Saint-Pierre (Saint-Pierre e Miquelon)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neve em São Pedro

São Pedro (em francês: Saint-Pierre, nome também usado em português[1][2]), é ama comuna (município) e capital da coletividade ultramarina francesa de São Pedro e Miquelão. Ela está localizada na Ilha de São Pedro, no Golfo de São Lourenço, perto da costa de Terra Nova (costa leste do Canadá). São Pedro é a mais povoada das duas comunas que compõem São Pedro e Miquelão.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A comuna de São Pedro é composta pela ilha de São Pedro propriamente dita e várias ilhas menores próximas, como a Ilha dos Marinheiros (Île aux Marins). Apesar de conter cerca de 90% dos habitantes de São Pedro e Miquelão, a comuna de São Pedro é consideravelmente menor que a comuna de Miquelão-Langlade, que fica a noroeste da ilha de Miquelão.

História[editar | editar código-fonte]

Até 1945, existia uma terceira comuna em São Pedro e Miquelão: Ilha dos Marinheiros (Île aux Marins). A comuna da Ilha dos Marinheiros foi anexada pela comuna de São Pedro em 1945.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população de São Pedro no censo local de 2006 era de 5.888,[3] muitos dos quais são de origem basca, bretã, normanda ou acadiana. Todos os habitantes da comuna (município) vivem na ilha de São Pedro propriamente dito.

Governo[editar | editar código-fonte]

A comuna é liderada por um prefeito e um conselho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Porto Editora. «São Pedro e Miquelão». Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Consultado em 19 de janeiro de 2012 
  2. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 1 de maio de 2012 
  3. Insee - Bases de donnees - Les resultats des recensements de la population
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.