Toontown Online

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Toontown)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «Toontown Online» na Wikipédia em inglês (desde julho de 2016). Ajude e colabore com a tradução.


Toontown Online
Logotipo do jogo Toontown Online.
Desenvolvedora(s) Disney Interactive
Schell Games [1]
Frogchildren Studios[2]
Publicadora(s) The Walt Disney Company
Distribuidora(s) The Walt Disney Company
Compositor(es) Jamie Christopherson
Cody Westheimer[3]
Motor Panda3D
Plataforma(s) Microsoft Windows
Mac OS X
Data(s) de lançamento Microsoft Windows
  • AN 2 de Junho de 2003
Mac OS X
  • AN 28 de Novembro de 2006
Gênero(s) Massively multiplayer online role-playing
Modos de jogo Multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)

Toontown Online foi um jogo on-line (MMORPG) desenvolvido pela Disney Interactive e publicado pela The Walt Disney Company[4]. A versão beta do jogo foi lançada nos Estados Unidos para PC em Agosto de 2001 e oficialmente lançado em 2 de Junho de 2003. Outras versões foram lançadas posteriormente no Japão e no Reino Unido em 2004, França e Alemanha em 2005, Brasil em 2006 e Sudeste Asiático em 2007.

A história de Toontown é centrada sobre uma batalha em curso entre uma população de animais de desenho animado conhecido como Toons e uma frota de robôs focados em negócios conhecidos como Cogs que estão tentando tomar conta da cidade. Os jogadores escolheria e customizaria o próprio Toon e seguir a completar Tarefas-toons, jogar mini-jogos e lutar contra os Cogs

O jogo foi positivamente recebido no geral, alcançando uma pontuação agregada de 82% do GameRankings e 81% do Metacritic. Críticos elogiaram o jogo pela habilidade de incorporar aspectos agradáveis para a família inteira, como batalhas baseadas em times e mini-jogos; contudo, alguns revisores criticaram a repetitividade do jogo a longo prazo e o fracasso de oferecer novos conteúdos para os jogadores veteranos. O jogo ganhou vários prêmios de inúmeros sites e revistas de jogos, incluindo o MMORPG do ano da Computer Gaming World.

Os servidores onlines de Toontown Online foram desligados e/ou mescladas ao longo dos anos, tendo seu último servidor fechado o dos Estados Unidos (que então mesclou-se com o do Reino Unido) em 19 de Setembro de 2013[5]. Um mês depois do fechamento, a Disney divulgou um comunicado que a empresa estaria 'mudando seu foco para outras experiências de jogos onlines e de celular, como Club Penguin e uma crescente seleção de aplicativos de celular'[6].

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os jogadores podiam criar personagens chamados "Toons", em que estavam habilitados a customizar seus Toons em várias formas, cores, roupas e tamanhos, assim como suas espécies, com opções que consistia em gatos, cachorros, ratos, porcos, coelhos, ursos, cavalos e macacos.

Combate[editar | editar código-fonte]

Os "Cogs" eram os antagonistas do jogo, estilizados para serem robôs corporativos que queriam tomar conta da cidade para propagar a cultura do negócio. Cogs vinham em quatro diferentes tipos: Robôs-chefe, Robô da Lei, Robô Mercenário e Robô Vendedor, cada um com níveis crescente ao decorrer do jogo que aumenta suas vidas e danos.

Toons começam com básicas 'Piadas' e com um medidor de 'Risômetro' aos 15 pontos. As piadas, enraizada em antigos desenhos animados de humor pastelão, eram as armas usadas para destruir os Cogs em batalhas de Cogs. Cada 'trilha de piada' tinha Piadas com diferentes propriedades que podiam ser desbloqueadas ao completar as 'Tarefas-toons', e cada trilha de piada progressivamente viria a ser mais poderosa a medida que os Toons usassem cada vez mais as respectivas piadas. O Risômetro funcionava como um medidor de vida, representando o quanto de dano os Toons poderiam levar dos Cogs antes de ficar 'triste' -a morte no jogo. Os Cogs eram batalhados usando um sistema de controle de tempo baseado em turnos com até quatro Toons em uma batalha. Cogs podiam ser combatidos nas ruas do jogo, em 'prédios Cogs' ou nos próprios designados 'QG Cog'.

