Sachsenring

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sachsenring
Sachsenring
Sachsenring
Mapa do circuito.
Informação geral
Localização Hohenstein-Ernstthal, Saxônia, Alemanha
Fuso horário UTC +1 (DST: UTC +2)
Eventos principais MotoGP
GP da Alemanha
(1998–presente)

FIA GT1
(2011)

Circuito A Grand Prix Circuit
Comprimento do circuito 3,700 km (2,299 mi)
Volta mais rápida 1:18.362 (Fabio Scherer, US Racing, 2017, ADAC Fórmula 4)
Circuito B OMEGA-circuit
Comprimento do circuito 2,100 km (1,304 mi)
Circuito C
Comprimento do circuito 1,700 km (1,056 mi)

O Sachsenring Circuit é um circuito alemão localizado em Hohenstein-Ernstthal, na Saxônia. Recebe o GP da Alemanha de MotoGP.

História[editar | editar código-fonte]

Vista aérea do circuito.

A primeira corrida ocorreu em 26 de maio de 1927 no traçado de 8,7km em rodovias incluída a vila de Hohenstein-Ernstthal. Apelidada de "Sachsenring" em 1937.

Após a Segunda Guerra Mundial seu território passou a fazer parte da Alemanha Oriental. Abrigou então o Grande Prêmio da Alemanha Oriental de 1962 a 1971. As motos dois tempos MZ fabricadas em Zschopau, nas proximidades, eram competitivas na época. A volta mais rápida foi cravada pelo 15 vezes campeão mundial Giacomo Agostini numa MV Agusta, com 180 km/h de média. Após a vitória do alemão ocidental Dieter Braun na 250cc em 1971 e os fãs alemães orientais cantarem o hino alemão ocidental em comemoração (no caso esportivo, o hino nacional ao vencedor é tocado após a corrida), o evento foi limitado a participantes da europa oriental por razões políticas.

Em 1990, com equipamentos ocidentais velozes disponíveis, a corrida por dentro do vilarejo torna-se muito perigosa com vários acidentes fatais (comparáveis a corrida TT da Ilha de Man).

Na acelerada desenvolvimento da antiga Alemanha Oriental na nova Alemanha unificada, um circuito curto de 2.9km a partir da curva Queckenberg foi construído nos anos 90 a fim de trazer o esporte a motor internacional.

Desde 1998 abriga o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP no lugar de Nurburgring. Desde então a pista ficou mais longa e rápida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.