Usuário Discussão:Eduardoferreira/Arquivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2005[editar código-fonte]

NOVEMBRO[editar código-fonte]

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Eduardoferreira/Arquivo, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

Severino666 20:51, 8 Novembro 2005 (UTC)

DEZEMBRO[editar código-fonte]

Olá. És o autor de Imagem:Sabara 1 223.413.png ou copiaste a imagem de Malha Municipal Digital. IBGE www.ibge.gov.br? Se não és o autor da imagem, troca a predefinição de licença, por favor. Obrigado. --Mschlindwein msg 21:00, 1 Dezembro 2005 (UTC)

Mando-te a mensagem padrão para teres acesso aos links com as predefinições de licenças aceitas aqui. Saudações. --Mschlindwein msg 00:13, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Betim 1 203.409.png. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas encontra-se sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Para otimizar o uso de espaço nos servidores da Wikimedia Foundation, sugerimos que carregues as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, vídeos, etc) ao qual todas as Wikipédias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a Wiki PT desnecessariamente. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições! Mschlindwein msg 00:13, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Artigos em branco[editar código-fonte]

Caro Eduardo: Por favor para de criar páginas em branco. Qual é o objectivo?. Paulo Juntas 11:51, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Essa não é uma forma correcta de trabalhar. Não existe possibilidade de haver artigos repetidos (o sistema não deixa). No máximo, alguém poderia criar o mesmo artigo mas, com um nome diferente, sendo isso possível de qualquer maneira. Para além disso, fazer uma coisa de cada vez (agora colocar a categoria, depois o texto, depois um interwiki etç) faz com que o tamanho do artigo cresça sem necessidade, visto que a base de dados grava a totalidade das edições e não apenas a última. Se rapidamente não for colocado texto nesses artigos, irei marcá-los como {impróprio} (procedimento normal nestes casos) e serão posteriormente apagados. Boas contribuições. Paulo Juntas 12:06, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Fernando: A questão da sobrecarga do servidor traduz-se no seguinte: Se não tivesses criado o artigo em branco com apenas a categoria e apenas tivesses colocado a categoria quando colocasses algum texto, tinha-se evitado uma gravação do artigo mas essa nem é a questão principal, a questão principal, é mesmo a criação de artigos em branco, visto isso não ser norma da wikipedia: obviamente que eu sei que a Wikipedia não está pronta (nem nunca estará) mas, o princípio deverá ser o 1 (um) e não o 0 (zero); o objectivo é serem de facto artigos e uma página em branco, não o será. Já em relação à Serra de Caparaó, de facto alguma coisa não está bem, na minha opinião aquele texto não está bem com aquele título ou pelo menos parte dele, isso é um facto, mas o facto de o título correcto já existir não será nunca impeditivo que alguém coloque texto errado seja onde for (tantas vezes isso acontece). Por último devo dizer que se pareci ríspido na minha anterior intervenção, tal se deveu ao pouco tempo disponível para escrever a mensagem naquela altura e não a outro qualquer motivo. Boas contribuições

Parques estaduais[editar código-fonte]

Acho muito bem que crie páginas para todos esses parques, é bom para as estatísticas. Mas completamente vazias?! Você não pode sequer colocar uma frase dizendo que é uma área de conservação localizada no estado tal? Faça melhor, por favor.--Rui Silva 11:52, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Parece que o Juntas andou colocando bandeira de impróprio nas páginas dos parques - você pode retirá-las quando for editá-las. Abraço.--Rui Silva 14:56, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Fernando: Há aqui alguma falha de comunicação. Eu não tenho problema nenhum que voçê faça os artigos sobre os parques. Nem que sejam 5 mil. O que eu não quero (entenda-se por eu as normas wikipedia), é que as páginas estejam em branco, apenas isso. Quer fazer os artigos dos parques, faça, são muito bem vindos. Páginas em branco é que não. Faça um de cada vez, coloque algum texto, todo o texto mas, coloque texto. Eu só os marquei como impróprios por não terem texto, se o tivessem, não o faria. Alguma coisa disponha. Paulo Juntas 16:21, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Fernando: Assim não vamos longe. O Severino deixou-lhe aí bem no cimo desta página, vários links que servem para os npvos utilizadores se familiarizarem com as políticas da Wikipedia. Uma dessas políticas diz que não é permitida a cópia de outras fontes que não possuam uma licença compatível com a GFDL. Não é o que se passa em Parque Estadual do Rio Doce. O texto aí colocado é cópia das fontes referidas e isso não é permitido. Nenhuma dessas fontes refere que os textos podem ser copiados, modificados e utilizados para qualquer fim, inclusive o comercial. Artigos nessas condições não podem estar na Wikipedia. Por favor, leia com atenção os tutorias e contribua dentro das regras estabelecidas. Paulo Juntas 19:45, 2 Dezembro 2005 (UTC)

É verdade Eduardo. Nem sei o que dizer. Como o Eduardo estava a trabalhar nesses artigos eu deduzi (falha enorme da minha parte) que tinha sido o Esduardo a criar o artigo e nem fui verificar. 1 milhão de desculpas é pouco mas, são as que eu tenho; Releve por favor. Paulo Juntas 19:56, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Sim Fernando, retirei a marcação de impróprio devido ao facto do artigo já ter texto, já que como lhe tinha dito numa das anteriores mensagens, era por esse facto (não ter texto) que eu tinha colocado a marcação e partindo do princípio que as informações colocadas estão correctas. Paulo Juntas 20:29, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Não entendi qual a discussão perdida, mas na Wikipédia é um pouco como na química: "nada se perde"... Tudo fica na história do artigo, todas as ediçõezinhas. Bom trabalho.--Rui Silva 07:43, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Caro Eduardo, conforme pediste, eu fiz a alteração. Qualquer dúvida, por favor me avise. Atc, Indech::alô? 15:38, 7 Dezembro 2005 (UTC)


Quanto à imagem BeloHorizonte.png


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na BeloHorizonte.png. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Rei-artur 15:17, 4 Março 2006 (UTC)


JANEIRO[editar código-fonte]

FEVEREIRO[editar código-fonte]

MARÇO[editar código-fonte]

ABRIL[editar código-fonte]

Modificações no artigo "Pingo-d'Água"[editar código-fonte]

Desbravando o Brasil

Olá Eduardoferreira,

Eu reparei que você está contribuindo para o artigo Pingo-d'Água e gostaria de convidá-lo para participar do Projeto Subdivisões do Brasil, uma tentativa de construir artigos detalhados sobre as subdivisões brasileiras na Wikipédia. Nele se reúnem todos que podem e querem falar um pouco sobre o seu município ou região. Se gostar do projeto registre-se como membro, mesmo que tenha pouco tempo para contribuir. Sua ajuda será muito bem vinda.

A propósito, existem algumas recomendações que eu acho que você deveria ler antes de efetuar grandes modificações, elas foram compiladas pelos membros do projeto para que todos os artigos sigam um mesmo padrão visual, de qualidade e de organização.

Se por acaso tiver algum problema ou dúvida deixe uma mensagem na minha página de discussão.

Continue com esse bom trabalho,

Raphael Lorenzetomsg 18:10, 17 Abril 2006 (UTC)

Seja bem vindo! Raphael Lorenzetomsg 20:58, 17 Abril 2006 (UTC)

Olá novamente! Vi que você está editando o artigo sobre a Microrregião de Macapá. Dê uma olhada em Wikipedia:Projetos/Subdivisões do Brasil/Políticas#Microrregiões principalmente na parte do "conteúdo" para já criar o artigo no padrão do projeto. Boas contribuições! Se precisar de alguma coisa entre em contato comigo. Um abraço, Raphael Lorenzetomsg 01:25, 18 Abril 2006 (UTC)
Só mais uma coisa: não precisa se preocupar quanto a mapas. Nós já agendamos a produção de todos eles e em breve todos estarão disponíveis no Commons. Se precisar de alguma coisa, me adicione no MSN ou me deixe uma mensagem. Até mais, Raphael Lorenzetomsg 01:51, 18 Abril 2006 (UTC)

Areia Vermelha[editar código-fonte]

Obrigado Eduardo.. Já coloquei o redirect para Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, agora você poderia ajudar adicionando mais informações sobre o parque como você falou, pois eu não tenho nenhuma.


