30 Rock (4.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Secret Santa)
30 Rock (4.ª temporada)
30 Rock (4.ª temporada)
Capa do box set.
Informações
País de origem  Estados Unidos
N.º de episódios 22
Transmissão
Emissora
original
National Broadcasting Company
Exibição
original
15 de outubro de 200920 de maio de 2010[1]
Lançamento em DVD
Região 1 21 de setembro de 2010[2]
Região 2 21 de fevereiro de 2011[3]
Região 4 3 de novembro de 2010[4]
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
3.ª temporada 5.ª temporada
Lista de episódios de 30 Rock

A quarta temporada de 30 Rock, uma série de televisão de comédia, começou em 15 de Outubro de 2009, na National Broadcasting Company (NBC) nos Estados Unidos. A temporada foi produzida pela Broadway Video, Little Stranger, e NBC Universal, os produtores executivos foram a criadora da série, Tina Fey, Lorne Michaels, Marci Klein, David Miner, e Robert Carlock.

30 Rock é centrado no The Girlie Show with Tracy Jordan (TGS), uma série de comédia de ficção, e na sua escritora chefe Liz Lemon, interpretada por Fey. A série segue Lemon, enquanto tenta equilibrar seu trabalho e sua vida pessoal. No início da temporada, Jack Donaghy (Alec Baldwin) e Liz trabalham para encontrar um novo membro do elenco para o TGS. A temporada também vê a NBC que está sendo comprada pela empresa fictícia Kabletown, uma referência à aquisição real da NBC Universal pela empresa de televisão a cabo Comcast. Além disso, Liz tem um relacionamento contínuo com um homem que ela pensava ser seu "futuro marido", mais adiante na temporada.

Durante a apresentação da temporada de 2009-2010 em 19 de Maio de 2009, a NBC anunciou que a quarta temporada do show, seguindo o precedente estabelecido por sua terceira temporada, estrearia várias semanas depois do resto da programação da rede de quinta-feira após uma repetição de Saturday Night Live Weekend Update Thursday. Em 25 de Junho, a NBC lançou sua programação de outono, com 30 Rock retornando em 15 de Outubro. A quarta temporada foi ao ar no banner promocional da NBC, Comedy Night Done Right, às quintas-feiras às 21:30 Hora do Leste. A temporada conseguiu 15 nomeações aos Primetime Emmy Awards, abaixo de seu recorde anterior, quebrando os totais de 17 e 22 nas segunda e terceira temporadas, respectivamente. A temporada foi lançada em DVD nos Estados Unidos em 21 de Setembro de 2010, como um boxset de três discos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A 4.ª temporada continua com os conselhos amorosos de Liz, provando ser um desastre para a maioria de seus colegas homens, enquanto ela conhece alguém que poderia ser seu interesse amoroso (Michael Sheen), apesar de ser relutante sobre isso. Ela também tenta comprar um apartamento localizado acima do dela. Enquanto isso, Jack se apaixona por duas mulheres e é forçado a escolher uma delas - a sua namorada da escola (Julianne Moore), ou alguém que é igualmente bem sucedido como ele (Elizabeth Banks), enquanto tent impressionar os executivos da Kabletown. Tracy, com esperanças de ser levada mais a sério, tenta ganhar um EGOT enquanto estrelando o filme Hard to Watch e Jenna encontra um novo interesse amoroso, que também é uma drag queen assumida (Will Forte) e encontra sua mãe, Verna (Jan Hooks). No entanto, as coisas não vão bem para Kenneth como certos acontecimentos levam-o a pôr em perigo o seu trabalho como um paquete da NBC.

As histórias que acompanharão a série nesta temporada incluem a NBC estar sendo comprada pela empresa fictícia Kabletown, uma referência à aquisição real da NBC Universal pela Comcast. É também revelado que o CEO ficcional da General Electric, Don Geiss (Rip Torn) tinha morrido. Jack também atribui a equipa do TGS a tarefa de procurar um novo membro do elenco. Isso leva Josh Girard (Lonny Ross) a se despedir, mas acabou a tentar voltar, mas não voltou. Finalmente, o novo membro do elenco é Danny Baker (Cheyenne Jackson), um canadense socialmente retardado.

A temporada termina com o casamento de Cerie e Aris.

