Rio Cachoeira (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Cachoeira
Foz na Baía do Pontal, Ilhéus.
Nascente Serra de Ouricana, Itororó
Foz Ilhéus
Afluentes
principais
Rio Colônia, Rio Itacanoeira, Rio Salgado, Rio Santana
País(es)  Brasil

O rio Cachoeira é um importante rio do sul do estado brasileiro da Bahia. Nasce na Serra de Ouricana, na cidade de Itororó, com o nome de Rio Colônia, passando pelas cidades de Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul e Ibicaraí. O rio Cachoeira se forma em Itapé, na confluência do Colônia com o rio Salgado. Considerando os dois rios, a bacia hidrográfica do Cachoeira engloba 12 municípios, abrangendo ainda Santa Cruz da Vitória, Jussari, Buerarema e Itapetinga. O rio percorre grande parte do perímetro urbano da cidade de Itabuna e sua foz no Oceano Atlântico é em Ilhéus.[1] [2]

O rio apresenta níveis variados de poluição ao longo do seu curso.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paulo Gabriel Soledade Nacif, Liovando Marciano da Costa, Alloua Saadi, Elpídio Inácio Fernandes Filho, João Carlos Ker, Oldair Vinhas Costa, Maurício Santana Moreau (2003). «Ambientes Naturais da Bacia do Hidrográfica do Rio Cachoeira» (PDF). inema.ba.gov.br. Consultado em 4 de setembro de 2015. 
  2. a b Lúcio, Maria Zita Tabosa Pinheiro de Queiroz Lima (2010). Biogeoquímica do rio Cachoeira (Bahia, Brasil) (PDF) (Tese Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais). Ilhéus: UESC. p. 31. Consultado em 4 de setembro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.