Predefinição Discussão:Bem-vindo(a)/Registrado/Arquivo 2

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pelo lugar em que cliquei achei que só estaria mudando esse trecho da minha página inicial, porque estava na minha pagina de discussão. Desculpem o transtorno.

Votação: proposta de mudança do texto[editar código-fonte]

Levando-se em conta a neutralidade que deve haver entre o português do Brasil e o de Portugal em páginas como esta, e o princípio de que não devem ser misturadas duas versões num mesmo texto, acreditei ser desnecessário o uso da palavra "proje(c)to" que, além de ferir esse princípio, é anti-estética e pode ser perfeitamente substituída. Proponho, portanto, a alteração do texto a partir de 25 de setembro de 2005 para:


Bem-vindo(a) à Wikipédia. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to guiá-la. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura desses tópicos antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Mini votação: Concordo com a mundança proposta acima[editar código-fonte]

Concordo
Discordo
Comentários

guiá-la...refere-se à wikipedia ou ao usuário (será que é explícito) ? Na minha opinião deveria ser algo do tipo:"...princípios que devem servir de guia para os usuários..". Lijealso 20:05, 19 Setembro 2005 (UTC)

Bem, acho que uma pequena mudança seria bem-vinda: que tal se inserirmos o nome do usuário no texto?

Ex: Bem-vindo(a) à Wikipédia Fulano! A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura desses tópicos antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia...

Este método é possível pelo uso do {{PAGENAME}}, e torna o texto (talvez) mais cativante... O que acham? Slade | | WP:PT: 1 123 375 artigos 19:32, 19 Setembro 2005 (UTC)

Que tal resolver os dois problemas levantados acima de uma só vez? Minha sugestão:

Bem-vindo(a) à Wikipédia Fulano! A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem orientar as contribuições. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura desses tópicos antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia...

Que tal? -- Clara C. 06:43, 20 Setembro 2005 (UTC)

Concordo com esta alteração. Que tal levar a proposta para a WP:E? Slade | | WP:PT: 1 123 375 artigos 15:06, 20 Setembro 2005 (UTC)

Já coloquei em votação na esplanada. Fábio Soldá 18:01, 21 Setembro 2005 (UTC)

Lugusto incluí link para a página de usuário porque o novato pode ver o vermelho, clicar e se deparar com a própria página de usuário. Isso estimula um "acostumamento" com o sistema de edição, a entrada de informações sobre aquele usuário e evita uma possível página de vaidade. --Slade talk 12:15, 15 Maio 2006 (Segunda-feira)

Repaginação das boas vindas[editar código-fonte]

Problema
  • A predefinição é poluída, por estar cheia de texto corrido e não possui hierarquia de informação, o que deixa o novo usuário desmotivado a ler toda a documentação.
  • Como consequência, os novos usuários têm muita dificuldade em começar a editar de forma correta sem a supervisão dos usuários mais experiêntes.
Objetivo

Fazer com que a predefinição fique mais chamativa, discriminando o conteúdo do texto ao seu redor. Tornar a leitura da predefinição mais agradável de forma a atrair a leitura sem necessariamente alterarmos texto.

Planejamento
  • Mudar as cores da predefinição de modo que ela seja facilmente diferenciável do ambiente de comunicação ao seu redor.
  • Estabelecer um projeto hierárquico de informação (destacar o que é mais importante em detrimento das demais informações).
  • Incluir elementos lúdicos. Isso torna a leitura mais agradável.
Solução

Estou aberto a sugestões. Criei uma opção que vai de encontro com essa necessidade, mas opções são muito bem vindas. Indech::alô? 05:29, 19 Junho 2006 (UTC)

Gostei, mas acho que deveria destacar mais os links: Direitos de autor, Política de imagens e Erros comuns na Wikipédia. O nome do usuário do exemplo foi demais heheeh Luís Vaz de Camões.
Thiago90ap Msg 05:56, 19 Junho 2006 (UTC)
Parecem-me interessantes a idéia e a proposta. Realmente, não é lá muito convidativa a predefinição atual... Arges 12:28, 19 Junho 2006 (UTC)
Também acho uma necessidade essa mudança, e creio que a proposta do Indech atende às expectativas! Tschulz 12:38, 19 Junho 2006 (UTC)

Muito obrigado pela participação. Thiago, eu não dei maior destaque para essas informações para poder destacar mais as principais, mas podemos pensar em alguma coisa. Indech::alô? 14:00, 19 Junho 2006 (UTC)

Isto para a parte da assinatura?

http://it.wikipedia.org/wiki/Immagine:Per_firmare.PNG

 Lije*Also  ? 17:58, 19 Junho 2006 (UTC)

Ótima imagem! Indech::alô? 18:07, 19 Junho 2006 (UTC)

O design está ótimo, mas, tenham pena de quem acessa por conexão discada. São seis imagens Hein? Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 18:17, 19 Junho 2006 (UTC)

Obrigado, Lugusto. Quanto ao tamanho, verifiquei uma por uma e a única "pesada" é a do logo da Wiki, presente na predef a título meramente ilustrativo/estético. No que diz respeito às outras, as maiores (a flecha e o colete) têm ambos 16k. Muito menos que muito artigo na casa... Indech::alô? 18:52, 19 Junho 2006 (UTC)

Aproveitando a idéia do Indech e fazendo algumas modificações que achei necessária, aqui está minha opinião: Usuário:FML/temp. Lipe Vai Brasil! Rumo ao Hexa! ҉ 20:01, 19 Junho 2006 (UTC)

A versão do Indech ficou mais interessante, a começar pelo tom amarelado, indicando ATENÇÃO do usuário. Mas a versão do FML possui alguns itens relevantes como Leitura complementar com o complementar minúsculo e a eliminação daquela figura "!" irrelevante (uma a menos para quem usa conexão discada). O layout ficou muito melhor, como dito acima, atende às expectativas. Andei xeretando o que não devia, e, por favor, não adicione aquela imagem do jeito que está! Somente a mensagem é bem mais interessante. Leonardo Stabile msg 01:44, 20 Junho 2006 (UTC)
O problema é o fundo da imagem que não condiz  Lije*Also  ? 01:48, 20 Junho 2006 (UTC)

A ideia de mudança é boa. A solução do Indech também. Agil 12:57, 20 Junho 2006 (UTC)


Gosto da proposta do Indech com a ligeira mudança do FML. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 21:01, 20 Junho 2006 (UTC)


Gostei dessa proposta, mas gostaria de dar um conselho. Sou daltônico e acho o esquema de cores (texto em verde) díficil de ser visualisado. Como o daltonismo é um distúrbio bastante comum, creio que várias pessoas terão essa dificuldade. Sugiro que as cores da fonte sejam alteradas de modo que fiquem mais fáceis de serem lidas. Daniel Candido 01:03, 21 Junho 2006 (UTC)

É, o texto cinza está aparecendo verde no IE. Testei e vi que se mudarem parâmetro da cor de "grey" para "gray" vai funcionar. As duas propostas ficaram boas, embora a do FML tenha menos imagens, o que é melhor, eu acho. --D. P. Campos 01:18, 21 Junho 2006 (UTC)

Criei uma proposta baseada nas anteriores, mas com cores que não apresentam problemas ao serem visualizadas por daltônicos.

Ver: Usuário:Daniel Candido/temp

Daniel Candido 01:21, 21 Junho 2006 (UTC)

Fez bem em pensar nos daltônicos Alegre! Estávamos a nos esquecer deles... Tristeza. Abraços, Salles Neto Adeus Bussunda C++ | 13:05, 21 Junho 2006 (UTC)

Ahn... não entendi... o texto não está em verde (ao menos na minha proposta), e sim em azul. O único elemento em verde na proposta é a imagem no detalhe abaixo. Mas não entendi a versão do FML e do Daniel Candido. Se a idéia é criar algo que se sobressaia ao fundo, por que fazer azul??? Se quiserem uma alternativa ao amarelo, por que não fazem rosa ou algo assim? Indech::alô? 20:22, 21 Junho 2006 (UTC)

Fiz a mudança de "grey" para "gray". Os portadores de IE por favor, me indiquem em que pé estamos agora... Indech::alô? 20:27, 21 Junho 2006 (UTC)
Pelo que vi funcionou. Só ficou faltando a "Leitura Complementar". A lista começando em "Normas de conduta" está com fundo branco, e a imagem do colete com fundo cinza. --D. P. Campos 23:17, 22 Junho 2006 (UTC)

Daniel, acho que o amarelo é da família das cores quentes e o azul das cores frias, por isso creio que o azul nesse caso seja mais agradável ao novato. Mas pode ser cinza também, bem claro, que é mais neutro. Acho o amarelo chamativo e "agressivo" demais. abraço! Lipe Vai Brasil! Rumo ao Hexa! ҉ 23:41, 22 Junho 2006 (UTC)

Felipe, desde o princípio (ver lá em cima) a idéia era mudar a cor da predef para destacá-la. Ora, como podemos destacá-la mudando de cinza para cinza ou para azul claro (cor do fundo)??? Indech::alô? 13:17, 23 Junho 2006 (UTC)
Destacar é uma coisa, agredir visualmente é outra. Com as figurinhas, a borda e a cor do fundo de outra cor (mesmo uma cor mais neutra) já é suficiente para destacar, IMHO. Lipe Vai Brasil! Rumo ao Hexa! ҉ 20:58, 25 Junho 2006 (UTC)

A intenção é boa, mas acho que qualquer uma das propostas está um pouco confusa. É difícil discernir rapidamente uma hierarquia formal, há demasiados elementos e demasiadas cores (na minha opinião, claro). Se tiver tempo tento explicar melhor a minha ideia numa proposta. Lusitana 08:43, 26 Junho 2006 (UTC)

Adoraria saber dela! Indech::alô? 16:26, 26 Junho 2006 (UTC)
Gostei da proposta 6 Alegre! Só trocava a parte da "vaidade" por outra coisa (se não começam outra vez os problemas...). Tipo "critérios de notoriedade" ou "página sem relevo enciclopédico" etc. Lusitana 17:28, 27 Junho 2006 (UTC)

Gostei muito da 6 e da 7, mas confesso que não entendi o cafezinho... o colete tem uma conotação simbólica muito mais próxima do sentido do "boas vindas"... Indech::alô? 17:36, 27 Junho 2006 (UTC)

O colete tem uma conotação simbólica mais próxima de ajuda, mas não de boas vindas, já o café é um simbolo das relações interpessoais, que estreita laços, aproxima, tratando o novo usuário no mesmo nível, o que faz sentir parte do grupo. O café então é uma forma calorosa de receber os novos membros.
referências: Wikipedia:Café, Predefinição:Cafés wikipédia, Cyber café, Cafezinho
NiedsonQAP!18:18, 27 Junho 2006 (UTC)


Pois eu sempre achei o colete um pouco fora do espírito das bv, mas assumi que representava mais o sentido de "salva-vidas" mesmo, pelas dicas, pelas orientações, etc. Até pensei em propor outra imagem, mas faltou-me a criatividade, e agora que vi o cafezinho acho que está perfeito. Gostei muito da nova p[roposta do Indech, apesar de achar que as cores mais claras favoreçam mais a leitura a qualquer tipo de usuário. Acho que estamos no caminho certo, é apenas uma questão de um detalhe ou outro que ainda nos falta descobrir. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 20:13, 27 Junho 2006 (UTC)
Esqueci de dizer que a proposta 6 está excelente, exceto pelo fato de usar tons verdes (lembrando dos daltônicos), bastaria mudar a cor principal, mas deixando no mesmo tom clarinho. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 20:17, 27 Junho 2006 (UTC)
As propostas 6 e 7 estão compativéis com Internet Explorer e Firefox. -- NiedsonQAP!22:47, 27 Junho 2006 (UTC)

Mais uma para a colecção. Talvez seja radical nas alterações da informação, mas fica a ideia. Mosca 11:02, 28 Junho 2006 (UTC)

Apresentação de Propostas[editar código-fonte]

Seguem abaixo as propostas apresentadas até aqui. Quem tiver mais propostas, por favor, as inclua na lista. Limite para apresentação: 2 de Julho.

Opinião sobre as propostas[editar código-fonte]

Apareceram propostas muito boas aqui. Particularmente, gostei bastante da Proposta número 9. Quando será realizada a votação? Daniel Candido 01:26, 28 Junho 2006 (UTC)

Os daltônicos enxergam mais os tons de lilás, li isso no artigo (ou em algum outro lugar que eu não me lembro)!! hhhihihi! Mas, para os não-daltônicos, achei a 9 um pouco sem contraste em relação à tonalidade escura do lilás. Seria legal refazer essa versão com um fundo mais claro (que não alteraria muito para os daltônicos), se o autor não quiser mudar, posso criar uma nova proposta. abraço! Lipe Vai Brasil! Rumo ao Hexa! ҉ 01:45, 28 Junho 2006 (UTC)
As cores preferidas dos daltônicos são o roxo e o azul, ao contrário do verde e vermelho, que eles tem dificuldade de diferenciar. criei a proposta 10, uma alternativa mais leve, fique a vontade para criar outras propostas. NiedsonQAP!10:38, 28 Junho 2006 (UTC)

Daniel, conforme descrito acima, o término da apresentação das propostas é no dia 2 de Julho. O que significa que provavelmente no dia 3 já teremos o início do processo de escolha. Indech::alô? 02:32, 28 Junho 2006 (UTC)

Estou me sentindo meio volátil Hein?...as propostas parecem que andam mesmo evoluindo e vou gostando mais das mais recentes. Adorei a simplicidade e objetividade da do mosca. Só colocaria o cafezinho no lugar da pasta. Mas a meu ver ficou muito mais legível e compreensível, além de dar o devido realce à informação sobre a própria página de discussão do usuário, que afinal será uma das primeiras coisas que ele deverá aprender a usar. Aquela parte sobre outros idiomas também ficou muitíssimo melhor e facilmente identificável, para quem necessitar do aviso. Não acho as cores 100% mas talvez se juntássemos a um dos esquemas de cores do Niedson, ficaria perfeito. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 11:46, 28 Junho 2006 (UTC)


Ah, mais uma coisa. Na parte do recadinho quase pessoal, em que o recepcionista finaliza as boas-vindas desejando boa estadia e bom trabalho, considerem um smile ou algo assim, que caracterize mais o tom de mensagem de pessoa pra pessoa, ou fica parecendo uma mensagem automática, pois nem todos os novatos perceberão de cara que MHV, por exemplo, é o nome de alguém. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 11:50, 28 Junho 2006 (UTC)
Amei a proposta 12!!! (Só faltou o cafezinho hehehe). Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 19:21, 28 Junho 2006 (UTC)

Tudo bem que é um detalhe insignificante, mas trocar "Luis Vaz de Camões" por "Carl Sagan" foi praticamente um atentado contra a Língua portuguesa e a cultura lusófona... Tristeza Indech::alô? 12:34, 29 Junho 2006 (UTC)

Me perdoe, se isso lhe causou algum aborrecimento, é apenas para servir de exemplo, um detalhe muito insignificante, imagine se ele estivesse vivo, e criasse uma conta na wikipedia PT, não receberia a bv do mesmo jeito? Camões, sem dúvida teve grande relevância para a poesia portuguesa e para humanidade, mas Carl Sagan, embora não fosse português, era um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu). Então o grande poeta e escritor Camões estar para a o exemplo de BV da Wikisource, como o cientista Dr. Carl Sagan esta para o exemplo de BV da wikipedia. Mas atendendo a pedidos e poupando entrar em conflitos etnicos e culturais, fiz a mudança, coitado, espero que o carl entenda.Hein?
NiedsonQAP!17:47, 29 Junho 2006 (UTC)

