Sub-Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sub-Zero
Sub-Zero
Série de jogos Mortal Kombat
Primeiro jogo Mortal Kombat (1992)
Designer John Tobias e Ed Boon
Dublador em inglês Luke Perry (MK: DotR)
Jim Miller (MKvDC)
Dan Woren (MK2011)
Informações pessoais
Terra natal Plano Terreno (China)
Afiliação Lin Kuei
Arma Clava de Gelo (MK4)
Espada-Kōri (MK:DA, MK:D, MK:U e MK:A)
Estilo(s) de luta Shotokan (MK:A)
Dragão (MK:DA, MK:D)
Portal Games

Sub-Zero é o nome de um dos dois principais personagens do jogo Mortal Kombat. Suas vestes são sempre caracterizadas pela cor azul variando o estilo do uniforme. Faz parte do famoso clã de ninjas Lin Kuei.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiro Sub-Zero[editar | editar código-fonte]

Acontecimentos antecedentes a Mortal Kombat I

Bi-Han, originalmente o primeiro Sub-Zero, apareceu pela primeira vez em Mortal Kombat (1992), no qual fora enviado pelo seu clã, os Lin Kuei, para matar Shang Tsung. Bi-Han falha em sua missão, após ser morto por Scorpion; um ninja vindo de Netherrealm desejando vingança por Sub-Zero.

Antes dos eventos do primeiro Mortal Kombat, em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, os Lin Kuei foram contratados pelo feiticeiro Quan Chi para roubar um pergaminho em um templo Shaolin. Os Lin Kuei, então, convocaram Sub-Zero para a missão. Ao chegar ao seu destino, Bi-Han, antes mesmo de roubar o pergaminho, descobre que Quan Chi havia contratado os serviços dos Shirai Ryu ao encontrar-se com Scorpion numa das salas do templo. Os dois acabam lutando pela disputa do pergaminho, e Sub-Zero acaba por ser o vencedor. Scorpion suplica por sua vida, mas Bi-Han o mata a sangue frio. Após isso, Bi-Han retorna ao seu clã, levando consigo o pergaminho.

Ao retornar para o seu clã, Sub-Zero entrega o pergaminho ao seu Grão Mestre. Neste instante, Quan Chi surge contente com o sucesso da missão, e acaba pegando para si o pergaminho. Bi-Han fica irritado pelo fato de que Quan Chi havia contratado os serviços de seu clã rival, os Shirai Ryu, e este explica que, para garantir o sucesso da missão, havia contratado outro ninja para roubar o pergaminho, caso se Sub-Zero falhasse. Ambos discutem, até que o Grão Mestre, então, exige o pagamento da missão: Quan Chi entrega como pagamento, os ossos limpos de Takeda, o Grão Mestre dos Shirai Ryu, e este afirma ter matado todo o resto do clã. O Grão Mestre dos Lin Kuei fica satisfeito pelo pagamento de Quan Chi, e oferece-lhe outra vez os serviços de Sub-Zero.

O feiticeiro, então, pede para que Sub-Zero fosse até o Templo dos Elementos, derrote os quatro deuses elementais e consiga para si o Amuleto de Shinnok. Eis que Sub-Zero parte para a sua nova busca.

Após derrotar os quatro guardiões, Sub-Zero chega ao local onde esta o amuleto e, ao tentar pega-lo, Quan Chi surge e o pega antes, conta o verdadeiro propósito do amuleto e diz que levará o amuleto a Shinnok em Netherrealm, assim ele poderá tomar todas as almas de Earthrealm e Outworld. Quan Chi foge e Raiden, Deus do trovão surge e informa que Sub-Zero cometeu um terrível erro. O guerreiro Lin Kuei argumenta que Quan Chi é um lunático e que não existe Shinnok ou Netherrealm. Raiden diz que Sub-Zero deve acreditar nas suas existências, pois iria até Netherrealm recuperar o amuleto, antes que Quan Chi o entregasse a Shinnok.