Equipa[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada foi produzida pela Broadway Vídeo, Little Stranger, e NBC Universal e foi ao ar na rede NBC. Os produtores executivos foram a criadora da série, Tina Fey, Lorne Michaels, Marci Klein, David Miner, e Robert Carlock. Jack Burditt, Matt Hubbard, Jeff Richmond, John Riggi, e Ron Weiner actuaram como co-produtores executivos. Os produtores para a temporada foram Alec Baldwin, Jerry Kupfer, Paula Pell, e Don Scardino com Diana Schmidt, Burns Irene, e Kay Cannon como co-produtores.

Houve oito directores na temporada, dois dos quais o produtor da série Scardino, e Beth McCarthy-Miller dirigindo vários episódios. Houve seis directores que dirigiram um único episódio: Riggi, Gail Mancuso, Ken Whittingham, Stephen Lee Davis, Millicent Shelton e Richmond. Escritores creditados com episódios incluem Tina Fey, Carlock, Riggi, Hubbard, Weiner, Dylan Morgan, Josh Siegal, Jon Haller, Tracey Wigfield, Burditt e Pell.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Tina Fey interpreta Liz Lemon, a escritora principal de uma fictícia comédia chamada TGS.[5] O elenco da TGS consiste de dois actores principais. O actor principal é a estrela de cinema Tracy Jordan, interpretado por Tracy Morgan.[5] Sua co-estrela é a extremamente narcisista Jenna Maroney, interpretada por Jane Krakowski. Jack "Danny" Baker (Cheyenne Jackson) é o novo membro do elenco da TGS. Jack McBrayer, interpreta o ingénuo paquete da NBC Kenneth Parcell.[6][7] Scott Adsit actuou como o sábio, espirituoso, produtor da TGS, Pete Hornberger.[6][8] Judah Friedlander interpreta o escritor Frank Rossitano.[6][9] Alec Baldwin interpreta o executivo da rede NBC, Jack Donaghy.[6][6][10] Keith Powell interpreta o ex-aluno da Universidade de Harvard e o escritor James "Toofer" Spurlock. Katrina Bowden actuou como a assistente de escritores, Cerie Xerox.[6][11] Katrina Bowden acted as writers' assistant Cerie Xerox.[6][11] O elenco apresenta personagens recorrentes, incluindo Maulik Pancholy como Jonathan,[12] Grizz Chapman como Grizz Griswold,[13] Kevin Brown como "Dot Com" Slattery, e John Lutz como J. D. Lutz.[14]

O show apresenta regularmente actores convidados. Steve Buscemi interpretou o investigador particular, Lenny Wosniak, enquanto Will Arnett interpretou Devon Banks, inimigo de Jack. Cheyenne Jackson estrelou nesta temporada como Danny Baker, o novo membro do elenco do TGS. Fey tinha visto Jackson nos musicais da Broadway, Xanadu e Damn Yankees, o último estrelado por Jane Krakowski. Fey marcou uma reunião com Jackson para interessá-lo em um papel no programa com ele aceitando. Bobb'e J. Thompson e Sherri Shepherd retornaram como Tracy Jordan Jr. e Angie, respectivamente, filho e esposa de Tracy Jordan. O Dr. Leo Spaceman foi interpretado por Chris Parnell. Julianne Moore e Elizabeth Banks apareceram como Nancy Donovan e Avery Jessup, respectivamente, como os interesses amorosos de Jack. Jan Hooks interpretou Verna Maroney, a mãe de Jenna. Jon Hamm, Jason Sudeikis, e Dean Winters reprisaram seus papéis como Drew Baird, Floyd DeBarber, e Dennis Duffy, respectivamente, como ex-namorados de Liz. Michael Sheen interpreta Wesley Snipes, um homem que acredita que ele e Liz são destinados um para o outro. Anita Gillette, Patti LuPone, e Elaine Stritch interpretaram Margaret Lemon, Sylvia Rossitano e Colleen Donaghy, respectivamente, as mães de Liz, Frank, e Jack, respectivamente. O personagem de Matt Damon, Carol, é introduzido como um interesse amoroso de Liz no final da temporada.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção Crítica[editar | editar código-fonte]

Não há muitos shows na televisão que são consistentemente engraçados como 30 Rock [...] Sem conteúdo em colocar personagens bobas e piadas inteligentes ... o show trouxe novos personagens e histórias, que fez que a temporada valesse a pena ser assistida do início ao fim.

