Usuário:KakuLogia+/Projeto III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Darth Maul

Darth Maul em A Ameaça Fantasma
Informações gerais
Primeira aparição A Ameaça Fantasma (1999)
Criado por George Lucas
Interpretado por Ray Park
Voz original
Dublador no
Brasil
Informações pessoais
Nascimento 65 ABY
Morte 2 ABY
Origem Dathomir[1]
Características físicas
Espécie Dathomiriano Zabrak
Cor dos olhos Amarelos
Família e relacionamentos
Família
  • Savage Opress (irmão)
  • Feral (irmão)
  • Mãe Talzin (mãe)
  • Legends:
  • Kycina (mãe)
Informações profissionais
Ocupação
  • Lorde Sombrio dos Sith
  • Senhor do crime
  • Governante de Mandalore
Afiliações atuais
  • Clã Irmão da Noite
  • Ordem Sith
  • Federação do Comércio
  • Olho da Morte
  • Coletivo das Sombras
  • Amanhecer Carmesim
Mestre Darth Sidious
Aparições
Gênero(s) Masculino
Aprendiz
  • Savage Opress
  • Dryden Vos (Teräs Käsi)
  • Qi'ra (Teräs Käsi)
  • Ezra Bridger (requerente)

Darth Maul, também conhecido simplesmente como Maul, é um personagem da franquia Star Wars. Ele apareceu pela primeira vez no filme de 1999 Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (interpretado por Ray Park e dublado por Maurício Berger) como um poderoso Lorde Sith e o primeiro aprendiz de Darth Sidious. Embora aparentemente morto por Obi-Wan Kenobi no final do filme, Maul retornou na série de televisão animada por computador de 2008 Star Wars: The Clone Wars (dublado por Alexandre Moreno). Criador de Star Wars George Lucas já pretendia que Maul ressuscitasse e servisse como o principal antagonista da trilogia sequela, mas esses planos foram abandonados quando a Disney adquiriu a Lucasfilm em 2012. O personagem, no entanto, reapareceu na série animada de 2014 Star Wars Rebels e no filme de 2018 Solo: A Star Wars Story, dublado novamente por Berger; Park reprisou fisicamente o papel em Solo. Desde sua derrota inicial em A Ameaça Fantasma, Maul tornou-se um senhor do crime independente e resistiu como arqui-inimigo de Obi-Wan.

No universo fictício de Star Wars, Maul é um membro da espécie Zabrak vindo de Dathomir que é sequestrado por Sidious quando criança e treinado nos caminhos do lado sombrio da Força. Ele mata o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn em Naboo antes de ser dividido por seu aprendiz, Obi-Wan, e dado como morto. Sobrevivendo graças ao seu domínio da Força, Maul substitui a metade inferior de seu corpo por cibernética e fica louco por mais de uma década de isolamento até que seu irmão, Savage Opress, o encontre durante as Guerras Clônicas. Uma vez que sua mente e corpo são restaurados pela Irmã da Noite Mãe Talzin, Maul busca obsessivamente vingança contra Obi-Wan, culminando em uma aliança de vários sindicatos do crime, a aquisição de Mandalore e o assassinato da amante de Obi-Wan, a duquesa Satine Kryze. Embora ele seja capturado por Sidious por se tornar um rival, Maul escapa antes que a República seja substituída pelo Império Galáctico. Ele renuncia ao seu título Sith de "Darth", reconstrói sua organização criminosa e conhece Ezra Bridger no mundo Sith de Malachor anos depois. Maul usa Ezra para rastrear Obi-Wan até Tatooine, onde os dois antigos rivais têm um confronto final que termina com a morte de Maul.

Além dos filmes e séries de televisão, Maul apareceu em várias formas de mídia no Universo Expandido de Star Wars, incluindo romances, histórias em quadrinhos e videogames. Apesar de sua presença limitada em A Ameaça Fantasma, Maul se tornou um vilão amplamente reconhecido na franquia e na cultura popular por sua aparência intimidante e sabre de luz de lâmina dupla. O ressurgimento do personagem em The Clone Wars e sua subsequente caracterização aprofundada aumentaram ainda mais sua popularidade dentro do fandom de Star Wars e lhe rendeu um clássico cult.