Não se esqueçam de adicionar o "Índice de todas as políticas internas...", de preferência uma estrelinha na frente. Tem algumas propostas que não tem e acho que é um conteúdo importante. abraço! Lipe Vai Brasil! Rumo ao Hexa! ҉ 14:27, 29 Junho 2006 (UTC)

já fiz as correções - NiedsonQAP!19:41, 29 Junho 2006 (UTC)

Não gosto mesmo nada das propostas que usam a imagem de um colete salva-vidas. Primeiro porque dá a ideia de catástrofe; depois porque também faz lembrar um colete de forças de instituição psiquiátrica. --JLCA 20:17, 29 Junho 2006 (UTC)

Raulzito que me perdoe, mas a bv do Eça ficou excelente. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 22:30, 29 Junho 2006 (UTC)
Ao meu ver as propostas aqui vão indo bem, eu mesmo estou bastante empenhado, acompanhando constantemente as discussões, isso motiva participar, gostaria que fosse assim também nas propostas da PP.
Estou impressionado com a capacidade e determinação da Cibelle, com 10 anos já partipando com sua proposta, que por sinal ficou joia, imagino que o tom azul de sua proposta, seja porque é fã do Sub-Zero do Mortal Kombat. acertei? Alegre
NiedsonQAP!23:02, 29 Junho 2006 (UTC)

Não entendi a proposta 15, que não tem nenhum dos links essenciais nem destaca as informações necessárias conforme objetivo inicial da repaginação... Hein? Indech::alô? 01:30, 30 Junho 2006 (UTC)

Não entendi o comentário, a proposta, 15 tem todos os mesmos elementos anteriores, Os links estão na guia expandir. o objetivo desta proposta 15, foi de ser breve e objetivo, sem ocupar muito espaço da página de discussão do usuário.
NiedsonQAP! 01:57, 30 Junho 2006 (UTC)
Posso dar uma impressão sobre esta proposta?! Acho que um novato não vai se atinar do truque do 'expandir'. Melhor colocar os links ao alcance fácil. Cícero fala! 12:57, 30 Junho 2006 (UTC)
Fiz mudanças nessa e em outras propostas que estão com o truque de expandir, acrescentei a elas uma imagem(formato de seta)indicando atenção do usuário. acredito que isso reforçará a idéia. Na proposta 19, a cor de fundo esta mais clara, para facilitar a visualização do link. NiedsonQAP! 20:36, 30 Junho 2006 (UTC)
Niedson, acho que a proposta perfeita seria misturar a 13 com a 14, o que acha? Indech::alô? 01:31, 30 Junho 2006 (UTC)
Claro, Podemos tentar isso caro futuro burocrata, a próposito, esta ficando otima a sua proposta de PP. infelizmente as discussões para as propostas da PP andam muito paradas, acredito que seja a falta de divulgação, podiamos criar uma maneira de manter um vinculo entre ambas propostas, um link, um banner. assim quem visitasse aqui também poderia ir no outro.
Mais uma coisa, essa página de discussão já esta ficando enorme, acho que já estaria na hora de arquivar, uma parte, ou pelo menos o inicio, o que acham?
abs NiedsonQAP! 01:57, 30 Junho 2006 (UTC)
resultado, 18 e 19, o que achou? abs NiedsonQAP!20:36, 30 Junho 2006 (UTC)
Pois eu não simpatizo com a 14 Hein?, enquanto que a 15 adorei. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 12:52, 30 Junho 2006 (UTC)

A minha crítica em relação à 15 vem de encontro com o que o Cícero disse. Se eu, que tenho 1,5 ano de casa não notei o "expandir", que dirá os novatos. Quanto à sua proposta, estamos vendo formas de divulgar as mudanças, mas infelizmente, a comunidade não é tão grande ou ativa qto gostaríamos. A eleição que acontece nesse momento na wikipédia italiana para reforma da PP teve o mesmo número de propostas... D. Indech::alô? 16:04, 30 Junho 2006 (UTC)

Enfatizei o truque com uma imagem e uma cor mais clara.  ::: abs NiedsonQAP!20:36, 30 Junho 2006 (UTC)
Têm chovido propostas interesantes por aqui. Até de uma menina de 10 anos!!! Aquele azul fica bem. Quanto à discussão que determinada imagem (como no exemplo do colete) é adequada ou não, julgo que isso é um pouco secundário, pois a comunidade se quiser pode votar por uma determinada proposta e ao mesmo tempo votar também por uma imagem num determinado grupo escolhido. É só uma sugestão. Como por exemplo:

Já proposta 14 e 15, esta última parece mais "arrumadinha", mas talvez seja necessário destacar o "expandir" tal como o Cícero disse, pois pode não ser muito óbvio, é só uma sugestão, por exemplo, podia-se colocar o "expandir" mesmo ao lado do "leituras complementares". Mas estão todos de parabéns pelo esforço de melhorar a existente (qualquer uma destas propostas é melhor do que a actual). Quanto à proposta 17, arrisquei um pouco no conceito, inspirei-me numa "caixa de navegação" que encontrei na na wiki em catalão (um pouco diferente da existente na wiki pt no tutorial e guia de estilo), retirando os links e sugerindo à comunidade o uso de uma "barra de navegação" (também na mensagem de boas-vindas, senão esta proposta seria off-topic) de forma a ajudar a orientação no meio da documentação toda da wikipédia (só no domínio desta, claro, e não na própria enciclopédia). Já as propostas para a página principal, julgo que há poucas dada a complexidade. Mas surgiu por lá mais uma interessante. O Indech esmerou-se. Se tiverem alguma dúvida digam, pois não sei se alguém vai perceber a proposta.

Mosca 16:29, 30 Junho 2006 (UTC)

Ia-me esquecendo: penso que, para já, não é preciso ninguém se preocupar em ver se determinada proposta é compatível com este ou aquele browser. Pois isso pode-se sempre resolver de alguma forma. É que não vale a pena testar as propostas todas em uns 6 browsers e tentar corrigir o código, quando só uma proposta será escolhida. Seria desperdício de tempo. Quando for escolhida, aí sim, convém testar no máximo de browsers possíveis e tentar corrigir o código. Não acham?
P.S. um pormenor curioso acerca disso: as propostas que têm "cantos arrendondados" aparecem como "cantos rectos" no safari do Mac OS, mas isso não é problema, pois nada "sai fora do sítio". Se todos os problemas de browsers fossem assim... era bom :-) Mosca 17:43, 30 Junho 2006 (UTC)
Discordo Se a proposta não for compativél com pelo menos os dois browsers mais usados(Internet Explorer e Firefox). o candidato DEVERIA ser avisado imediatamente para que faça os ajustes necessários, já que este poderá não ser votado pelos eleitores que usam este navegador.
O Internet Explorer é sem dúvida o mais utilizado, devido a grande maioria de usuários de informática serem leigos e pela praticidade de obte-lo, já que ele vem incluso no sistema operacional Windows, mas tenho percebido que o browser dos editores da wikipedia é o Firefox, porque se os usuários do IE que vêem essas não conformidades, como uso de imagens PNGs tranparentes por exemplo, eles não seriam omissos.
Então o problema não são detalhes pequenos, como cantos arredondados, isso não é nada, mas sim aberrações grotescas na diagramação.
abs NiedsonQAP!20:36, 30 Junho 2006 (UTC)
Obrigada Niedson, mas minha proposta não seria nada sem a ajuda do meu irmão, eu botei os links escolhi as fotos e as cores...mas foi ele que mecheu no código da borda (sinceramente, eu não estava entendendo nada, hehe), obrigada!!!Ah...só uma coisa, escolhi o azul porque gosto de azul e não por Mortal Kombat...o que eu não gosto Haha!Tchau! CibelleCF Rumo ao Hexa Brasil! nova! 13:23, 1 Julho 2006 (UTC)
Tem razão. Distracção minha! Sem isso as propostas que funcionassem mal sairiam prejudicadas. Aí vai mais uma. Só não sei se o texto está em português "universal" para não parecer esquisito aos brasileiros e portugueses. Gostava de saber o que acham se não seria melhor utilizar a predefinição Predefinição:Click nas imagens de todas as propostas, pois para um wikipedista novo pode ser estranho se clicar numa das imagens da mensagem de boas-vindas e aparecer-lhe uma daquelas páginas das imagens... Outra coisa, por uma questão de organização, não seria melhor "arrumar" as propostas todas na Categoria:!Propostas? Talvez até dentro de uma subcategoria a criar tipo "Categoria:Mensagem de boas-vindas". Mosca 09:50, 2 Julho 2006 (UTC)
Concordo otimas sugestões, a "Categoria:Mensagem de boas-vindas" ficaria otimo para organizar as propostas. farei isso com minhas propostas. NiedsonQAP!16:20, 2 Julho 2006 (UTC)
Hoje é o último dia para apresentação das propostas, considerando essas sugestões, proponho para a melhoria desta, que adie por mais 7 dias até a votação. Alguém mais é a favor? NiedsonQAP! 20:11, 2 Julho 2006 (UTC)~
Por mim não há problema, e parece-me necessário, pois utilizar a Predefinição:Click não é fácil (esta predefinição tem alguns problemas ao adaptar a certas tabelas). E quem sabe talvez surjam mais propostas. Afinal de contas a mensagem de boas-vindas é um elemento importante para orientar novos utilizadores (a PP ainda mais), e perante utilizadores que se registaram e mesmo assim cometeram erros no inicío é porque algo falhou. Não estou a dizer que foi erro da pessoa que fez a actual mensagem de boas-vindas (a existência da mensagem já é só por si óptima), mas provavelmente até é por preguiça dos novos utilizadores em explorarem a documentação. Se esses erros puderem ser prevenidos melhor.
Outra coisa, reparei que existem outras mensagens de boas vindas, como Predefinição:Bem-vindo IP e Predefinição:Bv-av (com aviso). Como é que vai ser com essas? Depois a proposta mais votada adapta-se a essas? Mosca 23:08, 2 Julho 2006 (UTC)
Otima observação mosca, creio que adaptar seria a melhor opção. quanto o adiamento parece que não será possivel por aqui.
NiedsonQAP!01:39, 3 Julho 2006 (UTC)

Porque não se pode adiar? Nem sei como isso é decidido. É por razões de bom-senso, tipo "poucas propostas apresentadas" como houve no adiamento da página princial? Se não houver adiamento vamos ter que arranjar alguma forma de implementar a Predefinição:Click (que já tem explicações de como usar na página de discussão) enquanto decorre a votação ou então no final desta. Isto se todos concordarem, pelo menos a 20 já tem mas faltam as outras.

Já criei a categoria para arrumarmos as propostas. Eu poderia colocá-las todas lá mas alguém podia não concordar com isso. Não sei também se deveria haver uma subcategoria nesta também, tipo "Categoria:Mensagem de boas-vindas (Junho 2006)" ou "Categoria:Propostas bv (Junho 2006)", para haver categorização por datas. Não que agora seja necessário, mas para ficar já organizado para futuras propostas. Outra coisa: esta página de discussão não deveria ficar arquivada depois numa página própria para poder ficar na categoria também? Assim nessa categoria teríamos as propostas e esta página de votação para referência futura. Também era necessário haver categorias do género para a página princial, pois aquilo já está tudo misturado com outras votações, em outros sítios ou mesmo sem categoria. Mosca 02:32, 3 Julho 2006 (UTC)

Discussões encerradas. Votação em Wikipedia:Votações/Repaginação das Boas vindas. D. Indech::alô? 03:53, 3 Julho 2006 (UTC)

Deixo o espaço aqui para aqueles que quiserem propor mudanças ao novo estilo. Agora é o momento de discutí-las. D. Indech::alô? 02:40, 19 Julho 2006 (UTC)

Talvez seja preciso mudar o sinal de pontuação após "Bem-vinfo(a) à Wikipédia,", já que depois começa um outro parágrafo. --D. P. Campos 03:11, 19 Julho 2006 (UTC)
Volto a focar os pontos que já referi durante a votação: faltam os links sobre os direitos de autor, política de imagens e versões do português (devem estar logo visíveis pois são os erros mais cometidos por novos usuários). Também acho que se podia trocar o caro(a) por um olá esqueçam esta parte, já vi que foi mudado.... Lusitana 05:50, 19 Julho 2006 (UTC)
Já agora não se devia aplicar o mesmo lay-out para todas as predefs de boas-vindas (incluindo {{bv-ip}} e {{bv-av}})? esqueçam...Lusitana 06:03, 19 Julho 2006 (UTC)

Concordo com a Lusitana e proponho também a mudança de algumas imagens. Pois o comentário do Indech durante a votação é válido. Essa predefinição tem mais de 100KB e a segunda mais votada tinha 54KB em figuras.

De preferência, uma dessas que são as maiores (exceto pela segunda, acho que a mudança de uma delas não altera tanto assim o contexto):

E falta também adaptar a predefinição para o Internet Explorer. Se é que eram para ficar, as figuras não estão com fundo transparente. - Jota Morais 00:58, 20 Julho 2006 (UTC)

Duas coisas pequenas. Não fica melhor numa das duas opções abaixo?:

  • A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se...
    • A Wikipédia surgiu em 2001. Desde então estabeleceram-se
    • A Wikipédia surgiu em 2001 e desde então estabeleceram-se

Outra questão que me surgiu agora foi: porque é que o nome da predefinição não está hifenizado? (bem-vindo) (não é assim que se escreve correctamente?)

