Roberto Montoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Roberto Montoro
Nome completo Roberto Montoro
Nascimento 12 de abril de 1929 (90 anos)
Araraquara, SP
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Cônjuge Maria Ignêz Montoro
Filho(s) Maria Amália Montoro
Roberto Montoro Filho
Maria Agnes Montoro
Ocupação Empresário

Roberto Montoro (Araraquara, 12 de abril de 1929) é um empresário brasileiro. Foi diretor-superintendente da Rede Globo e proprietário de estações de rádio em São Paulo, São Sebastião e Araraquara[1], entre elas, a Rádio Mulher[2]. Fundou a Rede Mulher de Araraquara em 1994, emissora de TV que foi comprada em 1999 por Edir Macedo e extinta em 2007 para a inauguração da Record News[3].

História[editar | editar código-fonte]

Roberto Montoro, filho caçula de Rafael e Amália Montoro, nasceu na cidade de Araraquara, interior paulista, em 12 de abril de 1929. Já aos dez anos de idade, era nítida sua paixão pelo rádio, com o qual começou a trabalhar na capital São Paulo[4].

Roberto entrou na agência Standard Propaganda em 1952. Três anos depois, casou-se com Maria Ignêz, com quem teve os três filhos: Maria Amália, Roberto Filho e Maria Agnes. No mesmo ano de 1955, Roberto deixou a Standard Propaganda, ingressando na Agência Reclan, que o projetou no setor publicitário nacional[4].

Televisão[editar | editar código-fonte]

Em 1958, Roberto Montoro foi para o Rio de Janeiro trabalhar na TV Rio como diretor comercial. Em 1963, Montoro e Walter Clark foram contratados pela TV Paulista. Roberto Montoro assumiu as direções geral e comercial das emissoras, além da direção da Rádio Nacional e da Rádio Excelsior de São Paulo. Passou cinco anos no comando dessas empresas de rádio e TV das Organizações Globo[4].

Roberto Montoro pediu demissão em 1968, explicando para Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, que a TV Globo já estava estruturada e que era seu momento de montar um negócio próprio[4].

No ano seguinte, comprou as rádios Santo Amaro AM, de São Paulo, e Voz da Araraquarense AM, de Araraquara[5]. Estas rádios mudaram de nome em 1970 para Rádio Mulher e Rádio Morada do Sol AM, respectivamente[4].

Rádio Mulher[editar | editar código-fonte]

A Rádio Mulher foi uma inovação em sua época, era uma rádio feita por mulheres e voltada para o público feminino. A rádio também tinha uma equipe que narrava jogos de futebol. Quando começou a Rádio Mulher, o irmão de Roberto Montoro, Antonio Bruno Montoro, passou a ser seu sócio, ajudando-o a administrar a empresa[4].

Com a compra da Rádio Voz, então Rádio Morada do Sol, Roberto Montoro volta a Araraquara. Ele já tem, em meados da década de 1970, a concessão do canal 9 de TV de cidade. A emissora foi inaugurada em 1979 com o nome de Canal 9, mais tarde, passou a se chamar TV Morada do Sol[4].

Roberto Montoro amplia seus negócios no início da década de 1980, comprando uma rádio FM de São Sebastião, que também passou a se chamar Rádio Morada do Sol[4].

Rede Mulher[editar | editar código-fonte]

Em 1994, Roberto Montoro funda a Rede Mulher de Televisão, usando como geradora, a TV Morada do Sol, canal 9 de Araraquara, que mudou de nome. O canal era transmitido para todo o país via satélite e também dava espaço às produções locais de Araraquara[4].

A Rede Mulher foi vendida para a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, em 1999. O nome permaneceu o mesmo, mas todos os programas passaram a ser produzidos em São Paulo, fazendo a emissora perder sua identidade com Araraquara. Em 2007, passou a se chamar Record News.

SuperTV[editar | editar código-fonte]

Roberto Montoro, após a venda da Rede Mulher, conseguiu a concessão para instalar a SuperTV, TV por assinatura, em 43 municípios paulistas, incluindo Araraquara. Nos primeiros meses de 2001, adquire a Rádio Cultura de Araraquara[4].

Empresas[editar | editar código-fonte]

Fazem parte do Sistema Integrado de Comunicação Roberto Montoro, dirigidas por Roberto Montoro Filho[6]:

  • Portal Morada.com.br (Reunindo rádios, quadro jornalístico e sites oficiais)
  • Rádio Morada do Sol (Araraquara, São Paulo e São Sebastião)
  • Rádio Cultura (Araraquara)
  • SuperTV
  • Rádio Cultura FM
  • Jornal da Morada
  • Lex Out Of Home

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]