Richard Harvey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Richard Harvey
Richard Harvey
Richard Harvey atende à première de King Naresuan
Informação geral
Nascimento 25 de setembro de 1953 (70 anos)
Local de nascimento Londres, Inglaterra
Ocupação(ões) Multi-instrumentalista e compositor
Instrumento(s) Vários
Período em atividade 1970–Presente

Richard Harvey (nascido em 25 de setembro de 1953) é um músico e compositor inglês premiado com o BAFTA. Originalmente do grupo de rock progressista medieval Gryphon, ele é mais conhecido agora por suas trilhas sonoras de filmes e televisão. Ele também é conhecido por seu concerto de violão Concerto Antico, que foi composto pelo violonista John Williams e pela London Symphony Orchestra.

Em abril de 2012, os ouvintes de rádio do Reino Unido votaram o Concerto Antico de Richard Harvey no Hall da Fama da Classic FM pela primeira vez.

Início da vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascido em Londres, Harvey logo se envolveu com música, aprendendo a flauta doce quando tinha quatro anos, mudando primeiro para percussão e depois tocando clarinete na Orquestra Sinfônica Britânica da Juventude.[1] Quando se formou no Royal College of Music de Londres, em 1972, ele já tocava flauta doce, flauta, cromorno e outros instrumentos medievais e renascentistas, bem como bandolim e vários teclados. Ele poderia ter se juntado à Orquestra Filarmônica de Londres, mas optou por trabalhar com o Musica Reservata, um dos primeiros grupos de música. Posteriormente, ele conheceu outro graduado do RCM, Brian Gulland, e passou a formar a banda progressiva de rock e folk Gryphon. Durante esse período, ele também trabalhou com outros músicos de folk rock, como Richard e Linda Thompson e Ashley Hutchings. Quando o Gryphon acabou no final da década de 1970, ele se tornou músico de sessão, tocando em Lionheart de Kate Bush, Night Owl de Gerry Rafferty, Level Headed de Sweet, Fear of the Dark e The Peacock Party de Gordon Giltrap, entre outros. Ele também teve um breve período no conjunto New Wave The Banned.

Carreira no cinema e na televisão[editar | editar código-fonte]

Depois de trabalhar com o compositor Maurice Jarre em meados da década de 1970, ele se envolveu em composição para cinema e televisão. Seu primeiro trabalho foi fornecer música para a série de televisão Tales of the Unexpected, em 1979. Posteriormente, ele forneceu partituras para mais de 80 projetos de televisão e cinema.

Entre os trabalhos notáveis estão os créditos de Martian Chronicles de 1979, o filme de terror House of the Long Shadows (1983), o melancólico tema de Shroud for a Nightingale, para a série de detetives PD James, a sequência de ação The Dirty Dozen: Next Mission (1985), filmes britânicos como The Assam Garden (1985), Steaming (1985), Defense of the Realm (1986) e Half Moon Street (1986), G.B.H. de Alan Bleasdale em 1991, que ele coescreveu com Elvis Costello (e que os fez conquistar, em conjunto, um prêmio da Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão), Luther (2003) e, mais recentemente, em 2006, o Código Da Vinci de Ron Howard e a Morte de um Presidente de Gabriel Range.

Além disso, ele foi músico em filmes como O Rei Leão, Inimigo do Estado e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Em 1981, "Exchange" e "Water Course", de Richard Harvey, da versão "Nifty Digits" de Harvey (KPM Library # 1251) foram apresentados em um popular segmento da Rua Sésamo, filmado na fábrica de giz de cera da Binney and Smith Crayola em Easton, PA.

Harvey também compôs a música-tema do World Championship Wrestling da TBS, chamada "Dynamics".

Harvey também é um prolífico compositor de música de produção e parceiro fundador do West One Music Group, juntamente com Edwin Cox e Tony Prior. Sem dúvida, sua peça mais amplamente reconhecida é "Reach for the Stars", que tem sido usada em inúmeros trailers de filmes, comerciais e programas de televisão. Por exemplo, a peça é usada como tema para o Powdered Toast Man no The Ren and Stimpy Show, Help Wanted no Bob Esponja Calça Quadrada e em material promocional para a Disney.

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Em 1984, ele foi o maestro de uma série de álbuns de rock clássico da London Symphony Orchestra. Ele frequentemente fez turnês e gravou com o violonista John Williams em projetos que incluem o álbum de 2002 Magic Box. Ele também tocou no álbum de 2004 The Opera Band pelo ato crossover pop/clássico Amici Forever, que alcançou a 74ª posição nos 200 melhores álbuns da Billboard e a 2ª na lista de melhoras clássicas da Billboard. Ele trabalhou com Elvis Costello em seu álbum de 2006, My Flame Burns Blue. Um habilidoso multi-instrumentista, ele tem uma coleção de mais de 700 instrumentos diferentes de todo o mundo.[2]

Desde 2005, o "World Tour de John Williams & Richard Harvey" tem aparecido em muitos países diferentes, do Japão e China à Irlanda e Luxemburgo, com a dupla tocando uma mistura de música clássica e mundial, abrangendo cinco continentes e cinco séculos, apresentando instrumentos europeus, chineses e africanos.

O primeiro concerto para gravadores de Harvey (Concerto Incantato) teve sua estreia mundial no CD English Recorder Concertos de Michala Petri em março de 2012, ao lado de obras de Malcolm Arnold e Gordon Jacob.

Destaques na carreira[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]