikcionário
Definições
Londres no Wikilivros Londres no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Londres no Wikinotícias Londres no Wikinotícias
Notícias
Londres no Wikiquote Londres no Wikiquote
Citações
Londres no Wikisource Londres no Wikisource
Biblioteca
Londres na Wikiversidade Londres na Wikiversidade
Recursos de aprendizado