Will Arnett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Will Arnett
Will no Tribeca Film Festival (2012)
Nome completo William Emerson Arnett
Nascimento 4 de maio de 1970 (46 anos)
Toronto, Ontário
Nacionalidade Canadá Canadense
Ocupação Ator
Atividade 1996—presente
IMDb: (inglês)

William Emerson Arnett (Toronto, 4 de maio de 1970)[1] é um ator canadense. Ele ficou conhecido como Gob Bluth na série de televisão Arrested Development, transmitida entre 2003 e 2006 e pelo qual foi indicado para o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia em 2006. Em 2007, ele estrelou no filme Blades of Glory junto com Will Ferrell, com quem trabalhou novamente em Semi-Pro em 2008.

Entre 2007 e 2013, participou em nove episódios da série de comédia 30 Rock, onde interpretou o papel de Devon Banks. Este trabalho valeu-lhe quatro indicações para os Emmy na categoria de Melhor Ator Convidado Numa Série de Comédia.

É também conhecido por interpretar o papel de Vernon Fenwick nos filmes das Tartarugas Ninja, dirigidos por Michael Bay e pelo seu trabalho de dublagem em filmes como The Lego Movie e The Nut Job.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Will Arnett nasceu em Toronto, no Canadá, filho de Edith Alexandra e Emerson James Arnett, um advogado e produtor de cerveja, entre outras ocupações.[2] Os seus pais são naturais de Winnipeg.[3] Will tem duas irmãs mais velhas e um irmão mais novo. O seu pai formou-se em Direito na Universidade de Harvard e foi CEO da Molson Brewries de 1997 a 2000.[4]

Will frequentou a Lakefield College School, uma escola privada no Ontário, mas foi expulso no final do seu primeiro semestre por criar problemas.[5] Ele acabou por terminar o ensino secundário na Leaside High School e entrou na Universidade Concordia em Montreal, mas desistiu ao fim de apenas um semestre.

Quando era adolescente, a sua mãe encorajou-o a seguir uma carreira na área da representação e ele entrou em alguns anúncios publicitários e em peças de teatro. Em 1990, Will mudou-se para Nova Iorque, onde estudou representação no Lee Strasberg Theatre and Film Institute.[6]

Depois de terminar o curso de representação, Will teve dificuldade em conseguir trabalho estável. Entre 1996 e 2000 participou em vários episódios pilotos que não foram encomendados e em séries que foram canceladas ao fim de poucos episódios. A falta de trabalho levou a que o ator desenvolvesse um problema de alcoolismo que atingiu o seu auge no ano 2000, altura em que um amigo o ajudou a tratar-se.

Will foi casado com a atriz Penelope Ann Miller entre 1994 e 1995.[7]

Em agosto de 2003, Will casou-se com a atriz Amy Poehler, com quem teve dois filhos: Archibald (n. 25 de outubro de 2008) e Abel (n. 6 de agosto de 2010).[8][9] Em 2012, depois de nove anos de casamento, o casal anunciou que se ia separar.[10] O divórcio foi finalizado em 29 de julho de 2016.[11]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Will Arnett na estreia de Teenage Mutant Ninja Turtles em 2014.

Depois de ter participado em vários episódios pilotos falhados, Will Arnett tinha desistido de os procurar e o seu agente teve de o persuadir a fazer uma audição para o episódio piloto da série de comédia Arrested Development.[1] Will acabou por conseguir o papel de George Oscar "Gob" Bluth, o filho mais velho da família Bluth que tenta desesperadamente obter o respeito da família apesar de ser um ilusionista falhado sem qualquer tipo de aptidão. Arrested Development nunca teve grandes audiências, mas tornou-se numa série de culto bastante elogiada pela crítica e vencedora de vários prémios, incluindo o Emmy de Melhor Série de Comédia em 2005. O próprio Will foi nomeado para o Emmy de Melhor Ator Secundário numa Série de Comédia em 2006.[12]

O papel de Will Arnett em Arrested Development mudou por completo a sua carreira. Para além de o ter tornado mais conhecido, antes participar na série, Will tinha trabalhado mais como ator dramático e teve pequenos papéis em séries como The Sopranos e Law & Order: Special Victims Unit. No entanto, depois de Arrested Development, Will ficou conhecido sobretudo como um ator cómico.

O primeiro filme que protagonizou foi Let's Go to Prison, uma comédia de baixo orçamento realizada por Bob Odenkirk. No ano seguinte, teve um papel secundário no filme Blades of Glory. No filme, interpreta o papel de irmão da personagem de Amy Poehler (com quem estava casado na altura) e os dois têm uma relação incestuosa. O filme foi um grande sucesso e arrecadou 118 milhões de dólares em receitas de bilheteira nos Estados Unidos.

