Unidos de Jucutuquara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jucutuquara
Fundação 29 de janeiro de 1972 (52 anos)
Cores
Símbolo Coruja
Bairro Jucutuquara
Presidente Ewerton Gigante
Desfile de 2025

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Jucutuquara é uma escola de samba brasileira de Vitória, Espírito Santo, fundada em 29 de janeiro de 1972, no bairro de Jucutuquara, originalmente como bloco carnavalesco.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em um terreiro do bairro em 1972 por nomes conhecidos na região, tais como Ismail Gonçalves, Genivaldo Alves, Guilherme Monteiro Alves, Mano Gim, Adilson Ribeiro da Silva (Mestre Ditão) e outras figuras históricas do bairro. O Bloco Carnavalesco Unidos de Jucutuquara em seu início não havia enredo, e os integrantes (só homens) saiam todos de tamanco, vestindo roupas que se assemelhavam a vestimentas femininas, apenas por brincadeira, depois a fantasia oficial passou a ser de pescador e com o passar do tempo foram surgindo outras fantasias e as mulheres começaram a participar do bloco.

A partir de 1980 o bloco começou a participar dos concursos, sendo campeão por cinco anos consecutivos, dessa forma a Prefeitura de Vitória (Espírito Santo) sugeriu, em 1986, a transformação do bloco em escola de samba, ganhando a denominação atual. No seu primeiro desfile como escola de samba, a Unidos de Jucutuquara foi a grande campeã do segundo grupo e em seu primeiro desfile no 1° Grupo já conseguiu o vice-campeonato.[1]

No ano de 1989, há a primeira eleição direta para presidente da Escola de Samba, embalada pelos ventos da redemocratização brasileira. Sendo candidatos o Alarico Duarte, apoiado pela diretoria, e, Luiz Fernando Barbosa Santos, candidato identificado com as bases da escola, principalmente, pela bateria do qual era egresso. Assim, é eleito o Luiz Fernando com o slogan "Raça, Luiz Fernando a voz das massas", fazendo um desfile memorável, pelas mãos do carnavalesco João Marcos, com o enredo "Rei por um dia" com uma narrativa sobre os sentimentos do folião quando estava no momento mágico do desfile.[2]

Por razões políticas com a então Associação Capixaba das Escolas de Samba (ACES), esta por não aceitar a evolução de uma nova força do carnaval para competir com a Novo Império, penaliza a escola sob o argumento dos empurradores de carro não estarem uniformizados, item sequer presente no regulamento do carnaval. A Unidos de Jucutuquara se insurge e, organiza uma transformação na ACES voltada para a imparcialidade e transparência, em nome da construção do carnaval. Apoiam o representante da Unidos da Piedade para a presidência e, se preparam fortemente para o carnaval de 1990.

No carnaval de 1990, a Unidos de Jucutuquara inova com a constituição de uma Comissão de Carnaval, constituída por Sueli Celestino, Robson Paysan, Tadeu Campostrini e Lucio Cezar, criando o enredo, tema antes de estrita responsabilidade do carnavalesco, e desenvolvem um enredo sobre a formação da identidade do povo capixaba, usando como elemento da narrativa o maior símbolo desta identidade, a culinária! Assim, a torta capixaba que, antes era um elemento voltado para a alimentação, passa a alimentar o sonho do primeiro campeonato da Escola de Samba.[2]

Com um figurino altamente identificado com o enredo, a escola sagrou-se campeoníssima, com enorme reconhecimento da imprensa e dos críticos do carnaval, inclusive da intelectualidade que enaltece o pioneirismo da Jucutuquara ao romper com o ciclo de enredos copiados das escolas do Rio de Janeiro e fantasias usadas no carnaval por aquelas, utilizados pela maioria das demais escolas de samba de Vitória.

Assim a Jucutuquara se consagra como uma forte e estruturada escola de samba sob a presidência de Luiz Fernando Barbosa Santos, que estrutura a escola com presidentes de ala e com uma forte presença da comunidade no processo decisório da agremiação carnavalesca, ainda embalado pelo compromisso de democratização da Escola e do fortalecimento institucional a partir da comunidade, impulsionado pelos ventos da redemocratização brasileira.

