Mesorregião do Sul Baiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sul Baiano
Achtung.svg Divisão extinta em 2017
Com a revisão da divisão regional do Brasil pelo IBGE em 2017, as mesorregiões e microrregiões foram substituídas por regiões geográficas intermediárias e imediatas, respectivamente.[1][2]

Fonte:

Características geográficas
Unidade federativa Bahia Bahia
Mesorregiões limítrofes Metropolitana de Salvador; Centro-Sul Baiano; Jequitinhonha (MG); Vale do Mucuri (MG); Litoral Norte Espírito-Santense (ES)
Área 54.642,351 km²
População 2.006.832 hab. est. 2007
Densidade 37,3 hab/km²
Indicadores
PIB R$ 12.941.599.000,00 IBGE/2007
PIB per capita R$ 6.448,77 IBGE/2007

A mesorregião do Sul Baiano é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro da Bahia. É formada pela união de setenta municípios agrupados em três microrregiões.

É nesta mesorregião que se localiza as grandes plantações de cacau, além das mais belas praias do estado. Sua economia é bastante diversificada, inclui a agricultura na extração de cacau, nos polos industriais e no turísmo.

Os principais municípios são: Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Valença.

11 municípios localizados nesta região compõe o chamado Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia, região que recebe auxílio de diversas instituições, como a Fundação Odebrecht, para a preservação ambiental.[1]

Microrregiões[editar | editar código-fonte]

Referências