Nos anos seguintes, Arnett trabalhou maioritariamente em comédias. Teve papéis secundários em filmes como Spring Breakdown, Hot Rod, The Comebacks. On Broadway, Semi-Pro, The Rocker e When in Rome.

Em 2014, interpretou o papel secundário de Vernon Fenwick em Teenage Mutant Ninja Turtles do realizador Michael Bay. Em 2016 retomou o papel na sua sequela, Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows.

Na televisão, teve uma participação especial na série 30 Rock onde interpretou o papel de Devon Banks, um rival de Jack Donaghy, em nove episódios entre 2007 e 2013. Este papel valeu-lhe quatro nomeações para os prémios Emmy na categoria de Melhor Ator Convidado. Arnett também teve participações especiais em séries como King of the Hill, The Office, The Cleveland Show, The Simpsons e Parks and Recreation. Nesta última interpretou o papel de Chris, um técnico de IRM que tenta conquistar a personagem de Leslie Knope (interpretada por Amy Poehler).

Em 2010, foi um dos criadores (em conjunto com Mitchel Hurwitz e James Vallely) e protagonista da série Running Wilde, transmitida pelo canal Fox e, nos últimos três episódios, pelo FX. A série teve audiências fracas e foi cancelada ao fim de 13 episódios.[13] No ano seguinte protagonizou, com Christina Applegate, a série Up All Night na NBC. Apesar de ter começado com críticas positivas e audiências razoáveis, a série foi perdendo espectadores de forma acentuada ao longo da sua transmissão e, a meio da segunda temporada foi suspensa com o objetivo de mudar o seu formato para incluir risos de um público de forma a torná-la mais comercial. Essa decisão não agradou ao elenco principal, que abandonou a série.[14] Ela acabou por ser cancelada em 2012.[15]

Em 2013, estreou mais uma série de comédia protagonizada por Arnett, desta vez no canal CBS. Em The Millers, Will interpreta o papel de Nathan Miller, um repórter de TV regional. A série teve críticas negativas e foi cancelada no início da sua segunda temporada em 2014.[16]

Em 2016, estreou Flaked, uma série que co-criou e que protagoniza, na Netflix. A série teve críticas maioritariamente negativas.

Locução e Dublagens[editar | editar código-fonte]

A voz grave e distinta de Will Arnett foi um trunfo no início da sua carreira e levou a que ele conseguisse vários trabalhos de locução de anúncios publicitários e trailers. Durante algum tempo, ele foi o anunciador de programas do canal CBS.

Desde que se tornou mais conhecido, Arnett trabalhou em várias dublagens, tanto de séries televisivas como de filmes de animação. Algumas das suas personagens mais conhecidas incluem Lone Gunslinger Vulture em Ice Age: The Meltdown (2006), Horst em Ratatouille (2007), Vlad em Horton Hears a Who! (2008), The Missing Link em Monsters vs. Aliens (2009), Mr. Perkins em Despicable Me (2010), Surly em The Nut Job (2014) e Batman em The Lego Movie (2014). Em 2017, Will vai voltar a fazer a dublagem da personagem de Batman em The Lego Batman Movie.

Na televisão, o seu trabalho mais conhecido é BoJack Horseman, transmitida pelo serviço de streaming Netflix, onde faz a dublagem da personagem principal. Will também já fez dublagens em séries como Sit Down, Shut Up! e Freak Show.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme[editar | editar código-fonte]

Year Title Role Notes
1996 Close Up Dave
Ed's Next Move Garoto da previsão do tempo
1999 Southie Whitey
The Waiting Game Lenny
2000 The Acting Class Will Bennett
2001 Series 7: The Contenders Narrador
2005 Monster-in-Law Kit
2006 Ice Age: The Meltdown Abutre voz
RV Todd Mallory
The Great New Wonderful Danny
Let's Go to Prison Nelson Biederman IV
2007 Blades of Glory Stranz Van Waldenberg
Grindhouse Louctor voz; segmento: "Don't"
On Broadway Tom
Ratatouille Horst voz
Hot Rod Jonathan Ault
Wristcutters: A Love Story Messias
The Brothers Solomon John Solomon
The Comebacks Mailman
2008 Semi-Pro Lou Redwood
Horton Hears a Who! Vlad Vladikoff voz
The Rocker Lex
2009 Monsters vs. Aliens The Missing Link voz
Spring Breakdown Ted Lançado diretamente em vídeo
Força-G Kip Killian
Brief Interviews with Hideous Men Subject No. 11
2010 When in Rome Antonio
Jonah Hex Lieutenant Grass
Despicable Me Mr. Perkins Voz
2012 The Secret World of Arrietty Pod
Men in Black 3 Agent AA participação especial não-creditada
Mansome Ele mesmo documentário; produtor
2014 The Nut Job Surly Voz
The Lego Movie Batman
Teenage Mutant Ninja Turtles Vernon Fenwick
2016 Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows Vernon Fenwick
2017 The Lego Batman Movie Batman Voz

