Thaís de Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Thaís de Andrade
Nome completo Thaís Helena Andrade Pereira dos Santos
Nascimento 9 de fevereiro de 1957
São Paulo, SP
Morte 27 de abril de 1996 (39 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade Brasil brasileira
Ocupação atriz

Thaís Helena Andrade Pereira dos Santos (São Paulo, 9 de fevereiro de 1957São Paulo, 27 de abril de 1996) foi uma atriz brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A atriz paulistana foi revelada no programa Moacyr TV de Moacyr Franco, exibido pela Rede Globo na década de 70, de onde também saíram atrizes como Myrian Rios e Sílvia Salgado. Thaís estreou na emissora na novela Locomotivas como a doce e esperta Renata, em 1977. Na Globo, ainda participou de outras tramas, como Pai Herói (1979) e Chega Mais (1980). Também trabalhou no SBT, em novelas como Sombras do Passado (1983), Vida Roubada (1983/1984) e Jogo do Amor (1985). Também participou de vários episódios da série Teletema, na Globo, e fez parte do elenco fixo de A Praça é Nossa do SBT, no final dos anos 80. Na década de 90, participou também de várias esquetes de A Escolinha do Golias. Faleceu precocemente depois de padecer de câncer linfático, aos 39 anos.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • 1988 Novela das Oito
  • 1982 Peer Gynt. Estreia no Teatro Ginástico (Rio de Janeiro), em março de 1982. Levada para o Teatro Guaíra, em Curitiba, em junho de 1982, foi uma produção do Grupo Engenho de Teatro, sob direção de Marcos Fayad, o elenco composto por Arnaldo Marques, Theotônio de Paiva, Rogério Lima, Thaís de Andrade.[1]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. SILVA, Jane Pessoa da. Ibsen no Brasil. Historiografia, Seleção de textos Críticos e Catálogo Bibliográfico. São Paulo: USP, 2007. Tese.

Referências bilbliográficas[editar | editar código-fonte]

  • SILVA, Jane Pessoa da. Ibsen no Brasil. Historiografia, Seleção de textos Críticos e Catálogo Bibliográfico. São Paulo: USP, 2007. Tese.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.