O contribuinte do IGN Dan Iverson, revendo o lançamento do DVD.

Robert Canning do IGN deu 8,4 estrelas de 10 a esta temporada, salientando que foi "impressionante" e que "30 Rock não é mais uma nova série fresca e um pouco do marasmo da 4ª temporada pôde ser sentido no meio da temporada. Mas o grande começo e acabamento fantástico mostrou que há ainda uma comédia muito grande a ser encontrada nos palcos de 30 Rock." Aaron Barnhart do The Kansas City Star considerou o primeiro episódio da temporada, "Season 4", como "um dos mais fracos episódios de 30 Rock" que ele viu, e achou o episódio "chato". Em sua análise do terceiro episódio, "Stone Mountain", Leonard Pierce do The AV Club chamou-lhe um episódio "terrível", e "não é totalmente favorável para os dois primeiros episódios". Pierce comentou ainda que 30 Rock "deve dar-nos algo rápido para se livrar da pior temporada de sempre porque o fedor está começando a se sentir."

Ryan Keefer do DVD Talk opinou que a quarta temporada foi uma "queda em massa" em relação as temporadas anteriores do show. Iverson considerou a estreia e "Into the Crevasse" como "dois episódios excelentes da temporada". O Metacritic, que atribui uma pontuação baseada na revisão crítica, deu a esta temporada de 30 Rock, uma avaliação de 74% das 17 opiniões, significando "geralmente favorável".

Audiência[editar | editar código-fonte]

Apesar da quarta temporada, 30 Rock continuou a cair no ranking. A temporada estreou com 6,3 milhões de espectadores, abaixo dos 8,7 milhões que viram a estreia da terceira temporada.[15] O segundo episódio, "Into the Crevasse", obteve 6,7 milhões de telespectadores.[16] Nas próximas cinco semanas teve classificações ainda mais baixas, até o oitavo episódio, "Secret Santa", que foi o episódio mais cotado da temporada com 7,5 milhões de telespectadores.[17] "Lee Marvin vs Derek Jeter", que foi ao ar em 22 de Abril de 2010, se tornou o episódio com a audiência mais baixa, classificado nos Estados Unidos com 4,2 milhões de telespectadores.[18] O final, "I Do Do", foi visto por 5,5 milhões de telespectadores,[19] menor que o season finale da terceira temporada, "Kidney Now!", que foi visto por 5,7 milhões de telespectadores.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Nos 67th Golden Globe Awards em Janeiro de 2010, Alec Baldwin ganhou seu segundo Golden Globe na categoria de Melhor Actor em Série de Comédia ou Musical, por sua interpretação de Jack Donaghy.Tanto Baldwin e Tina Fey ganharam o Screen Actors Guild Awards, nas categorias de Melhor Performance de um Actor numa Série de Comédia e Melhor Performance de uma Actriz numa Série de Comédia, respectivamente.

Esta temporada recebeu 15 nomeações aos Emmy Awards, incluindo a quarta nomeação consecutiva da série para Melhor Série de Comédia, Melhor Actor em Série de Comédia (Alec Baldwin) e Melhor Actriz em Série de Comédia (Tina Fey). Este total era abaixo das 17 nomeações para a 2ª temporada e 22 para a 3ª temporada. Participações de Jon Hamm, Will Arnett e Elaine Strich também atrairam nomeações em suas respectivas categorias. A cerimônia viu a série não ganhar algum dos prémios para os quais tinha sido nomeado.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A série é transmitida no Canadá, Reino Unido e Austrália, além dos Estados Unidos. Foi simultaneamente tranmitida no Canadá no Citytv. Esta temporada de "30 Rock" foi exibida na Austrália na Seven Network às 22:30 a partir de 1 de Fevereiro de 2010. A quarta temporada começou no Reino Unido em 19 de Abril de 2010, no canal Comedy Central.

A temporada foi lançada em DVD pela Universal Studios, em 21 de Setembro de 2010, nos Estados Unidos após ter completado uma transmissão inicial na NBC. O conjunto de três discos de 22 episódios tem uma proporção de tela de 1.78:1, Dolby Surround 2.0 e 5.1 e legendas em Inglês e Espanhol. Além dos episódios, os DVDs inclui, cenas que não foram ao ar, featurettes e comentários em áudio nos episódios selecionados, "Stone Mountain", "Audition Day", "The Problem Solvers", "Dealbreakers Talk Show #0001", "Black Light Attack!", "Verna", "Anna Howard Shaw Day" e "Don Geiss, America and Hope".

