Seiji Ozawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Seiji Ozawa
Nome nativo 小澤征爾
Nascimento 1 de setembro de 1935 (82 anos)
Shenyang
Cidadania Japão
Ocupação maestro, director musical
Prêmios Cavaleiro da Legião de Honra, Ordem da Cultura, Emmy, Praemium Imperiale, Ordem da Amizade, Prémio Kan Kikuchi, Prêmio Kennedy, Pessoa de Mérito Cultural, Asahi Prize
Página oficial
http://www.ozawa-festival.com/

Seiji Ozawa, em japonês 小澤 征爾 [Ozawa Seiji], (Shenyang, China, 1 de setembro de 1935) é um maestro e regente de orquestra japonês.[1] Desde 2002 é o diretor musical da Ópera Estatal de Viena.

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Ozawa nasceu no dia 1 de setembro de 1935, de pais japoneses, nasceu em Mukden (atual Shenyang, China). Quando sua família retornou ao Japão, em 1944, ele iniciou seus estudos no piano, com Noboru Toyomasu, especialmente Bach. Após completar o ensino médio na Seijo Junior High School, Ozawa torceu seu dedo em uma partida de Rugby. Sem poder continuar a estudar piano, seu professor na escola de música Toho Gakuen, Hideo Saito, levou Ozawa a apresentar a 5ª Sinfonia de Beethoven, que foi decisiva em sua vida, passando de um pianista, a um maestro.

Sucesso internacional[editar | editar código-fonte]

Após uma década de sua lesão no esporte, Ozawa ganhou seu primeiro prêmio como condutor na Competição Internacional de Maestros, em Besançon, na França.[2]Seu sucesso levou o diretor da Orquestra Sinfônica de Boston, Charles Munch a convidá-lo para entrar no Centro de música Berkshire (atual Centro de Música Tanglewood)m e lá estudou com Charles Munch e Pierre Monteux.

Referências

  1. David Patmore. «SEIJI OZAWA». www.naxos.com. Consultado em 20 de setembro de 2014. 
  2. «A Profile of World Famous Conductor Seiji Ozawa». ThoughtCo 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.