Obrigado.. Natan.fiuza 04:47, 18 Abril 2006 (UTC)

Sua participação é importante[editar código-fonte]

Bom dia Eduardo,

Estamos solicitando a sua participação em três frentes no projeto Subdivisões do Brasil:

Nesta semana

Região Nordeste: O foco da semana
A campanha "Artigos da semana" visa a ampliação dos artigos das áreas do país que menos foram trabalhadas até o momento. Como esta é a primeira semana de execução real do projeto, a região escolhida foi a Nordeste, o que inclui os artigos Região Nordeste do Brasil e Região geoeconômica Nordeste do Brasil. Amplie tais artigos o quanto puder, sempre observando os esqueletos para regiões geoeconômicas e para regiões.

Adote alguns artigos: " Vigie, amplie, ilustre "

Esse é o lema da segunda campanha de incentivo aos colaboradores. O objetivo é distribuir esforços para:
  1. Combater vandalismos e violações dos direitos de autor;
  2. Manter uma ampliação constante mesmo que pequena dos artigos das subdivisões menores e menos trabalhadas. Você pode escolher os municípios que estão próximos de você por exemplo.
  3. Ilustrar os artigos o melhor possível. Lembre-se da Wikipédia na sua próxima viagem de férias! Tire uma ou duas fotos dos pontos turísticos, monumentos ou paisagens por onde passar para carregar na Wiki. Você não perde nada e ajuda a comunidade.

Discussões

Você apartir de agora vai poder acompanhar os tópicos que estão " Pegando fogo" diretamente na página principal do projeto. O ideal seria que você "vigiasse" todas as páginas de discussão, mas como é complicado pedir isso a todos os membros, um resumo dos temas em debate será sempre atualizado na página principal. Para adiantar eu estou colocando aqui a lista dos principais, quando tiver um tempo livre, manifeste a sua opinião em cada um deles:

Estou certo de que posso contar com a sua colaboração.

Um abraço,

Raphael Lorenzetomsg 16:10, 23 Abril 2006 (UTC)

Ortografia e interwikis[editar código-fonte]

Olá.

Americano, norte-americano, estado-unidense, estadunidense são formas aceitas na Wikipédia para o gentílico do cidadão dos Estados Unidos da América. Realizar uma edição para mudar a ortografia de palavras para uma outra de mesmo significado é um desrespeito ao editor anterior e nós não permitimos isso na Wikipédia.

Outra mudança ortográfica inadequada foi trocar a escrita de Portugal para a brasileira, como fizestes em Petroquímica.

Outra coisa que não entendi é porque está mudando alguns interwikis para páginas inexistentes. Poderia me explicar?

Um abraço. -- Fernando Ф 21:21, 29 Abril 2006 (UTC)

Se formos colocar a forma alternativa de se escrever, os artigos ficariam cheios disso. Além de ser feio, não é muito funcional. Sobre os interwikis veja aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. -- Fernando Ф 21:37, 29 Abril 2006 (UTC)

Estadunidense[editar código-fonte]

Olha, quanto a este assunto, expressei a minha opinião para Fernando. Não tenho muita certeza que ele venha a concordar conosco... Como você mesmo disse, este é um tema polêmico. Antes de propor uma votação, verifique se isto já não foi discutido e uma decisão a respeito já não foi tomada. Atenciosamente, Bruno Slessa 04:09, 30 Abril 2006 (UTC)

MAIO[editar código-fonte]

Projeto Subdivisões do Brasil[editar código-fonte]

Micro

Eduardo, parece que o principal problema é a flexão do "de" ou sua omissão. A lista que usamos no projeto foi feita por usuários que podem ter trocado isso. O ideal seria ver qual é o certo caso a caso. Eu vou procurar me informar melhor. Obrigado pela colaboração e um abraço, Raphael Lorenzetomsg 16:07, 30 Abril 2006 (UTC)

Eu só retiraria a categoria organizações, já que org. internacionais é suficientemente específica. Mas é só minha opinião. Abraço, Ficheiro:Primer vuelo (para E.) - Transp.gif Martiniano_Hilário disc 19:06, 3 Maio 2006 (UTC)

Retirei o link sobre a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo do artigo Jornalismo porque já existe links demais neste verbete e considero que a ABJI melhor poderia ficar indicado em um outro artigo. --OS2Warp msg 22:55, 5 Maio 2006 (UTC)

Na ocasião retirei vários links que considerei de interesse menor no artigo Jornalismo. Estou comumentemente fazendo limpeza no item Ligações Externas de diversos artigos. O artigo Jornalismo investigativo deve ficar bom com o link da ABJI. --OS2Warp msg 23:47, 5 Maio 2006 (UTC)

Citação: Eduardoferreira escreveu: «Prezada Clara C., qual o sentido dessa alteração? Qual o sentido de colocar um direcionamento para o artigo Banda desenhada na página de informações sobre a categoria Cartunistas brasileiros?» Bem, naquela época já bem distante, não existia a página Cartunista e o redirect para Cartoon não fazia sentido, uma vez que os portugueses, legitimamente, já haviam criado a página banda desenhada, que significa a mesma coisa. Hoje está tudo diferente e creio que seja abolutamente legítimo alterar aquele link indireto. Bom trabalho! -- Clara C. 05:48, 6 Maio 2006 (UTC)

Transferi teu comentário para a Esplanada para que outros usuários opinem. Abraço, -- Clara C. 19:21, 6 Maio 2006 (UTC)
Caro Eduardo, Ando meio ausente por aqui e, ademais, o tema que trazes é para discussão mais "coletiva". Assim, ingresse os comentários futuros em Wikipedia:Esplanada/geral, onde mais "ouvidos interessados" estarão presentes, com certeza. Abraços, -- Clara C. 02:22, 8 Maio 2006 (UTC)
Aliás, já há pessoas manifestando-se acerca do assunto que inauguraste. Acesse aqui e desenvolva teu raciocínio! -- Clara C. 02:33, 8 Maio 2006 (UTC)

HQs em quadrinhos[editar código-fonte]

Bom, não pretendo gastar minhas energias no presente momento lutando pela versão br da wiki... Mas tive uma idéia.

Ao invés de redirect a página "história em quadrinhos" poderia incluir a outra, dessa forma teriamos as duas no google! Podemos propor isso na esplanada, ou fazer de uma vez e explicar porque na pagina de discussao!

Esqueceste de assinar a tua msg na Esplanada... Desculpa. É que cheguei ao traço e pensei que tinha acabado. Abraço, -- Clara C. 22:02, 9 Maio 2006 (UTC)

Atualização das discussões do Projeto[editar código-fonte]

Olá Eduardo,

Passei para avisar sobre os assuntos que serão o foco dessa semana do projeto.

Nesta semana

Região Sudeste: O foco da semana
Na seqüência, os artigos que precisam ser melhorados esta semana são referentes à região Sudeste do Brasil, a saber:
Os mapas relativos estarão no artigo logo que possível e segirão o mesmo padrão dos observados na região Norte. Precisamos que se busque imagens para ilustrar esses artigos, assim como foi feito nas regiões Norte e Nordeste.
Consulte os esqueletos para regiões geoeconômicas e para regiões caso precise saber quais seções faltam e boas contribuições!

" Vigie, amplie, ilustre "

Mesmo sendo esses os artigos-foco da semana, sinta-se livre para editar qualquer outro que já tenha as políticas oficialiazadas. Se quiser contribuir com outros artigos, veja as respectivas discussões no projeto e dê sua opinião!

Discussões

Veja quais são os temas em discussão nessa semana e se tiver algum tempo disponível manifeste sua opinião, pois ela é muito importante:
Precisamos ao mesmo tempo oficializar as políticas para as divisões seguintes e esperamos poder fechar a questão dos estados, das microrregiões e das regiões metropolitanas até o dia 13 de maio.
Repare que as discussões dos artigos sobre estado foram prorrogadas porque não foi "encerrada" a discussão sobre a política nos artigos, por isso peço que dê uma olhada e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.