Em Netherrealm, Sub-Zero localiza Quan Chi, mas este se teleporta, deixando-o cercado pela Irmandade das Sombras. Ele consegue se livrar de todos e segue até uma prisão, onde acabou sendo capturado.

Jogado em uma cela, Sub Zero encontra-se com Scorpion, agora um espectro, que pretende vingar-se do guerreiro Lin Kuei por ter, supostamente, assassinado sua família e clã. Sub-Zero tenta explicar que o culpado fora Quan Chi, mas Scorpion ataca com seus novos poderes, sendo derrotado novamente por Sub-Zero, que escapa da prisão e elimina o guarda que o prendeu.

Sub-Zero encontra a fortaleza de Quan Chi, e dentro derrota suas assassinas pessoais: Kia, Jataaka, e Sareena. Sub-Zero decide poupar a vida de Sareena e segue à Pirâmide de Shinnok.

Encontrando Quan Chi, o feiticeiro diz já ter entregue o amuleto a Shinnok e que Sub-Zero apenas pôde entrar em Netherrealm por conta do mal em sua alma, e oferece um lugar entre os membros da Irmandade. Sub-Zero nega, sendo inesperadamente ajudado por Sareena na luta contra Quan chi, que é da ponte onde lutavam. Sareena, então, diz que quer sair de Netherrealm e ir para onde Sub-Zero quiser. Shinnok mata Sareena, mas Sub-Zero recupera o amuleto e escapa por um portal criado por Raiden.

Sub-Zero entrega o amuleto a Raiden exigindo agradecimentos, mas Raiden diz que ele apenas defez o mal que causou. Sub-Zero pergunta sobre o que Quan Chi disse, e Raiden confirma dizendo que se Sub-Zero morrer agora, Quan Chi e Shinnok terão controle sobre sua alma, mas que ele poderia mudar se quisesse.

Sub-Zero retorna ao clã Lin Kuei, e o Grande Mestre diz que uma pessoa quer vê-lo. Shang Tsung surge, convidando-o para o torneio Mortal Kombat. Sub-Zero aceita, e quando Shang Tsung se vai, o Grande Mestre explica que um cliente muito rico, pagou muito bem para que Sub-Zero mate Shang Tsung. Sub-Zero aceita e se vai.

Durante os torneios do Mortal Kombat, Bi-Han luta contra Scorpion e finalmente é morto por este. Sub-Zero vai para Netherrealm, onde Shinnok, com o seu medalhão, contamina completamente sua alma. Sub-Zero entra para a Irmandade das Sombras, e deixa de ser Sub-Zero, tornando-se Noob Saibot.

Segundo Sub-Zero

O segundo Sub-Zero, Kuai Liang, aparece pela primeira vez em Mortal Kombat II (1993) em busca do assassino de seu irmão. Originalmente, Kuai Liang adotava o codinome de Tundra, mas decidiu usar as vestes e o codinome de seu irmão mais velho para honrá-lo. Kuai Liang, assim como o seu irmão, fora enviado pelos Lin Kuei para assassinar Shang Tsung. Scorpion, após ouvir que Sub-Zero havia retornado para o torneio, decide entrar para o Mortal Kombat outra vez a fim de eliminar o seu assassino. Kuai Liang, durante as suas buscas por Shang Tsung, é visto por Scorpion: este, vendo que seu suposto assassino havia retornado, presencia uma luta entre Sub-Zero e um oponente. Após Scorpion ver que Sub-Zero poupou a vida de seu oponente, o espectro percebe que este Sub-Zero não é o mesmo que ele o matou durante o torneio passado (Mortal Kombat I). Kuai Liang, durante o Mortal Kombat II, acaba por se juntar aos guerreiros de Earthrealm. Posteriormente a Mortal Kombat II, Scorpion decide se tornar o protetor de Kuai Liang: tal atitude se justifica pelo fato de Scorpion se desculpar pela morte de Bi-Han.