Lijealso msg 01:19, 20 Julho 2006 (UTC)

Eu não gosto daquele smile na última linha (não gosto da presença da imagem) e do "Assinado por". -- Forza Azurra! 03:26, 20 Julho 2006 (Quinta-feira)
Eu gosto da carinha, mas não gosto também do "assinado por". Lipe F M L 05:13, 20 Julho 2006 (UTC)
Só um detalhe sobre o peso das imagens: não devemos considerar para cálculo o tamanho normal das imagens, como aparece na descrição; todas as imagens na predefinição estão na opção thumb, em tamanho reduzido. A Imagem:Nuvola apps ksirc.png, por exemplo, fica reduzida a 2.04 kb. --D. P. Campos 13:38, 20 Julho 2006 (UTC)


  1. Sobre o tamanho das imagens ver: en:Wikipedia:Extended image syntax#New syntax for images (a meio do capítulo onde diz sizepx) e en:Wikipedia talk:Extended image syntax/Archive 1#Do you have to provide a thumbnail image?. Conforme o D.P.Campos indicou, e pelo que entendo destas páginas, o peso das imagens não é o "real", mas dependente do tamanho especificado na tag image, ou seja, as imagens são redimensionadas e armazenadas na cache do servidor, com um peso menor, e sempre que essa imagem é pedida, é enviada a da cache e não a original.
  2. Concordo que se retire o Assinado por, depois de ver isso implementado em algumas páginas, nota-se que muitas vezes a assinatura não fica logo depois desse texto, o que resulta em "coisas estranhas".
  3. Ainda bem que o Jota Morais chamou a atenção para o Internet Explorer, pois este browser dá problemas com imagens PNG que usem transparência. Não sei se o melhor é colocar novas imagens com o fundo laranja (por vezes resulta em diferenças de cor em alguns browsers), ou então mudar a tabela para um fundo branco. Se mais alguém tiver outra solução... Mosca 03:39, 21 Julho 2006 (UTC)
Eu não tenho mais nenhuma ideia, mas pode-se experimentar com o fundo laranja para ver se resulta. E já agora dêm uma olhada também nas propostas para página principal porque lá acontece a mesma coisa (já disse isso várias vezes, mas ninguém me liga...). Lusitana 06:27, 21 Julho 2006 (UTC)

Parece que encontrei a solução do problema. Segundo meta:Fixing transparent PNGs o Internet Explorer não utiliza transparência no caso de imagens PNG a 24bits (16 milhões de cores), mas o mesmo não acontece com PNG a 8bits (até 256 cores). Vou fazer o teste, e depois digo alguma coisa. Lusitana, em casos semelhantes é melhor mencionar que as imagens aparecem com fundo branco no browser X, e se possível a versão deste e o sistema operativo. É que se não fosse esta discussão não tinha percebido a mensagem deixada na proposta da página principal, pois utilizando o firefox, os fundos aparecem como deve ser, e pouca gente deve ter reparado que podia ser em outro browser. Mosca 00:13, 22 Julho 2006 (UTC)

Segundo as mudanças que propuseram, podem ver o resultado em Usuário:Mosca/Propostas/bv3/1 e Usuário:Mosca/Propostas/bv3/2. Esta última integra o parágrafo de assinar na própria tabela. Quanto ao smile, é melhor decidirem-se. Uns são a favor, outros contra, oxalá não seja preciso uma votação. Retirei o link para as FAQ, pois seria em número impar, caso contrário teria de colocar outro link e começavam a ser demasiados. Só ainda não resolvi a questão das imagens com fundo branco (no Internet Explorer) pois podem não concordar com algum ícone. Se todos estiverem de acordo, posso então resolver isso, pois é necessário editar os ícones e carregá-los no commons. Mosca 04:45, 22 Julho 2006 (UTC)


Por mim qualquer uma das 2 opções está boa. Só retirava a palavra dialecto e substituia por "diferenças ortográficas" que me parece mais correcto. Lusitana 09:45, 22 Julho 2006 (UTC)

Não sei o que colocar. Dialectos não é muito correcto, diferenças ortográficas também não, pois podem haver diferenças de sintaxe, gramaticais, etc. "Versões do português" soa mal. Coloquei dialectos porque achei que todos poderiam entender sobre o que se tratava, para além de, por coincidência, usar as duas palavras "dialectos (dialetos)" de forma a perceberem melhor. Fico na dúvida, mas na falta de melhor pode-se colocar "diferenças ortográficas". Mosca 04:07, 25 Julho 2006 (UTC)

Pessoal, em {{bv ip}}, não gosto de "regist(r)ado" ou "a(c)tividade" etc. é muito esteticamente ruim. Sugiro trocarmos por um sinônimo, tal como: "logado no sistema" ou "cadastrado no sistema" - e no caso de "actividade", por exemplo, no Brasil pelo menos "actividade" é perfeitamente aceitável. abraço! Lipe F M L 05:17, 20 Julho 2006 (UTC)

Favor alterar para isto de modo que ofereça a opção da nova tutoria.-GAD discussão ð contribuições 23:55, 11 Novembro 2006 (UTC)

Boas vindas (sobre utilidade)[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Esplanada geral Lusitana 09:28, 26 Abril 2007 (UTC)

Transcrito por Clara C. de: Wikipedia:Pedidos de administração#SOAD_KoRn

Mudando de assunto (não resisti) Citação: Thomas escreveu: «Muito melhor do que ficar dando milhares de boas vindas (...) além de ser algo quase sem sentido sendo que o sistema já dá o aviso quando o usuário se registra)» O que?! Eu já não gostava dessa história de dar boas vindas para todo mundo que se cadastra (90% nunca editaram mais de 5 vezes... talvez sejam 99%, mas aí não acreditariam em mim apesar das estatísticas)... se o sistema já o faz, realmente não vejo sentido em alguém fazê-lo manualmente. Não seria o caso de esclarecer isso na esplanada? Muita gente por aqui dá umas 50 ou 100 boas vindas diariamente. Montemor Courrège Faroe msg 00:48, 31 Março 2007 (UTC).

Pois eheh.. obrigado pela indicação Thomas. E quanto às mensagens de boas-vindas, é realmente uma situação que tem de ser revista. SOAD_KoRn (msgcontrib) 13:24, 31 Março 2007 (UTC)
  • Nunca concordei com boas-vindas "automáticas". Eu só recebo novatos que fazem uma boa edição ou envio o alerta de vandalismo junto ao {{bv}}, dependendo do caso. É realmente um ponto a se rever visto que maltrata os servidores — sem dizer que as mudanças recentes ficam congestionadas. Mas é claro que não tenho nada contra quem o faz. Use bem o estatuto. — Salles Neto Roraima msg 21:55, 31 Março 2007 (UTC)

Transcrito por Clara C. de: Usuário Discussão:Montemor Courrège Faroe/Arquivo1

Olá, sobre o que falei na nomeação do SOAD KoRn em relação ao sistema dar as boas vindas, é o seguinte; lembro-me da época em que era bem ativo por aqui que isso passou umas 3 vezes pela esplanada, ficou, entre os que opinaram, que não fazia muito sentido dar as boas vindas, mas ia do bom senso de cada um, e também não me recordo direito. Quando alguém se registra o sistema a primeira coisa que faz é mostrar a mensagem de boas vindas, mas ele não salva, apenas mostra, caso o usuário vá para outra página ele não sabe onde achar a mensagem possivelmente. A questão é, quando você avisa um usuário ou vai falar com ele, enfim alguma relação é bom dar as boas vindas, e por isso que se decidiu não deixar esta operação para os bots, o que eu disse ser contra é usuários pegarem a lista dos recém registrados e ficarem dando boas vindas em sequência (no meu tempo tinha bastante desse tipo, hoje em dia já nem sei). Apenas para exlicar direitinho Tschulz 16:13, 31 Março 2007 (UTC)

Transcrito por Clara C. de: Usuário Discussão:Thrasher

Eu realmente não gosto da mania de algumas pessoas de dar boas vindas para todo mundo registrado. Já temos em torno de 200.000 páginas com a mensagem, mas de usuários que nunca editaram por aqui. Infelizmente, não ando com pique para entrar nessa discussão na esplanada. Quem sabe um dia. Abraço. Montemor Courrège Faroe msg 23:20, 1 Abril 2007 (UTC).

Transcrito por Clara C. de: Usuário Discussão:João Carvalho/Fevereiro2007

Acabo de criar meu usuário e recebi a seguinte mensagem automática, com todos os links:


Login bem sucedido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Bem-vindo(a), Mémoire!

Sua conta foi criada. Não esqueça de personalizar suas preferências e escolher a sua versão do português.

A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Tutorial da Wikipédia — ou como aprender a ser um bom editor num instantinho!

  • Livro de Estilo
  • Guia Prático
  • Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:

Normas de conduta

  • O que a Wikipédia não é
  • Direitos de autor e Política de imagens
  • Coisas a não fazer
  • Princípio da imparcialidade
  • Versões da língua portuguesa
  • Erros comuns na Wikipédia
  • Glossário de termos relacionados à Wikipédia

— If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Wikipedia:Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties. Boa estadia e bom trabalho.

Retornar para Página principal.


Creio que perdes tempo em repetir quase a mesma mensagem para quem ainda não fez nenhuma edição e, ainda, atrapalhas aqueles que - ao monitorar as edições - perdem a oportunidade de fazer um comentário mais específico junto às boas vindas. Sds, Mémoire 07:43, 27 Fevereiro 2007 (UTC)


Comentários (boas vindas)[editar código-fonte]

  • Será que já não era tempo de traçarmos uma recomendação a respeito deste assunto? Eu, particularmente:
  1. Só dou boas vindas "automaticamente" a usuários registrados - ou seja, sem verificar as edições -, caso suas primeiras incursões sejam na Wikipedia:Página de testes.
  2. Jamais dou boas vindas a um registrado que não efetuou nenhuma edição.
  3. Dou boas vindas a um registrado que já editou, geralmente com algum comentário adicional sobre as suas contribuições e, nestes casos, as boas vindas "automáticas" dadas por outros, atrapalham, já que o link para a Discussão torna-se azul (o que faz pensar que alguém já dialogou com o recém chegado).
  4. Quando estou disposta a vigiar as MR, a catar vandalismos ou potenciais bons utilizadores, concentro-me nos IPs. Boas vindas neste caso e avisos, em geral, resultam em: interrupção das edições de "teste" ou conquista do usuário para o registro, respectivamente.

Isso tudo sem levar em conta o tempo enorme que algumas pessoas gastam nestas "boas vindas automáticas", que poderia ser muito melhor aproveitado! Inclusive em boas vindas...

-- Clara C. 06:24, 4 Abril 2007 (UTC)

Desde quando acontece isso de haver mensagens automáticas de boas vindas? Eu não recebi nenhuma (snif snif). PatríciaR mensagem 08:29, 4 Abril 2007 (UTC)
Não apanhaste com o meu bot. Sorte! :) Lijealso 08:40, 4 Abril 2007 (UTC)
"Automática", Patrícia, neste contexto, não tem nada de automático. Refere-se a pessoas que gastam um tempo imenso a copiar e colar a Predefinição:Bem vindo nas páginas de quem nunca editou a Wikipédia, apenas registrou-se. -- Clara C. 09:13, 4 Abril 2007 (UTC)

Apenas? It's one small step for men ... :) Lijealso 09:20, 4 Abril 2007 (UTC)

Eu pessoalmente considero uma perda tempo e esforço dar as boas-vindas a usuários registados sem nenhuma contribuição. Mesmo recebendo as boas-vindas automáticas ou não, podem sempre ler os links de ajuda. Só dou boas-vindas a quem editou, depois de rever as edições (pode levar ainda algum aviso ou recomendação). Quem fez óptimas edições logo à primeira até leva um smilie adicional Haha. Lusitana 08:46, 4 Abril 2007 (UTC)

Já agora, reparei que a mensagem de sistema é similar à antiga mensagem de boas-vindas. ver. Não seria de mudar para a versão mais bonitinha que temos agora? Lijealso 08:54, 4 Abril 2007 (UTC)

Idem idem, embora tenha conhecimento que existem utilizadores que acham importante esse trabalho ser feito também, não limitando a sua participação a essa acção. PARG 08:57, 4 Abril 2007 (UTC)

Lije, sem dúvida! Lusitana 08:58, 4 Abril 2007 (UTC)

Eu confesso que acho importante dar sempre as boas-vindas, mas a nível da minha actuação, tenho cada ver mais adoptado a tática predatória/oportunista (fizeste uma contribuição boa, é? Toma lá as boas-vindas!!). Lijealso 09:02, 4 Abril 2007 (UTC)

Eu deixei de dar as boas vindas porque com a sorte que tenho ainda algum dos recém-registados me manda pilotar fogões... Pessoalmente acho úteis os links na caixa nos primeiros tempos (e às vezes nem só!). Obrigada pelas boas vindas, Daniel. PatríciaR mensagem 09:11, 4 Abril 2007 (UTC)

E eu ao User:Leslie. Onde é que ele anda? Lijealso 09:20, 4 Abril 2007 (UTC)

Penso ser extremamente importante dar as boas-vindas, pelo menos aos usuários registrados, pois eles terão assim na página de discussão os links mais importantes para começarem a entender como a Wikipédia funciona. A mensagem de boas-vindas automática aparece somente quando o editor se registra, não permanecendo registrada em lugar nenhum. Partindo do princípio que aquele que se registra quer participar do projeto, nada mais normal do que indicar-lhe por onde começar a dar os primeiros passos por aqui. Pessoalmente, apreciei bastante a mensagem de boas-vindas que recebi quando me inscrevi aqui. Mschlindwein msg 10:23, 4 Abril 2007 (UTC)
Idem. E realmente o usuário leva com a mensagem assim que se regista e depois basta carregar num link da mensagem ou ir para outro lado para depois ela desaparecer. Lijealso 10:25, 4 Abril 2007 (UTC)
Decidi retribuir e aproveitei para re-bem-vindar o Leslie. Lijealso 10:30, 4 Abril 2007 (UTC)
É para isso que existe {{bem vindo}}, além de ter essa recomendação. É preferível perder um tempo dando boas-vindas do que depois ter de marcar ER ou por artigos em votação para eliminação. Metade dos artigos marcados para eliminação são evidente desconhecimento das regras e políticas da wiki. Sr. Tumnus deixar mensagem 11:04, 4 Abril 2007 (UTC)
Sou um dos que dou "boas-vindas automático", se isso fosse possível. O Marcelo falou e disse: serve de bússola para o novato dentro da Wikipédia. Creio que, com as boas-vindas, diminui-se em muito o que consideramos vandalismos, quando na verdade são meros erros por desconhecimento de como funciona por aqui. Além do que, dar boas-vindas é um ato gentil e de educação... Alex Pereiradisc - falaê 12:56, 4 Abril 2007 (UTC)
Também costumo dar boas-vindas (mas nem por isso deixo de editar artigos, etc.) e não costumo perder muito tempo com isso. Quando inscrevi-me aqui, gostei bastante de receber as boas-vindas e por isso mesmo procuro enviar a outras pessoas quando posso. Se votarem a respeito do banimento delas em um nível ou outro, entendo e, como sempre, acato a decisão, mas que acho dar boas-vindas importante e válido, acho. Laobc 15:10, 4 Abril 2007 (UTC)

Apesar de num dos links abaixo indicados estar lá a minha opinião sobre o assunto, não quero deixar de dizer que acho que se deve dar as Boas Vindas (com a assinatura pessoal) a todos os usuários que se registam, de forma a terem uma ligação a um usuário e porque além disso, ficam com os links principais sobre o que devem e não devem fazer na wiki.--João Carvalho deixar mensagem 20:41, 4 Abril 2007 (UTC)

Não sou contra as boas vindas (penso que ninguém é), sou contra que elas sejam dadas a todo mundo, quando seria melhor se fossem dadas quando um usuário faz uma ou duas edições, demonstrando interesse (se cadastrar é fácil, muitos fazem por curiosidade mais do que por interesse... talvez achando que isso aqui é um tipo de orkut). Aqui temos 207.466 usuários (a nossa wiki é das mais populosas), mas apenas 6487 fizeram mais de 10 edições desde que entraram. O número de usuários que demonstram algum interesse é baixo (3,13% se baseando toscamente nos valores encontrados). Daqui a pouco teremos mais mensagens de boas vindas do que artigos. É uma ocupação de espaço e esforços meio desnecessária, já que muito menos gente usufrui das boas vindas do que deveria. Até os socks de usuários vândalos são todos bem-vindos pela comunidade... não vejo sentido nisso, olhem o Wrath que foi uma das pessoas mais detestáveis que já vi por aqui, mas recebeu algumas boas vindas (o resto foi mensagem de bloqueio). Lembrando que no início, um usuário pode consultar facilmente a página de ajuda, como eu fiz. Além disso, um usuário que recebe boas vindas tem a mesma tendência a cometer erros do que qualquer outro... isso aconteceu comigo quando entrei na wiki, mas me explicaram depois o meu erro, não é porque há a mensagem que as pessoas vão consultar tudo de uma vez. Quando se entra, o maior interesse mesmo é sair editando (depois que passa a empolgação inicial, começa-se a ver minunciosamente as políticas). Os erros são inevitáveis, com ou sem boas vindas... lembrando que acho muito melhor a página de ajuda, que quando eu consultava, ainda era bem mais bagunçada... hmm, e comparando com outras wikis, a es:wp e a fr:wp nunca me deram boas vindas (a en e a it deram), e olha que estou lá desde o ano passado. obs: apenas coloquei minha opinião e entendi os outros pontos de vista, mas não concordo Montemor Courrège Faroe msg 00:13, 5 Abril 2007 (UTC)
Talvez não demonstrem interesse porque se sintam perdidos, sem saber por onde começar nem como as coisas funcionam. As boas-vindas, além de ser algo gentil e demonstrar nossa atenção, servem para apresentar sucintamente a Wikipédia aos novatos. Mschlindwein msg 00:38, 5 Abril 2007 (UTC)