Até mais, abraço! Mateus Hidalgo diga! 22:25, 8 Maio 2006 (UTC)

Olá. Artigos com a letra de hinos cidades se encaixam melhor no wikisource. No entanto pode desenvolver um conteúdo enciclopédico para eles, o que seria mais apropriado para a Wikipédia. Obrigado, --Whooligan 05:56, 12 Maio 2006 (UTC)

Creio que no Wikisource caberiam apenas as informações básicas (autor/ano/letra). No artigo referente à cidade (ou ao próprio hino) aqui na Wiki usa-se a Predefinição:Wikisource. Quanto à categoria, concordo com a criação de uma para hinos municipais, ficaria melhor situado. --Whooligan 03:53, 13 Maio 2006 (UTC)

Departamento de Sistemas Computacionais da Universidade de Pernambuco[editar código-fonte]

Eduardo, infelizmente você confundiu a Universidade de Pernambuco, que é estadual, com a Universidade Federal de Pernambuco e, desta forma, cometeu um equívoco ao reclassificar a categoria para a federal.Marcelo Lapenda 13:51, 18 Maio 2006 (UTC)

Dúvida sobre Spam[editar código-fonte]

Sobre as contribuições de um IP, eu já as revertí e aproveitei e eliminei alguns outros links. Esses links geralmente são spams. As vezes deixo ficar se o site tiver uma boa apresentação e sentir que ele trata do assunto do artigo. Mas se deixar o link, o mudo de forma a ficar sempre abaixo de link oficiais como um link sobre a Prefeitura ou da Câmara Municipal. --OS2Warp msg 21:06, 18 Maio 2006 (UTC)

Alterações indevidas de outros usuários[editar código-fonte]

Olá Eduardo, perguntinha difícil essa. Algumas edições foram revertidas, em especial Comunidade dos Países Anti-Capitalismo que foi proposto para eliminar. Acho melhor pedir a opinião de um usuário mais experiente ou de um administrador. Em geral, o mesmo link em vários artigos é um grande indício. Se o link aponta para uma página comercial, deve haver link para todas as páginas dos concorrentes ou de nenhum, na minha opinião.

A.Lehmkuhl msg 21:46, 19 Maio 2006 (UTC)

Predefinições[editar código-fonte]

Eduardo, sem querer atrapalhar o teu trabalho, vi criaste a {{SGP}}. Que código é esse para designar Singapura? Eu tenho usado os códigos do COI, convinha que se normalizassem os códigos para serem mais fáceis de encontrar. SGP é algum código oficial? -- Nuno Tavares 13:46, 20 Maio 2006 (UTC)

OK, se é a ISO 3166 que se tem praticado, então eu depois mudo as que usam o COI. Pelo menos a da Singapura sei que está mal ({{FA-SGP}}). Convinha colocar uma nota nessa página que referiu (das predefinições) para se saber que se usou o ISO 3166. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 14:29, 20 Maio 2006 (UTC)

Txi, eu ando mesmo mal. Agora é que vou mesmo fazer um descanso, nem reparei na nota Códigos ISO 3166-1 por nome de país logo no topo. Mas colocar uma nota em cada uma das predefinições também não estaria mal, mas isso não tenho coragem de te pedir :)... nem deve valer a pena, se as predefs ficarem todas feitas agora. Entretanto, se algum dia o fizeres, mais vale fazer a nota numa página à parte e inclui-la nas predefs para, caso algo corra mal, ser necessário mudar apenas numa, como neste caso. Bom trabalho.. -- Nuno Tavares 14:53, 20 Maio 2006 (UTC)

É por aí, sim, mas não creio que valha a pena, pelo menos para este caso particular, em que a maioria (todas?) já foram criadas. Só um reparo, teria tudo que ficar dentro da <noinclude>. Consulta a Wikipedia:Projetos/Forças Armadas/NotaPredefiniçãoFA para teres um exemplo. -- Nuno Tavares 15:54, 20 Maio 2006 (UTC)

Sim -- Nuno Tavares 16:14, 20 Maio 2006 (UTC)

belo horizonte[editar código-fonte]

Participe da votação em Belo Horizonte: Discussão. ---- Andrevruas 22:36, 20 Maio 2006 (UTC)

Moldávia vs. Moldova[editar código-fonte]

Por favor, seria interessante saber sua opinião sobre este tema aqui. Obrigado, --Dantadd 11:13, 23 Maio 2006 (UTC)

Re: Reversões[editar código-fonte]

Não há necessidade disso quando só existe um correlato. -- Fernando Ф 22:30, 23 Maio 2006 (UTC)

Escreveste: Prezado Mschlindwein, você considera que este artigo na seção que lista os países da Europa está organizado? Porque esta reversão ?

Reverti porque o mapa ficou muito pequeno tal como o havias configurado. O tamanho original, antes da tua modificação, parece-me muito mais adequado. Foi por isso que o coloquei originalmente neste tamanho, quando criei o artigo. Saudações, boas colaborações. Mschlindwein msg 13:10, 25 Maio 2006 (UTC)
Escreveste: Você acha que seria interessante mudar a imagem de lugar ?
Não, acho que está bem como está.
Escreveste: Seria interessante uma imagem de satélite do Rio Reno no artigo Rio Reno?
Certamente! Mas se a carregares, faz isso no Commons, por favor. Melhor ainda: verifica se no Commons já não existe uma imagem satélite do Reno. Saudações, --Mschlindwein msg 15:01, 25 Maio 2006 (UTC)

Hello! I invite you to my site with word "sugar" in more than 300 languages (http://www.zucker.prv.pl). If you want, please register me to my guestbook (http://ksiegi.emix.net.pl/wpisz.php?user=zucker&lang=po). Have you word "sugar" in language, which is not available on my site? Please write me it! Thank you very much! Vector (talk)

Não tem um bot fazendo as mensagens de bv?? Ou você não pode ficar oculto nas MR, quando mandar mensagens de bv? --Thiago90ap Msg 17:26, 27 Maio 2006 (UTC)

Não. É que está meio que... atrapalhando a "patrulha" nas MR, não daria para você ficar oculto, deixar um bot fazer isto que você faz.
Não sei se o bot que eu vi mandando mensganes de bv está operando...
--Thiago90ap Msg 17:34, 27 Maio 2006 (UTC)
Aqui: Usuário:Jmwe
--Thiago90ap Msg 17:46, 27 Maio 2006 (UTC)
Veja as contribuições dele. O ruim é que, por ele não ser considerado um bot oficialmente, ele não está oculto nas MR.
Thiago90ap Msg 17:57, 27 Maio 2006 (UTC)
Nesta semana
Região Centro-Oeste
Região Centro-Oeste

Nesta semana vamos tentar melhorar os seguintes artigos:

Enviado por Raphael talk + 09:53, 29 Maio 2006 (UTC)

O artigo Brasil deve apenas receber links que diretamente sejam pertinentes. Um usuário colocou um link de um estado Secretaria de Indústria Comércio e Turismo do Estado do Tocantins e se ele entrar, um monte de outros link também deverão entrar.

Quanto o link do Rio de Janeiro, mantenho pois o Rio representa o Brasil no exterior. --OS2Warp msg 19:54, 30 Maio 2006 (UTC)

Se o link sobre o Rio de Janeiro não é pertinete, retire-o. Eu o deixo pelo motivo que expus acima.

Junho[editar código-fonte]

Proposta de Debate[editar código-fonte]

Prezados e Prezadas: gostaria de conclamar a todos para um novo debate sobre a utilização do chamado “fair-use” para imagens e textos aqui na Wikipedia em português. Sou novo aqui, novato, como já me disse um dos poderosos “administradores”. Grandes coisas. A Wikipedia é tão minha quanto deles. Novo aqui, mas não na vida. Nem na net. Nem no relacionamento com os tais direitos autorais.

As regras aqui estabelecidas foram feitas por um grupinho que começou essa enciclopédia (ou dicionário) pelo que sei, há cerca de 4 anos atrás. Hoje, a Wikipedia tem muito mais colaboradores, editores e simples consultores, que tem que se submeter a regras castradoras da liberdade de informação, aqui instituídas por gente de letras, conservadora, que acha suficiente embrulhar o melhor texto do mundo em papel de pão, e que resolveu ser juiz dos direitos autorais de imagens do alheio, sem entender do assunto. E sabe-se lá porque, fazer uma Wikipedia muito pior do que poderia ser feita.

Todos eles, evidentemente, que acham que uma Wikipedia quase sem imagens (ou seja, um dicionário) é livre (????), evidentemente consideram a Wikipedia americana não-livre, pois lá, na terra onde mais se preza e se controla direitos autorais em todo o planeta, e onde também existe uma devoção profunda à liberdade de informação, como em nenhum lugar mais, a praticidade e o bom senso americanos permite o fair-use de imagens para ilustração dos assuntos a serem tratados.