Durante os eventos de Mortal Kombat III (1995), Sub-Zero aparece pela primeira vez sem máscara e com um visual diferente, reforçando ser o irmão mais novo do primeiro Sub-Zero. Acaba-se por se juntar novamente ao guerreiros de Earthrealm para conter a ameaça de Shao Kahn. Neste período, e, logo após os eventos de Mortal Kombat II, os Lin Kuei iniciaram um projeto para "robotizar" os seus ninjas. Sektor e Cyrax foram os primeiros a se voluntariarem para o projeto; porém, o desejo do Grão Mestre era de que Sub-Zero e Smoke também fossem automatizados. Ambos negam a vontade do Grão Mestre, e após isso os dois ninjas fogem do clã. Durante a fuga, os guardas do Lin Kuei capturam Smoke. Sub-Zero consegue fugir, porém, durante a fuga, este encontra Kung Lao e Liu Kang, e os dois atacam Sub-Zero sem saber quê este Sub-Zero na verdade é Kuai-Liang e não Bi-Han, na luta contra os dois shaolin Kuai Liang acaba ferindo-se no rosto por conta de um golpe de Kung Lao, originando uma enorme cicatriz em sua face, consequentemente diferenciando este Sub-Zero de seu irmão Bi-Han (agora Noob saibot).

Os Lin Kuei tentaram matar o Sub-Zero mais novo porque ele não queria se submeter à vontade do Grande Mestre. Então ele desafiou o Grande Mestre (Mortal Kombat Deadly Alliance) e venceu, assim ganhando o Medalhão do Dragão, que ampliava os poderes de quem o utilizava. Mas o Grande Mestre não aceitou sua derrota e mandou Sektor, que foi derrotado por Sub-Zero, que se tornou Grande Mestre do Lin Kuei.

Sub-Zero havia começado uma nova ordem Lin Kuei e precisava de novos talentos em seu templo, que agora viraria uma organização do bem. Ele iniciou um pequeno torneio e Frost foi a campeã. Frost era da mesma raça que Sub-Zero os Cryomancer, seres que tinham domínio do gelo (e que chegaram a ser os mais poderosos de Outworld, de onde originavam). Ele aceitou treinar Frost e foi traído pela mesma, que roubou o Medalhão do Dragão quando Sub-Zero baixou a guarda, e assim perdendo o controle, acabou se congelando.

Em Mortal Kombat Armaggedon, no meio de sua quest, Taven passa pelo palácio Lin Kuei, e encontra Frost congelada, ele a descongela e pergunta se está bem, mas Frost estava em delírio e ataca Taven pensando ser Sub-Zero, os dois lutam e Taven vence, assim ela sai da paranoia e descobre que o homem a quem atacou não era quem ela pensava, assim indo embora, mais na frente Taven se encontra com Sub-Zero, que o ataca por o considerar um intruso, mas o próprio Sub-Zero encerra a luta antes de acabar quando descobre que uma tatuagem que Taven tem é igual a uma imagem de uma porta do palácio, assim resolve ajuda-lo em vez de mata-lo, os dois conversam ate um guarda do clã chegar e avisar que guerreiros das sombras estão invadindo o local. Taven ajuda Sub-Zero a expulsar os invasores, e acaba se encontrando com Smoke, os dois se enfrentam e Smoke perde, assim se teletransportando, depois Taven se encontra com Bi-Han na forma de Noob Saibot, ele estava com o irmão (Sub-Zero), e ameaçando os dois de morte se Taven não se entregasse, então eles lutam, menos Sub-Zero, que estava inconsciente, Noob é derrotado e Sub-Zero acorda, agradecendo a Taven, e agora com a missão de achar e curar seu irmão.

Em seu final em Mortal Kombat: Armageddom, o medalhão do dragão amplifica os poderes de Sub-Zero, após este derrotar Blaze. Sub-Zero agora não era mais um mero guerreiro, mas sim um deus do gelo. Contudo, foi considerado um deus falso, pois ele havia se tornado uma divindade sem o consentimento dos Elder Gods. Em resposta, os Elder Gods enviam os seus campeões para achá-lo e destruí-lo.