Episódios[editar | editar código-fonte]


(série)

(temp.)
Título Realizador(a) Argumentista(s) Audiência
(em milhões)
Código de produção Transmissão original
591 "Season 4" Don ScardinoTina Fey6,39[15]40115 de Outubro de 2009
Liz e Pete vêem-se obrigados a procurar um novo talento, mas não querem que os escritores saibam. Entretanto, uma disputa pelos extras de Jack faz com que Kenneth entre em greve, Jenna vá para o campo e Tracy se tente relacionar com uma pessoa. 
602 "Into the Crevasse"[20] Beth McCarthy-MillerRobert Carlock6,68[16]40222 de Outubro de 2009
Jack vai até Washington para responder a um inquérito e descobre que o seu antigo rival, Devon Banks, está a cargo das investigações. Entretanto, Jenna e Tracy descobrem uma nova forma de castigarem Liz por andar à procura de um novo talento. 
613 "Stone Mountain"[21] Don ScardinoJohn Riggi6,01[22]40329 de Outubro de 2009

Jack obriga Liz a viajar com ele para a Georgia para descobrirem um novo talento que represente a "verdadeira América". Tracy está assustada por ser a vítima da “regra dos três”. Jenna faz amigos no meio dos escritores.


Participação Especial: Nick Fondulis 
624 "Audition Day"[23] Beth McCarthy-MillerMatt Hubbard5,94[24]4045 de Novembro de 2009
Enquanto Liz e Pete tentam organizar o processo de selecção, Tracy e Jenna decidem que é do seu interesse serem elas a procurar o novo actor. Durante o caos das audições, Jack tem que enfrentar uma questão mais pessoal. 
635 "The Problem Solvers"[25] John RiggiRon Weiner5,80[26]40512 de Novembro de 2009
O novo actor começa a trabalhar e, depois de o observarem, Tracy e Jenna começam a pensar na forma como trataram Kenneth. Entretanto, Jack oferece a Liz o seu próprio programa mas Jenna convence-a a explorar primeiro todas as suas opções. 
646 "Sun Tea" Gail MancusoJosh Siegal & Dylan Morgan5,86[27]40619 de Novembro de 2009
Liz arranja um novo colega de quarto e proíbe Frank de fazer xixi em jarros. 
657 "Dealbreakers Talk Show#0001"[28] Don ScardinoKay Cannon6,08[29]4073 de Dezembro de 2009
O elenco de Dealbreakers entra em rota de colisão com Liz naquilo que mais parece um artista, enquanto Jack sente que Devin Banks quer fazer disso um sucesso. Tracy decide que o seu novo objectivo de vida vai ser ganhar os quatro maiores prémios da indústria do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. 
668 "Secret Santa" Beth McCarthy-MillerTina Fey6,70[17]40810 de Dezembro de 2009
O entusiasmo de Kenneth em organizar um jogo do Amigo Secreto não é bem recebido pela equipa TGS. Jack mergulha numa rede social o que o ajuda a encontrar uma antiga paixão dos tempos de escola. Liz tenta encontrar um presente para Jack. Pete vinga-se de Jenna e transforma o seu solo de Natal num dueto. 
679 "Klaus and Greta"[30] Gail MancusoRobert Carlock5,12[31]40914 de Janeiro de 2010
Jack lamenta ter ligado a Nancy na Passagem de Ano. Jenna finge estar a sair com James Franco para esconder o seu fetiche bizarro. Liz deixa um primo ficar em sua casa depois de ter saído com ele durante as festividades. Tracy passa a respeitar mais as mulheres. 
6810 "Black Light Attack!" Don ScardinoSteve Hely5,01[31]41014 de Janeiro de 2010
Jack tenta forçar uma relação entre Liz e Danny. Tracy convida Sue para fazer parte da sua comitiva. Jenna está ansiosa por ir a uma audição para Gossip Girl, sem saber que é para um papel de mãe e não de adolescente. 
6911 "Winter Madness"[32] Beth McCarthy-MillerVali Chandrasekaran & Tom Ceraulo5,58[33]41121 de Janeiro de 2010