Dizem aqui, os sábios donos do pedaço, que as imagens na Wikipedia tem que estar disponíveis para qualquer uso, mesmo comercial, e só com imagens assim ela é livre. Sinto informar, mas não existem imagens assim em lugar nenhum do mundo, se for assim retiremos TODAS as fotos daqui, inclusive as que os direitos autorais do próprio autor foram cedidos a quem interessar possa. Nem a Dona Maria da padaria, que fizer uma foto do rabo do seu gato e puser na Wikipedia num artigo sobre rabos de gatos, vai aceitar ver daqui há um ano sua foto ilustrando um anuncio de ração felina na Veja. E terá todo o direito de receber uma importância sobre o uso de sua foto para fazer um comercial de produto. A idéia aqui não deveria ser essa, pois é impossível. Não existe. Foi feita por quem não entende do riscado. Talvez apenas fotos da NASA possam ser utilizadas aqui, pois são todas de domínio público e patrimônio da humanidade, até comercial; a NASA só tem copyright para seus próprios textos assinados, todos passiveis de cópia, com crédito.

E na verdade, fotos de Internet nem são usadas com esse fim, apenas com o fim de ilustrar artigos ou biografias, uso editorial. Textos aqui colocados, mesmo que copiados de outros sites ou livros, que tenham sua fonte especificada no artigo, ou seja, com o direito do autor respeitado, são absolutamente legítimos. Conhecem algum autor de livro que não use fatos ou citações assimiladas de livros ou textos anteriores? E todos dão os créditos de suas fontes de consulta, absolutamente legítimo, nenhum direito autoral ferido. E eles VENDEM os livros.

Não existe nada de maior bom senso em todas as regras da Wikipedia, do que o uso do fair use, como estipulado na Wiki americana, como já disse, o povo mais cioso de direitos autorais do planeta. Mas os gênios portugueses e brasileiros daqui resolveram ignorá-lo, sob argumentos pífios e assim impedir que a Wikipedia em português possa ser uma enciclopédia realmente rica, tanto em informação de conteúdo quanto visual, contentando-se em que ela seja um calhamaço árido de se ler. E com artigos muitas vezes pessimamente escritos. Para o meu próprio gosto, deveriam ser duas Wikipedias, uma com o português de Portugal, outra do Brasil. Falamos e escrevemos línguas diferentes.

Venho então propor um amplo debate sobre o assunto, sugerindo a seguinte mudança por aqui, a ser votada pela maioria dos atuais usuários e não pelo pequeno grupo que se instalou aqui no começo e determinou suas regras primitivas. Regras sempre são mutáveis, de acordo com a realidade da vida.

1. Que fotos ou imagens, devidamente identificadas (de que site vieram, de quem é o copyright (se tiver) ou que fotógrafo a fez) sejam permitidas para ilustração específica do personagem ou assunto tratado no artigo, a menos que sejam fotos onde exista explicitamente a proibição de uso fora da fonte de origem, assinalada no site fonte.

2. Que conste o aviso, que existe em muitos sites até particulares, de gente de bom senso, de que se determinada foto infringir o direito autoral de alguém ou seu copyright, que seja comunicado, pois a imagem ou texto será retirada imediatamente. Ou seja, que ela seja retirada pelo desejo do próprio autor e não dos “administradores de plantão”, que fiscalizam o direito alheio.

3. Que a regra do fair use, utilizada no site americano, o mais rico e melhor de todos os Wikipedia, passe a valer aqui. Como já disse, se o país que mais preza direitos individuais em todo o mundo o usa, porque nós, os integrantes primitivos dos bananões (sul-americano e europeu) vamos ser contra? Será que é por querermos ser sempre inferiores?

4. No Direito brasileiro, (que é incipiente e praticamente nulo sobre Internet, porque somos um país subdesenvolvido que mal sabe o que é Internet) o uso para informação editorial sem fins lucrativos de qualquer imagem, dado o seu crédito de autoria, é considerada matéria jornalística e garantida pela Constituição.

5. No mundo de hoje, informação sem imagem não é informação por inteiro, só pela metade. Eu não quero uma Wikipedia pela metade e vc?

6. Que o “direito” dos tais “administradores” de bloquearem quem quer que seja aqui, num site LIVRE, seja extinto, por ser fascista, (podem ser dezenas, e decidirem o tal bloqueio, - “democraticamente”, entre si - mas são ampla minoria entre todos os usuários) à exceção dos casos de puro vandalismo e hackeamento da Wikipedia.

E aí, vamos marcar um debate amplo com votação para resolver essa situação?

Abraços, Machocarioca

o comentário precedente não foi assinado por Machocarioca (discussão • contrib.)

Concordo, com suas propostas, apenas peço que evite chamar a Wikipédia em inglês de Wikipédia "americana", pois a ela contribuem pessoas de todas as nacionalidades, inclusive eu próprio que sou brasileiro.
Outra coisa, não vejo porque insultar a Wikipédia-pt dizendo que ela tem "artigos pessimamente escritos" quando isso vale para todas as Wikipédias. É, assim por dizer, a natureza do bicho.

Wfgiuliano 19:08, 2 Junho 2006 (UTC)

Especulação[editar código-fonte]

Pois não há nenhuma evidência histórica sobre a presença dos fenícios, chineses ou seja lá o que for no Brasil pré-colombiano.

O espaço lá é para relatar a História oficial do Brasil, ou seja, que os ameríndios foram os primeiros habitantes, e não para levantar hipóteses absurdas.

Daqui a pouca vai-se colocar que os alienígenas estiveram no Brasil, só porque meia dúzia de pessoas acreditam nisso...

Vamos combinar, né...

Obrigado!

o comentário precedente não foi assinado por Xuxo (discussão • contrib.)

Proposta de machocarioca e novos estados[editar código-fonte]

   Você disse: Concordo, com suas propostas, apenas peço que evite chamar a Wikipédia em inglês de Wikipédia "americana", pois a ela contribuem pessoas de todas as nacionalidades, inclusive eu próprio que sou brasileiro.

Onde foi que eu mencionei o que você afirma que eu disse?

   Outra coisa, não vejo porque insultar a Wikipédia-pt dizendo que ela tem "artigos pessimamente escritos" quando isso vale para todas as Wikipédias. É, assim por dizer, a natureza do bicho. Wfgiuliano 19:08, 2 Junho 2006 (UTC)

Onde foi que eu insultei a Wikipedia-pt?

Acredito eu que você se refere a Proposta de Debate que o usuário Machocarioca propôs (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28). Certo? --Eduardoferreira 19:45, 2 Junho 2006 (UTC)

Parece que ainda não dominei a arte de comunicar-me com usuários da Wikipédia. De qualquer modo, não achei que fosse vc que escreveu isso. Eu apenas respondi à discussão onde a encontrei. Se minha resposta estiver fora das normas, por favor apague-a.
Com isto, também me esqueci de responder ao seu comunicado original. Acho uma boa idéia criar artigos sobre estados propostos, desde que haja um movimento significativo a favor, o que parece ser o caso com os exemplos que vc citou.Wfgiuliano 19:34, 3 Junho 2006 (UTC)
Nesta semana
Região Norte

Esta região já esteve em destaque porém é a que menos foi trabalhada. Antes de passarmos para a próxima fase devemos melhorar dois artigos:

Fique atento(a) às páginas de discussão do projeto. Devemos tentar fechar as questões relacionadas aos estados nessa semana para, na semana seguinte, começarmos a trabalhar nos artigos.

Enviado por Raphael talk + 02:42, 5 Junho 2006 (UTC)

Antônio Henrique Gouveia[editar código-fonte]

Coloquei a página Antônio Henrique Gouveia em votação. Eu mesmo não votei e deixo para os outros votarem. Vamos ver se ao menos, o autor da página se mexe um pouco e coloca algo que valha o currículo da pessoa. --OS2Warp msg 01:01, 6 Junho 2006 (UTC)

Spam do Febgrj[editar código-fonte]

Sobre estas contribuições considero como spam, apesar de algumas páginas deles serem boas. As vezes é difícil saber se seja ou não spam, mas o link dele já me é bem conhecido. --OS2Warp msg 19:23, 7 Junho 2006 (UTC)

Já enviei para ER, é spam, mesmo que não intencional. Obrigado pelo toque. --Dantadd 16:03, 9 Junho 2006 (UTC)

Tarefa ieij e Ciclo metónico[editar código-fonte]

Peço desculpa de não puder ajudar, mas não entendo nada do assunto. Por esse motivo é que escrevi O histórico parece-me lixo.Abraços.--João Carvalho 17:20, 10 Junho 2006 (UTC)

Cristo Redentor[editar código-fonte]

Sim, tens razão. Todavia, só costumo fazer isso após aviso de bloqueio. Um abraço! Agil 22:23, 10 Junho 2006 (UTC)

Eduardo agora é completamente impossivel saber, porque não existe nenhum metodo de contagem. A unica maneira de saber os milestone é ver no proprio momento quando foi criado. Em relação ao numero eu desconhecia por completo que era um numero ciclico, viver para aprender :D.  Rei-artur  ? 08:35, 11 Junho 2006 (UTC)

O artigo Matheus é vaidade e só pode ser eliminado por votação. As vezes coloco como impróprio e algum administrador acaba apagando o artigo....--OS2Warp msg 23:24, 12 Junho 2006 (UTC)

Eduardo, pode sim alterar e inserir os financiadores do IBAD, etc. Os artigos alterados e complementados na Wikipédia, se não ferirem às regras decididas pela comunidade não só podem como dever ser alterados, corrigidos, melhorados, etc. Se quiser inserir também em IPES, não há problema, se você tiver a bibliografia, melhor ainda, assim melhora e muito a qualidade da nossa Enciclopédia.

