Estela, Duquesa da Gotlândia Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estela
Duquesa da Gotlândia Oriental
Estela em 12 de março de 2014
Nome completo
Estela Sílvia Eva Maria
Casa Bernadotte
Pai Daniel Westling
Mãe Vitória, Princesa Herdeira da Suécia
Nascimento 23 de fevereiro de 2012 (4 anos)
Hospital Universitário Karolinska, Estocolmo, Suécia
Religião Batizada na Igreja da Suécia

Estela Sílvia Eva Maria (Estocolmo, 23 de fevereiro de 2012) é a filha mais velha de Vitória, Princesa Herdeira da Suécia, e seu marido Daniel Westling. Ela é a primeira neta do rei Carlos XVI Gustavo e da rainha Sílvia, ocupando a segunda posição na linha de sucessão depois de sua mãe.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Estela junto com seus pais, avós e padrinhos após seu batismo.

Estela Sílvia Eva Maria nasceu às 4h26min do dia 23 de fevereiro de 2012 no Hospital Universitário Karolinska em Estocolmo, filha de Vitória, Princesa Herdeira da Suécia, e seu marido Daniel Westling. Ela pesava 3,2 kg e media 51 cm.[1] Seu nascimento foi celebrado por uma salva de 21 tiros de canhão na ilha de Skeppsholmen, em frente ao Palácio Real de Estocolmo.[2] Seu nome e títulos completos foram anunciados no dia seguinte por seu avô materno o rei Carlos XVI Gustavo durante uma reunião especial do gabinete.[3]

A princesa foi batizada em 22 de maio de 2012 na Capela Real do Palácio Real de Estocolmo por Anders Wejryd, o Arcebispo de Uppsala.[4] Seus padrinhos foram seu tio materno o príncipe Carlos Filipe, Duque de Värmland, sua tia paterna Anna Westling Söderström, o rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos (então ainda Príncipe de Orange), Maria, Princesa Herdeira da Dinamarca, e Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega. Estela foi batizada no antigo vestido de batismo da Casa de Bernadotte usado pela primeira vez por seu bisavô materno o príncipe Gustavo Adolfo, Duque de Västerbotten, em 1906. Seu nome e a data da cerimônia foram bordados no vestido.[5]

Deveres e educação[editar | editar código-fonte]

Como segunda na linha de sucessão, Estela sempre chamou a atenção do público. Ela realizou seu primeiro compromisso oficial em 17 de maio de 2014, aos dois anos de idade, quando inaugurou um caminho de conto de fadas nomeado em sua homenagem: "Caminho de Conto de Fadas da Duquesa Estela" em Tåkern.[6] [7] Na época de seu batismo ela havia recebido um cisne em miniatura e um certificado do caminho indicando que algum dia realizaria deveres oficiais no local.[8] Ela também visitou o Castelo de Linköping, sendo recebida pelo prefeito e outros dignatários.[6]

Estela começou seus estudos pré-escolares em 25 de agosto do mesmo ano na Escola Äventyret na comuna de Danderyd no condado de Estocolmo. A Äventyret foi fundada em 1992 e usa métodos de ensino específicos para ensinar crianças sobre a natureza e transmitir um sentimento do mundo natural.[9]

Títulos, estilos, honras e brasão[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 24 de fevereiro de 2012 – presente: "Sua Alteza Real, Princesa Estela da Suécia, Duquesa da Gotlândia Oriental"

Honras[editar | editar código-fonte]

  • 24 de fevereiro de 2012: Real Ordem do Serafim
  • 15 de setembro de 2013: Medalha de Rubi Comemorativa do Jubileu de Sua Majestade o Rei

Brasão[editar | editar código-fonte]

Coats of arms of Princess Estelle Duchess of Östergötland.svg
Royal Monogram of Princess Estelle of Sweden.svg
Brasão de armas (2012–presente)
Monograma real (2012–presente)

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Kronprinsessan och Prins Daniel har fått en dotter». Corte Real da Suécia. 23 de fevereiro de 2012. Consultado em 10 de dezembro de 2015. 
  2. «Sweden's Princess Victoria gives birth to baby daughter». BBC. 23 de fevereiro de 2012. Consultado em 10 de dezembro de 2015. 
  3. «Princess Estelle Silvia Ewa Mary, Duchess of Östergötland». Corte Real da Suécia. 24 de fevereiro de 2012. Consultado em 10 de dezembro de 2015. 
  4. Nordstrom, Louise (22 de maio de 2012). «Estelle Silvia Ewa Mary, Swedish Royal Heir, Baptized (PHOTOS)». The Huffington Post. Consultado em 10 de dezembro de 2015. 
  5. «Dopklänning». Corte Real da Suécia. Consultado em 10 de dezembro de 2015. 
  6. a b «Slott och sagostig redo för prinsessa». Länsstyrelsen Östergötland. 7 de maio de 2014. Consultado em 12 de abril de 2016. 
  7. «Crownprincess Victoria, Prince Daniel and Princess Estelle open Crownprincess Victoria, Prince Daniel and Princess Estelle open Fairytale Path». Monarchy Press Europe. Consultado em 12 de abril de 2016. 
  8. «Sagostig vid Tåkern till Prinsessan Estelles ära». Länsstyrelsen Östergötland. 21 de maio de 2012. Consultado em 12 de abril de 2016. 
  9. «Princess Estelle starts preschool». Kungahuset. 26 de agosto de 2014. Consultado em 12 de abril de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.