Entre 1993 e 1997, não houveram desfiles no Carnaval de Vitória, depois deste grande hiato, a agremiação voltou em 1998 em um desfile não competitivo com o enredo "Retorno: Carnaval, A Alegria Está de Volta", foi um grande desfile, o samba, de Zé Kuruba, é cantado até hoje como samba exaltação da agremiação.

Após esse período, sob a presidência de Rogério Sarmento, a Unidos de Jucutuquara foi tetracampeã (2006, 2007, 2008 e 2009) do Carnaval de Vitória. Com isso, a escola totaliza sete títulos (1990, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009) e cinco títulos de vice-campeã (1988, 1989, 2005, 2015 e 2023), em alguns títulos, a Jucutuquara, contou com o carnavalesco carioca Orlando Júnior.

Carro abre-alas da Jucutuquara em 2009, quando conquistou seu último título.

Em 2009, com o enredo sobre o Convento da Penha obteve o tetracampeonato. No ano seguinte, a escola perdeu o carnavalesco Orlando Júnior, que foi para a Independente de Boa Vista e trouxe o carnavalesco Flávio Campello.[3] que desenvolveu o enredo O Espírito Santo Azul. O desfile acabou sendo atrasado por outras agremiações que não se posicionaram no tempo determinado pelo regulamento. A situação demorou quase duas horas, para ser resolvida[4] que culminou na 5º colocação.

Para 2011, a direção trouxe de volta o carnavalesco Orlando Júnior.[5] Em 2012, a diretoria da escola chegou a manifestar a possibilidade de não desfilar, devido a dívidas de carnavais passados.[6] Após o pedido de licença do então presidente Braulino Gomes da Silveira, a escola passou a ser presidida interinamente pelo Conselho Deliberativo, que garantiu o desfile[7] sobre Parintins e seus bois.[8] Naquele ano, chegou a anunciar Kyscila Barcellos, como rainha de bateria,[9] mas pouco antes do desfile esta substituída por Tatiana Paysan, que havia passado a coroa, mas foi novamente convidada para o Desfile.[10]

Para o ano de 2015, os principais segmentos da escola tiveram alterações, a começar pela Comissão de Frente, que ficou ao cargo de Andrezinho Castro, coreógrafo multipremiado. Este pediu dispensa da escola para seguir com seu trabalho profissionalmente no carnaval com a sua Companhia de Dança. Pouco antes do desfile, a escola perdeu seu presidente e fundador Mestre Ditão, que infartou.[11]

Em 2016 a escola desfilou com um enredo sobre a cidade de Vitória, na qual garantiu o vice-campeonato.[12]

Em 2022, a escola comemorou seus 50 anos na avenida, com o enredo O Povo Inteiro Vai Saber, É Jucutuquara Que Vem Lá!, enredo que carrega o nome que surgiu a partir de um trecho do samba de 1998, atual samba exaltação da agremiação, composto por Zé Kuruba. Trouxeram também o intérprete Igor Sorriso na avenida. Ficando em 5º lugar naquele ano.

No ano de 2023 a escola desfilou com o enredo 'Onde Ocê Foi Morar',[13] que falava sobre os retirantes nordestinos, onde mais uma vez, garantiu o vice-campeonato. Com uma equipe completamente nova, tanto na bateria, quanto na diretoria da escola.

A imagem mostra um carro alegórico da agremiação GRCES Unidos de Jucutuquara, é possível ver a frente do carro, uma grande escultura de uma coruja, símbolo da escola, vestida em uma armadura medieval oriental, no fundo, uma construção no estilo oriental com várias lanternas orientais ao redor, simulando a imagem de um pequeno mosteiro.
Carro abre-alas da agremiação na concentração para o desfile de 2024.

Ainda em 2023, o Carnaval de Vitória recebeu pela primeira vez os minidesfiles,[14] um projeto da LIESGE, na qual apresentou pela primeira vez seu enredo para 2024, Gassho: Caminhos de Sabedoria,[15] o evento não foi competitivo, servindo apenas como uma curta prévia do que virá a ser mostrado no campeonato de 2024.

No carnaval de 2024, a agremiação levou o enredo Gassho: Caminhos de Sabedoria, do carnavalesco Osvaldo Garcia, no qual a agremiação homenageou e contou a história do mosteiro zen-budista do Morro da Vargem, contando as tradições e homenageando também todos os diferentes tipos do budismo.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Nome
A agremiação carrega o nome do bloco do qual se originou, Unidos de Jucutuquara, que se dá pelo nome do bairro da qual se originou, Jucutuquara e também, por a comunidade se considerar muito unida, a essência do bloco era a força das famílias e amigos unidos.