Características[editar | editar código-fonte]

Conceito e criação[editar | editar código-fonte]

Depois de ficar frustrado com um desenho do designer de produção de A Ameaça Fantasma, Gavin Bocquet, o artista conceitual Iain McCaig começou a cobri-lo com fita adesiva. Tanto ele quanto o diretor George Lucas gostaram do resultado, descrito como "uma espécie de padrão de Rorschach". O desenho final tinha o próprio rosto de McCaig, com a pele removida, e algumas experimentações de Rorschach (derramar tinta no papel, dobrar ao meio e abrir).[2] As tatuagens faciais de Maul foram inspiradas nos povos indígenas do Brasil.[3] Maul é descrito como um pesadelo quando seu design de arte é finalizado.

A cabeça de Maul originalmente tinha penas, baseadas em totens de oração, mas a equipe do Creature Effects liderada por Nick Dudman interpretou essas penas como chifres, modificando suas características para aquelas comuns em representações populares do diabo.[4]

Suas roupas também foram modificadas, de um macacão apertado com um padrão de músculo para o manto Sith baseado em pregas de samurai, porque as batalhas de sabre de luz envolviam muitos saltos, giros, corridas e rolamentos.[5] Outro conceito tinha Maul como uma figura mascarada, algo que poderia rivalizar com Darth Vader, enquanto os personagens senatoriais ostentavam rostos pintados e tatuados. Mais tarde, decidiu-se aplicar os rostos pintados e tatuados a Maul em vez do senador.[5]

George Lucas decidiu ressuscitar Darth Maul para The Clone Wars depois de desenvolver o personagem Savage Opress.[6] O co-criador da série Dave Filoni inicialmente respondeu à ideia de Lucas como irreal, porque, "Acabou. Ele foi cortado pela metade. Como isso funciona?" De acordo com Filoni, Lucas respondeu: "Não sei. Descubra".[7]

Representação[editar | editar código-fonte]

Darth Maul foi retratado pelo ator e artista marcial Ray Park em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma e Solo: A Star Wars Story.[8] Peter Serafinowicz forneceu a voz do personagem em The Phantom Menace. Sam Witwer substituiu Serafinowicz quando o personagem retornou em Star Wars: The Clone Wars, e reprisou o papel em vários projetos subsequentes, mais notavelmente em Star Wars Rebels e Solo.[9][10] Gregg Berger, Clint Bajakian, Jess Harnell, Stephen Stanton, e Lee Tockar também o dublou em outras aparições em capacidades menos proeminentes.

Sabre de luz[editar | editar código-fonte]

Darth Maul é conhecido por seu uso de um sabre de luz de lâmina dupla, que ele empunha semelhante a um bastão.[11] Em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, o suporte para seu sabre de luz era feito de resina, lançado sobre uma haste de metal à qual as lâminas de duelo estavam presas.[12]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

A Ameaça Fantasma[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira aparição, Darth Maul é enviado por seu mestre Darth Sidious (Ian McDiarmid) para capturar a Rainha Padmé Amidala (Natalie Portman) de Naboo para forçá-la a assinar um tratado que legitimaria a invasão do planeta pela Federação do Comércio. Maul consegue rastrear sua nave até Tatooine, onde ele se envolve brevemente com o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), que foi designado para proteger a Rainha. Qui-Gon conclui que Maul é um Lorde Sith e informa o Conselho Jedi em Coruscant sobre o retorno dos Sith. No clímax do filme, Maul duela com Qui-Gon e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Ele é capaz de matar Qui-Gon e derrubar Obi-Wan em um poço, mas Kenobi se lança para fora do poço e usa o sabre de luz de Qui-Gon para dividir Maul, enviando as duas partes de seu corpo para baixo do poço.[13]

Solo: Uma História Star Wars[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Solo: A Star Wars Story

No final de Solo, Maul é revelado como o cérebro por trás do sindicato do crime Crimson Dawn.[c][14] Depois de matar Dryden Vos (Paul Bettany), a quem Maul havia apontado como sua figura cerimonial, a contrabandista Qi'ra (Emilia Clarke) diz a Maul que Vos foi traído e assassinado por Tobias Beckett (Woody Harrelson) e seus cúmplices, deixando de mencionar o envolvimento de Han Solo (Alden Ehrenreich) e Chewbacca (Joonas Suotamo). Parecendo acreditar nela, Maul ordena que Qi'ra se encontre com ele em Dathomire acende seu sabre de luz, dizendo a ela que eles trabalharão mais de perto daquele ponto em diante.