  • Importante: Procure não inserir frases e expressões opinativas para não ferir o princípio de imparcialidade.

Estou alegre, pois é bom saber que existem mais colaboradores nestes artigos que estão interessados em colocar em dia a Hitória do Brasil que não foi contada. Um abraço e bom trabalho.Angeloleithold 22:42, 14 Junho 2006 (UTC)

Eduardo, realmente era caso de VDA, e já reverti às edições anteriores. Isso acontece bastante, mas infelizmente muitos não têm o trabalho de verificar essas edições de anônimos. Continue o bom trabalho, --Whooligan msg 21:16, 15 Junho 2006 (UTC)

Eu olhei o IP e ele vandalizou a página da Madonna inserindo palavrões. Na sua página ele fez uma provocação, mas na próxima ação dele, eu o bloqueio. --OS2Warp msg 20:02, 16 Junho 2006 (UTC)

Re: Psicologia[editar código-fonte]

Olá. Estive a analisar o caso e fiquei com algumas dúvidas se o link que falou poderia ser considerado SPAM, provavelmente sim. É que existem algumas diferenças entre esse link e os que eliminei na reversão, se reparar, os links eliminados eram de um site com muito pouca informação. De qualquer modo julgo que brevemente iremos ter uma política de links externos para todos nos guiarmos. Pode ver a política da wikipedia em inglês em en:Wikipedia:External links. Segundo a política deles, o link que referiu seria considerado SPAM também. Mosca 15:15, 18 Junho 2006 (UTC)

Spam do usuário Mlaureano[editar código-fonte]

Olá. Eu revertí as edições do Usuário:Mlaureano. O que ele está fazendo é spam e o bloquearei se ele continua. Aqui a internet está meio lenta, por isso minha demora.--OS2Warp msg 18:06, 20 Junho 2006 (UTC)

Artigo parcial[editar código-fonte]

Olá. Em partes sim. Acho que podemos retirar o parcial, desde que isso seja arrumado. No entanto olhe a discussão do artigo. Veja que tem um IP apagando várias coisas. Por isso coloquei parcial. Jonas Tomazini 17:55, 21 Junho 2006 (UTC)

Quando você inclui um conteúdo num artigo marcado para ER, você pode tirar a marcação. Um abraço e boas contribuições. Luís Felipe Braga 22:42, 21 Junho 2006 (UTC)

Campeonato Brasileiro de Futebol[editar código-fonte]

Acho que você fez tudo certo. Só não sei se a alteração feita no artigo Campeonato Brasileiro de Futebol esteja correta. Acho que deve deixar. É uma chateação, quando um entra e faz estragos e alguma edição válida. --OS2Warp msg 02:45, 22 Junho 2006 (UTC)

Erro meu. Tem havido algumas confusões nesse artigo... -- Fernando Ф 01:17, 27 Junho 2006 (UTC)

Olá, [aqui] o vândalo fez vandalismos de alto grau, e mesmo assim você não o avisou, você nunca utiliza os avisos ou apenas se esqueceu dessa vez? Os usuários e IPs que fazem vandalismos devem ser avisados... Abraços, Tschulz 13:27, 28 Junho 2006 (UTC)

Tem que avisar, pelo menos em casos que você ache necesário, no seu caso ele recebeu isto (procure meu nome lá), quando ele não para por 2 ou mais avisos deve se bloquear, se você não for administrador então podes pedir para qualquer um que seja, se quiseres podes sempre pedir para mim, estarei sempre disposto a ajudar, bloqueei pois além dos seus avisos ele voltou no mesmo artigo novamente e deixei um aviso para ele, pois quando o bloqueio expirar ele verá que foi bloqueado e provavelmente parará de vandalizar, se não parar será bloqueado por cada vez mais tempo... Mas é necessário avisar, pois existem até casos em que a pessoa nem sabe que está fazendo algo errado, e quando sabem elas tem de saber que estão sendo vigiadas, isso as inibe, concordas? Eu não aviso todos, pois existem casos em que se pode usar do bom senso, mas grande maioria merece avisos... Abraços e qualquer dúvida pergunte, Tschulz 14:08, 28 Junho 2006 (UTC)

Anos de chumbo[editar código-fonte]

Antes de receber tua mensagem eu já havia retirado o trecho: aquilo era mero ponto de vista e especulação, não fatos. Obrigado, boas colaborações. --Mschlindwein msg 22:29, 29 Junho 2006 (UTC)

Com relação aos dois trechos que mencionaste, concordo contigo. Por mim fica o original. --Mschlindwein msg 22:40, 29 Junho 2006 (UTC)

hehehhehe você me surpreendeu rs.. Gabriel:ahn? 00:33, 30 Junho 2006 (UTC)

É.. de fato.. estava reparando isso agora.. Precisamos de pessoas.. de projetos... eita... rs.. Gabriel:ahn? 00:36, 30 Junho 2006 (UTC)

Já fiz o solicitado, podes editar em cima se quiser. Só acho que um personagem ter um artigo separado do livro fica meio fora do contexto, por isso fiz o 'redirect'.Abraço.-- Jo Lorib d 03:37, 30 Junho 2006 (UTC)

Julho[editar código-fonte]

predefinição "programa futuro"[editar código-fonte]

Amiche, não só eu sou a favor, como se eu tivesse acessado a Wikipédia nos últimos dia e visto isso, eu, definitivamente, já teria revertido esse vandalismo.

Criei essa predefinição pois constatei que os artigos sobre telenovelas em planejamento mudavam constantemente, conforme iam surgindo as notícias, e nem sempre dava para se manter atual - ou até verdadeiro, uma vez que até rumores poderiam influenciar.

Logo, a {{Programa futuro}} é uma das contribuições que mais tenho orgulho na Wikipédia, e não consigo entender porque o anônimo a removeu. Isso magoa... Tristeza


Abraços,

Flávio, o Maddox blá! 01:11, 1 Julho 2006 (UTC)

Olá Eduardo! Venho pedir-te que, se não te der muito trabalho, quando encontrares um artigo em que foi acrescentado algum vandalismo, não te limites a apagá-lo. Utiliza antes o método de reversão, para que fique no histórico que o artigo foi revertido e não uma edição menor. Abraços.--João Carvalho 12:56, 3 Julho 2006 (UTC)

Tens razão Eduardo. Eu não me expliquei bem. (problema de fazer tudo a correr pela falta de tempo). O marcar edição menor é um critério subjectivo, segundo me parece. Podes continuar a marcar nestes casos edição menor que não está errado. O que eu pretendia é que escrevesses também "Reversão para a última de (nome de usuário)". Abraços.--João Carvalho 13:08, 3 Julho 2006 (UTC)

Salvador Dali[editar código-fonte]

Eduardo, acho que é necessário enviar um recado p/ o IP Usuário Discussão:201.78.231.30, pois por três vezes seguidas ele inseriu obscenidades no artigo Salvador Dali. Estou falando isso pra vc pois foi vc quem deu a ele as BV hj. Mal a pessoa começou na Wiki e já faz isso, sinal que boas intenções não tem. Ou então mostra o que ele fez para algum administrador... O que vc acha? Obrigada, Eunice--EMP 20:51, 4 Julho 2006 (UTC)