Mortal Kombat 9 (2011)

No Reboot da série, alguns acontecimentos mudaram a linha de história de Sub-Zero, tanto de Bi-Han quanto de Kuai Liang. No início do torneio, Scorpion, agora um espectro, aparece em busca de seu suposto assassino. Eis que Bi-Han aparece no salão do palácio de Shang Tsung, e então os dois discutem. Raiden, após ter suas supostas visões de acontecimentos futuros, tenta dialogar com Scorpion a fim de convencê-lo a não matar Bi-Han, mas apenas derrotá-lo: tal atitude de Raiden baseia-se no fato de que, se Scorpion poupasse a vida de Sub-Zero, não existiria Noob Saibot, valendo-se assim uma vantagem para os guerreiros de Earthrealm. Com muito sacrifício, Scorpion decide aceitar a proposta de Raiden. Após Sub-Zero ser teletransportado para Netherrealm por Scorpion, os dois travam uma luta, sendo Scorpion o vencedor. No justo momento em que Scorpion decide poupar a vida de Bi-Han, Quan Chi aparece e mostra para Scorpion que, o verdadeiro assassino de sua família e clã era Bi-Han. Eis que Scorpion, agora furioso, decide matar Bi-Han, no qual este é consumido pelas chamas.

Após a morte do irmão, Kuai Liang, conhecido como Tundra, decide ocupar o lugar de seu irmão, agora chamando-se Sub-Zero (a partir daqui, pode-se dizer que este ponto da história passa-se em Mortal Kombat II), sai em busca do assassino de seu irmão juntamente com Smoke. Em tal ponto, Sub-Zero encontra-se com Sonya e Jax, e este explica aos dois que era, na verdade, o irmão mais novo de Bi-Han. Eis que surge Ermac do soulnado, e, após Jax tentar o atacar, Ermac decepa os dois braços de Jax. Sub-Zero e Ermac travam uma luta, e Sub-Zero sai vencedor. Kuai Liang recusa-se a ajudar Sonya a salvar Jax e parte para a Shao Kahn's Arena, onde exige confrontar o assassino de seu irmão. Eis que Shang Tsung interrompe Sub-Zero e decide por Reptile para lutar com Kuai Liang: os dois acabam lutando, e Sub-Zero vence. Após vencer Reptile, o imperador decide atender o pedido de Sub-Zero, e eis que neste momento surge Scorpion. O espectro, agora a frente de Kuai Liang, diz que este não é Sub-Zero: Kuai Liang responde que ele era a família e clã de Bi-Han, e lutará pela sua honra. Scorpion diz que Bi-Han não tinha honra, e que Kuai Liang morreria da mesma maneira que seu irmão. Os dois travam uma luta, sendo Sub-Zero mais uma vez vencedor. Prestes a matar Scorpion, Sub-Zero é interrompido pelos ninjas cibernéticos de seu próprio clã: eis que aparecem Cyrax e Sektor explicando a Shao Kahn que era o dever dos dois de levar Sub-Zero para ser robotizado: em troca disso, Sektor oferecia a lealdade dos Lin Kuei ao imperador. Após isso, Kuai Liang é levado para ser robotizado.

Sub-Zero, agora como um ciborgue e em um determinado ponto da história, luta com Kabal. Após ser derrotado por este último, é levado até a base dos guerreiros de Earthrealm, onde os guerreiros reiniciam a sua central e fazem retornar as suas memórias anteriores: agora Kuai Liang havia recuperado a consciência e tinha controle sobre si. Cyber Sub-Zero, agora fazendo parte dos guerreiros de Earthrealm, é enviado para espionar os planos de Shao Kahn, já que ninguém desconfiaria de sua deserção. Cyber Sub-Zero atravessa um portal e encontra-se com Sektor, Cyrax, Noob Saibot e alguns Tarkatans. Sektor pergunta o por quê de Sub-Zero demorar tanto para se apresentar, e este mente dizendo que havia matado o intruso (Kabal) em Earthrealm: Sektor contesta dizendo que Sub-Zero deveria poupar a sua vida para que o intruso fosse interrogado, porém Kuai Liang explica que ele era um oponente formidável e que ele não havia escolha. Após isso, Sektor diz a Sub-Zero que os dois haviam uma nova missão, sendo estes teletransportados para os subsolos do metrô: porém, ao chegar em tal lugar, Sektor já desconfiava da nova automação de Sub-Zero, e exige que seu painel de acesso fosse removido. Sub-Zero impede Sektor desferindo-lhe um golpe, e diz que sua alma havia sido corrompida, mas que estava limpa a partir de agora. Os dois lutam, e Cyber Sub-Zero acaba vencendo.