De facto creio que as boas vindas são úteis e, se alguns utilizadores se "lançam" logo na edição, talvez outros se sintam estimulados ao ver um resumo de ligações para áreas importantes. Agora por favor: não comecem logo a colocar avisos de "falta de fontes" (como se muitos dos utilizadores "experientes" não se fartassem de escrever artigos sem fontes!) ou "falta wikificar" como me fizeram ao fim de TRÊS minutos da minha primeira edição! [avisos]. Claro que deve ter ficado o artigo com mais referências por linha de toda a wiki(eheh) mas este exemplo é também para referir que tais acções só não me fizeram desistir de imediato pela presença amável e disponível do JSSX que me havia dado as boas vindas. António 16:31, 5 Abril 2007 (UTC)

Concordo com o Marcelobr. Lusitana 08:03, 7 Abril 2007 (UTC)

O assunto já foi discutido aqui:[editar código-fonte]

Conclusão: As opiniões são divergentes.--João Carvalho deixar mensagem 13:32, 4 Abril 2007 (UTC)

Quanto a pessoas que deixam boas vindas em massa, não sei (vontade de ajudar?, falta do que fazer?, campanha de popularidade?) Quanto a mim, sei que as ligações da predefinição me ajudaram muito e que, embora tenha evitado incomodar, foi bom saber que havia alguém (o Epinheiro) a quem poderia pedir ajuda. Ozalid 22:22, 4 Abril 2007 (UTC)

As boas vindas com assinatura pessoal são muito úteis - reparei que alguns dos meus tutorados tiveram boas vindas dadas por mim (isso dado que são cerca de 1000 novos cadastrados por dia, e eu não dou nem 1% das boas vindas - acho que isso significa alguma coisa). A assinatura pessoal põe o novato em contacto com a comunidade, com um ser humano e as suas páginas. Mas concordo perfeitamente que esse é um trabalho enorme ... não sei o que sugerir sobre o assunto! Lucia Carvalho Olá! 21:18, 8 Abril 2007 (UTC)
Reparei que os usuários novos sem boas-vindas são neste momento imensos. Este assunto devia ser discutido nos conformes! Se vai do senso de cada um, talvez se devesse retirar isso das Tarefas Usuais, não? Lá diz: "É de bom tom dar as boas-vindas a todo e qualquer novo utilizador". Não faz sentido estar ali se não é uma tarefa que deve ser efectuada! Que acham? Lácia Msg !!! 22:12, 13 Abril 2007 (UTC)
hehe :))) Voltamos então a [4]? -- Clara C. 04:51, 14 Abril 2007 (UTC)
E... imediatamente após a mensagem acima ter sido percebida... o Porantim inundou as MR com boas vindas dedicadas aos 100.000 remanescentes inscritos que nunca editaram nada. Isto está ficando divertido. É uma "guerra" de boas vindas, no bom sentido, claro... Pergunta: atrapalha alguém? Pergunta: ajuda alguém? -- Clara C. 05:35, 14 Abril 2007 (UTC)
ET: "Utilizador", conforme é referido pela minha xará, não é sinônimo de meramente inscrito, pois não? -- Clara C. 05:39, 14 Abril 2007 (UTC)

O Porantim fez o que achou que devia ser feito ... está deveras a ajudar numa das tarefas usuais, não é bom isso? Se não é, então devia-se mudar as tarefas usuais. Só estou a falar porque acho que deveria ser tomada alguma resolução; se não se fizer nada ... então tudo fica igual e ninguém mais tem "moral" de se queixar com os "problemas" causados pelas boas vindas. É só a minha humilde opinião. De mais a mais, as boas vindas não me incomodam nada ... gosto muito de dar boas vindas! Alegre Lácia Msg !!! 13:18, 14 Abril 2007 (UTC)

E Lúcia: utilizador, por definição, é o que utiliza ... não é? Logo, utilizador, pode não ser colaborador, nem editor, pode nem ser inscrito, nem muitas outras coisas mais. Lácia Msg !!! 13:18, 14 Abril 2007 (UTC)
E como sabemos quem utiliza? Bem, pelos novos cadastrados e pelos anónimos que editam. Acho que é a única maneira de interpretar a questão. Lácia Msg !!! 15:18, 14 Abril 2007 (UTC)

Eu continuo na minha: boas-vindas só após a 1ª edição > os novatos não deixam de receber boas-vindas por causa disso (com novato entende-se quem já tenha iniciado alguma contribuição, logo...). O resto é perda de tempo. Daqueles que recebem boas-vindas quais são os que efectivamente começam a contribuir? E essa ínfima percentagem não acaba por levar as boas-vindas na mesma, após a 1ª contribuição e já com alguma chamada de atenção útil? Então para quê perder tempo em passar todos os registados a limpo, a azular links que deviam permanecer vermelhos até à 1ª edição do usuário, e a inundar as mudanças recentes com edições sem interesse? A sério, não consigo mesmo ver onde está a lógica da coisa. Lusitana 09:04, 26 Abril 2007 (UTC)

texto anterior O texto seguinte foi movido de: Esplanada geral Lusitana 09:28, 26 Abril 2007 (UTC)

Pessoalmente só dou as boas-vindas em duas situações: 1) subst:bv o usuário efectuou uma boa edição (não trivial) num dos artigos que monitorizo ou 2) subst:bv-av (ou subst:ortografia, ou subst:propaganda, ou...) quando a sua 1ª edição deve ser revertida. Não acho que faça sentido dar boas-vindas em mais caso nenhum. O que acho que é fundamental, e muitas vezes esquecido, é dar subst:bv-av logo que a 1ª edição a vandalizar é detectada. Muitas vezes continuam vandalizando porque julgam que os actos não serão detectados. --Lgrave ? 10:28, 30 Abril 2007 (UTC)

A minha opinião continua a ser a de que se deve dar as boas vindas a todos os usuários registados e de preferência logo que se registem, de forma a terem acesso rápido às normas fundamentais de funcionamento da wiki, mesmo antes de fazerem alguma edição. Se por acaso tiverem paciência para isso, vejam na minha página de discussão,quantos novos usuários que receberam as minhas boas vindas, me vieram pedir ajuda. Penso que as boas vindas criam um elo com alguém que nos pode ajudar no início. Isso facilita o diálogo, ao contrário, de receber como primeiro aviso "atenção que o que fez pode ser considerado vandalismo". Se todos tirarem 2 minutos por dia para dar as boas vindas aos novos, isso não custa nada e pode evitar muitos vandalismos e discussões. Como já disse, se resolverem que não se deve dar as Boas vindas, eu deixo-o de fazer. Dar as boas vindas, não é algo que me dê prazer, é só uma coisa que acho diminui problemas futuros. --João Carvalho deixar mensagem 13:23, 30 Abril 2007 (UTC)
João, Se não for muito trabalho, poderias averiguar quantos destes editaram tão somente a tua página de discussão e mais nada? -- Clara C. 13:36, 30 Abril 2007 (UTC)

Alguém poderia acrescentar o link: Wikipedia:Página de usuário nas ajudas da pred. Bem vindo? --Reynaldo Avaré Msg 03:24, 18 Maio 2007 (UTC)

Onde diz, "'''Olá {{PAGENAME}},''' bem-vindo(a) à Wikipédia, ", deveria-se colocar "'''Olá, {{BASEPAGENAME}},''' bem-vindo(a) à Wikipédia, ". Porque eu arquivei essa mensagem em Usuário Discussão:Matheus Wahl/Arquivo 1 e ele ficou como "Olá Matheus Wahl/Arquivo 1, bem vindo à Wikipédia!". Além do mais, deveria ser "Olá, Fulano, bem-vindo...", com mais uma vírgula, não é? Porque é um aposto. MATHEUS WAHL 15:57 UTC Qua 31 10 2007

Feito Sladed 20h32min de 7 de Novembro de 2007 (UTC)

Super cool A sugestão parece ótima, sugiro uma predefinição que receba calorosamente um usuário à sua Página de Usuário com o nome predefinido, número de artigos predefinidos e o número de edições predefinidas com base na minha mensagem de boas-vindas na minha página de usuário. Concordam? Bomba D 17h22min de 7 de Novembro de 2007 (UTC).

Discordo Sladed 20h32min de 7 de Novembro de 2007 (UTC)

Talvez você pensou que é do tamanho daquela predefinição de Boas-vindas à usuários novatos e IP's, minha idéia é para ser uma predefinição em forma de TARJA padronizada para dar as Boas-vindas àqueles usuários (novatos ou não) que visitam sua página de usuário! Bomba D 16h26min de 9 de Novembro de 2007 (UTC).

Venho propor que onde se lê bem vindo(a) à wikipédia se passe a ler bem vindo(a) à wikipédia. Que tal? Nuno @rala aã? 19h27min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Café dos Novatos[editar código-fonte]

Proponho que se dê um maior destaque ao Café dos Novatos, pois no modelo atual ele fica perdido no meio de links para Regras, Convenções, Manual e Ajuda, sendo que o mais importante é a pessoa saber onde perguntar, para poder ter resposta.

Muitos usuários fazem perguntas em páginas variadas que nunca terão respotas. Isso pode afastar novatos.

=> Rjclaudio msg 14h07min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Por favor, alterem as categorias para apenas Categoria:!Mensagens de boas-vindas. Obrigado, Categorizador 13h34min de 9 de Abril de 2008 (UTC)

Página de usuário[editar código-fonte]

Quero sugerir que se inclua na mensagem de boas-vindas um link para Wikipedia:página de usuário. Há muitos usuários novatos que a usam para divulgar serviços ou produtos, contrariando a política vigente. O link que eu sugeri poderia inibir essa prática.

Sugestão de texto:
Página de usuário — Como fazer a sua, o que pode e o que não pode ser feito.

Boas.

Yanguas Seja sucinto. 10h52min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Nova mensagem de boas-vindas ![editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:Kim richard/Test Kim ®i©hard correio 10h38min de 10 de janeiro de 2010 (UTC)
Isto é uma página de propostas de mensagem de bem-vindo para substituir a actual. Quanto menos ligações internas possíveis, melhor será para um recém-chegado. Esta a ser trabalhada a segunda mensagem.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel

Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !


Wikipédia é um proje(c)to internacional de reda(c)ção cole(c)tiva de uma enciclopédia, desenvolvido em mais de 250 línguas diferentes.

Se deseja se investir neste proje(c)to apaixonante, é bem-vindo. Todos os colaboradores da Wikipédia o convidam a corrigir e a desenvolver os artigos existentes e a participar dos proje(c)tos temáticos.
Não tenha receio algum de estragar a enciclopédia: todas as modificações são seguidas pelos usuários mais experientes, que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções nem com as mensagens destinadas a lhe ajudar a compreender o proje(c)to e suas regras. Siga os conselhos que lhe forem dados, e não hesite em simplesmente pedir por mais explicações.

Quando estiver a contribuir, tenha em mente que Wikipédia é uma enciclopédia universal, e assim é necessário respeitar rigorosamente um ponto de vista neutro e verificável. No mais, o conteúdo deve estar conforme à nossa licença de utilização livre (GNU Free Documentation License, ou GFDL).

Os usuários devem procurar trabalhar em harmonia, e privilegiar as discussões mais civilizadas, de maneira a administrar os pontos de vista discordantes; tome algum tempo para se habituar. Não tente fazer demais no começo: Wikipédia é um labirinto fácil de se perder! Um eficaz « serviço de tutoria a(c)tivo » pode o colocar em conta(c)to com experientes editores, para guiá-lo nos primeiros passos. Da mesma maneira, considere se apresentar na sua página de usuário, o que permitirá a cada um de conhecer melhor seus centros de interesse.
Ainda que se trate de um trabalho de reda(c)ção complexo resultante da a(c)ção de várias dezenas de milhares de contribuintes lusófonos do mundo inteiro, sua filosofia pode ser resumida em algumas poucas palavras: « Não hesite em melhorá-la! »

No decorrer de uma discussão, não esqueça de assinar suas mensagens, com a ajuda dos quatro tis (~~~~) ou do botão presente ao alto da janela de edição. No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando modificá-los; o histórico permite reencontrar todas as suas contribuições.

Wikipedia:Tutorial Tutorial Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo Wikipedia:Página de testes Página de testes Wikipedia:FAQ FAQ Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer! Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos Wikipedia:Ajuda Guia de ajuda
Esta é a sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele.
Boas contribuições!


Comentários[editar código-fonte]

Coloque aqui seu comentário, critica etc. Obrigado Kim richard correio 10h48min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

  • 1° intervenção: de RafaAzevedo diff

Comentário meu:

  1. pessoalmente, eu prefiro : Wikipédia é um proje(c)to internacional de reda(c)ção cole(c)tiva de enciclopédia no primeiro parágrafo;
  2. você é um pronome que eu tento evitar devido as diferenças regionais;
  3. a frase: de editores mais experientes, ficou repetitivo;
  4. Gostei do:tenha em mente no lugar de guardar no espírito, mas depois todos aquelas ligações é complicar a vida de um novato: originalmente não há nenhum link salvo aquele apontando para a página do usuário e que estaria em vermelho (pois não foi ainda criada);
  5. Depois, regular as oposições como eu tinha escrito não estava muito bom, mas a nova versão também não me convenceu;
  6. « Não hesite em melhorá-la! » no lugar de « Não hesite (em) melhorar » ficou óptimo!
  7. no fim de suas e o histórico permite registrar e.. deu um estilo pesado ao último parágrado. Kim richard correio 12h07min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
Retirei e corrigi então o que não lhe agradou. Mas ainda não sei o que fazer com o trecho das "oposições", ficou confuso mesmo. RafaAzevedo msg 12h17min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
Obrigado por perder teu tempo comigo! A parte:
Os usuários procurar[am] trabalhar em harmonia, e privilegiar as discussões mais civilizadas, de maneira a administrar os pontos de vista discordantes; tome algum tempo para se habituar. Não tente fazer demais no começo: Wikipédia é um labirinto fácil de se perder!
esta realmente confusa. Vejamos o que outros editores pensam e podem sugerir. Kim richard correio 12h47min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)


  • 2ª intervenção: Rui Silva

Oi Kim, bom trabalho! O layout está bonito e o texto é agradável e simples. No entanto, eu gostaria de ver uma mensagem que coubesse num visor que não seja dos maiores (como o meu…) Penso que, se colocar a “babel” dentro da caixa de boas-vindas e diminuir os espaços, vai melhorar. Concordo que deve ter poucos links externos, mas penso que é possível colocar os links que estão no fim (tutorial, políticas, etc.) dentro do texto – ficava mais animado! E evitava algumas repetições que neste momento existem. Outra coisa, com a adoção do Acordo Ortográfico, não vamos mais necessitar desses (c) que “poluem” o texto; melhor tentar encontrar alguns sinônimos e, por exemplo, a palavra “atualmente” no início não é necessária. Continuação de bom trabalho!