Atividades passivas[editar | editar código-fonte]

Os playgrounds eram as únicas áreas de Toontown permanentemente seguras dos Cogs. Nos playgrounds, Toons podiam recuperar os pontos perdidos do Risômetro, recebendo ou completando tarefas-toons únicas para cada playground, comprar piadas, jogar jogos do bondinho, ou ir pescar. Ao completar as tarefas-toons, Toons podiam crescer em froça atráves de pontos adicionais no Risômetro. Tinha um playground em cada "bairro" de Toontown. Cada playground apresentava um dos clássicos personagens de desenhos animados da Disney como um personagem não jogável. Esses playgrounds consistiam nos seguintes: Centro de Toontown, Jardins da Margarida, Porto do Donald, Melolândia da Minnie, O Brrrgh, Sonholândia do Donald, Autódramo do Pateta e Campo de Golf do Tico e Teco.

Toda conta do Toontown Online vinha com uma propriedade do jogador. Cada propriedade consistia em seis casas para cada Toon na conta do jogador. Jogadores poderiam customizar a aparência de seus Toons com objetos pedidos do catálgo do jogo em troca de balinhas, a moeda do jogo. Os armários guardavam roupas e acessórios que não estavam sendo usados. Outros elementos das propriedades incluía os Rabiscos (animais de estimação), jardinagem, pescaria e canhões.

Toontown oferecia atividades passivas para os jogadores ganharem balinhas, pontos adicionais no Risômetro e outros bônus que poderiam ser usados no jogo. Esses incluíam jogos do bondinho (uma coleção de mini-jogos), pescaria, jardinagem, corrida de kart, mini-golfe, entre outros.

Elementos de segurança on-line[editar | editar código-fonte]

Toontown Online foi comercializado e desenvolvido para todas as idades. Portanto, uma restrição de chat foi colocada no jogo. Jogadores poderiam apenas usar o chat usando o "SpeedChat", uma lista de frases pré-aprovadas definidas pela Disney que o jogador poderia selecionar. Este incluía frases gerais do português, frases de estratégia do jogo, e, ocasionalmente, frases sazonais. Os jogadores podiam comprar mais frases do SpeedChat usando balinhas. "SpeedChat Plus" e "Amigos Secretos" foram introduzidos depois de um tempo do lançamento do jogo, que precisava ser ativada usando uma conta parental se o jogador tivesse menos de 13 anos de idade. SpeedChat Plus permitiu que os jogadores digitassem as próprias mensagens com a restrição de um filtro de palavras desenvolvido pela Disney; se uma palavra não é permitida, ela é substituída por uma onomatopeia da espécie do Toon do jogador. Amigos Secretos permitiu os jogadores conversarem com um filtro menos restritivo com certos amigos que compartilharam um "código de Amigo Secreto" entre si[7].

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Assinatura paga[editar | editar código-fonte]

Toontown Online apresentava dois tipo de contas: contas gratuitas e contas de membro pagas. Originalmente, às contas gratuitas eram permitidas apenas três dias de jogabilidade sem restrições antes de ser forçado a pagar pela assinatura. Isso mudou em 2007 para permitir o jogadores gratuitos a jogarem por um tempo ilimitado com certas restrições no jogo. Essas restrições originalmente significava que os Toons estavam limitados ao bairro inicial (Centro de Toontown) e aos respectivos prédios e ruas, assim como o Autódromo do Pateta onde aconteciam os eventos de corrida. Os Toons eram também apenas permitidos a completar as tarefas-toons até aquela final que permitiria o acesso para a terceira trilha de piada. Isso mudou para permitir os jogadores gratuitos a andar nas ruas de todos os bairros, e para completar a tarefa-toon final para a terceira trilha de piada. Contudo, jogadores gratuitos podiam apenas entrar em prédios do Centro de Toontown e não eram permitidos a entrar nos QG dos Cogs ou em prédios Cogs fora do Centro de Toontown. Membros pagos estavam permitidos a completar o jogo e ter uma jogabilidade ilimitada até a duração de suas assinaturas. As opções incluía assinaturas mensais, semi-anuais e anuais. Isso desbloqueava o acesso para coisas como mobílias da casa, golfe e acesso para os QG Cogs e prédios fora do Centro de Toontown.