Após derrotar Sektor, Cyber Sub-Zero encontra Kano, Goro e Kintaro, sendo alguns soldados mantidos como reféns por estes. Ao se aproximar, Kano diz para Cyber Sub-Zero para que o ajudassem a levar os soldados ao cemitério em Saint Dominic. Nesse momento, eis que Cyber Sub-Zero congela Goro, Kintaro, e respectivamente Kano: agora, Kuai Liang liberta os soldados e pede para que vão embora. Nessa hora, Goro e Kintaro se descongelam, e os três acabam por travarem uma luta, sendo Goro e Kintaro derrotados. Após isso, os soldados que haviam fugido, são arremessados para perto de Cyber Sub-Zero por Ermac. Os dois se confrontam, sendo Kuai Liang vencedor mais uma vez. Agora, Cyber Sub-Zero é rodeado pelos soldados que o agradecem por ter salvado as suas vidas: este apenas diz que precisa ir até o cemitério investigar, e após isso Kuai Liang parte em sua busca. Ao chegar no cemitério, Cyber Sub-Zero observa Noob Saibot e Quan Chi em uma espécie de ritual, usando alguns soldados como sacrifício. Cyber Sub-Zero reporta o que viu para Raiden e os guerreiros de Earthrealm, e após isso decide interferir no ritual: eis que é impedido por Noob, e nessa hora os dois discutem. Noob diz para Kuai Liang que ele não era digno de usar o codinome Sub-Zero. Kuai Liang pergunta quem era ele para julgar, então Noob explica que ele já havia usado as cores de sua roupa anteriormente, e deixou claro de que ele tratava ser Bi-Han. Kuai Liang fica surpreso, pergunta o por quê dele servir as forças da Exoterra, e Noob explica que Quan Chi havia o aperfeiçoado. Eis que Kuai Liang o chama de irmão, e Noob o interrompe dizendo que eles possuíam o mesmo sangue, mas não eram mais irmãos. Eis que os dois travam uma luta, e Cyber Sub-Zero acaba por vencer Noob Saibot.

Após isso, Cyber Sub-Zero acaba por ter sua central destruída por Sindel após esta invadir a base dos guerreiros de Earthrealm, deixando-o inoperante. Os demais guerreiros também são mortos por Sindel, com exceção de Sonya, Johnny Cage, Liu Kang e Raiden.

Mortal Kombat X (2015)

Passados 25 anos após o ultimo Mortal Kombat (2011), deparamo-nos com um Sub-Zero mais envelhecido: Kuai Liang agora é o Grão-mestre dos Lin Kuei. Em determinado ponto, Cassandra "Cassie" Cage, Jacqui Briggs, Takahashi Takeda e Kung Jin são enviados por Johhny Cage em uma missão no templo dos Lin Kuei. Os quatro são rendidos por Sub-Zero e seu clã: Cassie disse que eles precisariam de sua ajuda e que ambos precisariam conversar, porém Sub-Zero nega tal pedido e ataca os guerreiros. Os quatro são derrotados, um por um, por Kuai Liang, e é nessa hora que Sub-Zero os aprisiona: Cassie implora mais uma vez que ambos conversassem, e que seria um grande erro se os matassem. Sub-Zero, nessa hora, responde que ele também acharia um grande erro se os matassem, e então libertam os guerreiros. Sem entender tal atitude, Sub-Zero explica que tudo aquilo era apenas um exercício de treinamento: a simulação foi tramada por Kuai Liang e Johnny Cage. Após isso, Sub-Zero explica a ambos que, se eles não se tornassem um só, os quatro falhariam em sua missão.