Cores
As cores da agremiação se deram devido a maioria dos fundadores torcerem para o Fluminense, carregando então as cores verde, vermelho, e branco.

Símbolo
Quando bloco, a Unidos de Jucutuquara carregava na sua bandeira um siri, mas quando se tornou uma agremiação oficial, passou a ter como símbolo a Coruja. A ideia da coruja como símbolo veio de uma lenda que dá nome ao bairro. Jucutuquara é uma corruptela indígena para jucu-ita-quera, que significa "Pássaro do buraco na pedra".[16] A lenda conta que na Pedra dos Dois Olhos, montanha que fica na região do bairro, corujas buraqueiras se abrigavam, dentro de dois grandes buracos que se assemelham a olhos. Sendo assim, a coruja se tornou símbolo tanto do bairro, como da escola.

Alcunhas
"Nação" é o apelido que a agremiação tem, apelido que não só serve para a agremiação mas também para a torcida, e também para a bateria. Apelido dado pela própria comunidade do bairro de Jucutuquara, que se denomina uma nação por serem unidos.

Quadra[editar | editar código-fonte]

Arena Coruja durante 'Feijoada da Nação' em 2023.

A atual quadra da Unidos de Jucutuquara originalmente era um clube, conhecido como Anchieta Social Clube, o local passou a servir como quadra da escola, hospedando eventos e ensaios, e passando a ser conhecido como Arena Coruja, a área também contava com um espaço pra eventos. A quadra fica localizada na Av. Paulino Muller, 1409 em Cruzamento, Vitória.

Nos tempos de bloco, existia uma parceria com a família Varejão que deixava o bloco ensaiar na quadra da Escola Olho Vivo.

Em 2018 e 2023, a Prefeitura de Vitória em parceria com a escola, cedeu um espaço conhecido como Mercado São Sebastião que além de ser patrimônio histórico, estava sem utilização. Em parceria também com a associação de moradores do bairro, a escola passou a oferecer oficinas de ritmistas, e também começou a fazer alguns ensaios de bateria por lá, fazendo com que a escola tivesse grande influência em ações sociais dentro da própria comunidade.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Luiz Fernando Barbosa Santos 1989-1990
Comissão (Falcão) 1998-2000
Bernadete Ladislau 2001-2002
Tonico do Cavaco 2003
Conselho Deliberativo (Falcão) 2004
Rogério Sarmento 2005-2008
Bernadete Ladislau 2009-2010
Braulino da Silveira 2011-2012 [6]
Conselho Deliberativo (Guilherme) [nota 1] 2012 [7]
Mestre Ditão 2013-2015 [11][17]
Jorge Teixeira "Mano Gim" 2016 [18]
Guilherme Monteiro 2017-2018 [19][20]
Rogério Sarmento 2019- 2024
Ewerton Gigante 2025

Diretores[editar | editar código-fonte]

Ano Diretor de Carnaval Diretor geral de harmonia Ref.
2013 Kátia Galvão Marinilce Pereira
2014 Anderson Ferreira e Armando Chafik Marinilce Pereira
2015 Anderson Ferreira e Armando Chafik Marinilce Pereira
2016 Anderson Ferreira e Armando Chafik Marinilce Pereira
2017 João Filipe André Monteiro e Andrea Monteiro [19]
2018 Leda Lima Barreto Fabrício Bispo [21][20]
2019 Anderson Ferreira, Armando Chafik e Bernadete Ladislau Marinilce Pereira
2020 Anderson Ferreira, Armando Chafik e Bernandete Ladislau Marinilce Pereira
2022
2023 Armando Chafik e Anderson Ferreira Anselmo Adverse e Ivan Silva
2024 Roni Alencastre Anselmo Adverse

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
1999-2014 Andrezinho Castro [22][22][23]
2015 Rodrigo Carvalho e Jorge Mayko [24]
2016-2017 Jorge Mayko [25][19]
2018-2020 Mauro Marques [21]
2022 Jorge Mayko
2023 Andrezinho Castro
2024 Patrick Alochio

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2007-2009 João Felipe e Andressa
2010-2011 João Felipe e Ediane
2012-2014 Bruno e Thalita [26]
2015 Luzimar e Gessya Santana
2016-2017 Juliander e Gessya Santana [27][19]
2018 Max Dutra e Thais Oliveira [21]
2019 Rafael Brito e Nay Nascimento
2020 Vinicius Costa e Julia Mariano
2022 Arthur Astori e Gessya Santana
2023 Breno Lima Barreto e Gessya Santana
2024 Wesklei Blank e Alana

Bateria[editar | editar código-fonte]

A bateria da escola é denominada de Bateria da Nação, chamada assim por conta da própria comunidade do bairro de Jucutuquara, que se denomina uma Nação.

