Santa Túnica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O relicário da Santa Túnica em Tréveris durante a sua exposição em 2012
O pescoço sem colarinho da Santa Túnica de Jesus

A Santa Túnica é a túnica que se diz ter sido usada por Jesus durante ou pouco antes de sua crucificação. Tradições concorrentes afirmam que o manto foi preservado até os dias atuais. Uma tradição coloca-o na Catedral de Tréveris, outra coloca-o na Basílica Saint-Denys de Argenteuil, e várias tradições afirmam que está agora em várias igrejas ortodoxas orientais, notavelmente na Catedral de Svetitskhoveli em Mtsqueta, Geórgia.

Passagem bíblica[editar | editar código-fonte]

Segundo o Evangelho de São João, os soldados que crucificaram Jesus não dividiram a sua túnica depois de o crucificarem, mas lançaram sortes para determinar quem ficaria com ela porque era tecida numa só peça, sem costura. Uma distinção é feita no grego do Novo Testamento entre a himatia (literalmente "sobre-roupas") e o manto sem costura, que é chiton, (literalmente "túnica" ou "casaco").

Os soldados, depois de terem crucificado Jesus, tomaram as suas vestes (ta himatia) e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. Tomaram também a túnica (kai ton chitona). Quanto à túnica, que não tinha costura, toda tecida de alto a baixo, disseram uns para os outros: "Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver a quem tocará." Cumpriu-se deste modo a Escritura, que diz: Repartiram as minhas vestes (ta imatia) entre si, e lançaram sortes sobre a minha túnica (epi ton himatismon). Os soldados assim fizeram.
— São João 19, 23-24; citando a versão da Septuaginta do Salmo 22, 19.

Tradição de Tréveris[editar | editar código-fonte]

Seções de tafetá e seda na manga direita do manto, Tréveris

Segundo a lenda, Santa Helena, mãe de Constantino, o Grande, descobriu a Santa Túnica na Terra Santa no ano 327 ou 328 junto com diversas outras relíquias, incluindo a Vera Cruz. De acordo com diferentes versões da história, ela o legou ou o enviou para a cidade de Tréveris, onde Constantino viveu alguns anos antes de se tornar imperador. O monge Altmann de Hautvillers escreveu no século IX que Helena nasceu naquela cidade, embora este relato seja fortemente contestado pela maioria dos historiadores modernos.

Selo da Santa Túnica, Alemanha, 1959

A história do manto de Tréveris é certa apenas a partir do século XII, quando o Arcebispo João I de Tréveris consagrou um altar que continha a Santa Túnica no início de 1196.[1] Embora as biografias de João I afirmem que esta não foi a primeira vez que o manto foi exibido, não há datas históricas ou eventos apresentados que sejam anteriores a 1196.[2] Seções de tafetá e seda foram adicionadas ao manto, e ele foi mergulhado em uma solução de borracha no século XIX na tentativa de preservá-lo.[3] As poucas seções originais restantes não são adequadas para datação por carbono.[3] A estigmatizada Teresa Neumann de Konnersreuth declarou que a túnica de Tréveris era autêntica.[4]

A relíquia é normalmente guardada dobrada em um relicário e não pode ser vista diretamente pelos fiéis. Em 1512, durante uma Dieta Imperial, o Imperador Maximiliano I exigiu ver a Santa Túnica que estava guardada na Catedral. O Arcebispo Richard von Greiffenklau providenciou a abertura do altar que consagrava a túnica desde a construção da Cúpula e a exibiu. O povo de Tréveris ouviu falar disso e exigiu ver a Santa Túnica. Posteriormente, peregrinações ocorreram em intervalos irregulares para ver a vestimenta: 1513, 1514, 1515, 1516, 1517, 1524, 1531, 1538, 1545, 1655, 1810, 1844, 1891, 1933, 1959, 1981, 1996 e 2012.

A exposição da relíquia em 1844, sob instruções de Wilhelm Arnoldi, bispo de Tréveris, levou à formação dos Católicos Alemães (Deutschkathliken), uma seita cismática formada em dezembro de 1844 sob a liderança de Johannes Ronge. A exposição da túnica de 1996 foi vista por mais de um milhão de peregrinos e visitantes. Desde então, o Diocese de Tréveris realiza um festival religioso anual de dez dias denominado "Heilig-Rock-Tage".