Aparição na trilogia sequela desfeita[editar | editar código-fonte]

Nos esboços não utilizados de George Lucas para a trilogia sequela de Star Wars, Maul deveria servir como o principal antagonista. O Maul cibernético teria se tornado "o padrinho do crime no universo" e o mestre de Darth Talon.

Série animada[editar | editar código-fonte]

The Clone Wars[editar | editar código-fonte]

Darth Maul na sétima e última temporada de The Clone Wars

Na terceira temporada , é revelado que Darth Maul já foi um membro do clã Nightbrother no planeta Dathomir . Mãe Talzin , a líder das bruxas Nightsister e mãe biológica de Maul, envia seu outro filho Savage Opress para encontrar Maul, que vive no exílio desde sua derrota e morte aparente.

Na quarta temporada , Maul é encontrado por Savage no planeta do ferro-velho de Lotho Minor , tendo ficado preso lá e enlouquecido por mais de uma década de isolamento desde que foi dividido por Obi-Wan Kenobi. Maul usa a Força para construir um aparato semelhante a uma aranha para substituir suas pernas decepadas.  Savage traz Maul para Dathomir, onde Mãe Talzin usa a magia Nightsister para restaurar sua mente e equipá-lo com um par de pernas cibernéticas. Buscando vingança contra Obi-Wan, Maul e Savage assassinam os habitantes de uma vila em um planeta distante para atrair os Jedi até eles. Apesar de conseguir superar e capturar Obi-Wan, o plano de Maul é frustrado quando Asajj Ventress vem em auxílio de Obi-Wan e o ajuda a escapar.

Na quinta temporada , Maul leva Savage como seu aprendiz e começa a construir um império do crime. Precisando de seguidores, eles viajam para Florrum e conseguem persuadir o pirata Weequay Jiro e sua tripulação a se juntar a eles e trair seu líder Hondo Ohnaka . Os piratas de Maul atacam as forças leais de Hondo, e Maul mais uma vez duela com Obi-Wan enquanto Savage luta e mata o Mestre Jedi Adi Gallia. Obi-Wan afasta os dois irmãos dos piratas e consegue cortar o braço de Savage. Enquanto Maul e Savage estão em processo de retirada, a tripulação de Hondo abre fogo contra eles, disparando uma das pernas robóticas de Maul e destruindo sua nave quando ela decola, embora os irmãos consigam escapar em uma cápsula de emergência. Depois de vários dias, eles são encontrados flutuando no espaço morto e perto da morte pelos guerreiros Mandalorian Death Watch, liderados por Pre Vizsla . Eles são levados de volta ao assentamento de Vizsla, e as pernas cibernéticas danificadas de Maul são substituídas por uma nova prótese que se assemelha a uma forma mais humanóide, enquanto Savage é equipado com um braço mecânico. Maul oferece a Vizsla a chance de recuperar Mandalorerecrutando o Black Sun, o Pyke Syndicate e o Hutt Cartel para criar o sindicato criminoso chamado Shadow Collective.

A partir daí, Maul arquiteta a ascensão de Vizsla ao poder: ele ordena que seus capangas ataquem Mandalore para que o Olho da Morte possa prendê-los e aparecer como heróis para os habitantes que vivem há muito tempo sob o governo pacifista da Duquesa Satine Kryze . No entanto, Vizsla trai e aprisiona Maul e Savage, embora eles se libertem facilmente, e o primeiro desafia Vizsla para uma luta pela liderança de Mandalore. Maul domina Vizsla, decapitando-o com seu próprio sabre escuro , e efetivamente assume Mandalore, colocando o ex-primeiro-ministro Almec, a quem Satine prendeu por corrupção, no poder como líder fantoche. No entanto, uma facção do Death Watch, liderada por Bo-Katan Kryze , se recusa a aceitar um forasteiro como seu líder e foge para planejar umagolpe . Maul mais tarde planeja uma armadilha para Obi-Wan, sabendo que Satine entrará em contato com o Mestre Jedi para obter ajuda por causa de seu passado romântico. Quando Obi-Wan chega em Mandalore, ele é rapidamente capturado e forçado a assistir enquanto Maul executa Satine. Obi-Wan é mais tarde libertado pela facção Death Watch de Bo-Katan.