Mestres[editar | editar código-fonte]

Período Mestre Diretor Geral Ref.
1972-2002 Mestre Ditão
2003-2004 Mestre Genivaldo
2005-2008 Mestre Ditão
2009-2010 Mestre Edmilson
2011-2016 Mestre Genivaldo
2017-2018 Mestre Serginho
2019-2020 Junior Caprichosos
2021-2022 Mestre Serginho
2023-2024 Glaydson Santos Felipe Del Antonio

Corte da Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha Madrinha Rei Ref.
1999 - 2009 Tatiana Paysan [10]
2010 Tatiana Paysan Gisele Simon
2011 - 2014 Tatiana Paysan
2015 - 2017 Lorena Bragatto [19]
2018 Luiza Monteiro [28][21]
2019 - 2020 Schyrley Moura Leonardo Bremenkamp
2022-2024 Schyrley Moura

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2003-2005 Xavier
2006 Lauro da Andaraí
2007-2017 Kleber Simpatia
2018 Ricardinho da MUG
2019 Kleber Simpatia
2020 Celso Júnior
2022 Igor Sorriso
2023-2024 Danilo Cezar

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Unidos de Jucutuquara
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Intérprete Ref.
1987 Campeã Acesso A Debutei! Saudades do meu Bloco

Compositores: Tonico do Cavaco, Luiz Freire e Josué R. da Silva

Lando de Olorum Xavier [2]
1988 Vice-campeã Grupo Especial Mistérios da Ilha, Revelados Pelas Cartas do Tarô

Compositores: Tonico do Cavaco, Luiz Freire e Josué R. da Silva

Lando de Olorum Xavier [2]
1989 Vice-campeã Grupo Especial Rei por Um Dia

Compositores: Clemido Rocha Dias e Edilson Quintiliano

João Marcos Xavier [2]
1990 Campeã Grupo Especial Na mistura da torta, a nossa mistura

Compositores: Clemido Rocha Dias e Edilson Quintiliano

João Marcos Xavier [2]
1991 4° lugar Grupo Especial Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Compositores: Francisco Velasco

Neto Xavier [2][29]
1992 Desfile não competitivo Grupo Especial Simplesmente Maria
Entre 1993 e 1997 não houve desfile oficial [2]
1998 Desfile não competitivo Grupo Especial Retorno: Carnaval, A Alegria Está de Volta

Compositores: Zé Kuruba

1999 Desfile não competitivo Grupo Especial Guananira - Era Uma Vez Uma Ilha do Mel

Compositores: Francisco Velasco

Ciara
2000 Desfile não competitivo Grupo Especial Natércia Lopes - O Canto Que Encanta

Compositores: Fefeu, Robertinho da Ilha e Nego Déo

Nego Déo
2001 Desfile não competitivo Grupo Especial Brasil, Se a Cor Não Pega, o Teu Cabelo Não Nega. Tu és Negro, Sim!

Compositores: Fefeu, Robertinho da Ilha e Nego Déo

Nego Déo
2002 Campeã Grupo Especial A Noite, Seus Encantos e Mistérios

Compositores: Mestre Genivaldo, Marina Zanchetta, Eliel e Ewerton Fernandes

Neto Serginho Corrêa [2]
2003 9º lugar Grupo Especial Casaca

Compositores: Dílson D'Faria, Leandro e Daniel

Neto Xavier [2]
2004 Campeã Grupo Especial Quantos mais caminhos houver, mais descaminhos haverá!

Compositores: Eliel, Marina Zanchetta, Serginho, Ewerton Fernandes e Sérgio Taka Taka

Comissão de Carnaval
(Sury de Souza, Arion Carlos, Edson Tadeu e Anclébio Júnior)
Xavier [2]
2005 Vice-campeã Grupo Especial Quem é você? As máscaras que ocultam também revelam.

