Usuário(a):HunterAunHayAlgo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Aún Hay Algo"
Single de Mason Hale com a participação de J Balvin
do álbum X
Lançamento 7 de janeiro de 2018 (2018-01-07)
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2016
Gênero(s)
Duração 3:35
Gravadora(s) Sony Music Latin
Composição
  • Hale
  • Balvin
Produção Frank Dukes, Dr. Luke e Max Martin
Cronologia de singles de Mason Hale
"Inevitable"
(2016)
Cronologia de singles de J Balvin
"Bum Bum Tam Tam"
(2018)
"Machika"
(2018)

"Aún Hay Algo" é uma canção do artista musical brasileiro Mason Hale, contida em seu quarto álbum de estúdio X (2017). Conta com a participação do cantor cubano J Balvin, e foi composta pelos dois intervenientes. Produzida por Frank Dukes, Dr. Luke e Max Martin. A canção foi lançada e liberada para streaming em 7 de janeiro, mas foi lançada nas rádios apenas no dia seguinte.

Musicalmente, "Aún Hay Algo" envolve gêneros de música dance-pop, latina, pop e reggaeton. A canção foi liricamente bem recebida pelos críticos, apesar dos vocais de Balvin serem criticados. Depois de seu lançamento, estreou na liderança de quinze países, nomeadamente Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suíça e Venezuela. Entretanto, antes de seu lançamento oficial como single a canção já havia adentrado nas tabelas musicais de diversos países. Os membros da crítica afirmaram que "Aún Hay Algo" era considerada uma faixa de destaque do disco e que seria uma má escolha não lançá-la como single.

A faixa foi acompanhada por um vídeo musical dirigido por Marc Klasfeld e Mathew Cullen, filmado durante os dias 17 e 20 de novembro de 2017, que estreou no dia 16 de janeiro de 2018 na emissora musical estadunidense MTV, após uma semana de uma campanha promocional, na qual eram liberados teasers no canal de Hale no serviço VEVO. No vídeo, Hale vive um pop star que veio do espaço para procurar fama na terra. Lá, ele encontra uma tribo local que vive na mata e se junta a eles, onde é revelado que J Balvin é uma divindade local que adota Hale. Depois de seu lançamento, o vídeo recebeu avaliações positivas, com críticos elogiando seu conceito artístico, enquanto outros criticaram negativamente a quantidade de produtos comerciais contido no vídeo musical. Além de apresentar "Aún Hay Algo" em várias ocasiões, o cantor ainda incluiu a música como o ato no repertório da turnê X Tour!.

Composição[editar | editar código-fonte]

Uma amostra de 22 segundos do último refrão da canção, onde Hale canta os versos "Se eu dissese que eu quero seu corpo agora, você me culparia?"[nota 1].

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

"Aún Hay Algo" é uma canção de três minutos e trinta e três segundos de duração. É uma canção de gênero reggaeton, dance-pop, latina e pop escrita no tempo de 110 batidas por minuto. Os vocais de Hale são discritos como "sunsitos, leves, harmônicos e angelicais". A canção foi composta durante agosto e setembro de 2016, na qual Hale e Balvin entraram em conceito de escrever sobre tentativas de manter um relacionamento. A música foi produzida por Frank Dukes, Dr. Luke e Max Martin. A canção se inicia com uma introdução por parte de Balvin. O refrão da canção cresce junto com a voz de Hale e Balvin. Enquanto isso, os vocais de Balvin durante o restante da canção é falado em frases de hook. A canção é escrita em um dó menor sustenido e a extensão vocal de Hale se diversifica entre a nota mais grave F3 e a nota mais aguda B6, enquanto Balvin se expande entre A2 e C4.

De acordo com o Idolator, "Aún Hay Algo" da sequência ao que Hale vem fazendo desde "Polvo", porém com um ritmo latino mais leve, envolvendo-se mais para o lado pop, dizendo que apesar de não ser novo para Hale, era algo inédito para J Balvin. New York Daily News comparou a combinação entre Hale e Balvin como uma versão moderna e melhor de Jennifer Lopez e Pitbull.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Após decisão conjunta da gravadora, Hale e sua equipe, foi decidido que o disco teria apenas mais um single, fazendo assim deste um álbum de quatro singles. Antes da decisão ser tomada, "Si Juras Regresar" em parceria com Chayanne e Pablo Alborán estava planejada para ser o quarto single do álbum, mas foi descartada por "Aún Hay Algo" que originalmente estava planejada para ser o sexto single. O motivo do encurtamento de trabalho do disco foi de que Hale planejava-se para um novo trabalho. Em 20 de dezembro, Hale postou duas fotos em sua conta no Instagram pedindo para seus fans lhe ajudar a escolher qual seria a capa do single, onde a mais curtida venceria a disputa. Em 23 de dezembro foi anunciado oficialmente qual foto havia vencido, com a campeã recebendo 835 mil curtidas, 50 mil a mais do que a outra foto.