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano(s) Título Papel Notas
1999 Sex and the City Jack Episódio: "La Douleur Exquise!"
The Mike O'Malley Show Jimmy
2000 Third Watch Kenny Episódio: "Spring Forward, Fall Back"
2001 Loomis Piloto mal-sucedido
Boston Public Hand Salesman Episódio: "Chapter Twenty-nine"
2002 Still Standing Piloto original
Yes, Dear Bobby Episódio: "Johnny Ampleseed"
The Sopranos Agente Mike Waldrup Episódio: "For All Debts Public and Private", "No Show"
Law & Order: Special Victims Unit Tony Damon Episódio: "Angels"
2003–2006, 2013 Arrested Development George Oscar "G.O.B." Bluth II
2004 Will & Grace Artemis Johnson Episódio: "Back Up Dancer"
2005 Odd Job Jack Tiberius McKorkindale voz; Episódios: "The Biggest Bang", "Close Encounters of the Uncomfortable Kind"
Danny Phantom Ghost Writer voz
Episódio: "The Fright Before Christmas"
2006 Freak Show Duncan Schiesst/Vários voz
2007 King of the Hill Portis voz; episódio: "Hank Gets Dusted"
2007-2013 30 Rock Devon Banks Episódios: "Fireworks", "Jack Gets in the Game", "Succession", "Do-Over", "Into the Crevasse", "Dealbreakers Talk Show #0001", "Plan B", "Idiots Are People Three!", "Game Over"
2008 Sesame Street Max the Magician Episódio: "Max the Magician"
2009 Sit Down, Shut Up Ennis Hofftard Voz
Elenco regular
Delocated TV Announcer Episódio: "Good Buds"
Monsters vs. Aliens: Mutant Pumpkins from Outer Space The Missing Link Voz
2010 Parks and Recreation Chris Episódio: "The Set Up"
2010–2012 The Increasingly Poor Decisions of Todd Margaret Brent Wilts Elenco Regular
2010–2011 Running Wilde Steve Wilde Elenco regular
Co-criador, produtor executivo
2011 The Office Fred Henry Episódio: "Search Committee"
2011–2012 Up All Night Chris
2012 The Cleveland Show General Richter Voz; episódio: "A General Thanksgiving Episode"
2013 The Millers Nathan Miller
2014 - presente BoJack Horseman BoJack
2014 The Simpsons Deputy Director Gratman Episódio: "Steal This Episode"
2016 Flaked Chip Também é co-criador e produtor

Jogo eletrônico[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2009 Eat Lead: The Return of Matt Hazard Matt Hazard
Monsters vs. Aliens The Missing Link

Referências

  1. a b Weisman, Jon. (2004-06-11). "Will Arnett" (em en-US). Variety.
  2. «Will Arnett - The TV IV». tviv.org. Consultado em 2016-10-12. 
  3. «Entertainment - CBC News». www.cbc.ca. Consultado em 2016-10-12. 
  4. (2012-04-17) "Jim Arnett and Will Arnett: corporate dad, comic son - Macleans.ca" (em en-US). Macleans.ca.
  5. «Arnett's Newborn Sitcom Keeps Him 'Up All Night'». NPR.org. Consultado em 2016-10-12. 
  6. (2016-04-01) "New Work by Strasberg Alumni Will Arnett, Sally Fields, John Leguizamo & More | The Lee Strasberg Theatre & Film Institute" (em en-US). The Lee Strasberg Theatre & Film Institute.
  7. «Will Arnett: 'I've Found My Happiness'». The Huffington Post. 2013-05-30. Consultado em 2016-10-12. 
  8. (2008-10-26) "Amy Poehler Gives Birth to Baby Boy" (em en-US). PEOPLE.com.
  9. «Amy Poehler and Will Arnett Welcome Son Abel James». PEOPLE.com. Consultado em 2016-10-12. 
  10. "Amy Poehler and Will Arnett have split". USATODAY.COM.
  11. "Amy Poehler and Will Arnett agree to joint custody finalized divorce". Mail Online.
  12. "Will Arnett | Television Academy". Television Academy.
  13. (2011-01-11) "Running Wilde canceled, no season two" (em en-US). canceled TV shows - TV Series Finale.
  14. Andreeva, Nellie. (2013-01-06). "‘Up All Night’ Creator Emily Spivey Departs Series Ahead Of Revamp" (em en-US). Deadline.
  15. Andreeva, Nellie. (2013-05-09). "UPDATE: NBC’s ‘Guys With Kids’, ‘Up All Night’, ‘Whitney’ & ‘1600 Penn’ Cancelled, ‘Parks & Recreation’ Renewed" (em en-US). Deadline.
  16. «CBS Studios International». www.cbssi.com. Consultado em 2016-10-13. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]