Tradição de Argenteuil[editar | editar código-fonte]

De acordo com a tradição de Argenteuil, a Imperatriz Irene presenteou Carlos Magno com a Santa Túnica por volta do ano 800. Carlos Magno deu-o à sua filha Teocrata, abadessa de Argenteuil,[3] onde foi preservado na igreja dos beneditinos. Em 1793, o pároco, temendo que o manto fosse profanado na Revolução Francesa, cortou o manto em pedaços e escondeu-os em locais separados. Restam apenas quatro peças. Eles foram transferidos para a atual igreja de Argenteuil em 1895.

O documento mais antigo referente ao manto de Argenteuil data de 1156, escrito pelo arcebispo Hugo de Rouen. Ele a descreveu, no entanto, como a vestimenta do Menino Jesus. Uma longa disputa afirma que o tecido de Argenteuil não é, na verdade, a túnica usada por Jesus durante a crucificação, mas as vestes tecidas para ele pela Virgem Maria e usadas durante toda a sua vida. Os defensores da teoria de que o tecido de Argenteuil é o manto sem costura afirmam que a túnica de Tréveris é, na verdade, o manto de Jesus.[3]

Tradições orientais[editar | editar código-fonte]

A Igreja Ortodoxa Oriental também preservou uma tradição relativa às roupas de Jesus divididas entre os soldados após a crucificação.

Segundo a tradição da Igreja Ortodoxa Georgiana, o quíton foi adquirido por um rabino judeu da Geórgia chamado Elioz (Elias), que estava presente em Jerusalém no momento da crucificação e comprou o manto de um soldado. Ele o trouxe consigo quando retornou à sua cidade natal de Mtsqueta, na Geórgia, onde é preservado até hoje sob uma cripta na Catedral Patriarcal Svetitskhoveli. A festa em homenagem ao “Quíton do Senhor” é celebrada no dia 1º de outubro.

O brasão do Reino da Geórgia representando a Santa Túnica, 1711

Uma parte do himation também foi trazida para a Geórgia, mas foi colocada no tesouro da Catedral de Svetitskhoveli, onde permaneceu até o século XVII. Então o persa Abas I, quando invadiu a Geórgia, levou a túnica. Por insistência do embaixador russo[5] e do czar Miguel I, o xá enviou o manto como presente ao Patriarca Filareto (1619-1633) e ao czar Miguel em 1625. A autenticidade do manto foi atestada por Nectário, Arcebispo de Vologda, pelo Patriarca Teófanes de Jerusalém e por Joannicius, o Grego. Também circularam relatos naquela época de sinais milagrosos sendo realizados através da relíquia.

Mais tarde, duas porções do manto foram levadas para São Petersburgo: uma na catedral do Palácio de Inverno, e outra na Catedral de São Pedro e São Paulo. Uma parte da Túnica também foi preservada na Catedral da Dormição, em Moscou, e pequenas porções na Catedral de Santa Sofia, em Kiev, no mosteiro de Ipatiev, perto de Costroma, e em alguns outros templos antigos.

A Igreja Ortodoxa Russa comemora a "Colocação da Honorável Túnica do Senhor em Moscou" em 10 de julho (25 de julho N.S.). Em Moscou, anualmente, nesse dia, a túnica é solenemente trazida para fora da capela dos Apóstolos Pedro e Paulo, na Catedral da Dormição, e colocado em um pedestal para veneração dos fiéis durante os serviços divinos. Após a Divina Liturgia, o manto é devolvido ao seu antigo lugar. Tradicionalmente, neste dia os próprios cânticos são da "Cruz Criadora de Vida", já que o dia em que a relíquia foi efetivamente colocada foi o Domingo da Cruz, durante a Grande Quaresma de 1625.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Is This The Actual Robe Of Jesus Christ? | uCatholic». 30 de maio de 2017 
  2. Margret Corsten, ed. (1974). «Johann I., Erzbischof von Trier». Neue Deutsche Biographie (NDB) (em alemão). 10. 1974. Berlim: Duncker & Humblot . p. 539.
  3. a b c d Nickell, Joe (2007). Relics of the ChristRegisto grátis requerido. [S.l.]: University Press of Kentucky. ISBN 978-0-8131-2425-4 
  4. Albert P Schimberg. The Story of Therese Neumann. Bruce Publishing Co, Milwaukee, WI, 1947. p. 14
  5. Margret Corsten, ed. (1974). «Johann I., Erzbischof von Trier». Neue Deutsche Biographie (NDB) (em alemão). 10. 1974. Berlim: Duncker & Humblot . p. 539.