Em 3 de janeiro a canção foi lançada para pré-venda no iTunes, onde em 7 de janeiro foi lançada oficialmente nas plataformas digitais, mas apenas no dia seguinte nas rádios.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The New York Times chamou a música de "um número alegre e festivo", e que "Hale e Balvin realmente pareciam ter gravado a canção em harmonia". MTV News declarou que a canção é "cativante assim como Despacito, porém com uma qualidade acima da canção", além de creditar a química entre Hale e Balvin. Fuse declarou que "a jornada de hits de Hale apenas começou, com outras grandes canções posteriores, ele ainda tem muito mais o que fazer com o restante do álbum e "Aún Hay Algo" foi uma ótima escolha para prosseguir essa jornada". Para a Los Angeles Times, "Aún Hay Algo" é a canção mais comercial do disco e que possuía capacidade de levar disco para um nível acima, sendo uma canção de "se entregar fácil as pistas de dança quando ela começa a tocar". A revista Time chamou a canção de "climática", além de elogiar os vocais harmoniosos entre Hale e Balvin, dizendo que aquela era a melhor canção de Balvin, pois "mostra sua versatilidade como artista".

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Com o lançamento do disco em 19 de maio de 2017, "Aún Hay Algo" veio a adentrar nas paradas de sucessos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, França, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suíça e Venezuela.

América do Norte[editar | editar código-fonte]

No Canadá, "Aún Hay Algo" estreou na 48ª posição na Canadian Hot 100 na semana de 20 de janeiro de 2018. A canção atingiu seu auge na parada musical na semana de 17 de fevereiro, onde na mesma semana recebeu certificado de platina através da Music Canada por 80,000 downloads no país. No total, a canção passou três semanas consecutivas no topo da parada.

Nos Estados Unidos, "Aún Hay Algo" estreou no chart Billboard Hot 100 na semana de 13 de janeiro de 2018 na posição 63 com 18,000 downloads. Em sua semana de estreia no chart Billboard Latin Songs, "Aún Hay Algo" conquistou a primeira posição com 23.8 milhões de audiência, fazendo dessa a décima quinta canção a conquistar tal feito; além disso isso fez de "Aún Hay Algo" a décima canção de Hale a atingir tal posição, sendo a quinta de Balvin. No geral, essa também é a primeira canção de ambos a estrear em primeiro lugar no chart. Isso também fez de "Aún Hay Algo" a quinta canção a substituir uma outra canção do mesmo artista na primeira posição, canção esta intitulada "Inevitable". A canção também veio a atingir a primeira posição em outros charts do país, como Digital Songs, Mainstream Top 40, Tropical Airplay, Adult Contemporary, Latin Streaming Songs, Latin Airplay, Adult Top 40, Dance Club Songs e Rhythmic.

No México, "Aún Hay Algo" estreou no Mexico Airplay com o lançamento do disco. Ao ser lançada como single a canção veio a conquistar a primeira posição das paradas de sucesso ao desbancar "Corazon" de Maluma e Nego do Borel. "Aún Hay Algo" permaneceu dezesseis semanas na 1ª posição, tornando-se assim a canção com mais semanas na primeira posição e a mais vendida do ano, recebendo cinco certificados de diamante pela AMPROFON devido as vendas superiores à 1.5 milhões.

América do Sul e Central[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento da canção como single no Brasil, "Aún Hay Algo" veio a estrear na primeira posição da Hot 100 Airplay quebrando o recorde de canção mais executada nas rádios brasileiras nas primeiras 24 horas de lançamento, atingindo a marca de 859 execuções e tornando-se a 21ª canção de Hale a atingir a primeira posição. Na Argentina, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição pela CAPIF em sua terceira semana nas paradas, onde permaneceu dez semanas na primeira posição e recebeu certificado de cinco vezes platina em 2 de março pelas vendas digitais superiores a 100,000 cópias.