P.S. Concordo com as correções do Rafa. A "administração das diferenças", embora seja uma frase pomposa entende-se e ficou sucinta. Abraços. --Rui Silva (discussão) 12h45min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Já que estamos progredindo em direção ao AO, o seu emprego não deveria ser referido? Carlos Luis Cruz (discussão) 12h50min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
Referido(?!) e utilizado na mensagem! Também não gosto dos "(c)" mas não sei como fazer para respeitar a grafia européia. Seria bom incluir também um curto texto que alertasse para as diferenças ortográficas entre pt e br.
Encurtar os espaços; babel no interior da caixa; e, reorganizar os tradicionais ícones. Eu posso coloca-los numa só linha! E, alguns repetitivos, no texto. Kim richard correio 13h01min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
A utilização do AO realmente deixaria a mensagem mais simples, sem esses "(c)" que ressaltam as diferenças das versões da língua portuguesa. Sobre o layout... também acho que ele ficou muito bonito. Bom trabalho, Kim. Bisbis msg 13h57min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
diff Kim richard correio 14h31min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Proposta de reformulação[editar código-fonte]

Kim, pegando na sua proposta, fiz a reformulação abaixo. Resumi e escolhi palavras que não têm escrita diferente entre pt-PT e pt-BR. As únicas que mantive foram linguísticas (lingüísticas em pt-BR, mas linguísticas em AO) e registrar (registar em pt-PT):


For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !


A Wikipédia é uma enciclopédia internacional em mais de 250 versões linguísticas,
fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Não tenha receio de estragar a enciclopédia: todas as modificações que fizer são seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em pedir explicações.

Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GNU Free Documentation License, ou GFDL). Não tente fazer demais no começo: a Wikipédia é um labirinto fácil de se perder! Um serviço de tutoria eficaz poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Todos os usuários devem procurar trabalhar em harmonia, respeitando a diferença e procurando sanar eventuais discórdias através do diálogo construtivo. No decorrer de uma discussão, não se esqueça de assinar no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tis (~~~~) ou do botão presente no cimo da janela de edição. No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. A responsabilidade de cada edição ficará registrada no histórico do artigo.

Wikipedia:Tutorial Tutorial Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer! Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia Wikipedia:Página de testes Página de testes Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos Wikipedia:FAQ FAQ Wikipedia:Ajuda Guia de ajuda Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria

O que acham? Manuel de Sousa (discussão) 14h28min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Enxugaste bem! Alegre talvez até demais, mas eu gostei! reorganizando os ícones, ela estará bem compacta! Kim richard correio 14h34min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
Também gostei. Bisbis msg 14h40min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
Objectivo, sucinto.. magnífico! Falta apenas uma frase sobre o AO (e/ou diferenças entre o português.) Kim richard correio 14h48min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Tá "milhorar"!!! Mas acho que falta um pouco de cor... E os espaços entre parágrafos continuam demasiado grandes. E penso que, apesar de não se dever abusar dos links, devia ter a "enciclopédia" com link e em negrito - para não pensarem que aqui é um blog qualquer! Não se pode colocar a "babel" lá na caixa de "Boas vindas"? Gostei da "sucintação", mas fiquei com pena daquela frase do Kim "Não hesite em melhorá-la! Boa continuação (peço desculpa, mas eu sou um bocado burro com esses códigos, de modo que só dou as dicas...) Abraços. Quem me dera que todas as discussões da Wikipédia fossem assim...:-(( --Rui Silva (discussão) 15h07min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Concordo com todos, tá cada vez ficando melhor. Só senti falta da frase do Kim, citada pelo Rui, e estranhei um pouco o trecho "250 versões linguísticas". Mas o caminho é esse mesmo! RafaAzevedo msg 15h23min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
diff Não sei se melhorou ou piorou : o babel no interior do quadro deslocou o Bem-vindo para baixo..os espaços são criados automaticamente na tabela,.. Kim richard correio 18h57min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Palpite de novato não convidado para essa discussão: Está fantástico, explica tudo direitinho, está limpo, organizado e não amedronta quem acabou de chegar. Parabéns, excelente trabalho.--Dalton (discussão) 23h06min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Ficou legal,de fácil linguagem e chamativo.Parabéns! Tosão (discussão) 23h15min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Sim, gostei, dá uma geral de como é a Wikipédia, só tenho algumas sugestões:

Como já dito, sei lá, devia ficar "mais colorido", hehehe. E a frase "Não tenha receio de estragar a enciclopédia", isso é um prato cheio para vândalos. Que tal dizer alguma coisa como "não tenha medo de editar", ou "sinta-se livre para editar", ou então pode-se manter a frase e fale sobre o vandalismo. Sei que pouco ajudei Tristeza. Mais uma vez dou os parabêns porque está muito melhor agora Alegre. Gustavo Siqueira Diga 23h40min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

  • duas cositas:
  1. Tá muito graaaande! Novatos esperam algo menos extenso...
  2. Não íamos a implantar a reforma ortográfica? Por quê tantos (c) mudos?

No resto, tudo vale a pena se as boas-vindas forem pequenas... he, he... Conhecer ¿Digaê 01h19min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

Oi andré! tenho a impressão que estás a falar da primeira mensagem. O Manuel de Souza a bem remodelou para adequá-la ao AO. Não consigo reduzir mais os espaços entre parágrafos, talvez o Stabile ou o Spoladore tenham alguma solução prática sem destruir o quadro. (difícil) E o texto pode continuar a ser podado como ele fez .. mas a um momento não sobrará mensagem alguma. A mensagem que esta valendo é a reformulação feita pelo Manuel.
Agora, cores.. que tal um fundo azul-bebe bem pastelzinho ? Ou talvez mudar do azul para o laranja em vigor? Também experimentei colocar o babel em branco mas o contraste não é muito legível que retornei ao preto.
Quanto ao "Não tenha receio de estragar a enciclopédia", Vini, leia esta citação:
Citação: Maurício I escreveu: «Kim, eu gostei bastante da proposta de BV, especialmente essa parte de "não tenha medo de estragar a wiki". Eu tinha esse medo quando iniciei (e duvidava da evolução do conteúdo porque não sabia que era tão fácil recuperar versões anteriores).»[5]
Depois, links: eu não entendi porque o GFDL e GNU Free D. L. estarem ambos ligados, algo assim tão técnico para um novo! Wikipédia em negrito eu tinha colocado antes mas o Manuel retirou todos os negritos, também cortou o universal, o que daria << tenha em mente que Wikipédia é uma enciclopédia, >> ou, que Wikipédia é uma enciclopédia,
Poderia se azular serviço de tutoria e retirar a imagem inferior, mas isso não mudará em nada o tamanho do quadro; apenas deixará um "buraco" embaixo.
Não sei o que o Manuel acha de recolocarmos alguns negritos, ou se o foi propositalmente substituído pelo itálico, que é menos agressivo. Kim richard correio 09h38min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)
PS. desculpe com a qde de perguntas que eu respondo simultaneamente hehehe Kim richard correio
  • Desde que usados com parcimónia, pessoalmente nada tenho contra os negritos. Manuel de Sousa (discussão) 09h57min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Concordo com o André, a predefinição está muito grande. Nesse sentido, continuo preferindo a predefinição de boas-vindas atual, mais limpa. Outra coisa que vocês não podem esquecer: diferenciar as boas-vindas aos recém-registrados das boas-vindas aos IP's que fazem edições pertinentes e que queremos que se registrem. Nesta, também não se deve esquecer de colocar um link para Wikipedia:Guia de edição para anónimos. Por hora é só, Pedro Spoladore (discussão) 13h06min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)


Refiz com 2 negritos; menos 2 ligações; um serviço de tutoria eficaz pode, "poder" no futuro, bem que pessoalmente eu prefira um eficaz serviço de t.., apenas um detalhe ; e com um azul pastel bem fraco como cor de fundo.
Sobre o AO ou as diferentes versões do Português, uma frase com não mais de 140 letras poderia ser adicionada para completar a mensagem. Obrigado Manuel pela tua reformulação e adequação. Não sei mais como reencaixar o "Não hesite em melhorá-la!, mas ficou sintético e acessível.
As cores podem ser melhor escolhidas, não disponho de muito tempo para pesquisas nesse campo. Considerei termos ao menos algo.
Espero também ver uma mensage unicamente dirigida à IPs, com 4-8 linhas máximo. Kim richard correio 13h33min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

O que toma mais espaço na mensagem são: os espaços entre parágrafos (que não consigo diminuir, talvez você consiga Pedro ? - eles são automaticamente criados);

a barra citando o tradicional Bem-vindo;

e em fim, a frase A Wikipédia é uma enciclopédia .. que ocupa um espaço imenso;

depois, os caracteres sao menores na actual mensagem. Kim richard correio 13h40min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

Entendi. Vou ver o que posso fazer, tô meio envolvido com o Wikiatividade então só poderei ver isso depois do dia 26. Tem mais: embora eu geralmente consiga solucionar esse tipo de problema de diagramação, mais por intuição do que por conhecimento, o mais indicado para ver isso na verdade seria o Stabile, profundo conhecedor do ramo, hehe. Pedro Spoladore (discussão) 13h50min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)
Ok, sem pressa: o mundo esta parado durante o Wikiatividade. No problema! Agora, pobre o Stabile que já aguenta minhas saladas de robôs cada dia.. si bem que, pensando com meus botões, não seria má ideia fazer correr um para dar as boas-vindas (já são quase mil contas por dia, sem contar os IPs!) Kim richard correio 14h41min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Por favor Kim, mais bots, não!!!!!! A maioria desses "registrados" nem abre uma página de teste... Tou brincando, mas num tou não... Agora, a caixa ficou mais bonitinha, bem escritinha, mais baixinha - mas gorda que não cabe no meu visor! E porquê "fioleta"? Que tal bege... Abraços. Eu sei, não tou a ajudar muito, só a dar palpites, mas é para animar os que sabem!...:-)) --Rui Silva (discussão) 12h10min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)

hehehe, bege assim: Kim richard correio 14h36min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !


Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas, fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Não tenha receio de estragar a enciclopédia: todas as modificações que fizer são seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em pedir explicações.

Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GNU Free Documentation License, ou GFDL). Não tente fazer demais no começo: a Wikipédia é um labirinto fácil de se perder! Um serviço de tutoria eficaz poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Todos os usuários devem procurar trabalhar em harmonia, respeitando a diferença e procurando sanar eventuais discórdias através do diálogo construtivo. No decorrer de uma discussão, não se esqueça de assinar no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tis (~~~~) ou do botão presente no cimo da janela de edição. No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. A responsabilidade de cada edição ficará registrada no histórico do artigo.

Wikipedia:Tutorial Tutorial Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer! Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia Wikipedia:Página de testes Página de testes Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos Wikipedia:FAQ FAQ Wikipedia:Ajuda Guia de ajuda Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria

Ó mano, conseguiste!!! Tá LINDO!!!!!! Bom, eu mudei e agora tenho visor maior, mas acho que dá, em temros de tamanho. Acho que já pode ir pré esplanada!!! Abração. Ups, espera outros falarem... --Rui Silva (discussão) 15h39min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)

vitória! :) está 2 centímetros mais longo que a atual; culpa dos espaços entre os parágrafos que tomam 7 milímetros cada (3,5cm ao todo) Kim richard correio 17h13min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)

Tomei a liberdade de corrigir a palavra "tiles" para a grafia correcta: tis. Fora isso, a proposta parece-me muito bem. Gameiroestá lá? 14h36min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

A predefinição não compacta a mensagem e algumas imagens não ligam para as páginas de tutoria. Este texto precisa de melhorias. HyperBroad 16h43min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)


O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:Kim richard/Test Kim ®i©hard correio 10h38min de 10 de janeiro de 2010 (UTC)
O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Esplanada/propostas#Nova mensagem de boas-vindas ! Kim richard correio 18h50min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

Versão fundo lilás[editar código-fonte]

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !


Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas, fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em pedir explicações.

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e sanando eventuais discórdias através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). Um eficaz programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares. Ainda que se trate de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

No decorrer de uma discussão, não se esqueça de assinar no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. Pois cada modificação ficará registrada no histórico do artigo.

Wikipedia:Tutorial Tutorial Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer! Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia Wikipedia:Página de testes Página de testes Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos Wikipedia:FAQ FAQ Wikipedia:Ajuda Guia de ajuda Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria
Esta é a sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele.
Boas contribuições! Kim richard correio 15h18min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Versão fundo bege[editar código-fonte]

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !


Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas, fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em pedir explicações.

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e sanando eventuais discórdias através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). Um eficaz programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares. Ainda que se trate de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

No decorrer de uma discussão, não se esqueça de assinar no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. A responsabilidade de cada edição ficará registrada no histórico do artigo.

Wikipedia:Tutorial Tutorial Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer! Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia Wikipedia:Página de testes Página de testes Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos Wikipedia:FAQ FAQ Wikipedia:Ajuda Guia de ajuda Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria
Esta é a sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele.
Boas contribuições! Kim richard correio 15h18min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Desenvolvida a partir dessa página Usuário Discussão:Kim richard/Test, apresento uma proposta para substituir a atual mensagem de bem-vindo para usuários registrados. Antes que me peçam para reduzir os espaços entre os parágrafos, avanço que tentei mas não consegui! Espero mais tarde construir uma destinada à IPs. Agradeço especialmente a colaboração dos usuários Manuel de Sousa pela adequação do texto ao novo AO e Rui Silva por seus inúmeros conselhos. Espero que gostem! Kim richard correio 15h10min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Votação[editar código-fonte]

Aviso: Não modifique mais esta parte mas utilize Wikipedia:Esplanada/propostas#Tomada de decisão

A favor (versão fundo lilás)

  1. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 19h31min de 26 de Outubro de 2008 (UTC) - Excelente idéia e trabalho, Kim
  2. Tarsila 17h40min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
  3. --Econt (discussão) 23h49min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
  4. Eric Duff Discussão 14h31min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
  5. FilRBCorreio 18h25min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
  6. --Reynaldo Avaré Msg 19h26min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
  7. Béria Lima Msg 04h09min de 4 de Novembro de 2008 (UTC) comento sugestões.
  8. Gustavo Siqueira Diga 04h31min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
  9. Junius (discussão) 11h48min de 17 de Novembro de 2008 (UTC) Muito bom!


