República Soviética Eslovaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Slovenská republika rád
Szlovák Tanácsköztársaság

Словацька Радянська Республіка

República Soviética Eslovaca

Estado fantoche representando a República Soviética Húngara e a RSS da Ucrânia

Flag of the Czech Republic.svg
 
Red flag.svg
 
Flag of the Ukrainian Soviet Socialist Republic (1919–1929).svg
1919 Flag of the Czech Republic.svg
Flag Brasão
Bandeira Emblema
Eslováquia
Continente Europa
País Eslováquia
Capital Prešov
Governo República socialista soviética
Presidente do Conselho do Governo Revolucionário Antonín Janoušek
Período histórico período entre guerras
 • 16 de Junho de 1919 Fundação
 • 7 de Julho de 1919 intervenção militar

República Soviética Eslovaca (Em Eslovaco: Slovenská republika rád) compreendeu um Estado comunista de curta duração no sudeste da Eslováquia de 16 de junho a 7 de julho de 1919 com sua capital em Prešov,[1] o país foi dirigido pelo ex-jornalista checoslovaco Antonín Janoušek.

O país foi criado quando as tropas da República Soviética Húngara invadiram a Checoslováquia em 1919. O estado foi derrubado por uma campanha liderada pelo governo Checoslovaco.

História[editar | editar código-fonte]

Proclamação da República Soviética Eslovaca em Prešov.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 1918 o Império Austro-Húngaro se desintegrou completamente formando vários países, dentre eles tinha a Checoslováquia e o Reino da Iugoslávia. A República Democrática Húngara, liderada por Mihály Károlyi, não conseguiu e tinha dificuldade em acabar com os problemas sociais que assolavam o país, como a fome, inflação e desemprego. Devido aos problemas, as pessoas ficaram insatisfeitas e o Partido Comunista da Hungria cresceu, liderando uma revoulução Socialista em 21 de Março de 1919, criando a República Soviética Húngara. A Romênia-Maior começou a invadir a Transilvânia, território histórico Romeno. Em 15 de Abril, querendo recuperar territórios, a Hungria invade a Romênia recuando no dia seguinte. A Checoslováquia e Iugoslávia invadem a Hungria para anexar os territórios traçados pelos acordos preliminares de paz.

Invasão da Checoslováquia[editar | editar código-fonte]

Em 30 de Maio a Hungria começa uma invasão à Checoslováquia para recuperar os territórios da Rutênia Cárpata e Eslováquia.

Proclamação da República Soviética[editar | editar código-fonte]

Com as tropas de Béla Kun chegaram em Košice no começo de Junho. A entrada da prefeitura de Prešov foi o cenário para o jornalista Antonín Janoušek proclamar a República Soviética Eslovaca em 16 de Junho de 1919. Apesar da simpatia inicial pelos objetivos da suposta revolução, alguns intelectuais Eslovacos comentaram que "sentiram cheiro de rato"[2] e que a República Soviética era apenas uma fachada para a Hungria anexar novamente a Eslováquia, já que só a Hungria, RSFS Russa e a RSS Ucraniana reconheceram o país. O país foi transformado em regime fantoche da República Soviética da Hungria e da RSS Ucraniana.

O Comitê Executivo revolucionário nomeou os membros do Conselho do Governo Revolucionário em Košice em 20 de Junho de 1919. O conselho decidiu nacionalizar e estatizar empresas e grandes indústrias comerciais. O Conselho também estatizou bancos e meios de transporte e expropriou, sem compensação, senhorios e propriedades de igrejas superiores a 50 Hectares. Foi emitido decretos que forneciam jornada de trabalho de 8 horas, salários melhores, pensões e a isenção dos impostos dos camponeses[3].

Colapso[editar | editar código-fonte]

O governo soviético da Eslováquia ordenou uma mobilização e formou o Exército Vermelho Eslovaco com 50.000 homens no fim de Junho[4]. Em 1º de Julho o exército Checoslovaco invadiu o território da Eslováquia e forçou a retirada dos Húngaros e Eslovacos e em 7 de Julho de 1919 as tropas Checoslovacas ocuparam a Eslováquia totalmente, dissolvendo o governo Comunista.

Referências

  1. World Statesmen.org - Slovakia
  2. «The Slovak Soviet Republic (Spectacular Slovakia travel guide)». travel.spectator.sme.sk. Consultado em 30 de junho de 2018. 
  3. «Slovak Soviet Republic of 1919». TheFreeDictionary.com 
  4. «Slovak Soviet Republic of 1919». TheFreeDictionary.com