Tb não faço diferença entre inserir obscenidade, ou só apagar texto, ou inserir qualquer outra bobagem nos textos. O que me chocou foi o fato de o IP ter começado hj e, em apenas três "colaborações", já ter agido da forma que agiu. Na primeira vez, que ele apenas alterou o nome do pintor, até poderia ser considerado como uma tentativa de colaboração, mas nas duas vezes seguidas seguintes, acho que ficou claro qual a intenção do usuário... Por isso, além de falar contigo, falei com o Dantadd pois temi que o IP fizesse mais alguma coisa do tipo, em outro artigo, e ninguém se desse conta! Acho que é ruim para a Wiki se uma dessas edições passa desapercebida... imagina alguém acessar a Wiki para pesquisar sobre Dali e dar de cara com aquilo??? hehehe... fica muito mal, né? Mas o Daniel já o bloqueou por 2 horas, para que ele "se acalme"... hehehe. Abraço, Eunice--EMP 21:31, 4 Julho 2006 (UTC)

Olá para você também...[editar código-fonte]

Parece que já foi bloqueado... Tschulz 03:33, 5 Julho 2006 (UTC)

Olá, já bloqueei, obrigado por me avisar, hoje de manhã eu já pensava que ele voltaria, bloqueei por 1 dia e caso ele volte novamente a fazer vandalismos o bloqueio irá aumentar consequentemente. Abraços, Tschulz 15:22, 6 Julho 2006 (UTC)


Oi, obrigado pelas boas-vindas. Não criei uma página de usuário na Wikipédia por causa da descentralização (eu contribuo em inglês e nos Wikibooks também), mas se quiser falar comigo pode me encontrar aqui. 150.162.139.17 18:11, 11 Julho 2006 (UTC)

Caro Ferreira,

Além de mim, você foi o único editor do verbete Revolução de 1842, criado por um IP. Como haviam criado uma infobox sobre as revoltas do período imperial (existem outras, para colônia e república), havia nela um único link em vermelho, que era a de Revoltas Liberais. Claro que fui lá e fiz... e, só depois, foi que pude ver que aqueloutro já tinha sido criado. Propus a fusão, e devo fazê-la logo mais. Prefiro o link da revolução, mas este daria muito mais trabalho, por ter menos afluentes...

Foi pra avisar... abraços, Conhecer Digaê 13:42, 8 Julho 2006 (UTC)

Exame Nacional do Ensino Médio do Brasil[editar código-fonte]

Eduardo, gostaria de pedir ajuda para me dar apoio em reverter os vandalismos de Lista de escolas com as maiores notas no ENEM. Tem alguém que está apagando as listas, o que atrapalha a nossa tarefa de divugar o resultado nacional na wikipedia lusófona.

Era só clicar em "vigiar", ae se algum IP deletar a lista outra vez, me dá uma forcinha =) -- Andrevruas 00:02, 9 Julho 2006 (UTC)

Carlos Botelho[editar código-fonte]

Caro Eduardo Ferreira

Gostaria de saber a razão para ter revertido o meu artigo em favor de outro homonimo. Já agora haverá um critério que se não for o da ordem de publicação qual será. Sou Artista Plastico como o meu homonimo ... ele ja faleceu infelizmente ... poderei ter direito a reposição do meu artigo no seu entender?

Muito Obrigado pela atenção

Carlos Botelho

Sff poderia responder para:

cb@carlosbotelho.com o comentário precedente não foi assinado por Bott (discussão • contrib.) 22:01, 13 Julho 2006 (UTC)

É melhor redireccionar do nome científico para o nome comum. Lijealso msg 00:34, 13 Julho 2006 (UTC)

Eduardo. Veja essa alteração. 1. O texto me parece muito parcial e sem fontes. O que acha? Jonas Tomazini>>> Diga lá! 15:21, 13 Julho 2006 (UTC)

O que o torna parcial é a falra de fontes. Os valores citados por exemplo são simples especulação. Obrigado pelo interesse e boas contribuições. Jonas Tomazini>>> Diga lá! 19:57, 13 Julho 2006 (UTC)
Eu acho que deveria retirar essa referência da Vale, pois nunca teremos o valor que o IP colocou exato. A wikipédia, na minha opinião, deve estar em cima de fatos incontestáveis. Jonas Tomazini>>> Diga lá! 00:18, 14 Julho 2006 (UTC)

Caro Eduardo, obrigado pelas boas-vindas! Os links são úteis e com o tempo aprendo a utilizar as ferramentas.

Espero que aprenda logo! =) Abraços --Turlinen 01:03, 14 Julho 2006 (UTC)

Olá! Obrigado pelas boas-vindas! Vamos ver se consigo ajudar em alguma coisa por aqui... --Curinga 05:04, 17 Julho 2006 (UTC)

Mensagem original de Eduardoferreira[editar código-fonte]

Olá! Desculpe incomodar. O que você acha dessas contribuições? Spam?--Ferreiradiga 15:00, 14 Julho 2006 (UTC)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Olá Eduardo! Sabe que tenho seguido mais ou menos a actuação da pessoa (anónimo, com IP variável) que tem andado a colocar esses links alusivos ao site "Folha Turismo" nos artigos. Acho curiosa a actuação dessa pessoa, pois o seu trabalho é realmente incansável! Consegue colocar ligações ao seu site em dezenas de artigos por semana, e o mais curioso é que é persistente mesmo após as reversões dos editores... (um autêntico protótipo do típico teimoso, não é?)

Bem, o meu ponto de vista em relação a isto, é que realmente é um misto de SPAM com informação útil e por vezes complementar aos artigos. Tenho pena que ele não use a sua energia de forma mais útil para a comunidade, pois já estive a dar umas leituras no seu site e está realmente bem construído e informativo.

Agora, o que poderemos nós fazer? A pergunta é óbvia, e a princípio, a resposta mais directa seria: REVERTER! Não! Pessoalmente acho que a reversão não é o melhor que se possa fazer, pois como disse acima, esse site é informativo e por vezes complementa os artigos. (atneção! não tenho qualquer tipo de filiação ao referido site!)

O que eu tenho feito pessoalmente em relação a isto é o seguinte: As secções dedicadas às Ligações externas custumam ser uma miscelânea anárquica de ligações onde, a exemplo deste caso que você me indica, os IPs (editores anónimos) gostam de colocar as ligações aos seus sites (umas vezes interessantes, outras nem por isso) mas de forma não classificada.

Ok, e o que é que eu faço então? Tento classificar as ligações! Dá trabalho? DÁ!!! Muito! Há que visitar CADA site, saber qual a entidade responsável pelo mesmo, e depois classifica-lo na secção Ligações externas.

Pessoalmente, e por enquanto, tenho criado um critério onde classifico as Ligações Externas da seguinte forma:

  • ==== Organismos e instituições ====
* [http://www.01.org Nome do Organismo ou instituição 01 - Descrição da página/site]
* [http://www.02.org Nome do Organismo ou instituição 02 - Descrição da página/site]
* [http://www.03.org Nome do Organismo ou instituição 03 - Descrição da página/site]
  • ==== Comunicação Social ====
* [http://www.01.com Nome do Jornal, Rádio ou TV 01 - Descrição da página/site]
* [http://www.02.com Nome do Jornal, Rádio ou TV 01 - Descrição da página/site]
* [http://www.03.com Nome do Jornal, Rádio ou TV 01 - Descrição da página/site]
  • ==== Páginas de carácter pessoal ====
por vezes coloco ==== Páginas pessoais ==== - para quando os sites são muito amadores mas ainda assim têm informação relevante)
* [http://www.paginapessoal.01.com Descrição da página/site - Descrição do autor]
* [http://www.paginapessoal.02.com Descrição da página/site - Descrição do autor]
* [http://www.paginapessoal.03.com Descrição da página/site - Descrição do autor]

Repare no antes e no depois destes artigos (repare na descrição que coloquei no SUMÁRIO quando da edição):


Ora bem, mesmo assim, claro que algumas ligações terão que ser removidas, como pode ver por estes dois exemplos (repare na descrição que coloquei no SUMÁRIO quando da edição):


A minha filosofia é NÃO APAGAR INFORMAÇÃO! Tenho visto muitos editores que fazem da reversão um autêntico acto de censura! Compreendo que a wikipédia é um local demasiado aberto e que as pessoas menos escrupulosas, anónimamente, conseguem vandalizar de forma bastante rápida os artigos.

No entanto, do vandalismo à colocação de informação pertinente, contraditória (->isto é utilíssimo, mas os "xerifes da wikipédia" - aqueles que se julgam donos dos artigos e que não gostam de ver a minima alteração que seja ao texto) e útil vai uma grande distância!


Bem, espero que não tenha sido muito extenso, pois agora que estou a ver o que acabei de lhe escrever como resposta, compreendo que possa ter ficado um pouco confuso...