A favor (versão fundo bege)

  1. Kim richard correio 17h51min de 26 de Outubro de 2008 (UTC) pessoalmente prefiro essa.
  2. Tosão (discussão) 21h29min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)
  3. --HTPF (discussão) 17h20min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
  4. Mateus RM msg 19h56min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
  5. Pietro Roveri (discussão) 22h10min de 27 de Outubro de 2008 (UTC) Muito bom.
  6. Christian msg 12h47min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)
  7. L.F.Miguel   •   19h44min de 3 de Novembro de 2008 (UTC)
  8. Cancelos (discussão) 16h29min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)

Contra (versão atual preterida)

Comentários e sugestões[editar código-fonte]

Gostei. É mais explicativa que a atual, e pelo tamanho é mais chamativa, induzindo a leitura. Mateus RM msg 17h25min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Sugiro que para a criação do aviso para ips leve em consideração esta proposta, que está mais acima nesta mesma página. Mateus RM msg 17h28min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)
Pode deixar! Kim richard correio 18h10min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)
Com o tempo, vou tentar com o Spoladore ou o Stabile reduzir davantagem o tamanho da mensagem, se julgam ainda grande demais. Está agora 2 cm. mais longa que a predefinição atual. Para IPs, a ideia de base consiste, além da sugestão acima do Mateus, em listar as avantagens de se enregistrar. Kim richard correio 17h31min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
  • O plural de til é tiles. MachoCarioca oi 19h18min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
Pois. Ruy Pugliesi discussão 19h20min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
Eu tinha escrito tis, mudei para tiles segundo a ABL! Mas o Gameiro disso que é tis. Agora não sei mais. Será que há duas versões ? Kim richard correio 20h03min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
Se é o que diz a ABL, é tiles mesmo. Pelo menos é o que está no artigo Til. Mateus RM msg 20h21min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
Em Portugal é tis Kim richard correio 20h36min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
Então coloca as duas versões. Mateus RM msg 20h59min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)

O Kim usa o Opera? Eu vi a predefinição neste navegador e ele ficou ótimo, mas no Firefox, o texto não está ajustado corretamente. O pessoal euq usa o navegador da raposa está tendo o mesmo problema? HyperBroad 21h04min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)

No meu firefox (3.0.3) está tudo bem. Pietro Roveri (discussão) 22h12min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
O Kim usa a raposa e por aqui esta ótimo! o Opera, não testei. por enquanto ainda não está dentro da predef. e é só um jogo de quadros. quando se diminue a janela o quadro não a acompanha. Kim richard correio 22h27min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Sugiro a adição de modo destacado de O que a Wikipédia não é, embora já inclusa nas políticas da Wiki não custa tornar mais visível. Fabiano msg 22h19min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Acho que o problema aparece com uma resolução de tela diferente. Num monitor antigo que uso em casa está tudo bagunçado, resolução de 800x640 acho eu, mas no escritório, numa resolução maior,1050x840 estava bom. Em ambos uso Firefox 3.-- Jo Lorib ->500k 22h23min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)

O que o Jo disse faz sentido, aqui na minha Lan ocorre o mesmo. E também eu prefiro "tis" do que "tiles". Que coisa feia! ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h11min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

  • O que tá estranho são as imagens do guia (embaixo). Só aparece um pedaço de cada uma. É pra ser assim mesmo ou é só aqui? (uso o opera). O resto ficou legal. Tarsila 06h19min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
não. há realmente um problema. Preciso reflechir um pouco. disse "um pedaço" ? Kim richard correio 06h48min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
Uhm. já sei onde esta o problema! só não entendi quando disse " aparece um pedaço de cada uma." isso não faz muito sentido. Kim richard correio 06h56min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
Não se afolem: vou consultar o oráculo que resolverá esse pequeno problema tecknic. Kim richard correio 08h14min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
Pedaço, oras. Não aparecem as imagens inteiras. De repente é só aqui nessa lata-velha. (http:// img510. imageshack .us/my.php?image=wphp7 .jpg) Tarsila 08h50min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Tarsie esse link não tá abrindo. Hospeda no http://xs.to que ele não foi bloqueado. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 12h38min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Abre sim, Mizu, é só retirar os espaços em branco que a Tarsie colocou propositalmente para o link não ser bloqueado. Pedro Spoladore (discussão) 13h56min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Eu tinha tentado, mas não tinha percebido que faltava corrigir mais espaços do que eu estava fazendo . O Imageshack e tão útil para essas coisas. Nãos ei pq bloquearam. Ao menos podiam mantê-lo aberto para as páginas de discussões. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h13min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

  • Ok. já descobri o problema: o oráculo respondeu hehe! As imagens debaixo (a largura) foram fixadas, o que impede que elas se compactam quando a resolução ou a janela do navegador diminui, desconfigurando o quadro. Será preciso ajustá-las no Commons. Kim richard correio 16h42min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
Alegre Tarsila 17h40min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Obrigado pelo agradecimento. Não vou votar, porque sou parcial... Mas estou gostando da participação! Abraços a todos!!! --Rui Silva (discussão) 17h47min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Só um detalhe, poderiamos usa imagem veto como Image:Crystal Clear action info.svg no local da Image:Crystal Clear action info.png e Image:Crystal Clear app kedit.svg no lugar de Image:Crystal Clear app kedit.png. --Econt (discussão) 23h46min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
É, imgs com fundos transparentes ou a mensagem toda com fundo branco.. Tarsila 01h07min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Pq afinal o Kim não conserta o plural de til??? 08h08min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)o comentário precedente não foi assinado por MachoCarioca (discussão • contrib.) Kim richard correio 12h10min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

  • A predef. Clik impede que a imagem se compacte. A solução que encontrei foi de diminuir o texto que as acompanha. Foi o que fiz com a primeira mensagem (versão fundo lilás), segunda mensagem como parâmetro de comparação. Mas com uma resolução quase "pre-histórica" de 800 por 640 fica impossível: teria que modificar a aparência como com o que fiz aqui nos 2 primeiros quadros, mas seria uma modif. substancial: a primeira elargindo demais, a segunda sem texto. Kim richard correio 12h10min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

"Elargindo" como? aqui ficou normal. Nem se nota a diferença de largura para a outra com a imagem cortada. Tarsila 12h50min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

A mensagem fica longa demais, já que o texto se encontra embaixo dos ícones. Mas numa tela como a minha, com uma resolução superior à 1240x1024, um largo espaço se forma entre um ícone e outro. Kim richard correio 14h26min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
No meu computador as imagens também ficaram partidas, prefiro a nova versão, com o texto embaixo dos ícones. Não concordo com o Kim sobre o tamanho da mensagem, ela tem praticamente o mesmo tamanho nas duas versões. FilRBCorreio 18h23min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
A primeira mensagem dessa página que mostrei, com a legenda embaixo dos ícones, prolonga muito mais a mensagem comparada à atual; há quem usa uma tela pequena, ou por outro motivo, e que gostaria de manter a mensagem de bem-vindo o mais curto possível (verticalmente não na largura horizontal). Razão de estética. por mim não tem problema mas quem usa uma larga tela verá mais espaço branco na parte inferior. Agora, eu retirei o quadro branco que aparecia em certos navigadores e reduzi o tamanho das legendas. Salvo numa resolução 800x640 que continuará deformando o quadro, resolveu ? Para ajustar a uma resolução assim baixa, é preciso "descer" a legenda, mas atualmente quase ninguém utiliza 800x640. acho marginal como distorção. descendo a legenda a mensagem perde um pouco da "beleza" dela na maioria dos monitores. e pode-se sempre continuar com a mensagem atual. Kim richard correio 19h08min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Eu acrescentaria nos links (da base) a: Wikipedia:Página de usuário assim o novo editor teria informações para construir a própria! O início "Não tenha medo de estragar..." acho que poderia "amenizar" esta frase, para não ficar parecendo: "Já que não tem problema em estragar... vamos lá...!", mas estou sem sugestão.--Reynaldo Avaré Msg 19h31min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Não sei. Normalmente, novos usuário que se dão o tempo de ler a mensagem de boas-vindas não vem aqui para vandalizar, ao contrário de usuário-vandalos efémeros. Mesmo retirando esta frase, o vandalismo não vai diminuir. Ou aumentar. Peço licensa ao Maurício para citá-lo outra vez: Citação: Maurício I escreveu: «Kim, eu gostei bastante da proposta de BV, especialmente essa parte de "não tenha medo de estragar a wiki". Eu tinha esse medo quando iniciei (e duvidava da evolução do conteúdo porque não sabia que era tão fácil recuperar versões anteriores).»[6] Agora, pode propor uma versão diferente se não estiver convencido, que efectuarei as modificações necessárias.
Depois, o link. Vou tentar incluí-lo mais tarde numa página especial que resuma o essencial que se deve saber sobre a wikipédia. Algo como uma tutoria de uma só página recapitulando todos os pontos fortes do projeto, texto que não poderia ser incluído numa "pequena" mensagem. Também foi cortada uma frase de efeito interessante que havia: Ainda que se trate de um trabalho de redação complexo resultante da ação de várias dezenas de milhares de contribuintes lusófonos do mundo inteiro, sua filosofia pode ser resumida em algumas poucas palavras: « Não hesite em melhorá-la! »
O mesmo poderia ser dito à sugestão do Fabiano em adicionar O que a Wikipédia não é, mas dessa vez, ..não sei onde!
Já agora, acabo de descobrir que há "concorrência" e mais propostas de {{bv}}. Espero que ela venha logo pra Esplanada..
Bem, vejo que estamos bem dividos quanto a cor de fundo: problema!
O quadro ainda causa problemas? ou esta bem visível para todos ? Kim richard correio 20h30min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Estou em resolução menor e o quadro coube todo na tela!
Não sei se é meio tarde, mas gostaria de fazer algumas sugestões/críticas:
  • Trocar "Wikipédia" para "Wikipedia" (com o AO, esse acento vai sumir, não?);
  • "Para além disso...": no Brasil, esse "para" está sobrando (é costume em Portugal?);
sim. foi o manuel de souza quem o inseriu! Kim richard correio
  • Citar o nome da licença (GFDL), não sei se é necessário; torna a coisa técnica, pode assustar...
retirei o nome, deixei apenas a sigla para informar que temos uma licença própria. Kim richard correio
  • "Não tente fazer demais no começo: a Wikipédia é um labirinto fácil de se perder!": isso para mim vai contra o "Wikipedia:Seja audaz";
uhm.. talvez! eliminei toda a frase já que reclamaram dela antes. Isso foi bom porque forneceu espaço para recolocar o "não hesite.." Kim richard correio
  • "Um serviço de tutoria eficaz": melhor "Participar com interesse do programa de tutoria" (serviço me parece outra coisa);
ok. feito, estava um pouco nas nuvens lá (eu não queria repetir, mas acho que está mais claro assim) Kim richard correio
  • "Dê particular atenção à construção da sua página de usuário": tudo bem, posso ser minoria, mas acho que as pessoas se preocupam demais com sua PU; quem é acostumado com orkut, vai ficar mais tempo na PU do que no domínio principal!
visto que a maioria das páginas de usuários são fraquinhas, frequentemente poluidas com montanhas de userboxs, vale a pena mostrar! Até mesmo porque um novato não sabe que ela existe. Vejo ainda velhos usuários que nunca editaram esta página. é sempre bom começar editando numa pagina própria e pessoal a qual ninguém modificará. Kim richard correio
  • No último parágrafo, fala-se primeiro em discórdias e depois "No decorrer de uma discussão, não se esqueça de assinar no fim de suas mensagens". Considerando que um novato acha muito esquisito uma simples troca de inforamção uma "discussão", fiquei com toda a impressão que o novato que ler isso vai pensar que a instrução é que deve assinar quando estiver brigando com alguém (se for conversa amena não precisa!) Maurício msg 23h09min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
também achei estranho isso. Mas o texto não foi meu. tentei melhorar recolocando a frase mais ao alto, já que esta parte era técnica e reservada para assuntos como assinatura, histórico, discussão. Mudei bastante, mas para melhor espero. E sem aumentar o número de linhas! Kim richard correio 14h13min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)

Maurício, continuará ser grafado wikipédia (como em enciclopédia, proparoxítona aparente, base XI, 1. do AO) Mateus Hidalgo sim? 00h53min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)

Ah, legal, Mateus, valeu pela aula! Essa palavra eu não vou errar daqui a dois meses (na tentativa de usar o AO, vou fazer mais erros de português do que hoje!) Maurício msg 01h00min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)

Para quem ainda não notou, o desenvolvimento dessa mensagem foi centrado ao redor de três eixos principais e que correspondem cada um à um parágrafo: O primeiro tem como função introduzir o novo editor ao universo Wikipédia. Por isso a importância de amenizar mensagens de aviso que ele tenha recebido ou receberá quando de seus primeiros erros como: esqueceu de assinar, copiou texto, "vandalizou" um artigo, etc, avisos que traumatizam novatos inexperientes. O segundo parágrafo é um mix de tudo o que tem de importante a saber para um novato nas suas primeiras edições antes que ele tenha tempo de ler o tutorial ou O que Wikipédia não é, erros mais frequentes, tutoria, assim por diante. Em fim, o terceiro parágrafo veicula as informações técnicas de base. Sucintamente: assinando suas mensagens (erro de quase todo novato) e a existência de um "histórico" que regista toda modificação feita. A mensagem esta escrita de tal modo que tanto brasileiros como portugueses ou lusófonos "de além-mar" possam lê-la naturalmente. Sem problemas com palavras de grafia diferente salvo 2 ou 3 excepções. sempre equilibrando entre pt.br et pt.pt é assim uma "real" mensagem de acolhida e não mais um simples repositório de links. Agora, vi que a Beria também elaborou uma. Poderíamos tranchar numa votação oficial? Eu sugiro ainda colocar o ícone do programa de tutoria em primeiro, seguido do tutorial,... para dar uma imagem mais forte ao programa e fazer com que o número de novatos que passam pela tutoria relativo aos que não passam aumente, evitando que eles se percam pelo projeto e não recebam um apoio no início. Kim richard correio 20h29min de 3 de Novembro de 2008 (UTC)

Já que me citaram... a "minha proposta" (que não é minha... eu vi em alguma user talk, achei bonita e resolvi guardar) está nesta página: Usuário:Beria/testes#Bv2 (Opção a mensagem de boas vindas a usuário). Criticas e sugestões são bem vindas! Béria Lima Msg 20h42min de 3 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Béria, eu gostei da sua, embora ache a do Kim mais chamativa. Crespus2006 fala bro 04h01min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
  • A propósito, quando entra em vigor essa nova ??????? HahaCrespus2006 fala bro 04h01min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
Crespus... eu gosto do esquema de cores da "minha proposta" (que como eu disse e repito: não é minha!)
Se o Kim for bonzinho podemos misturar as duas idéias. E acho que vai "entrar em vigor" assim que chegarmos a um consenso aqui (ou proximo disso). Béria Lima Msg 04h13min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)

A mistura das duas seria o ideal. Alegre Crespus2006 fala bro 12h30min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)

Bv2 (fusão)[editar código-fonte]

Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar.

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). Um eficaz programa de tutoria (clique nas palavras em azul: são ligações para outras páginas) poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares. Ainda que se trate de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não o faça nos artigos quando os editar. Todas as modificações são registradas no histórico do mesmo.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo.
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar.
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas.
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia e boas contribuições!

Primeiras impressões ? Kim richard correio 18h27min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)

1. Falta a explicação do que é a wikipédia (A wikipedia surgiu em 2001....)
2. A mistura do bege com o roxo e o azul ficou feia de doer! Posso mudar o esquema de cores?
3. Por que em todo o texto de introdução não há nenhuma ligação interna?
Por enquanto é só. Béria Lima Msg 19h37min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
Pode mudar o que quiser. Foi só uma "mistura" que eu fiz. Cuidado somente com o tamanho da mensagem. Não sei se o texto ficou pequeno demais. Imaginei como solução uma daquelas ferramentas para aumentar o tamanho dos caractères com aqueles botões interativos A A: preciso estudar como!
As cores não estão boas, sei.. E texto não possui nenhum interlink porque, como estudei a questão, cheguei a conclusão que um novato pensa que um link é a continuação da mensagem e que tem obrigação de continuar lendo. O problema acontece quando o usuário é levado longe da mensagem do início, se perdendo no fil do conteúdo da mensagem, que deve ser sintética, precisa e objetiva. Depois, muitos não conhecem o sistema de interlink e muita informação de uma só vez pode ser maléfico para quem gostaria de fazer uma simples edição sem ter que ler páginas de documentação... Mas a questão continua sempre aberta. Kim richard correio 20h02min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
Ah! e tenta eliminar um pouco os espaços vazios deixado nas linhas com 3 ou 4 palabras por exemplo . Kim richard correio 20h10min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
Arrumei o padrão de cores... depois volto para ver o resto. Béria Lima Msg 21h10min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)


As imagens Imagem:Crystal Clear app Login Manager.png, Imagem:ACE.png e Imagem:Plume pen w.png não ligam para uma página de tutorial, mas isto pode ser resolvido com o código <imagemap> </imagemap> é só ver o quadro abaixo!