Em sua outra aparição em Mortal Kombat X, Kuai Liang convida Scorpion (agora como Hanzo Hassashi, em sua forma humana) a conversarem sobre os seus respectivos clãs. Sub-Zero argumenta com Scorpion que ambos haviam restaurado os seus clãs, e que a partir de agora estavam usando-as para a proteção de Earthrealm. Nesse instante, Kuai Liang oferece uma tigela com chá a Hanzo; e nessa hora, inesperadamente, surge Frost e ataca Scorpion. Eis que Scorpion se livra de Frost, e nesse instante Sub-Zero pede para que Hanzo se acalmasse: Scorpion respondeu que não toleraria outra traição dos Lin Kuei, e os dois acabam lutando, no qual Sub-Zero é derrotado. Prestes a matar Sub-Zero, Frost ressurge e, prestes a atacar Scorpion, esta é congelada por Sub-Zero. Hanzo, sem entender o que havia acontecido, pergunta a Kuai Liang o por quê dele ter feito aquilo: Sub-Zero responde que ele não havia trazido Scorpion para tramar traições.

Após isso, Sub-Zero conduz Scorpion pelo palácio dos Lin Kuei, até estes chegarem a uma mesa, e, sobre ela, haviam os restos de Sektor, no qual foi morto por Kuai Liang: Sub-Zero diz a Scorpion que, por anos, ele achou que Hanzo culpou injustamente o Lin Kuei pela morte de seu clã e sua família; porém, as memórias de Sektor, ainda contidas em sua central, revelariam a verdade. Na mesma cena, Sub-Zero mostra um diálogo entre Sektor e Quan Chi, ainda salvas nas memórias do ciborgue: na conversa, Quan Chi confessa que foi o responsável pela morte da família e do clã de Scorpion, e exigia o pagamento dos Lin Kuei. Sektor contesta, dizendo que Hanzo continuava vivo, mas agora como um espectro; porém, Quan Chi explica que criou Scorpion a partir da alma de Hanzo, e que isto fazia parte do acordo. É nessa hora que Scorpion descobre toda a verdade: Sub-Zero afirma que se ele tivesse descobrido toda essa cumplicidade dos Lin Kuei, a história dos dois teria sido totalmente diferente. Hanzo, nessa parte, culpa-se pela morte de Bi-Han, mas Kuai Liang interfere afirmando que Quan Chi era o verdadeiro culpado da morte de seu irmão. Scorpion diz que agora havia um débito a ser pago, e que Quan Chi é quem deveria pagar.

Em seu final em Mortal Kombat X, Sub-Zero vai até as fronteiras geladas da Exoterra, e lá acaba por achar uma fêmea Dragão com uma ninhada de ovos. Com suas habilidades congelantes, Kuai Liang fez os dragões nascerem: e os dragões, agora aceitando os seus novos mestres, foram treinados como montarias de combate. Dessa maneira, com uma força de guerreiros montados em dragões, o Lin Kuei acaba por tornar-se uma lenda: ninguém agora arriscaria um conflito com o Plano Terreno.

Sub-Zero em HQ

Um pouco antes de Mortal Kombat X ser lançado para os consoles, foi lançado uma HQ contendo a mesma linha de história do jogo, contando eventos antecedentes à Mortal Kombat X. Em seus capítulos, principalmente no Capítulo 9, após Sub-Zero lutar contra Kano pela posse da Kamidogu, em um certo trecho Kuai Liang diz: "Eu estive morto uma vez". Essa fala reforça que Kuai Liang reviveu, através de Quan Chi, como mostra posteriormente na hq.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Sub Zero foi interpretado nos cinemas pelos atores François Petit (interpretando o Sub-Zero original, Bi-Han) no filme Mortal Kombat de 1994, e por Keith Hirabayashi Cooke (que havia interpretado Reptile no filme original; aqui ele faz o papel do segundo Sub-Zero, Kuai Liang) em Mortal Kombat: A Aniquilação, de 1997.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Na série de televisão Mortal Kombat: Defenders of the Realm de 1996, foi interpretado por Luke Perry.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]