Espero ter ajudado! Cumprimentos, --Vitor Madeira 15:47, 14 Julho 2006 (UTC)

Carlos Botelho[editar código-fonte]

Caro Eduardo

Começo apenas agora a perceber o funcionamento da wiki!! Já ultrapassei até alguns estados emocionais esquisitos até mesmopara mim acredite...;)

De facto ate so hoje percebi que tinha respondido á minha mensagem a qual agradeço. Tenho tambem aproveitado alguma insonia dado o calor que se faz sentir para aprender mais um pouco sobre este projecto.

Na verdade tambem tenho outro User que é Carlos Botelho e nao me parece correcto neste momento pelo irei usar apenas o Carlos Botelho de futuro.

Existe aqui um conflito não criado por mim e que nao consigo resolver de maneira nenhuma... é que para mal dos meus pecados ~há outro artigo (pintor) de nome Carlos Botelho e que foi colocado retirando o meu como o histórico mostra. Nao mais consegui recupera-lo!!!

Criei então e apos sucessivos apelos outro que é o actual Botelho e para meu espanto basta dar uma olhadela .... proposta para fusão (cá para nós ...era só o que me faltava). Entendo por fusão o mesmo que os outros ,,, fundir o que n~em sequer seria Ambiguar ...!!

Posto tudo isto vou refreando animos na esperança de cnseguir chegar ao fim do artigo e expandi-lo com links internos a outros e cria-los, .... entendo agora o sucesso deste projecto

Peço desculpa pela longa exposiçao mas ás vezes é dificil exprimir ate os assuntos mais simples...

Um Abraço (Bott 04:30, 16 Julho 2006 (UTC))

Olá Eduardo! Veja o comentário que eu fiz no artigo Gentoo Linux. Luís Felipe Braga 20:54, 21 Julho 2006 (UTC)

Lionel Barrymore imagem[editar código-fonte]

Muito estranho, Ferreira... Eu to tirando tudo daqui: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Actors_from_the_United_States Isso nao é o Commons nao?

Imagens em artigos (letra "F")[editar código-fonte]

Questão de Vitor Madeira (imagens à esquerda do texto)[editar código-fonte]

Olá Eduardo. Reparei que você editou alguns artigos onde faltavam imagens, listados com a letra "F" na página do utilizador Emijrp.

O que lhe queria propôr era que, a exemplo da "norma" que seguem os artigos na wikipédia, as imagens poderiam ser colocados à direita do texto e não à esquerda. Pessoalmente vejo esta forma como uma "norma" salutar, uma vez que adiciona bastante equilíbrio aos artigos. O que me diz? Obrigado. Cumprimentos, --Vitor Madeira 09:20, 24 Julho 2006 (UTC)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Ok! Combinado! Cumprimentos, --Vitor Madeira 17:15, 24 Julho 2006 (UTC)

Lionel Commons e fair use[editar código-fonte]

Acho que entendi, Ferreira. Eu não devo ter prestado atenção quando coloquei. Obrigada. Pelo que eu verifiquei, toda imagem tem uma referência de onde foi tirada. Existem várias, entao se for GNU ou CC está liberado. E Public Domain também, né? GFDL é o mesmo que GNU Free Documentation Licence, certo? E se nao for nenhum desses é protegido e nao pode publicar, a nao ser que a wikipt fosse a favor do fair-use. Acho que estou entendendo. --Prisca 16:50, 24 Julho 2006 (UTC)

Wikipedia:Votações/Prazo de atualizações do "Sabia que". -- Fernando Ф 17:22, 28 Julho 2006 (UTC)

Valeu tambem espero q seja!, eu errei meu username e nao estou conseguindo trocar! da para me dar uma dica? Guitarra 19:42, 28 Julho 2006 (UTC)

ola o comentário precedente não foi assinado por Vanessa2704 (discussão • contrib.) 19:54, 28 Julho 2006 (UTC)

Re:Indústria bélica nacional[editar código-fonte]

Olá Eduardo, sem dúvida. O correto é mover para Indústria bélica do Brasil. Um abraço e bom trabalho. --Bonás 23:18, 28 Julho 2006 (UTC)

Obrigado, quero contribuir com a wikipédia, principalmente com meu conhecimento sobre história chinesa. Criei uma página sobre Zhuge Liang, um grande estrategista chinês. Espero que esteja tudo certo com ela. Natan Kussler 13:27, 30 Julho 2006 (UTC)

olah rodrigo

pq o artigo sobre feminsimo tem uma msg de q "eh preciso revisar"??

acho q tah mto bom e completo -- nao? Tictac


Oi. Tudo bem por aqui. Espero que consigo também. Estive também a ver o histórico do artigo e se não me engano, quem colocou a tag foi o usuário RodrigoSampaioPrimo (20 de Maio). Fui ao histórico do artigo e nessa data ou a rondar essa data, não encontrei justificativa. No entanto a discussão do artigo versa sobre questões que podem justificar essa marcação. O que aconselho é contactar o usuário que colocou a tag pedindo uma justificação da colocação da tag na data indicada. Lijealso msg 16:47, 30 Julho 2006 (UTC)

Se não se justificar mais a marcação com a tag, retira-se (mas sempre com justificação). Lijealso msg 16:48, 30 Julho 2006 (UTC)

Sobre o artigo[editar código-fonte]

Zhuge Liang era um estrategista chinês muito antigo. Ele aparece no jogo Dynasty Warriors da Koei, e os fãs desse jogo se interessam por esses personagens. Sobre a categoria, acho que pode colocar em história. Natan Kussler

Olá, Eduardo. A imagem citada estará em domínio público segundo legislação brasileira/portuguesa, caso tenha sido criada 70 anos após a morte do autor. Se foi tomada em 1936, e não se sabe a data da morte do autor, acredito que seria melhor marcar a imagem citada como copyright desconhecido mesmo. Abraço, Leslie Msg 21:46, 30 Julho 2006 (UTC)

Sobre estrategistas chineses[editar código-fonte]

Não há muitos famosos, o único famoso mesmo é Sun Tzu, que escreveu o livro A Arte da Guerra, mas não é do tempo dele os estrategistas e personagens que eu gostaria de falar. É da época dos três reinos, achei uma matéria sobre os três reinos aqui no wikipedia mas era muito curta e resumida. Natan Kussler 03:04, 31 Julho 2006 (UTC)

Interessante...[editar código-fonte]

Entendo, tipo traduzir sobre as coisas que eles colocaram lá e colocar aqui dando a eles os devidos créditos? Parece interessante. Lá tem tudo sobre os personagens que eu quero falar. Natan Kussler 19:50, 31 Julho 2006 (UTC)

Olá Eduardo!

Cara, estive procurando informações para complementar a página de algumas cidades que estou ajustando, e topei com o IDH... levei um tempo e encontrei o link http://www.pnud.org.br/atlas/tabelas/index.php, e mais específicamente o http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-M%2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).htm, com o índice.

Pensei em colocar o link na página do idh, mas como estou iniciando, resolvi passar por aqui e pedir para vc verificar se pode ser colocado lá, para que as pessoas que quiserem complementar suas cidades, tenham condições de fazer isso.

Abraço,

--Ranzi 21:18, 31 Julho 2006 (UTC)

Agosto[editar código-fonte]

Diferenças ortográficas


Caro editor,
Sua contribuição para a Wikipédia é bem-vinda. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e ser tolerantes para com as diferenças.

Assim, não mude a grafia brasileira de certas palavras para a luso-africana (por exemplo, seção para secção; tênis para ténis, etc.) nem o contrário. Para mais informações recomendo-lhe a leitura da página Versões da língua portuguesa.

Aproveito para lembrar que, apesar da Wikipédia lusófona privilegiar o uso das normas do Acordo Ortográfico de 1990 nas suas páginas oficiais (políticas, recomendações, etc.), qualquer usuário é livre de utilizar nas suas edições as regras ainda vigentes no Brasil (Formulário Ortográfico de 1943) ou as dos restantes países lusófonos (Acordo Ortográfico de 1945), não sendo toleradas alterações de uma norma para outra. Para mais informações recomendo-lhe a leitura das páginas Ortografia e Usar o acordo ortográfico.

Claro que, como é evidente, está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre as normas utilizadas na língua portuguesa.

Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições! Por isso, reverti suas mudanças.--Rui Silva 13:06, 1 Agosto 2006 (UTC)

Peço desculpa, não tinha visto o histórico, apenas a sua alteração com a indicação ajuste - ortografia. Por que não usou reversão? Bom, mas eu vou "reverter-me", claro.--Rui Silva 13:51, 1 Agosto 2006 (UTC)
E agora me lembrei de outra coisa: não será caso de proteger a página?...--Rui Silva 13:58, 1 Agosto 2006 (UTC)
  • O IP que vc deu como exemplo é um caso típico de colocação de links externos para sites comerciais - não há nada a fazer, senão limpar... No caso do Wiki pareceu-me que está tendo ediçoes demais - por sorte vc tem estado de guarda! Creio que quando se protege uma página só um admin pode editar ou desproteger, mas se fosse uma questão séria, tipo um interwiki, um IP poderia deixar msg para um admin. Por isso é que lhe coloquei a questão - gosto tanto de bloquear páginas como IP's!!! Ou seja, não gosto, claro. Abraço.--Rui Silva 14:27, 1 Agosto 2006 (UTC)

130.237.94.192[editar código-fonte]

Obrigada pelas boas-vindas, mas era eu sem estar logada Haha Mas obrigada na mesma... PatríciaR 15:11, 3 Agosto 2006 (UTC)

Ah sim sim, concordo, só que achei engraçado mesmo Alegre Agora posso dizer que tive as boas-vindas dadas duas vezes, hehehehe PatríciaR 16:29, 3 Agosto 2006 (UTC)

Olá Eduardo! Parece-me que o vandalismo parou por agora. Já informei os IPs que, se continuam, serão de imediato bloqueados. Abraços.--João Carvalho 01:01, 5 Agosto 2006 (UTC)

O Hinkel já bloqueou esse outro usuário.--João Carvalho 01:08, 5 Agosto 2006 (UTC)

Beira (imagem)[editar código-fonte]

Caro Eduardo, apaguei a imagem que pôs na página da Beira (Moçambique) porque a foto não é da estação ferroviária da Beira (um edifício modernista como pode ver em http://img156.imageshack.us/img156/992/beiraestaodoscaminhosdeferro9b.jpg), mas sim uma foto antiga da estação da cidade Maputo (como pode ver em http://www.afouting.com/images/New_pi2.jpg), cidade onde resido. Uma boa ideia, apenas a foto errada. Um abraço Teixant 08:33, 5 Agosto 2006 (UTC)

Caro Eduardo, acho que o mais correcto será retirar a imagem da página da estação da Beira em todas as línguas, pois se está errado numa, está errado nas outras (sempre é a mesma cidade!). Quanto a pôr a imagem na página de Maputo, já lá está (na página em português) uma outra imagem da mesma época, pelo que minha opinião será guardar a foto para quando houver uma página da estação, pois esta é uma peça importante do património de Maputo. Mas é só minha opinião!!! Un abraço Teixant 16:02, 6 Agosto 2006 (UTC)

Bloqueio de anônimos[editar código-fonte]

Caro Eduardo, contrariamente a usuários cadastrados, os anônimos, se forem bloqueados, devem sê-lo imediatamente, e não horas depois (a menos que continuem conectados e fazendo vandalismo), pois ao se desconectarem e se reconectarem podem ter um endereço IP diferente, e o bloqueio tardio neste caso acaba bloqueando algum outro usuário que porventura tenha tido o azar de se conecter com o IP do vândalo. Mesmo assim, obrigado pelo aviso. Se encontrares vandalismos de IPs, tenta avisar algum administrador que esteja on-line no momento, por favor, e ele poderá se ocupar do vândalo. Obrigado, boas colaborações. Mschlindwein msg 01:42, 6 Agosto 2006 (UTC)

Existe um IP que sempre está colocando links sobre o site profrio em artigos sobre hidrâulica eu não percebi que o artigo Dique foi posteriormente editado por você. Revertí a minha edição para a sua. Lamento por este equívoco. --OS2Warp msg 16:42, 6 Agosto 2006 (UTC)

Sou engenheiro civil e as ligações externas visam apenas a propaganda de um site que aborda mal assuntos sobre hidrâulica. Uma mesma ligação externas é colocado em diversos artigos e várias vezes nada tem a ver com o artigo. Não vejo motivo para discussão com a comunidade sobre este tipo de ligação externa. --OS2Warp msg 16:56, 6 Agosto 2006 (UTC)

Quero melhor esclarecer meu texto anterior. O link que é sempre adicionado [www.profrios.hpg.ig.com.br/ Recursos Hídricos e Meio Ambiente] não ajuda nos artigos que tratam sobre hidrâulica e eu sei um pouco deste assunto. Ele tem feito propaganda deste e de outros sites. Sempre entra com um IP diferente e estas contribuições mostram que ele faz quase sempre spam. --OS2Warp msg 18:45, 6 Agosto 2006 (UTC)

obrigada naiade

)

201.79.201.148 15:48, 8 Agosto 2006 (UTC)

Caro eduardoferreira,

    Eu queria perguntar porque você não gosta que eu mude seus versos?

Mercantilismo[editar código-fonte]

Achei o artigo Mercantilismo pouco abrangente, este assunto é muito extenso, por isso necessita de um maior conteúdo... Como exemplo, as variações do mercantilismo nos diversos países da Europa, e ainda outras ligações que o mesmo tem com fatos históricos.

Preocupou-se de mais com a teoria, e não com quantidade de informações a se passar ao leitor. GJVN 20:51, 14 Agosto 2006 (UTC)

Obrigado pelo esclarecimento, na Esplanada... Mas o problema é quando a opção de linguagem é o português - e as funções foram sendo vandalizadas - como esclareci lá, agora - sem que ninguém experto se dignasse a reverter... Como as páginas especiais não são editáveis, não posso nem dizer quem nem como isto foi feito... Um bom exemplo:

  • Ao se carregar uma imagem nova temos de estar logados. Pois bem, em português mudaram a página para um texto esdrúxulo que nada esclarece, e colocaram alguns exemplos com links vermelhos.
  • Aí um espertinho foi e salvou uma imagem com um dos nomes ali disponíveis, em clara VDA. Queixei-me e nada. O resultado foi que, todas as vezes em que carregava ali uma figura, surgia-me aquela imensa propaganda (pois o nome da imagem faz com que surja inteira).
  • Depois de muito matutar, minha solução está lá até hoje: reduzi a imagem até que ela não atrapalhe a edição - e ninguém reclamou: Ficheiro:Ficheiro.png (está no seu tamanho real).

De qualquer forma, obrigado pela atenção... Conhecer Digaê 06:02, 15 Agosto 2006 (UTC)

Circula na rede uma alarmante informação:[editar código-fonte]

Se for verdade que um tal 555, com a ajuda de técnicos de outros países, obstruiu o acesso a um portal de cultura brasileiro, como o de Alfredo Braga (que não é pornográfico, e nem comercial) então estamos perante um grave e perigoso precedente:

Isso é legal? Isso é ético? Isso é democrático? Ou isso é algo equivalente ao que se faz na China e em países sob o tacão de ditaduras?

Para onde vamos se a internet está sendo manipulada por indivíduos que se arvoram em senhores da verdade?

Esse tal 555 é algum agente do Grande Irmão?

Precisamos analisar urgentemente o poder que se está pondo em mãos desses CENSORES DA WIKIPEDIA.

Uns poucos personagens definem o que é permitido e o que é proibido em países como o Brasil e Portugal?

Quem é essa gente? Onde moram? O que fazem para ganhar a vida, além desse sinistro emprego de censores?

o comentário precedente não foi assinado por 200.140.230.221 (discussão • contrib.) 20:33, 18 Agosto 2006 (UTC)


Não entendo mesmo... Você retirou a minha contribuição em poluição sobre o comunidade ambiental por se tratar de SPAM, mas deixou outros sites de conteúdo semelhante na categoria.

Seja correto e não proteja outros sites!

Estou indignado com sua atuação.

Atenciosamente,

Alex Coelho Tinoco o comentário precedente não foi assinado por Comunida (discussão • contrib.) 22:17, 19 Agosto 2006 (UTC)

Olá

Um dos motivos para comerçar a escrever na Wikipédia é pela vontade de crerer contribuir, pois ela já me ajudou em muito, agora é a minha vez de contribuir com um assunto que estou trabalhando na faculdade e que gostaria de disponibilizar para todos. Obrigado. Marcio Araujo

Valeu pelo início, estarei em poucos dias recolhendo mais materiais para poder escrever, pois este é o tema de minha monografia e em decorrência disso é que sentir a necessidade de participar e contribuir com pouco que sei sobre o FSC. Obrigado. Marcio Araujo