Compositores: íbis Bernardo

Sury de Souza Xavier [2]
2006 Campeã Grupo Especial Os Tambores de Jucutuquara Soam Nas terras dos Botocudos. Linhares, A Jóia do Rio Doce

Compositor: Íbis Bernardo

Sury de Souza Lauro da Andaraí [2]
2007 Campeã Grupo Especial Caparaó Capixaba, Os Encantos da Montanha Sagrada

Compositores: Marina Zanchetta, Felipe Viana, João Vitor

Orlando Júnior Kleber Simpatia [2]
2008 Campeã Grupo Especial De Vitória à Samotrácia: Um Canto de Vitórias

Compositores: Ewerton Fernandes da Silva, Leonardo Pereira.

Orlando Júnior Kleber Simpatia [2]
2009 Campeã Grupo Especial Convento da Penha: O relicário de um povo
Compositores: Ewerton Fernandes da Silva, Leonardo Pereira.
Orlando Júnior Kleber Simpatia [30]
2010 5º lugar Grupo Especial O Espírito Santo Azul
Compositor: Íbis Bernardo.
Flávio Campello Kleber Simpatia [3][31]
2011 4° lugar Grupo Especial Dá um tempo!
Compositores: Diego Tavares, Thiago Bandeira, Thiago Daniel, Dilsom Marimba e Douglas Jacaré.
Orlando Júnior Kleber Simpatia [5][32]
2012 5º lugar Grupo Especial Os Mistérios e Encantos da Ilha de Tupinambara

Compositores: Leley do Cavaco, Renilson Rodrigues, Gustavo Fernando

Comissão de Carnaval Kleber Simpatia [33]
2013 3º lugar Grupo Especial A Centenária Noite do Sabiá da Crônica: Entre Pássaros, Palavras, Chiquitas e Baianas

Compositores: Diego Tavares, Dilson Marimba, Marina Zanchetta, Thiago Daniel, Thiago Bandeira

Sury de Souza Kleber Simpatia [34]
2014 4º lugar Grupo Especial Oh Bahia, Ó

Compositores: Beto Azevedo, Jean Brito, Junior Oliveira, Neyzinho do Cavaco, Tuninho Azevedo

Orlando Júnior Kleber Simpatia [35]
2015 Vice-campeã Grupo Especial Itapemirim: Sob o caminho das águas, às suas ordens

Compositores: Arthur Nicolau, Gabriel Nicolau, Douglas Jacaré e Kaike Sant'anna

Osvaldo Garcia Kleber Simpatia
2016 Vice-campeã Grupo Especial Vitória

Compositores: Rafael Mikaiá, Fernando Brito, Daniel Barbosa, Rico Bernardes

Osvaldo Garcia Kleber Simpatia
2017 5º lugar Grupo Especial Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma
(Reedição de 1991)
Osvaldo Garcia Kleber Simpatia [29][19]
2018 6º lugar Grupo Especial Ambrósio

Compositores: Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Fernando Brito, Sandro Alan, Thiago Meiners, Victor Alves

Petterson Alves Ricardinho da MUG [21][20]
2019 4º lugar Grupo Especial O Rosário do Bispo e seu Delirante Inventário do Universo

Compositores: Igor De Boni, Kátia Maués, Leonardo Reis, Luiz Felipe

Orlando Júnior Kleber Simpatia [36]
2020 3º lugar Grupo Especial Griot

Compositores: Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Carlos Jarjura

Jorge Mayko e Vanderson Cesar Celso Júnior
Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [37]
2022 5º lugar Grupo Especial O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá

Compositores: Rafael Mikaiá, Leandro Maciel, Cassius Macaé

Jorge Mayko e Vanderson Cesar Igor Sorriso [38]
2023 Vice-Campeã Grupo Especial Onde Ocê Foi Morar?