Na esperança de motivar os elementos da equipa, Liz leva os TGS para a Estrada, mas Jack toma o comando a situação e a equipa acaba por encontrar motivos para culpar Liz por tudo o que corria mal nas suas vidas. 
7012 "Verna"[34] Don ScardinoRon Weiner5,93[35]4124 de Fevereiro de 2010
Jenna pede ajuda a Jack quando a sua mãe aparece sem avisar. Frank vai viver para casa de Liz, como inquilino, e os dois decidem ajudar-se um ao outro a deixar de fumar e a deixar de comer comida de plástico. 
7113 "Anna Howard Shaw Day"[36] Ken WhittinghamMatt Hubbard6,00[37]41311 de Fevereiro de 2010
Liz tem esperança que a programação de um canal para o Dia de São Valentim a faça sentir-se melhor por estar sozinha. Jack vai atrás de uma atraente apresentadora da CNBN. Jenna fica destroçada quando um perseguidor deixa de a perseguir. 
7214 "Future Husband" Don ScardinoTracey Wigfield & Jon Haller5,89[38]41411 de Março de 2010
Liz procura um homem que tinha conhecido na sala de espera do dentista. Jack teme pelo seu futuro quando descobre que uma empresa de cabo pode estar de olho na NBC. Jenna ajuda Tracy a tentar ganhar um Tony. 
7315 "Don Geiss, America and Hope" Stephen Lee DavisJack Burditt & Tracey Wigfield6,80[39]41518 de Março de 2010
Jack precisa de se restabelecer na nova estrutura da empresa. Liz e Wesley continuam a encontrar-se constantemente o que os faz pensar que o destino pode estar envolvido nas suas vidas. A ama de Tracy escreve uma declaração. 
7416 "Floyd"[40] Millicent SheltonPaula Pell6,25[41]41625 de Março de 2010
Liz tem que lidar com o regresso de Floyd e fica a saber que ele e a sua noiva estão prestes a casar-se em The Today Show. Depois de os escritores terem pregado uma partida a Danny, Jack ajuda-o a vingar-se. Jenna e Tracy ficam assustadas depois de ouvirem as histórias de Kenneth durante horas. 
7517 "Lee Marvin vs. Derek Jeter" Don ScardinoKay Cannon & Tina Fey4,00[18]41722 de Abril de 2010
Jack está indeciso entre Avery e Nancy. Liz vai a eventos para solteiros do YMCA. Toofer fica admirado quando Tracy lhe diz que o seu trabalho no TGS é uma acção afirmativa. 
7618 "Khonani"[42] Beth McCarthy-MillerVali Chandrasekaran5,16[18]41822 de Abril de 2010
Jack tenta evitar ter que escolher entre Avery e Nancy. Liz tenta ser mais divertida quando descobre que tinha sido excluída das festas de Thusrday Night Thunder. Tracy pede ajuda a Kenneth para o ajudar a ser um melhor marido para Angie. 
7719 "Argus"[43] Jeff RichmondJosh Siegal, Dylan Morgan & Paula Pell5,44[44]41929 de Abril de 2010
Jack fica a saber que Don Geiss lhe deixou um presente. O anúncio do noivado de Grizz deixa Liz no meio de uma discussão entre Tracy e Dotcom sobre quem seria o padrinho. Liz e Pete suspeitam do novo namorado de Jenna. 
7820 "The Moms"[45] John RiggiKay Cannon & Robert Carlock5,42[46]4206 de Maio de 2010
No Dia da Mãe, o elenco e os elementos da equipa recebem a visita das suas mães. 
7921 "Emanuelle Goes to Dinosaur Land"[47] Beth McCarthy-MillerMatt Hubbard4,96[48]42113 de Maio de 2010
O triângulo amoroso de Jack com Avery e Nancy fica cada vez maia complicado. Liz dá uma segunda oportunidade a alguns ex-namorados para arranjar companhia para o casamento de Floyd. Tracy continua na sua demanda na esperança de ganhar um Emmy, Grammy, Oscar e Tony. 
8022 "I Do Do" Don ScardinoTina Fey5,45[19]42220 de Maio de 2010
Liz encontra o homem dos seus sonhos enquanto lidava com os casamentos de Cerie, Floyd e Grizz. Jack vê-se obrigado a escolher entre Avery e Nancy. Outra mulher intromete-se no relacionamento de Jenna e do seu namorado. Kenneth teme receber uma promoção que o faça ir viver para Los Angeles

