Torii Suneemono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Ochiai Michihisa, Século XVI

Torii Suneemon ( 鸟居强右卫门 ? , 1540 - 16 de maio de 1575), foi um ashigaru (soldados de infantaria), que servia o Ramo Okudaira do Clã Matsudaira, vassalos de Tokugawa Ieyasu. Tornou-se famoso por sua bravura na Batalha de Nagashino [1].

Ele era um vassalo de Okudaira Sadamasa e membro da guarnição de Nagashino quando a fortaleza foi sitiada pelas forças de Takeda Katsuyori. Já famoso por sua bravura e conhecido por seu conhecimento dos arredores, ele se ofereceu para a missão extremamente perigosa de furar o cerco para solicitar ajuda de Tokugawa Ieyasu em Okazaki. Após cumprir com sucesso sua missão de alertar Tokugawa ele foi capturado por Takeda quando retornava à Nagashino [2].

Torii foi preso e forçado a gritar para seus companheiros na fortaleza que nenhuma ajuda estava a caminho, e que eles deviam se render. Ao invés disso, incentivou a guarnição dizendo que o exército de Tokugawa estava a caminho, e que deveriam continuar lutando. Há alguma controvérsia sobre se Torii foi crucificado antes ou depois deste anúncio, assim como os detalhes precisos de sua execução [2].

No entanto, o resultado final foi o mesmo. Embora Suneemon fosse um ashigaru, sua família foi promovida para samurai e serviu os Okudaira até o final do Período Edo [2]. Um vassalo de Takeda , Ochiai Michihisa , passou a usar uma imagem de Torii Suneemon crucificado em sua bandeira a partir de então. A bandeira está agora armazenado na biblioteca da Universidade de Tóquio [2].

Em 1923, uma estação ferroviária foi aberta perto de onde o Torii morreu e foi nomeado Estação Torii .

Referências

  1. Paul K. Davis Masters of the Battlefield (em inglês) Oxford University Press, 2013 pp 261-266 ISBN 9780199986545
  2. a b c d A L Sadle The Maker of Modern Japan: The Life of Tokugawa Ieyasu (em inglês) Routledge, 2013 pp 100 - 104 ISBN 9781136924699


Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.