Compositores: Rafael Mikaiá, Leandro Maciel, Gigi Da Estiva, Cassius Macaé

Osvaldo Garcia Danilo Cezar [13]
2024 5° lugar Grupo Especial Gassho: Caminhos de sabedoria

Compositores: Rafael Mikaiá, Leandro Maciel, Gigi Da Estiva, Cassius Macaé

Osvaldo Garcia Danilo Cezar [15]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Unidos de Jucutuquara
Divisão Títulos Carnavais Referências
Grupo Especial 7 1990, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009.
Segunda Divisão 1 1987

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pela GRCES Unidos de Jucutuquara

Ano Prêmio Categoria/Premiação Ref.
2018 Faisão de Ouro Ala de Velha Guarda [39]
2020 Faisão de Ouro Enredo e Conjunto de Fantasias [40]
2023 Troféu Capixabices dos Minidesfiles Bateria (Glaydson Santos)
2024 Trófeu Capixabices Ala de passistas [41]
Prêmio Feras Melhor escola e comissão de frente [42]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Além das aparições nos álbuns e CD's de samba-enredo, a agremiação também lançou singles de forma independente da LIESGE.

  • 2012 - A Centenária Noite do Sabiá da Crônica
  • 2016 - Vitória (Ao Vivo)
  • 2017 - Ambrósio (Ao Vivo)
  • 2018 - O Rosário do Bispo e Seu Delirante Inventário do Universo (Ao Vivo)
  • 2019 - Griot