Notas de rodapé

  1. Seidman, Robert (8 de Fevereiro de 2010). «NBC Announces Season Finale Dates, including Two Hour Chuck Finale on May 24». TV by the Numbers. Consultado em 26 de Julho de 2010. Cópia arquivada em 11 de fevereiro de 2010 
  2. «30 Rock: Quarta Temporada (2009)». Amazon.com. Consultado em 1 de Agosto de 2010 
  3. «30 Rock Season 4 [DVD]». Amazon.co.uk 
  4. «30 Rock - Season 4 (3 Disc Set) @ EzyDVD». EzyDVD (em inglês). EzyDVD. 1 páginas. Consultado em 29 de Janeiro de 2011. Arquivado do original em 11 de abril de 2011 
  5. a b «Tina Fey channels SNL on 30 Rock». MSNBC. 11 de outubro de 2006. Consultado em 23 de março de 2008 
  6. a b c d e f g «About 30 Rock». NBC. Consultado em 23 de outubro de 2009 
  7. Porter, Rick (3 de outubro de 2007). «30 Rock talk with Jane Krakowski and Jack McBrayer». Zap2it. Consultado em 24 de março de 2008 
  8. «Scott Adsit – Biography». Variety. Reed Business Information. Consultado em 23 de outubro de 2009 [ligação inativa] 
  9. Robertson, Lindsay. «Q&A with 30 Rock's Judah Friedlander». Saturday Night Magazine. Consultado em 23 de outubro de 2009 
  10. Writer(s): Tina Fey; Director: Adam Bernstein (11 de outubro de 2006). «Pilot». 30 Rock. Temporada 1. Episódio 1. NBC Universal. NBC 
  11. a b «30 Rock: Credits». NBC Universal Media Village. Consultado em 17 de setembro de 2009. Arquivado do original em 17 de julho de 2010  (No direct link. Browse to "Networks & Programs", "NBC Entertainment", "30 Rock" and click "Credits.")
  12. Kirschling, Gregory (4 de maio de 2007). «Maulik Pancholy: You Might Know Me From...». Entertainment Weekly. Consultado em 30 de julho de 2008. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2013 
  13. «Grizz Chapman». The New York Times. Consultado em 30 de julho de 2008 
  14. Reagan, Gillian (18 de fevereiro de 2008). «30 Rock's Kevin Brown to Die Laughing». The New York Observer. Consultado em 30 de julho de 2008. Cópia arquivada em 3 de agosto de 2009 
  15. a b SEIDMAN, Robert (16 de Outubro de 2009). «Broadcast Finals: Bones, The Office, Grey's Anatomy, The Mentalist up, Private Practice down a tick». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 30 de Janeiro de 2011. Cópia arquivada em 6 de outubro de 2017 
  16. a b LEVINE, Stuart (23 de Outubro de 2009). «ABC tops ratings with 'Grey's,' 'Private'». Variety (em inglês). Variety Media, LLC (Penske Business Media, LLC.). Consultado em 28 de Outubro de 2009 
  17. a b YANAN, Travis (11 de Dezembro de 2009). «Broadcast Finals: Survivor, CSI, Mentalist, Community, Parks, Office, 30 Rock, Leno All Down». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 30 de Janeiro de 2011. Cópia arquivada em 14 de setembro de 2017 
  18. a b c GORMAN, Bill (23 de Abril de 2010). «Thursday Broadcast Finals: Vampire Diaries, Supernatural Adjusted Up; Community, Office Adjusted Down». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 26 de Julho de 2010. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2018 
  19. a b GORMAN, Bill (21 de Maio de 2010). «TV Ratings: Grey's Anatomy Rules Finale Thursday; Bones, FlashForward, CSI, Parks, 30 Rock, Ref Rise». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 30 de Janeiro de 2011. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2019 
  20. «Episode Title: (#402) INTO THE CREVASSE» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  21. «Episode Title: (#403) STONE MOUNTAIN» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  22. WEISMAN, Jon (30 de Outubro de 2009). «Fox scores again with World Series». Variety (em inglês). Variety Media, LLC (Penske Business Media, LLC.). Consultado em 30 de Outubro de 2009 
  23. «Episode Title: (#404) AUDITION DAY» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  24. WEISMAN, Jon (6 de Novembro de 2009). «'Grey's Anatomy' secures victory for ABC». Variety (em inglês). Variety Media, LLC (Penske Business Media, LLC.). Consultado em 13 de Novembro de 2009 
  25. «Episode Title: (#405) THE PROBLEM SOLVERS (**)» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  26. WEISMAN, Jon (13 de Novembro de 2009). «'Grey's' continues Thursday streak». Variety (em inglês). Variety Media, LLC (Penske Business Media, LLC.). Consultado em 13 de Novembro de 2009 
