Sakura Haruno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sakura Haruno
春野サクラ
Sakura Haruno por Masashi Kishimoto como vista na Parte I
Primeira aparição Capítulo 3 do mangá Naruto
Episódio 1 do animê Naruto
Criado por Masashi Kishimoto
Vozes
Japão Chie Nakamura[1]

Brasil Tatiane Keplmair[2]
PortugalBárbara Lourenço[3]

Perfil
Apelido Garota Testuda (デコリーン, Dekorīn)
Segunda Tsunade (綱手二号, Tsunade Nigō)
Idade 12-13 na Parte I
15-17 na Parte II
32-33 em Boruto
Sexo Feminino
Clã Clã Haruno
Vida no animangá
Local de nascimento Vila Oculta da Folha, País do Fogo
Classe Ninja Médica
Ocupação Médica
Fundadora e Diretora da Clínica Infantil de Assistência Médica Mental do Hospital de Konoha
Título Genin na Parte I
Chunin na Parte II
Jonin em The Last: Naruto the Movie
Família Mebuki Haruno (mãe)
Kizashi Haruno (pai)
Sasuke Uchiha (marido)
Sarada Uchiha (filha)
Itachi Uchiha (cunhado)
Afiliações
  • Vila Oculta da Folha
  • Floresta Shikkotsu
  • Forças Aliadas Shinobi
Membro de Time 7 / Kakashi
11 de Konoha(Apenas Anime)
Time Asuma(Apenas Anime)
Time de resgate do Kazekage
Esquadrão de Oitos Homens
Time de Procura a Orochimaru(Apenas Anime)
Terceira Divisão
Time de Resgate a Hanabi (Apenas Filme)
Ino-Saku-Sai (Apenas Novela)
Personagem de Naruto e Boruto: Naruto Next Generations
Portal Animangá

Sakura Uchiha (うちはサクラ, Uchiha Sakura?); batizada Haruno (春野) inicialmente) é uma personagem fictícia da franquia de mangá e anime Naruto, criada por Masashi Kishimoto. No anime e mangá, Sakura é uma kunoichi afiliada com a vila de Konoha, e parte da equipe 7, que consiste de si mesma, Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e seu sensei, Kakashi Hatake. Sakura inicialmente tem uma paixão por Sasuke, elogiando-o em cada situação, e acumulando desprezo sobre o menos qualificado Naruto. Ao longo da série, ela começa a criar esta personalidade singularmente impulsionada, e cresce mais sensível, aceitando e apoiando Naruto. Sakura já apareceu em várias formas de mídia de Naruto, incluindo os oito filmes da série, todas as animações de vídeo original, e diversos jogos de vídeo.

Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

Sakura se tornou a protagonista feminina da série, apesar de não ter sido criada para tal papel. Kishimoto sentia dificuldades em desenhá-la, fato que acabava por destacar determinados aspectos de sua aparência, como sua testa grande.[4]

No anime e mangá, Sakura é uma ninja da Vila Oculta da Folha e integrante do Time 7.

Concepção e criação[editar | editar código-fonte]

Sakura é a personagem feminina que mais aparece em Naruto, mas transformá-la em heroína da série não era o objetivo inicial de Masashi Kishimoto. Kishimoto atribui isso a uma incapacidade de desenhar heroínas, e por isso criou Sakura como uma garota que não entende os homens, o melhor exemplo de heroína que conseguiu inventar. A criação de Sakura também é resultado do desejo de Kishimoto em criar uma personagem irritante, mas com boas intenções. Apesar de tais fatos, Kishimoto tem apreço por Sakura e acredita que a personalidade dela pode ser observada em pessoas reais, dando "humanidade" à personagem. Quando perguntado em uma entrevista se algo do passado de Sakura nunca havia sido revelado, ele responde que nunca viu Sakura como uma "garota normal".

Ao desenhá-la, Kishimoto manteve o foco na silhueta da personagem e criou a roupa mais simples que podia. Ela se difere dos outros personagens principais nesse ponto, que usam roupas muito detalhadas. O aspecto mais marcante de seu desenho são as leggings que usa, que tem o objetivo de mostrar que a personagem é muito ativa. No início da série, as leggings eram mais compridas e lembravam calças. Posteriormente, ficaram mais curtas e mais apertadas. Além da inexperiência em desenhar heroínas, Kishimoto também não tinha conhecimento de como tornar Sakura atraente quando começou a desenhá-la.

A característica física mais marcante de Sakura é sua testa grande. Por causa disso, Kishimoto por vezes se foca demais nisso ao desenhar Sakura e faz sua testa parecer grande demais. Kishimoto decidiu alterar as roupas de Sakura na segunda parte da série, e ela passou a utilizar uma vestimenta no estilo karatê. A parte de cima, porém, mantém influências japonesas, para deixá-la mais feminina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No início da série, Sakura sente uma profunda atração por Sasuke Uchiha, como muitas outras garotas.[5] Por causa disso, a maior parte das primeiras aparições de Sakura a mostram tentando ganhar a atenção de Sasuke. Conforme a história progride, os dois passam a conviver mais frequentemente como parceiros de time, e ela começa a vê-lo como companheiro e se preocupar com a possibilidade de Sasuke abandoná-los em sua busca por poder. Quando seu medo se torna realidade, Sakura tenta impedir que Sasuke parta, declarando seu amor por ele e oferecendo sua companhia. Porém, Sasuke abandona a Vila Oculta da Folha mesmo assim.

