Natal ou Dia de Natal é um feriado que ocorre a 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus, a figura central do Cristianismo. A data não é conhecida por ser a atual do aniversário de Jesus, e pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com um dia exato depois de nove meses em que alguns cristãos primitivos acreditavam que Jesus havia sido concebido, data do solstício de inverno, no calendário romano, ou um dos vários antigos festivais da época. O Natal é fundamental para a época de férias, e no cristianismo, marca o início da maior estação de cristandade, que dura doze dias.
Embora seja nominalmente uma festa cristã, o Natal é também amplamente comemorado por não-cristãos, e muitos dos seus costumes populares comemorativos têm origens pré-cristãs. Alguns dos costumes deste feriado incluem a troca de presentes, música, celebrações religiosas, uma refeição especial e a exibição de enfeites variados, como árvore de Natal, luzes de Natal e presépio. Em alguns países, o Pai Natal é a figura lendária folclórica associada à distribuição de prendas às crianças.
O Pai Natal (português europeu) ou Papai Noel (português brasileiro) ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda baseia-se em parte nos contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1º de Janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia. Outros críticos defendem que o Pai Natal é uma mentira elaborada como técnica de comercialização, e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a acreditarem na sua existência.
O Natal não é um tempo nem uma temporada, mas um estado de espírito. Valorizar a paz e a boa vontade, ser abundantemente misericordioso, é ter o verdadeiro espírito do Natal.
"O Holy Night" ("Cantique de Noël") é uma cantiga de Natal composta por Adolphe Adam em 1847 a partir do poema francês "Minuit, chrétiens" por Placide Cappeau (1808-1877).
O Pudim de Natal é a sobremesa servida tradicionalmente no dia de Natal. As suas origens provêm da Inglaterra, e às vezes é conhecido como pudim de ameixa, embora este também se possa referir a outros tipos de pudim cozidos envolvendo uma grande quantidade de frutos secos.