CD-ROM[editar | editar código-fonte]

Platform Publishing, uma empresa subsidiária da Sony Online Entertainment que publica jogos para desenvolvedoras de terceiro, anunciou em 25 de Agosto de 2005 que adquiriu os direitos para publicar uma versão CD de Toontown Online para PC e trazer o jogo online para os consoles[8][9][10][11]. Toontown Online tornou-se disponível em CD para o PC em 3 de Outubro de 2005[12]. Isso permitiu os jogadores a jogarem o jogo sem precisar baixar para o disco de armazenamento. Essa versão vinha em uma caixa definidas com dois meses de assinatura, um pôster, um manual do jogo e um bônus dentro do jogo[13]. Toontown Online escolheu criar uma versão CD que pudesse ser comprado em lojas devido a insegurança do cliente quando baixando e comprando coisas online que eles fisicamente não pudessem possuir[14].

Encerramento[editar | editar código-fonte]

Em 20 de Agosto de 2013, a Disney anunciou que depois de 10 anos de operação, Disney's Toontown Online estava sendo desligado permanentemente em 19 de Setembro de 2013[6][15]. Subsequentemente, foi dado a todo jogador a assinatura para o tempo restante do jogo. Celebrações sazonais e festivas e eventos especiais no jogo aconteceram durante o tempo restante do jogo. As assinaturas pagas recorrentes foram automaticamente canceladas, novas assinaturas não poderiam ser mais compradas e novas contas não poderiam ser mais criadas[15] O site também foi atualizado com uma seção de pergunta frequentes sobre o fechamento[16].

O principal site de Toontown Online não foi encerrado até mais um ano. O jogo permaneceu aberto por um mês depois do aviso, finalmente fechando na data prevista, 19 de Setembro de 2013 ás 11:59 A.M. Horário Padrão do Pacífico[5]. Depois do fechamento do jogo, o site do Toontown, toontown.go.com, agora redireciona para o principal site da Disney, disney.com.

Em resposta ao encerramento, ex-jogadores criaram múltiplos servidores privados de Toontown Online. O mais popular, assim como o mais bem-sucedido servidor, Toontown Rewritten, é descrito pelos desenvolvedores como "um renascimento de Disney's Toontown Online promovido por fãs, criado usando downloads disponíveis publicamente e informações disponíveis feitas livremente para o público geral."[17]

Referências

  1. «Games developed by Schell Games». Consultado em 23 February 2014. 
  2. «Frogchildren Studios Games Artwork». Consultado em 24 de Fevereiro de 2014. 
  3. «Work vs. Play: The Story Behind Disney's Toontown Online». Consultado em 20 December 2013. 
  4. The Walt Disney Company (2003-05-05). Disney's Toontown Online to Launch June 2003. Press release. Página visitada em 2014-05-30.
  5. a b «Disney's Toontown Online: Closed FAQ». The Walt Disney Company. Arquivado desde o original em January 7, 2014. Consultado em 30 March 2014. 
  6. a b «Disney to Shutter 10-Year-Old Toontown Multiplayer Game». Consultado em 22 January 2014. 
  7. «The Untold History of Toontown’s SpeedChat». Consultado em 22 January 2014. 
  8. The Walt Disney Company (2005-08-25). Disney's Toontown Goes To Retail This Fall. Press release. Página visitada em 2014-05-30.
  9. Sinclair, Brendan (25 August 2005). «Toontown headed for consoles». Consultado em 30 March 2014. 
  10. Raiciu, Tudor (26 August 2005). «Disney's Toontown Goes To Retail This Fall». Consultado em 30 March 2014. 
  11. «Sony Online Entertainment's Platform Publishing Label Bringing Disney's 'Toontown Online' to Retail This Fall». PR Newswire. 25 August 2005. Consultado em 30 March 2014. 
  12. «Platform Publishing Lets the Toons Out With Disney's Toontown Online». PR Newswire. 3 October 2005. Consultado em 30 March 2014. 
  13. Marriott, Scott Alan. «Disney's Toontown Online [Retail Box]». AllGame. Consultado em 31 March 2014. 
  14. Goslin, Mike. «Postmortem: Disney Online's Toontown». Gamastura. Consultado em 9 March 2014. 
  15. a b «Disney's Toontown Online: About Closing». The Walt Disney Company. Arquivado desde o original em August 20, 2013. Consultado em 30 March 2014. 
  16. «Disney's Toontown Online: Closing FAQ». The Walt Disney Company. Arquivado desde o original em September 10, 2013. Consultado em 30 March 2014. 
  17. Palmeri, Christopher. «Disney’s Defunct Toontown Remade by Unsanctioned Teen». Bloomberg. Consultado em 30 July 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]