Rio Cachoeira (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Cachoeira
Nascente serra de Ouricana (Itororó)
Foz Ilhéus
Afluentes
principais
Rio Colônia, Rio Itacanoeira, Rio Salgado, Rio Santana
País(es)  Brasil

O rio Cachoeira é um importante rio do sul do estado brasileiro da Bahia, onde banha diversos municípios. Nasce na serra de Ouricana, na cidade de Itororó, com o nome de rio Colônia, vai formar o Cachoeira em Itabuna e corre até desaguar no Oceano Atlântico, já em Ilhéus.

Nos dias de hoje, o Rio Cachoeira é um grande rio poluído em toda sua extensão. Quem entra em meio a suas águas pode se relacionar com doenças e bactérias de diversos tipos. Entretanto, esse grande rio tem se mostrado um forte "guerreiro", pois apesar do atual nível de degradação, consegue fornecer alimentos (peixes) para muitas famílias que se arriscam diariamente através da pesca. Serve também à alimentação de animais, como muitos equinos e bovinos. Recentemente, um casal de capivaras se fazia acompanhar de cinco filhotes, em suas margens.

O Rio Cachoeira não é mais o mesmo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.