"Aún Hay Algo" também veio a atingir a primeira posição na Colômbia, Equador E Venezuela através da National-Report; a canção estreou na primeira posição nos três países e permaneceu um total de 20 semanas no topo das paradas de sucesso da Colômbia. Pelo Monitor Latino, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição no Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Europa e Oceania[editar | editar código-fonte]

A canção estreou na 44ª posição no UK Singles Chart e subiu para a 27ª posição na semana seguinte, atingindo o top 10 em sua quarta semana com vendas totais de 35,000 e 2.5 milhões de streams. Mais tarde veio a atingir a primeira posição, na qual permaneceu por cinco semanas. Em maio, a canção recebeu certificado de platina através da British Phonographic Industry (BPI) por atingir o marco de 600,000 downloads e streams. Na Austrália, em sua sétima semana, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição na ARIA Singles Chart, tornando-se a primeira e quarta canção de Balvin e Hale, respectivamente, a atingir tal posição.

"Aún Hay Algo" entrou na parada Singles Chart da Nova Zelândia na 88ª posição na semana de 22 de janeiro, onde na semana seguinte saltou para a 1ª posição, desbancando "Perfect" de Ed Sheeran e quebrando o recorde de canção com maior subida na história do chart. Durante aquela semana, a canção recebeu certificado de platina pela Recorded Music NZ por vendas acima de 60,000 downloads, fazendo também de "Aún Hay Algo" a canção mais vendida em uma semana no chart, onde permaneceu 11 semanas não consecutivas na primeira posição. Em Portugal, "Aún Hay Algo" estreou na primeira posição na semana de 14 de janeiro com 18,000 downloads, recebendo de imediato certificado de platina pela Associação Fonográfica Portuguesa, onde na semana seguinte veio a receber certificado de platina dupla.

Na Itália, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição na semana de 2 de fevereiro no chart FIMI, onde veio a permanecer por três semanas consecutivas antes de novamente voltar a posição, permanecendo cinco semanas não consecutivas no topo do chart. Na Irlanda, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição na Irish Singles Chart semana de 9 de fevereiro, onde permaneceu quatro semanas na primeira posição. Durante este tempo a canção veio a receber certificado de platina quádrupla através da Irish Recorded Music Association (IRMA) por vendas acima de 50,000 cópias. Na França, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição da SNEP em sua terceira semana no chart, desbancando "Havana" de Camila Cabello e fazendo dessa a segunda canção de Hale e a primeira de Balvin a atingir tal posição no país.

Pelo restante da Europa, "Aún Hay Algo" atingiu a primeira posição na Alemanha, Espanha por seis semanas, Dinamarca, Suíça e Hungria por cinco, Eslováquia e Polônia por três, Suécia e Eslovénia por duas, onde também veio a atingir a primeira posição por uma semana na Noruega, Grécia e Letónia, além de atingir a segunda posição na Áustria, Croácia e na Bélgica, terceira em Luxemburgo e Finlândia, a quarta na República Checa e a décima na Escócia. Em Países Baixos, "Aún Hay Algo" atingiu a 6ª e a 4ª posição na Dutch Top 40 e na Single Top 100, respectivamente. Na Romênia, a canção atingiu a 2ª, 7ª e 8ª posição na Airplay 100, Media Forest e Media Forest, respectivamente. A canção também veio a adentrar em países como Bulgária, Chipre, Lituânia, Malta, Estónia e Roménia.

Africa e Ásia[editar | editar código-fonte]

Nas Filipinas, "Aún Hay Algo" estreou na 98ª posição na Philippine Hot 100 em sua primeira semana.

Nova Guiné, Tasmânia / Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Autoridade Palestina, Azerbaijão, Bangladesh, Barein, Birmânia, Brunei, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Georgia, Iêmen, Ilhas Comores, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Curdistão, Laos, Líbano, Maldivas, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Síria, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Tajiquistão, Timor Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão, Vietnã, Egito.

