Saltar para o conteúdo

Portal:Londres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Londres


Portal Londres
Portal Londres
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Londres.
 ver · editar Londres
Elizabeth Tower, famosa torre que contém o sino Big Ben
Londres (em inglês: London, AFI[ˈlʌndən]) é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londínio. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembleia. A cidade abriga a sede da Comunidade das Nações.

Londres é uma importante cidade global (ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908, 1948 e 2012.

Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 Idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7 556 900 habitantes dentro dos limites de Londres. Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8 278 251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais. O espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.

 ver · editar Artigo destacado aleatório

Jorge V (nascido Jorge Frederico Ernesto Alberto em inglês: George Frederick Ernest Albert; Londres, 3 de junho de 1865Sandringham, 20 de janeiro de 1936) foi Rei do Reino Unido e dos Domínios Britânicos e Imperador da Índia de 1910 até sua morte, patriarca e primeiro monarca britânico da Casa de Windsor. Segundo filho varão do rei Eduardo VII e da rainha Alexandra da Dinamarca.

Jorge era neto da rainha Vitória e do príncipe Alberto e primo-irmão dos imperadores Nicolau II da Rússia e Guilherme II da Alemanha. De 1877 a 1891, ele serviu na Marinha Real. Com a morte de sua avó, em 1901, seu pai tornou-se rei, como Eduardo VII e Jorge recebeu a investidura de príncipe de Gales. Em 1910, com a morte do pai, tornou-se Rei-Imperador do Império Britânico, sendo o único imperador da Índia a estar presente em seu Delhi Durbar.

Em 1917, Jorge tornou-se o primeiro monarca da Casa de Windsor, renomeada por ele em lugar da anterior Casa de Saxe-Coburgo-Gota, em virtude do sentimento anti-germânico que dominava o Reino Unido. Seu reinado foi testemunha de mudanças radicais no cenário político mundial, como a ascensão do socialismo, o comunismo, o fascismo, o republicanismo irlandês e o movimento de independência da Índia. A Lei Parlamentar de 1911 estabeleceu a supremacia da elegível Câmara dos Comuns sobre a Câmara dos Lordes. Em 1924, ele nomeou o primeiro gabinete trabalhista e, em 1931, o Estatuto de Westminster reconheceu os domínios do Império como reinos separados, independentes dentro da Commonwealth. Ele foi atormentado por uma doença em grande parte de seu reinado e, após sua morte, foi sucedido por seu filho mais velho, Eduardo VIII.(leia mais...)

 ver · editar Artigo bom aleatório

João do Reino Unido (nome pessoal em inglês: John Charles Francis) (Sandringham, 12 de julho de 1905 - 18 de janeiro de 1919) foi o mais novo dos seis filhos do rei Jorge V do Reino Unido e de sua esposa, a rainha Maria de Teck. À época do seu nascimento, seu pai era o Príncipe de Gales e herdeiro do rei Eduardo VII. Com a ascensão de Jorge V, em 1910, João passou a ocupar o quinto lugar na linha de sucessão ao trono britânico. Em 1909, João foi diagnosticado com epilepsia e acreditava-se também que sofresse de algum tipo de deficiência intelectual, possivelmente autismo. À medida que sua condição se deteriorava, ele foi enviado para a Sandringham House, sendo mantido longe dos olhos do público. Lá, ele era cuidado por sua governanta, "Lala" Bill, e fez amizade com as crianças locais, selecionadas por sua mãe para servir-lhe de companhia. Foi também nessa residência que o príncipe morreu, em 1919, após uma grave crise convulsiva, sendo sepultado na vizinha igreja de Santa Maria Madalena. O público em geral só tomou conhecimento de sua doença após sua morte.(leia mais...)

 ver · editar Sabia que
The "Circle of Lebanon" in Highgate Cemetery, London
The "Circle of Lebanon" in Highgate Cemetery, London
 ver · editar Imagem selecionada
Cidade de Londres vista por um balão.
 ver · editar Regiões
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Londres no Commons Londres no Commons
Imagens e mídia
Londres no Wikcionário Londres no Wikcionário
Definições
Londres no Wikilivros Londres no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Londres no Wikinotícias Londres no Wikinotícias
Notícias
Londres no Wikiquote Londres no Wikiquote
Citações
Londres no Wikisource Londres no Wikisource
Biblioteca
Londres na Wikiversidade Londres na Wikiversidade
Recursos de aprendizado