O relacionamento de Sakura com Naruto Uzumaki, assim como com Sasuke, também muda durante a série. Quando os dois são colocados no mesmo time, Sakura vê Naruto como um tolo incompetente que deliberadamente tenta arruinar sua vida. Conforme a história progride e Naruto demonstra seu talento como ninja e dedicação para com seus colegas, Sakura percebe que sua opinião sobre Naruto precisava ser revista. Depois que Sasuke abandona a aldeia, Sakura implora que Naruto o traga de volta. Interessado em Sakura, Naruto faz de tudo para trazer Sasuke de volta para ela. Apesar de falhar e acabar num hospital, ele promete cumprir o pedido que Sakura lhe fez. Ao perceber o quanto Naruto se arriscou por ela, Sakura decide passar mais de dois anos em treinamento para conseguir ajudar Naruto em sua próxima tentativa. Quando os dois partem em busca de Sasuke, Sakura descobre os fardos que Naruto carrega, e entristecida pelo impacto dos mesmos na vida dele, se torna mais próxima de Naruto e tenta fazer tudo que pode para ajudá-lo a superar esses obstáculos.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

No início da série, Sakura não demonstra muitas habilidades de combate. Apesar de ser bastante talentosa em habilidades ninja básicas em utilização de genjutsu (em games Sakura pode utilizar sua Sakura interior (内なるサクラ, uchi naru Sakura?) como genjutsu).A característica original definidora de Sakura é sua inteligência. No entanto, o foco de Sakura em seus estudos na Academia afetaram muito o seu desempenho físico. Suas habilidades fracas em combate e resistência a impediam de ser útil em batalhas anteriores da série. Como visto nas poucas batalhas em que participa,Sakura não possui características que a destaquem do resto do Time Kakashi. Logo após o início da sua primeira missão, Sakura descobriu que ela tinha um excelente controle sobre seu chakra, e, como tal, ela tinha uma habilidade inata para usar técnicas para a sua máxima eficiência sem perder chakra. Kakashi apontou que sua capacidade de reunir chakra de todas as partes do corpo e, em seguida, usá-lo com grande maestria a faz ser superior aos seus companheiros de equipe nesse quesito.Enquanto esta habilidade especial nunca foi posta à grande utilização na Parte I, seu controle de chakra se tornou um ponto focal no estilo de luta de Sakura e suas habilidades médicas na Parte II. Na Parte II do anime, com seu excelente controle de chakra, ela foi escolhida para selar o Três-Caudas com a Barreira de Selamento de Quatro-Cantos juntamente com Shizune, Ino e Hinata.[6]

Na Parte II, as habilidades taijutsu de Sakura cresceram muito graças ao treinamento de Tsunade. Ao formar e lançar seu chakra com sincronismo preciso, Sakura pode facilmente demolir ou destruir objetos com poderosos socos ou chutes.Um oponente atingido por ela pode sofrer um forte trauma por contusão, resultando em ossos quebrados, órgãos rompidos, ou até mesmo a morte.Com seu uso repetido, Sakura já não precisa colocar qualquer esforço consciente para usar essa força, e por isso pode usá-la instantaneamente.Outro componente chave do estilo de luta de Sakura é sua habilidade evasiva. Como uma médica de campo, ela não pode ser gravemente ferida ou morta no campo de batalha,como ensinado a ela por Tsunade, enquanto treinava.Sakura tenta observar o estilo de luta do adversário,a fim de encontrar a mão/pé ou qualquer coisa dominante que o inimigo esteja usando.Com isso, ela pode aumentar sua habilidade evasiva para níveis impressionantes.

Depois de completar o Selo de Força de uma Centena Byakugō no In(百豪の印) Sakura é capaz de invocar Katsuyu e curar remotamente os outros, feito o qual Shizune a elogia. Após a liberação do selo, ela, junto com Tsunade, invocaram uma grande porção de Katsuyu para curar a Aliança e de acordo com a Tsunade, elas seriam capazes de recuperar apenas se estiverem com ela. Sakura também tem mostrado ser capaz de liberar o selo completamente, lhe concedendo a capacidade de curar qualquer dano que ela sofra. Durante sua luta contra Madara, ela foi capaz de se curar instantaneamente mesmo ao dano causado a ela por uma haste criada a partir da Esfera da Busca da Verdade de Madara, sem sentir qualquer fadiga ou repercussões físicas.

Referências

  1. Studio Pierrot. «宿敵!?サスケとサクラ». Naruto. Episódio 3. TV Tokyo 
  2. Rizzoli, Denis (7 de julho de 2009). «ANMTV Entrevista: Tatiane Keplmair». ANMTV. Consultado em 18 de dezembro de 2016 
  3. «Bárbara LOURENÇO» (em inglês). Anime News Network. Consultado em 18 de dezembro de 2016 
  4. Uzumaki: the Art of Naruto, 2007
  5. Mangá Naruto, capítulos 4 até 7
  6. Mangá Naruto, capítulo 18