No Japão a canção atingiu a segunda posição da Japan Hot 100, onde em dezembro de 2018 veio a receber certificado de platina pela RIAJ devido as vendas superiores a 250 mil downloads, fazendo de "Aún Hay Algo" a canção latina mais vendida no pais. Pela Oricon Singles Chart, "Aún Hay Algo" atingiu a 15ª posição. Na semana de 12 de janeiro de 2018, "Aún Hay Algo" estreou nas paradas de sucesso da Malásia na primeira posição com 554,000 de streams.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento e filmagem[editar | editar código-fonte]

O videoclipe foi gravado entre 17 e 20 de novembro de 2017 na Colômbia, no rio Caño Cristales localizado em uma montanha isolada chamada Serranía de la Macarena, dirigido por Marc Klasfeld e Mathew Cullen. O set de filmagem foi composto por cerca de 100 pessoas entre câmeras, produtores, dançarinos e figurantes.

Para o conceito do vídeo, foi-se proposto inicialmente um tema cômico com Hale e Balvin passando por diversas situações das quais eles tinham que fazer para provar seus talentos. Apesar de Balvin ter aceitado o tema, Hale achou que seria um tema muito simples e que ele queria algo colorido para poder "casar" com o o verão do Brasil e que pude-se mais tarde ser reusado no verão colombiano. Inicialmente a ideia não foi bem recebida devido ao espaço de tempo entre as estações dos países, mas veio a ser aceita quando o rio Caño Cristales foi proposto. Foram-se usados sete horas diárias para a gravação do vídeo, com Hale e Balvin estando presentes a todo momento.

Conceito e figurinos[editar | editar código-fonte]

Durante o início do vídeo, é mostrado um foguete sendo arremessado do Brasil direto para o céu. Logo em seguida a imagem transfere-se para uma órbita e em seguida aparece um meteoro se aproximando da terra, atingindo a Colômbia. Com uma paisagem devastada e um marco sobre a terra, Hale aparece levando-se desse vão olhando o local ao seu redor enquanto nú, explorando a mata enquanto é descoberto por um povo que o leva para uma tribo, onde Hale é apresentado para J Balvin que é um tipo de divindade do local. Em seguida, Hale está vestido com um traje que remete a um guerreiro, como todo o resto do povo local. Conforme o vídeo segue, Hale segue uma coreografia com o povo do local sobre o rio Caño Cristales. Como parte final do vídeo, Hale e Balvin estão performando a canção em um palco numa avenida lotada de espectadores. Com o fim da apresentação, J Balvin e Hale se retiram do palco enquanto Balvin está com o braço sobre os ombros de Hale. Enquanto Balvin vira-se para trás na direção da câmera seus olhos estão com uma coloração vermelha brilhante enquanto pode-se ouvir sua risada, fazendo referência ao vídeo I Wanna Go (2011) de Britney Spears, no qual faz referência ao vídeo Thriller (1983) de Michael Jackson.

Lançamento e recepção[editar | editar código-fonte]

Hale anunciou através de sua conta conta no Twitter em 5 de janeiro que seria postado diariamente um teaser do vídeo durante uma semana. O primeiro teaser foi postado em 9 de janeiro, tanto no Twitter quanto no Instagram. Após seu lançamento oficial no VEVO em 16 de janeiro, o vídeo veio a atingir a marca de 21.6 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas de lançamento, fazendo desse um dos videos mais vistos em um dia pelo VEVO – feito no qual Hale já havia conquistado anteriormente com o lançamento de "Desabrigado" em parceria com Maluma que atingiu a marca de 25.7 milhões de visualizações, fazendo dele na época o segundo vídeo mais visto na VEVO nas primeiras 24 horas.

De acordo com a Rolling Stone, o clipe "mostra um dos locais mais encantadores do mundo que o faz torná-lo um dos clipes mais encantadores da história". Segundo a USA Today, Hale e Balvin "pareciam personagens de quadrinhos, com seus figurinos os cabendo perfeitamente e com uma ótima atuação". MTV UK elogiou a cinematografia do vídeo e a forma como a história é contada. Para Billboard o clipe "é algo totalmente interessante de se assistir diversas vezes seguidamente, pois existem muitos detalhes que não são tão perceptíveis".