<imagemap>
Imagem:Plume pen w.png|50px

rect 0 0 550 550
[[Ajuda:Guia de edição/Assinar|Assinando]]
desc none
</imagemap>

Tá aí! HyperBroad 22h09min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)

genial! agora descobri como fazer uma ligação para Wikipédia, o que Wikipédia não é como queria o Fabiano : com a imagem! Kim richard correio 22h31min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
Modifiquei mais um monte de coisas... as principais:
1. Separei direitinho as leituras do texto.
2. Coloquei um explicação para cada leitura... afinal porque eu leria um negocio chamado Livro de estilo sem saber para que ele serve?
3. Dei uma organizada no layout.
4. Coloquei dois links no texto: Wikipedia:Seja audaz e Wikipedia:Normas de conduta no comeco de cada paragrafo. Não achei um para o terceiro paragrafo... alguém pode ajudar?
5. Na boa vinda em inglês coloquei o link para Wikipedia:Boas-vindas aos estrangeiros.
Acho que foi só isso. Comentem. Béria Lima Msg 22h36min de 4 de Novembro de 2008 (UTC)
Eu gostei da frase em inglês, e da ligação para a boas vindas aos estrangeiros.
Prefiro a idéia do Kim de não colocar links nos parágrafos iniciais. Acho que é bom o novato ter pelo menos três ou quatro parágrafos contínuos para ler antes de ser jogado para outra página.
Está tudo bem explicado, mas fico pensando se a mensagem já não está ficando grande demais! Maurício msg 00h26min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Sabem, tenho notado que muitos novatos não sabem que palavras em azul são links, quem tem pouca experiência com Internet fica procurando um botão para acionar, não seria possível inserir um lembrete como palavras em azul são ligações para outras páginas, clique nelas ou algo parecido?-- Jo Lorib ->500k 00h45min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)
Está muito bom mas grande. A causa dos ícones na parte inferior. O ideal seria guardar "um comprimento" idêntico à atual mensagem. E eu sei que isso é difícil. A discrepância de tamanho com o texto é evidente A legenda em baixo do programa de tutoria também toma linhas demais (uma linha seria um máximo). Acho que se reduzir a espessura da borda também dará mais elegância. Kim richard correio 01h04min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)
Tentei dimunuir e colocar a observação do Lorib... mas para isso coloquei um link no texto. Se tiverem uma forma de fazer sem precisar do link por favor avisem. Béria Lima Msg 02h41min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

Liguei as imagens mencionadas acima cada link indicado, o código [[Usuário:{{PAGENAME]] foi substituída por Especial:Minha página pois assim será mais fácil linkar depois que arquivar a página e acrescentei mais alguns links. HyperBroad 16h02min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

Não sei se era desejado, mas ajustei link o tamanho e a ordem dos ícones embaixo. Deixo o diff para me desfazer caso discorde. Kim richard correio 13h39min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

Bv2 (clássico)[editar código-fonte]

Bem-vindo à Wikipédia, Bem-vindo(a)/Registrado !

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas, que surgiu em 2001, e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar.

Seja audaz

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). Um eficaz programa de tutoria (clique nas palavras em azul: são ligações para outras páginas) poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares. Ainda que se trate de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não o faça nos artigos quando os editar. Todas as modificações são registradas no histórico do mesmo.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo.
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar.
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas.
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Desejamos-lhe uma boa estadia e boas contribuições! Kim richard correio 16h19min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)
Acho que já entrei no espírito natalilo! Coloquei uma bordura dourada, retirei os links do texto e utilizei o imagemap para colocá-los sobre as imagens. Gostei da nova ordem das imagens! O primeiro, com um W de Wikipédia aponta para Wikipedia:O que a Wikipédia não é, os outros respectivamente para seja audaz (imagem com o globo) e normas de conduta (as 2 pessoas discutindo).
Como foi "azulado" programa de tutoria, retirei este ícone que ocupava espaço demais e ainda estava solitário, sem falar na redundância. O Rui já havia me pedido isso antes.
Compactei tudo! Para mim, suficiente. Perfeito! Sem mais problemas com o quadro. Talvez a mensagem tenha ficado mais longa que previsto. O texto também esta pequeno, mas não será lido que uma só vez e pode ser aumentado com o zoom do navegador ou, quando se descobrir como adicionar aqueles botões AA
Um pouco mais de cor também não seria ruim.Ajuntei um rosinha, um branco neve e azul-bebê. E sobra um pq espaço no fim do texto. Agora, preciso descansar admirando esta obra de arte! Descansei! Kim richard correio 16h19min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)
Da minha parte, estou contente com todos as propostas. Após várias dias nisso, meu senso perceptivo começa a falhar. Eis o porquê os comentários são muito úteis. Alguém ainda gostaria de propor algo que passou esquecido? esta nova mensagem vem em boa hora, coincidindo com a vinda do senhor Wales e quem sabe com uma vaga de novos colaboradores. fazemos então uma votação aqui com as diferentes mensagens? Últimas sugestões?? Kim richard correio 19h02min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

Achei o esquema de ligações internas da versão acima melhor do que esta. HyperBroad 18h58min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

vou incluir um tópico abaixo para esta questão. Kim richard correio 12h44min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
Mais uma sugestão (para todos os avisos): no final do segundo parágrafo, ao invés de "sua filosofia" acho melhor "a filosofia da Wikipédia". Isso porque passamos a falar na página de usuário e o novato pode pensar que agora falamos da filosofia da página de usuário... Maurício msg 21h59min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

O primeiro texto era: Ainda que se trate de um trabalho de reda(c)ção complexo resultante da a(c)ção de várias dezenas de milhares de contribuintes lusófonos do mundo inteiro, sua filosofia pode ser resumida em algumas poucas palavras: « Não hesite em melhorá-la! »

Tentei com nossa filosofia mas o resultado é um tanto estranho. Sem falar que será necessário mudar depois melhorá-la. Se incluir da Wikipédia, tenho a impressão que estamos sendo um pouco repetitivo com essa palavra. é claro que uma página de usuário não possede uma filosofia. mas é verdade que nesse parágrafo, já estamos falando de muita coisa diferente e que uma súbita menção à nossa filosofia pode parecer fora de sujeito. Kim richard correio 12h44min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

Tomada de decisão[editar código-fonte]

Tentativa de consenso[editar código-fonte]

=

Início e fim do debate

O debate ocorrerá das 15:33 UTC do dia 6 de Novembro de 2008 até às 23:59 UTC do dia 16 de Novembro de 2008. Por favor, não opine antes do início. Qualquer opinião feita antes do início poderá ser removida. Opiniões feitas após o término da discussão poderão ser totalmente desconsideradas para efeito da conclusão final.

Consenso

Esta página é uma tentativa de consenso. Por favor, antes de participar, leia atentamente Wikipedia:Consenso e lembre de facilitá-lo. Assuntos off-topic ou ataques pessoais serão compactados com {{início compactação}} e {{fim compactação}}.

A idéia base é que, a partir de um ponto inicial, haja uma discussão que busque um consenso, ou seja, um ponto em que todas as partes possam aceitar minimamente. Por isso, não adianta apenas usar {{concordo}} e {{discordo}}. É necessário argumentar bem e saber ceder. Se, mesmo após o término do prazo de discussão, não houver consenso claro e houver um conflito irredutível, então, a partir desta tentativa, cria-se uma votação para o caso específico. Tente evitar a situação de uma possível votação ao máximo, pois as votações tendem a distorcer a real vontade da comunidade.

Proponente: Kim richard e vários outros wikipedistas


Após longa discussão e desenvolvimento de 2 estilos de mensagens distintas, este questionário aberto à todos da comunidade, que tenham ou não, mais ou menos, participado a elaboração destas novas mensagens ajudará a definirmos a mensagem à adoptar. Ela se encerra após 10 dias, contados a partir do primeiro voto, ou quando obtivermos uma participação significativa. Em caso de disputas, uma solução de meio termo prevalece. Ela não tem valor de votação: resultados podem ser após questionados.

Quanto ao estilo[editar código-fonte]

Prefiro: sinalize se possível apenas uma opção

a mensagem actual
a nova Bv (versão fundo lilás)
  1. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h21min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
a nova Bv (versão fundo bege)
a nova Bv2 (fusão)
  1. HyperBroad 15h33min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
  2. Yanguas Seja sucinto. 12h45min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
  3. Eric Duff Discussão 15h02min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
  4. Mateus RM msg 15h22min de 7 de Novembro de 2008 (UTC) Com a borda dourada.
  5. Béria Lima Msg 18h55min de 7 de Novembro de 2008 (UTC) (eu posso votar na "minha proposta?)
  6. Christian msg 18h07min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  7. Filipe RibeiroMsg 18h19min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  8. Tarsila 18h40min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  9. Gustavo Siqueira Diga 18h58min de 8 de Novembro de 2008 (UTC) Mudei de idéia
  10. Manuel de Sousa (discussão) 01h35min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  11. --Carlos Luis Cruz (discussão) 17h29min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  12. Pcjrm (discussão) 17h36min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  13. Deh (discussão) 18h04min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2 Não gosto de cores agressivas aos olhos. Ficou muito bom.
  14. Crespus2006 fala bro 09h55min de 12 de Novembro de 2008 (UTC) Esta está excelente.
  15. EuTugamsg 15h01min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  16. Bluedenim (conversa) 18h48min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  17. Ruy Pugliesi discussão 13h01min de 16 de Novembro de 2008 (UTC)
a nova Bv2 (clássico)
  1. RafaAzevedo msg 18h46min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  2. Cancelos (discussão) 18h52min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  3. --HTPF (discussão) 18h53min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  4. Maurício msg 19h28min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  5. L.F.Miguel   •   21h19min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  6. Reynaldo Avaré Msg 02h20min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  7. Bisbis msg 19h51min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  8. Gameiroestá lá? 20h28min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  9. --Rui Silva (discussão) 08h03min de 10 de Novembro de 2008 (UTC) Com os links da Bv2 (fusão)
  10. HotWiki msg 13h14min de 10 de Novembro de 2008 (UTC) Legal!
outro. A melhorar ainda.

Quanto ao número de ligações internas no texto do primeiro quadro[editar código-fonte]

Prefiro: vide discussão para responder esta questão; sinalize se possível apenas uma opção

nenhuma
apenas uma (Programa de tutoria)
  1. Maurício msg 19h29min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
apenas Programa de tutoria, e uma ligação no início de cada parágrafo
várias, onde for útil (como aqui)
  1. HyperBroad 15h34min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
  2. Mateus RM msg 15h23min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
  3. Béria Lima Msg 18h55min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
  4. Christian msg 18h10min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  5. Filipe RibeiroMsg 18h19min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  6. Tarsila 18h40min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  7. RafaAzevedo msg 18h47min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  8. --HTPF (discussão) 18h54min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  9. Gustavo Siqueira Diga 18h59min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  10. Manuel de Sousa (discussão) 01h36min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  11. Reynaldo Avaré Msg 02h22min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  12. --Carlos Luis Cruz (discussão) 17h30min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  13. Deh (discussão) 18h35min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2 Úteis por demais essas ligações
  14. Bisbis msg 19h57min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  15. Gameiroestá lá? 20h29min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  16. --Rui Silva (discussão) 08h13min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
  17. EuTugamsg 15h05min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  18. Bluedenim (conversa) 18h54min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
pleno, em todo o texto onde couber uma

Quanto ao tamanho global da mensagem[editar código-fonte]

está pequeno demais (a mensagem no todo, não o texto)

está correto
  1. HyperBroad 15h35min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
  2. Mateus RM msg 15h23min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
  3. Béria Lima Msg 18h55min de 7 de Novembro de 2008 (UTC) Tá de bom tamanho
  4. Filipe RibeiroMsg 18h19min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  5. Tarsila 18h40min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  6. RafaAzevedo msg 18h47min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  7. --HTPF (discussão) 18h54min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  8. Gustavo Siqueira Diga 19h00min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  9. Manuel de Sousa (discussão) 01h36min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  10. Reynaldo Avaré Msg 02h23min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  11. --Carlos Luis Cruz (discussão) 17h31min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  12. Deh (discussão) 18h35min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
  13. Bisbis msg 20h05min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  14. Gameiroestá lá? 20h30min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  15. --Rui Silva (discussão) 09h16min de 13 de Novembro de 2008 (UTC) Ferpeito!!! Com as minhas três dioptrias extra, consigo ler tudo...:-))
  16. EuTugamsg 15h07min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  17. Bluedenim (conversa) 18h55min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
está grande demais

#--Rui Silva (discussão) 08h17min de 10 de Novembro de 2008 (UTC) Não me cabe toda no visor... Aqueles espaços!...

Quanto ao texto[editar código-fonte]

pequeno demais
suficiente
  1. HyperBroad 15h36min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
  2. Mateus RM msg 15h23min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
  3. Béria Lima Msg 18h55min de 7 de Novembro de 2008 (UTC) O texto é a grande melhoria dessa nova mensagem!
  4. Filipe RibeiroMsg 18h19min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  5. Tarsila 18h40min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  6. RafaAzevedo msg 18h47min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  7. --HTPF (discussão) 18h55min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  8. Gustavo Siqueira Diga 19h00min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)
  9. Manuel de Sousa (discussão) 01h37min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  10. Reynaldo Avaré Msg 02h23min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  11. --Carlos Luis Cruz (discussão) 17h31min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  12. Deh (discussão) 18h35min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2 Elucidativo e não cansativo
  13. Bisbis msg 20h06min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  14. Gameiroestá lá? 20h30min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
  15. --Rui Silva (discussão) 08h18min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
  16. EuTugamsg 15h09min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  17. Bluedenim (conversa) 18h56min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)

Comentários[editar código-fonte]

  • Voilà! alguém gostaria de modificar algo? Kim richard correio 13h41min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
Um erro comum mas tem que ser lembrado: Na frase "Welcome to the portuguese edition of wikipedia. está incorreta por causa de um pequeno erro A frase correta é a seguinte: Welcome to the portuguese edition of Wikipedia. Descubra onde está o erro. É fácil. HyperBroad 15h42min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
Portuguese também deveria levar maiúsculas, além de Wikipedia... :) RafaAzevedo msg 16h17min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)
Ok! já corrigi. obrigado por essa.
Enquanto principal proponente, vou dar minha opinião acima: em nenhum momento sintam-se constrangido com isso, trata-se apenas de uma indicação de quem passou várias semanas refletindo sobre a questão. Seguirei qual for a solução adoptada, já que também acho todas pertinentes. Sintam-se livres para escolher. Kim richard correio 18h41min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

Acredito que o texto da caixa de cima sem links internos não deixará o novato alienado. Quando entrei aqui, entrei em vários links e custei encontrar as informações que eu queria. Os links seriam de ótima ajuda. HyperBroad 20h38min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Desculpem se cheguei atrasado, mas para mim a frase "não tenha medo de estragar a Wikipédia" é o mesmo que dizer estrague. Sugestão: Não tenha medo de cometer erros, isso é normal. Yanguas Seja sucinto. 12h50min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Concordo. Aguardemos mais sugestões/opiniões para o texto e será modificado. Kim richard correio 13h24min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Que tal: << Não tenha receio de estragar a enciclopédia: esse medo no início é normal e todas as suas modif.. blablabla >> ?? Kim richard correio 14h38min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Não muda muita coisa. O problema é com "não tenha receio (ou medo) de estragar", que pode ser interpretado como estrague à vontade, que não lhe acontecerá nada. Yanguas Seja sucinto. 14h43min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
entendi: o problema esta na expressão estragar a enciclopédia. Está difícil encontrar uma outra forma.. Kim richard correio 14h53min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
E agora!? << Não tenha no início receio de danificar a enciclopédia com seus erros: todas as suas modificações.. blablabla >> Kim richard correio 14h58min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Parece até uma canção, isso! haha Kim richard correio 15h00min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
A tempo: << Não tenha no início receio de danificar a enciclopédia com seus erros de manipulação: todas as suas modificações...>> Melhorou? Kim richard correio 18h44min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Que tal "Não tenha medo de cometer erros, pois eles não vão estragar a enciclopédia: todas as modificações...." Béria Lima Msg 18h55min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Ou: << Não tenha receio [no início] de cometer erros, pois eles não irão danificar a enciclopédia: todas as modificações... >> ? Kim richard correio 19h15min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
ok ok ok. Enquanto proponente da sua mensagem e, como eu sou sempre bonzinho, incumbo-lhe o serviço de modificá-la. Têm 3 min. Kim richard correio 20h10min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)