  27. GORMAN, Bill (20 de Novembro de 2009). «Updated TV Ratings: FlashForward Slides, Vampire Diaries Down, Grey Ties Series Low». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 10 de Agosto de 2010. Cópia arquivada em 4 de abril de 2017 
  28. «Episode Title: (#407) DEALBREAKERS TALK SHOW #0001» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  29. YANAN, Travis (4 de Dezembro de 2009). «Thursday broadcast & cable finals: Flash Forward Down; Other Broadcast shows unchanged». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 30 de Janeiro de 2011. Cópia arquivada em 19 de junho de 2018 
  30. «Episode Title: (#409) KLAUS AND GRETA» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  31. a b GORMAN, Bill (15 de Janeiro de 2010). «TV Ratings: Private Practice Crossover Boost; Bones High; Grey´s, CSI, 30 Rock, Leno Hit Lows». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 10 de Agosto de 2010. Cópia arquivada em 6 de fevereiro de 2018 
  32. «Episode Title: (#411) WINTER MADNESS» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  33. GORMAN, Bill (22 de Janeiro de 2010). «TV Ratings Thursday: Deep End Underwater; Bones High; CSI, Mentalist, Grey's Series Lows». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 10 de Agosto de 2010. Cópia arquivada em 28 de fevereiro de 2010 
  34. «Episode Title: (#412) VERNA» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  35. GORMAN, Bill (5 de Fevereiro de 2010). «TV Ratings: ABC Edges CBS, Fox; Mentalist, Community, Parks, Office, 30 Rock Rise». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 10 de Agosto de 2010. Cópia arquivada em 12 de fevereiro de 2018 
  36. «Episode Title: (#413) ANNA HOWARD SHAW DAY» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  37. YANAN, Travis (12 de Fevereiro de 2010). «Thursday Broadcast Finals: Grey's Anatomy, The Mentalist Tick Up, Private Practice, 30 Rock Tick Down». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 12 de Fevereiro de 2010. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2016 
  38. GORMAN, Bill (12 de Fevereiro de 2010). «TV Ratings: American Idol Leads Fox Win; Marriage Ref Loses Yardage». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 10 de Agosto de 2010. Cópia arquivada em 6 de fevereiro de 2018 
  39. YANAN, Travis (19 de Março de 2010). «Thursday Broadcast & Cable Finals Including Archer, Project Runway». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 14 de Julho de 2010. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2016 
  40. «Episode Title: (#416) FLOYD» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  41. GORMAN, Bill (26 de Março de 2010). «Broadcast Finals: Grey's Anatomy, Community, Parks & Rec, Vampire Diaries Adjusted Up». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 26 de Julho de 2010. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2018 
  42. «Episode Title: (#418) KHONANI» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  43. «Episode Title: (#419) ARGUS» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  44. YANAN, Travis (30 de Abril de 2010). «Thursday Finals FlashForward, Survivor, Bones Adjusted Up; Community, Parks & Rec, Private Practice Adjusted Down». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 30 de Abril de 2010. Cópia arquivada em 17 de julho de 2018 
  45. «Episode Title: (#420) THE MOMS» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  46. SEIDMAN, Robert (7 de Maio de 2010). «Thursday Finals: "Survivor," "Bones," Adjusted Up; "30 Rock" Adjusted Down». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 7 de Maio de 2010. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2018 
  47. «Episode Title: (#421) EMANUELLE GOES TO DINOSAUR LAND» (em inglês). The Futon Critic. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  48. SEIDMAN, Robert (14 de Maio de 2010). «Thursday Finals: Survivor, Grey's Anatomy, CSI, Mentalist, Community Adjusted Up». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 14 de Maio de 2010. Cópia arquivada em 9 de julho de 2018