Promoção[editar | editar código-fonte]

Em 5 de janeiro de 2018, a foto da capa do single ganhou um outdoor na Times Square com a legenda convidando as pessoas para ouvirem a canção, além de referir-se a Hale e Balvin como os maiores artistas latinos da atualidade. Em 10 de janeiro, Hale e Balvin apresentaram a canção no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon. Em 21 de fevereiro, Balvin e Hale se apresentaram no Brit Awards em uma performance pré gravada. Em 11 de março, Balvin apresentou-se sozinho no iHeartRadio Music Awards com uma medley de suasoutras canções. Em 20 de maio, Hale e Balvin se apresentaram na Billboard Music Awards.

Posições[editar | editar código-fonte]

Chart
Posição
Alemanha (Media Control Charts)
1
Alemanha (Official German Charts)
1
América Latina (Monitor Latino)
1
Argentina (Monitor Latino)
1
Argentina Digital Songs (CAPIF)
1
Austrália (ARIA Charts)
1
Australian Urban (ARIA)
1
Áustria (Ö3 Austria Top 40)
2
Bélgica (Ultratop 50 de Flandres)
2
Bélgica (Ultratop 40 da Valônia)
2
Bolívia (Monitor Latino)
1
Brasil (Brasil Hot 100 Airplay)
1
Brasil Pop 20 Airplay (Billboard)
1
Brasil (Billboard Hot Pop & Popular)
1
Brasil (Top 50 Streaming Mensal)
1
Canadá (Canadian Hot 100)
1
Chile (Monitor Latino)
1
Colômbia (National-Report)
1
Costa Rica (Monitor Latino)
1
Croácia (HRT)
2
Dinamarca (Tracklisten)
1
El Salvador (Monitor Latino)
1
Equador (National-Report)
1
Equador (Monitor Latino)
1
Eslováquia (IFPI Slovenská Republika)
1
Eslováquia (Singles Digitál Top 100)
1
Espanha (PROMUSICAE)
1
Eslovênia (SloTop50)
1
Escócia (Official Charts Company)
10
Europa Digital Songs (Billboard)
1
Filipinas (Philippine Hot 100)
1
Finlândia (Suomen virallinen lista)
3
França (SNEP)
3
Guatemala (Monitor Latino)
1
Grécia Digital Songs (Billboard)
1
Hungria (Single Top 40)
1
Hungria (Stream Top 40)
1
Hungria (Dance Top 40)
1
Hungria (Rádiós Top 40)
1
Islândia (RÚV)
4
Israel (Media Forest)
9
Irlanda (IRMA)
1
Itália (FIMI)
1
Japão (Japan Hot 100)
2
Japão (Oricon Singles Chart)
15
Líbano (The Official Lebanese Top 20)
1
Luxemburgo Digital Songs (Billboard)
3
Letônia (Latvijas Radio 5)
1
Malásia (RIM)
1
México (Monitor Latino)
1
Mexico Airplay (Billboard)
1
Mexico Spanish Airplay (Billboard)
1
Mexico Streaming (AMPROFON)
1
Noruega (VG-lista)
1
Nova Zelândia (Recorded Music NZ)
1
Países Baixos (Dutch Top 40)
6
Países Baixos (Single Top 100)
4
Panamá (Monitor Latino)
1
Paraguai (Monitor Latino)
1
Peru (Monitor Latino)
1
Polônia (Polish Airplay Top 100)
1
Polônia (Dance Top 50)
1
Portugal (AFP)
1
Reino Unido Singles (Official Charts Company)
1
República Checa (Singles Digitál Top 100)
4
República Checa (Rádio Top 100)
10
República Dominicana (Monitor Latino)
1
República Dominicana Pop Songs (Monitor Latino)
1
Rússia Airplay (Tophit)
3
Romênia (Airplay 100)
2
Romênia Radio Airplay (Media Forest)
7
Romênia TV Airplay (Media Forest)
8
Suíça (Schweizer Hitparade)
1
Suécia (Sverigetopplistan)
1
Ucrânia Airplay (Tophit)
7
Uruguai (Monitor Latino)
1
US Digital Songs (Billboard)
1
US Billboard Hot 100
2
US Hot Latin Songs (Billboard)
1
US Mainstream Top 40 (Billboard)
1
US Tropical Airplay (Billboard)
1
US Adult Contemporary (Billboard)
1
US Adult Top 40 (Billboard)
1
US Dance Club Songs (Billboard)
1
US Rhythmic (Billboard)
4
Venezuela (Monitor Latino)
1
Venezuela (National-Report)
1
Venezuela (Record Report)
1

Notas

  1. No original: If I said I want your body now, would you hold it against me?