Melhorou, mas eu achei estranho a frase "...presente no alto da janela de edição." "No cimo"? O que significa isto? HyperBroad 18h53min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)

ao alto?! Kim richard correio 19h15min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Qual o problema com "Não tenha medo de cometer erros, isso é normal."? Acho que a hipótese de "estragar" ou "danificar" nem deve ser cogitada, porque será lida por mentes mais obtusas como "eba, liberou geral!". Não entendo por que a insistência nessa linha de raciocínio. Yanguas Seja sucinto. 20h20min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
(conflito) Feito as duas trocas... de "no cimo" por "no alto" e a do comeco do primeiro paragrafo. E nem gastei os 3 mim Kim! Béria Lima Msg 20h28min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Yan, por mim, nenhum. Apenas questão de estética, já que é a primeira frase da mensagem. Basta somente não começar com um fica atento aí senão te bloqueio que o resto é detalhe de gente chata (à saber: eu) :) Kim richard correio 21h05min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)
Fiz. Kim richard correio 16h23min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)

Olha. Ainda tenho algumas últimas sugestões de modificação:

1) Lá nas últimas linhas: << No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. A responsabilidade de cada edição ficará registrada no histórico do artigo. >> não sei se fez passar bem a ideia. Senti melhor com: << No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. Toda edição (ou talvez: modificação) ficará registrada no histórico do artigo. >> Penso que a ideia principal seja informar a existência do histórico. A mensagem secundária é dar apoio a que precede, isto é, a não necessidade de assinar um artigo.
2)Falta sempre um link no início do terceiro parágrafo, o que destoa do resto. Mas eu penso que não é necessário e que os dois outros poderiam ser retirados já que as imagens já estão "linkando" para as páginas e que Lembre-se não é uma boa forma para estar numa mensagem de saudação. é isso aí! Kim richard correio 00h54min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
Se se avançar com a proposta 1) do Kim será preferível pôr «Todas as edições (ou modificações) ficarão...», para evitar eventuais confusões entre toda edição e a edição toda. Em Portugal não se diz, por exemplo, todo dia com o significado de todos os dias. Aqui, Todo dia quer simplesmente dizer o dia todo. Digo isto para mantermos uma linguagem o mais pan-lusófona possível. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 01h46min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
Concordo ô grande mestre! Se ninguém se opor farei isso. Inclusive a proposta 2! Ou alguém se interessa por guardar os Lembre-se e Seja audaz ??? Kim richard correio 16h39min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
Acho que peguei a elaboração no final, mas gostei muito do novo modelo. Sei que não é de grande importância, mas tenho ressalvas quanto ao início da escrita. A frase inicial "Não tenha receio no início de cometer erros, isso é normal!", ficaria melhor "No início, não tenha receio de cometer erros, isso é normal!". Sei que só muda uma posição, mas melhora a leitura pela pontuação usada. "Todas as modificações que fizer são seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros". Informação de suma importância para quem acaba de chegar, mas "serão seguidas". Toda a frase está em sentido futuro. É isso. Muito bom mesmo. Deh (discussão) 18h35min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Já que a votação é aberta a todos, achei interessante participar. Deh (discussão) 18h54min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Muito obrigado pelas tuas sugestões Débora! Leva-la-eis em conta sim. Também estava procurando uma melhor forma mas perdi minha inspiração no caminho. Se desejar sugerir algo mais, é com grande prazer que aceitamos. E como usuária registrada ha mais de um mês podes participar em todas as votações pois já possedes o direito ao voto. Kim richard correio 19h16min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)
A observação da Débora é bem interessante, mas por que não cortar logo pela raiz? A expressão "no início" não faz falta nenhuma. Basta "Não tenha receio de cometer erros, isso é normal". Mesmo os mais experientes cometem erros e não precisam temer por causa disso. Assim o texto fica mais enxuto, e quanto mais curto, mais fácil de ser entendido. Yanguas Seja sucinto. 11h46min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
Feito
<< No entanto, não assine os artigos enciclopédicos quando os criar ou quando os modificar. Todas as modificações são registradas no histórico do artigo. >> ficou satisfatório? Kim richard correio 17h28min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
Se retirar a última frase fica uma linha de menos na maioria das telas. Acho. Kim richard correio 17h30min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
"Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de um debate, assine suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão X . No entanto, não o faça nos artigos quando os editar. Todas as modificações ficam registradas no histórico do mesmo." Acho que isso é o máximo que dá para diminuir sem cortar as informações presentes. Melhora ou não faz diferença? Abraços! Deh (discussão) 18h13min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
não muda muito. Kim richard correio 18h18min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
Será que resta ao amigo mudar para o FireFox? Esse navegador faz uma boa adaptação dos conteúdos das páginas. Tentei de novo (no mesmo texto). Será que agora tirou uma linha? Me sentí escrevendo um telegrama! Deh (discussão) 18h41min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Fiz na BV2(clássico). Coube em até 11/2 linha! Mas o problema central são os espaços. Kim richard correio 22h48min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
Sei. Entendi o problema dele, mas honestamente, não sei como ele o tem. Não cabe toda no visor? Os espaços não afetam de computador nenhum que eu visualize. Deh (discussão) 12h36min de 11 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Sway, o Rui tem um visor pequeno, baixa resolução ou está com o zoom ativado. Vou pedir ajuda exterior para reduzir um pouco os espaços mas isso leva um certo tempo. Senão, o último parágrafo na BV2 (classico) está melhor assim? se for o caso, eu copio na primeira. Kim richard correio 17h32min de 11 de Novembro de 2008 (UTC)

Caros, não tenho visor pequeno, nem zoom (embora tenha que usar icons grandes para ver...) Em casa tenho um visor maior e com maior definição do que no serviço e, mesmo assim, a caixa fica alta demais. Eu entendo que estão tentando melhorar, mas com a frase de abertura em duas linhas e o segundo parágrafo com explicações "a mais" (não estou criticando!) a mensagem ficou ainda maior do que estava antes. Mas tenho a certeza que vamos chegar LÁ!!! Abraços. --Rui Silva (discussão) 08h07min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Por curiosidade, qual é a resolução de imagem da tua tela? Kim richard correio 10h01min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)
Oi, Kim. Sim, ela está boa, mas não vou negar, tenho cisma com repetições de palavras. Às vezes funcionam bem, às vezes nem tanto. Eu ajeitei ali acima, onde havia escrito pela primeira vez. Mas te explico porque fiz algumas mudanças no corpo do fim. Aqui está: Debate para retirar três vezes o discussão. Retirei o ao fim de sua mensagem porque creio que está subentendido que só se deve assinar ao final do que se escreve. mesmo no lugar de artigos. Foi por isso que modifiquei desta maneira. Mas, se necessário for deixar do jeito que está, fica claro do mesmo jeito para quem lê. Meu ajuste foi meramente estético Alegre.
Rui, eu tenho uma telinha mínima no trabalho... 14". Nem fabricam mais deste tipo. Minha resolução é 800 x 600 e não tenho problemas em relação a visualização da caixa e nem com os espaços. Tente usar o FireFox como navegador. Creio que deva melhorar. Se não, aguardemos os ajustes dos espaços! Abraços Deh (discussão) 10h37min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Pois a Béria adicionou na primeira linha o ano em que a Wiki.pt foi fundada e isso a deixou mais longa. Já perguntei fora, é esperar agora. Talvez não haja solução pois o codigo para quadros ( {| |- |- |} ) é gerado pelo navegador. Kim richard correio 11h23min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Na primeira imagem eu substitui o link Wikipedia:Seja audaz pelo Wikipedia:Erros comuns na Wikipédia para a melhor explicação. HyperBroad 16h31min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Só mais uma coisa: No lugar da frase "Boas contribuições!" não deveria ser uma como "Desejo lhe uma boa estadia e boa sorte!" Isso irá dar mais ânimo ao novato, não acha? HyperBroad 16h41min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)
Me parece de acordo. retira um link redundante e completa as boas-vindas pessoais.
Como fazer então para escolher a mensagem final: maioria de votos? Ou talvez utilizar as duas: 6 meses para cada uma, a primeira durante o outono/inverno e a segunda na primavera/verão ? Kim richard correio 19h35min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)
A mais votada Kim... ficar em esquema de rotação é trabalho desnecessário. Béria Lima Msg 19h46min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Até me sinto mal por estar dando tanto trabalho ao Kim! Mas parece que ele está gostando - deve ajudar para aquecer lá nos Alpes...:-)) Só mais um detalhezinho: que tal trocar aquela bordadura roxa pela dourada na versão mais votada? É que assim está parecendo mais mensagem de falecimento...:-(( Eu até gosto de fioleta, mas quando é demais... Abraços tropicais!!!! --Rui Silva (discussão) 09h36min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)

O "boa estadia" já consta, mas não sou muito à favor de retirar o "boas contribuições" pelo "boa sorte". Boa sorte gera descompromisso, como quem diz: "Vire-te por aí, isso daqui é um bicho de sete cabeças, mas vá fazendo seu 'tentativa e erro'". Do outro jeito está bom, é compromissado e mais sério, mais válido em uma enciclopédia, creio eu Haha. Rui, borda dourada? Não seria desmerecer os votos para a borda roxa? . Deh (discussão) 10h17min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Também sou contra o boa sorte. Não estamos numa roleta russa. Pelo que vi, não há jeito mesmo de modificar aqui os espaços. Teria que ir para o MediaWiki e isso afetaria todos os quadros. O que não é certo recomendável. Cortei algumas palavras aqui e ali para que fique "mínima". O Rui ainda não me disse se foi suficiente. (cortar na primeira linha também Rui?) Eu sei que dá trabalho para todos mas se encerarmos com esses detalhes, temos uma nova mensagem.
Borda dourada: eu não penso que seja desrespeitoso para quem optou pela primeira aceitar que os que desejam um pouco mais de cor, ainda que seja metade do que propõem o segundo aviso, o tenham no primeiro. O respeito vale para as duas opiniões. Se ninguém se opor a que tenhamos uma borda dourada na BV2(fusão) mas conservar as cores internas (isto é branco), a mudança pode ser feita. Depois, se julgarem que seria melhor adicionar uma cor de fundo seja ela branco, rosa, azul, verde, amarelo, podem reabrir a discussão e com consenso modificarem a mensagem. that's all Kim richard correio 13h47min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)
Pensando melhor, testei a primeira com uma borda dourada e o resultado é um tanto catastrófico que recomendo evitarem sem cores de fundo esta alteração. Kim richard correio 22h09min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)
No meu ver, do jeito que está, com a borda em roxo, parece sóbrio Haha. Ficou muito bom. Não vejo a hora de estar tudo ok Alegre!!! Deh (discussão) 15h13min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Citação: Mensagem de boas-vindas escreveu: «sempre que não entender alguma coisa, não hesite em pedir explicações.» - Não sei se é igual no Brasil, mas em Portugal a expressão "pedir explicações" têm um significado meio pejorativo. É o tipo de expressão que se ouve sempre em notícias como "Oposição vai pedir explicações ao Governo sobre o mau uso dos fundos públicos". Proponho algo mais neutro como "sempre que não entender alguma coisa, não hesite em fazer perguntas." ou "sempre que não entender alguma coisa, não hesite em pedir esclarecimentos." EuTugamsg 15h32min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Que tal, não hesite em perguntar? GoEThe (discussão) 15h37min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Na início era não hesite em pedir por mais explicações Kim richard correio 15h44min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Sim, mas se fica pejorativo em Portugal o uso de "explicações" - no Brasil, dependendo da cabeça, tem um pouco de sentido autoritário - melhor seria juntar as duas frases: sempre que tiver dúvidas, não hesite em perguntar. Como ficou? Deh (discussão) 17h11min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2
Concordo com "não hesite em perguntar". EuTugamsg 20h45min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Feito no fim da frase. mas sem o sempre que tiver dúvidas. Analisem se esta bom assim. Kim richard correio 13h33min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)

Como hoje já é 17 e a votação ja acabou... acabo de alterar as predefinições {{Bem vindo}}, {{Bem vinda}}, {{Bem-vindo IP}}, {{Bv-av}}, {{Bv-av (Registrado)}} e {{Bv-propaganda}}. Béria Lima Msg 13h10min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

Hein, já! rápida assim? Bom. Falta ainda alguns detalhes que passaram desapercebidos de todos:
Mas antes, no texto da {{Bem vinda}} há uns pronomes no masculino que precisam ser adaptados. Ex: ajudá-lo.
De resto para a {{Bem vindo}}, {{Bem vinda}} e {{Bv-av (Registrado)}} está bom.
As {{Bem-vindo IP}}, {{Bv-av}} e {{Bv-propaganda}} são destinadas aos usuários não registrados (IPs). Eu contava mais tarde trabalhar uma mensagem mais adequada para eles por que acho que esta está demasiada grande para eles. Não era minha intenção mudá-las por enquanto mas também não me oponho. Gostei do parágrafo suplementar mas o texto por vezes não se adequada. Kim richard correio 15h01min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)
O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Esplanada/propostas#Nova mensagem de boas-vindas ! Kim richard correio 18h50min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

Faltou um único link[editar código-fonte]

Faltou o link Wikipedia:Boas-vindas no topo das mensagens. HyperBroad 17h07min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

Sugestões para tornar a predefinição mais amigável[editar código-fonte]

Que tal adicionar à mensagem logo depois de "Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia e boas contribuições!" o texto"Em caso de dúvida é só perguntar"? Sendo esse perguntar um link indo para a página do usuário que colocou a tag ou já para a criação de tópico na página do usuário. O ponto fraco disso é que possivelmente vão ter uns preguiçosos que ao invés de ler a documentação, irão gastar as energias só a perguntar. Mas qualquer coisa é só mandar ele para alguma tutoria ou então só mandar ele ler os textos em vez de ficar só perguntando. A idéia pelo menos é que ele não se sinta perdido.

Outra coisa, por que não adicionar algum emotion , também ao final da predefinição? O ponto negativo é que deixa a mensagem mais informal, porém também deixa as boas-vindas mais amigáveis depois de ter sido formal durante toda a predefinição. No caso, alguns emotions bons a serem utilizados seriam: e Alegre. -- Fernando | (0) 21h45min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Concordo com a mensagem, o emotion não fica bem pois não serve para nada. Penso ainda que as letras das bv estão um pouco pequenas e devemos pensar em acessibilidade. Talvez, um direcionamento para letras maiores é possível? Dédi's (discussão) 21h50min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
  • A idéia do emotion é tornar a mensagem mais informal e acolhedora. -- Fernando | (0) 21h56min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
Tenho que torcer um pouco meu nariz para emoticons na bv porque informaliza excessivamente a mensagem. Mas na bv-ip concordo que seja interessante mas mais como imagem do que no texto do aviso. Quando retomar as discussões para reformar a bv-ip vou pensar em propor algo assim. A acessibilidade foi realmente algo que faltou. Se souberem reproduzir aqueles botãozinhos texto maior texto menor seria salvifico. Kim richard correio 02h26min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)