Referências

  1. «Unidos de Jucutuquara». Brasil Carnaval. Consultado em 30 de novembro de 2013. Cópia arquivada em 24 de janeiro de 2009 
  2. a b c d e f g h i j k l m n o «Unidos de Jucutuquara». Brasil Carnaval. Consultado em 30 de novembro de 2013. Cópia arquivada em 24 de janeiro de 2009 
  3. a b Viva Samba. «FLÁVIO CAMPELLO APRESENTA OS FIGURINOS 2010 PARA DIRETORIA DA UNIDOS DE JUCUTUQUARA». Consultado em 24 de novembro de 2010 
  4. Folha de Vitória (7 de fevereiro de 2010). «Após confusão, Jucutuquara faz desfile impecável e é favorita ao título». 4h59. Consultado em 8 de janeiro de 2012 
  5. a b Viva Samba. «ORLANDO JÚNIOR É O NOVO CARNAVALESCO DA JUCUTUQUARA». Consultado em 24 de novembro de 2010 
  6. a b Leonardo Soares, para a CBN-Gazeta (21 de dezembro de 2012). «Jucutuquara fecha o barracão e só desfila se houver um 'milagre financeiro'». 20:12. Consultado em 25 de dezembro de 2012 
  7. a b G1 ES (27 de dezembro de 2011). «Após desistir, Jucutuquara confirma que desfila no Carnaval do ES». 15h38. Consultado em 8 de janeiro de 2012 
  8. G1-ES (24 de janeiro de 2012). «Jucutuquara traz a festa do boi-bumbá para o Espírito Santo». Consultado em 27 de janeiro de 2012 
  9. «Novo Império e Jucutuquara fazem festa para suas novas rainhas». globo.com 
  10. a b G1/Globeleza-ES (9 de janeiro de 2013). «Unidos de Jucutuquara afasta rainha de bateria do carnaval do ES». 15h01. Consultado em 9 de janeiro de 2013 
  11. a b Folha Vitória (5 de fevereiro de 2015). «Presidente da Jucutuquara morre vítima de infarto fulminante». 11h06. Consultado em 8 de fevereiro de 2015 
  12. «Vitória será enredo da Unidos de Jucutuquara no Carnaval 2016». Prefeitura de Vitória. 28 de julho de 2015. Consultado em 11 de janeiro de 2024 
  13. a b «Carnaval de Vitória 2023: escolas capixabas já definiram seus enredos». es360. 7 de novembro de 2022. Consultado em 25 de janeiro de 2023 
  14. Friedrich, Mariah (22 de agosto de 2023). «Vitória recebe 1º Mini Desfile de Escolas de Samba». Consultado em 11 de janeiro de 2024 
  15. a b «Conheça os enredos das escolas de samba do Carnaval de Vitória para 2024». G1. 13 de dezembro de 2023. Consultado em 11 de janeiro de 2024 
  16. «Jucutuquara aposta na sua história e o simbolismo da Coruja em 2022 - ES HOJE». eshoje.com.br. 13 de agosto de 2021. Consultado em 10 de março de 2024 
  17. G1 (5 de fevereiro de 2015). «Presidente da Jucutuquara infarta e morre na véspera de carnaval no ES». Consultado em 8 de fevereiro de 2015 
  18. [1]
  19. a b c d e f Folha Vitória (24 de janeiro de 2017). «Exaltando a natureza, Jucutuquara participa do 'Folia Vitória' nesta terça-feira». 09h27 
  20. a b c G1 (1 de fevereiro de 2018). «Carnaval 2018: G1 faz guia do desfile das escolas de samba do ES» 
  21. a b c d e Folha Vitória (23 de janeiro de 2018). «Unidos de Jucutuquara aposta em enredo afro para ser campeã após jejum de oito carnavais». 21h15 
  22. a b Gazeta Online (4 de janeiro de 2011). «Carlinhos de Jesus estará na comissão de frente da Jucutuquara». Consultado em 8 de junho de 2015 
  23. «Carlinhos de Jesus estará na comissão de frente da Jucutuquara - gazeta online». gazetaonline.globo.com 
  24. [2]
  25. [3]
  26. Viova Samba (19 de junho de 2011). «BRUNO E THALITA SÃO O NOVO 1º CASAL DA JUCUTUQUARA». Consultado em 26 de junho de 2011 
  27. «Lei Rouanet - Portal da Lei Rouanet». novosalic.cultura.gov.br 
  28. Danieleh Coutinho, para o ES Hoje (1 de novembro de 2017). «Estudante de Vitória é a nova rainha de bateria da Unidos de Jucutuquara». Consultado em 5 de novembro de 2017 
  29. a b Gazeta Online (10 de junho de 2016). «Unidos de Jucutuquara lança novo samba-enredo em festa no Álvares Cabral». 13h14 
  30. GAZETA ONLINE (15 de fevereiro de 2009). «Luxo, brilho e riqueza no desfile da Jucutuquara». 0h48. Consultado em 30 de novembro de 2013 
  31. GAZETA ONLINE (3 de fevereiro de 2011). «Atraso não ofuscou brilho da Unidos de Jucutuquara no ano passado». 07h01. Consultado em 30 de novembro de 2013 
  32. LETÍCIA CARDOSO - GAZETA ONLINE (27 de fevereiro de 2011). «Jucutuquara faz carnaval luxuoso, traz Carlinhos de Jesus, mas apresenta problemas no fim». 4h15. Consultado em 30 de novembro de 2013 
  33. GAZETA ONLINE (11 de fevereiro de 2012). «Unidos de Jucutuquara apresenta grande desfile no Sambão do Povo». 4h40. Consultado em 30 de novembro de 2013 
  34. G1 (14 de janeiro de 2013). «Jucutuquara homenageia centenário de Rubem Braga no Carnaval do ES». 12h49. Consultado em 30 de novembro de 2013 
  35. Amanda Monteiro, para o G1 ES (11 de fevereiro de 2014). «Jucutuquara mostra os encantos da Bahia no carnaval de Vitória». 9h23. Consultado em 18 de fevereiro de 2014 
  36. «Carnaval 2019: erro no desempate das notas faz colocação final de escolas de samba mudar, no ES». G1 ES. 28 de fevereiro de 2019. Consultado em 1 de março de 2019 
  37. «Escolas de samba do carnaval de Vitória desistem de fazer desfiles em 2021». G1 ES. 12 de fevereiro de 2021. Consultado em 28 de abril de 2021 
  38. «G1 ES». G1 ES. 13 de abril de 2022. Consultado em 14 de abril de 2022 
  39. Dicesar (quarta-feira, 5 de setembro de 2018). «BLOG DO DICESAR: FAISÃO DE OURO 2018». BLOG DO DICESAR. Consultado em 24 de abril de 2024  Verifique data em: |data= (ajuda)
  40. Samba, Viva (24 de outubro de 2021). «Conheça os ganhadores do Faisão 2020 e baixe o post para redes sociais». Viva Samba. Consultado em 24 de abril de 2024 
  41. «Carnaval de Vitória: escolas de samba recebem premiação inédita». www.agazeta.com.br. Consultado em 24 de abril de 2024 
  42. «PRÊMIO FERAS CONTEMPLA SAMBISTAS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA DO CARNAVAL CAPIXABA EM 2024, CONFIRA A LISTA». ferasdocarnaval.com.br. Consultado em 24 de abril de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Unidos de Jucutuquara

Bateria da Nação

Notas

  1. Segundo a fonte Gazeta Online, o presidente interino foi Guilherme Monteiro Alves.