Sêxtupla coroa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esses foram os títulos da Sêxtupla Coroa do Barcelona em 2009.

A sêxtupla coroa (sextuple, em inglês) é um termo que indica uma vitória pela mesma equipe ou esportista de seis importantes títulos, normalmente em um só ano.[1]

No esporte brasileiro o único registro de tal conquista é da equipe Sada Cruzeiro, na temporada 2015-16, a melhor de sua história,[2] em qual realizou um feito inédito no esporte brasileiro: disputou e conquistou todos os campeonatos possíveis de participação de uma equipe brasileira! Foram seis conquistas em seis campeonatos disputados, alferindo a inédita honraria da Séxtupla Coroa, a soma de todos os campeonatos possíveis, sendo estes: o Campeonato Estadual, no caso o heptacampeonato do Campeonato Mineiro;[3] a Supercopa entre os campeões nacionais, sendo esta a primeira edição da Supercopa Brasileira;[4] a Copa do Brasil, sendo o bicampeonato da Copa Brasil de Voleibol;[5] o Campeonato Brasileiro, sendo o tetracampeonato da Superliga - Série A;[6] o Campeonato Continental, sendo o tricampeonato do Sul-Americano de Clubes;[7] e o Campeonato Mundial, sendo o bicampeonato do Mundial de Clubes,[8] a conquista mais importante de sua história.

O Barcelona venceu em 2009 o Mundial de Clubes da FIFA, a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa Europeia, o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha. O Barcelona poderia ter conquistado a Sétupla Coroa se vencesse a Copa Cataluña.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FIFA: Kings, queens and a young prince.
  2. «Temporada perfeita do Sada Cruzeiro coroa projeto de 10 anos do time». http://sadacruzeiro.com.br. 11 de abril de 2016. Consultado em 08 de maio de 2016.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  3. «Sada Cruzeiro derrota Minas e é hexacampeão Mineiro». http://sadacruzeiro.com.br. 18 de outubro de 2015. Consultado em 31 de outubro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  4. «Bicampeão do mundo, Cruzeiro atropela Taubaté e vence Supercopa». http://espn.uol.com.br. 6 de novembro de 2015. Consultado em 6 de novembro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  5. «Sada Cruzeiro vence Vôlei Brasil Kirin e conquista o bicampeonato da Copa Brasil». http://sadacruzeiro.com.br. 24 de janeiro de 2016. Consultado em 20 de fevereiro de 2016.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  6. «Em jogaço, Cruzeiro vence Vôlei Brasil Kirin de virada e conquista 4º título na Superliga». http://espn.uol.com.br. 10 de abril de 2016. Consultado em 08 de maio de 2016.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  7. «Sada Cruzeiro derrota Taubaté e é tricampeão Sul-Americano de forma invicta». http://sadacruzeiro.com.br. 22 de fevereiro de 2016. Consultado em 08 de maio de 2016.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  8. «Sada Cruzeiro dá o troco, bate Zenit Kazan e é bicampeão mundial de vôlei». http://espn.uol.com.br. 31 de outubro de 2015. Consultado em 31 de outubro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)