República Soviética Eslovaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Slovenská republika rád
Szlovák Tanácsköztársaság
Словацька Радянська Республіка

República Soviética Eslovaca

Estado fantoche representando a República Soviética Húngara e a RSS da Ucrânia

Flag of the Czech Republic.svg
 
Red flag.svg
 
Flag of Ukrainian SSR (1919-1929).svg
1919 Flag of the Czech Republic.svg
Flag Brasão
Bandeira Emblema
Eslováquia
Continente Europa
País Eslováquia
Capital Prešov
Governo República socialista
Presidente do Conselho do Governo Revolucionário Antonín Janoušek
Período histórico período entre guerras
 • 16 de Junho de 1919 Fundação
 • 7 de Julho de 1919 intervenção militar

A República Soviética Eslovaca foi uma ditadura do proletariado que existiu. De curta duração (existindo por menos de três semanas) no sudeste do território da atual Eslováquia

representou a República Soviética Húngara e RSS da Ucrânia. O estado foi comandado pelo ex-jornalista Tchecoslovaco Antonín Janoušek.

História[editar | editar código-fonte]

A Tchecoslováquia, - como parte dos armistícios e tratados da Primeira Guerra Mundial - em 1918, começou a ocupar áreas, assim formando a República Tchecoslovaca, porém a Revolução Húngara de 1919, criou a República Soviética Húngara, que estava em guerra com a Romênia (Guerra Húngaro-Romêna de 1918-1920), a República Soviética Húngara teve pequeno sucesso na Transilvânia, assim em 30 de maio de 1919 a República Soviética Húngara invade a Tchecoslováquia, a República Soviética Soviética Eslovaca foi proclamada em Prešov[1], no dia 16 de junho de 1919, quando o Orgão Supremo do Poder Soviético na Eslováquia e o Comitê Executivo Revolucionário nomeou os membros do Conselho do Governo Revolucionário Eslovaco em Košice no dia 20 de junho de 1919. O Conselho resolveu estatizar grandes indústrias, empresas comerciais, bancos e meios de transporte e para expropriar, sem compensação, terras e províncias superiores a 50 hectares. Foram emitidos decretos que previam uma jornada de trabalho de oito horas, salários mais altos, pensões. O governo Soviético da Eslováquia ordenou uma mobilização e formou o Exército Vermelho Eslovaco com 50 mil homens no final de junho. Em 7 de julho após a retirada forçada do Exército Vermelho Húngaro, a República Soviética Eslovaca foi dissolvida pela intervenção organizada pelo governo da Tchecoslováquia.

Proclamação da República Soviética Eslovaca em Prešov.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://worldstatesmen.org/Slovakia.html
  1. Cahoon, Ben. «Slovakia». worldstatesmen.org. Consultado em 10 de janeiro de 2018