Enquanto isso, Darth Sidious descobre a sobrevivência de Maul e o poder que ele acumulou e, temendo que seu ex-aprendiz possa desafiá-lo, viaja para Mandalore para resolver o assunto. Depois de um duelo de sabres de luz contra Maul e Savage, Sidious facilmente mata o último, enfurecendo Maul, que brevemente se mantém contra Sidious, mas é finalmente derrotado. Sidious passa a torturar Maul com um raio da Força, mas poupa sua vida porque tem outros usos para ele.

Na sétima e última temporada , seguindo os eventos da história em quadrinhos Darth Maul: Son of Dathomir , Maul ainda lidera o Shadow Collective, agora composto pelo Black Sun, o Pyke Syndicate e Crimson Dawn, e governa Mandalore, até Bo. -Katan pede a ajuda da República Galáctica para depô-lo. Durante o arco da história Siege of Mandalore (que se passa durante a Revenge of the Sith ), a facção Death Watch de Bo-Katan e um ramo da 501st Clone Legion, liderada por Ahsoka Tano e Comandante Rex, lidere um ataque às forças mandalorianas de Maul para tirá-lo do esconderijo. Sem o conhecimento deles, Maul previu os eventos que estão prestes a acontecer e ordena que seus tenentes do Coletivo das Sombras se escondam, alertando-os sobre o Império Galáctico que está prestes a ser criado. Ao confrontar Ahsoka, Maul compartilha suas visões com ela, revelando que Darth Sidious destruirá tanto a República quanto a Ordem Jedi, e a convida para se juntar a ele para que eles tenham a chance de detê-lo. No entanto, quando Maul revela que o ex-mestre de Ahsoka, Anakin Skywalker , será voltado para o lado negro por Sidious, e que ele esperava matar Anakin para evitar que isso acontecesse, Ahsoka envolve Maul em um duelo de sabres de luz, que termina com a morte do último. capturar.

Maul é posteriormente preso em um dispositivo Mandaloriano que torna seus poderes da Força inúteis e deve ser levado a Coruscant para ser julgado. No entanto, neste ponto Sidious executa a Ordem 66 , o que faz com que soldados clones de toda a galáxia traiam e tentem executar seus generais Jedi. Maul quase se mata, mas Ahsoka, que sobreviveu à tentativa de seus clones em sua vida, o resgata, para que ele possa servir como uma distração enquanto ela e Rex tentam escapar. No entanto, durante sua fúria, Maul destrói o hyperdrive da nave, fazendo com que ela caia em uma lua próxima. Ele então trai Ahsoka e rouba sua nave para escapar, embora Ahsoka e Rex consigam encontrar outra maneira de sair da nave antes que ela caia.

Rebels[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Star Wars Rebels
Crepúsculo do Aprendiz[editar | editar código-fonte]

Um Maul mais velho aparece no final da segunda temporada de Star Wars Rebels ,  que acontece entre Solo e Uma Nova Esperança . Rastreado por um Inquisidor Imperial chamado Oitavo Irmão, Maul está preso no antigo mundo Sith de Malachor , onde é descoberto entre as ruínas pelo protagonista da série Ezra Bridger.. Apresentando-se como um "velho mestre" e buscando vingança contra Sidious, Maul ganha a confiança de Ezra denunciando os Sith. Ele encoraja o menino a usar o lado sombrio e o leva a um antigo templo Sith, onde eles descobrem um holocron que Maul afirma que pode dar a eles o conhecimento necessário para derrotar os Sith. Depois de recuperá-lo, os dois encontram o mestre de Ezra, Kanan Jarrus e Ahsoka Tano, travados em batalha com o Oitavo Irmão, bem como o Quinto Irmão e a Sétima Irmã. Maul - tendo deixado de lado o título de Darth - revela um novo sabre de luz disfarçado de bengala e se junta aos Jedi na luta contra os Inquisidores.

Após a retirada dos Inquisidores, Maul sugere aos Jedi que eles se unam, dizendo-lhes que ele não pode derrotar Darth Vader sozinho. Embora Kanan e Ahsoka não confiem nele, eles só cooperam com a insistência de Ezra. Uma vez que todos os três inquisidores são mortos, Maul se volta contra o Jedi, revelando sua intenção de levar Ezra como seu aprendiz e que ele o enganou para ativar o templo. Depois de cegar Kanan com seu sabre de luz, Maul duela brevemente com Ahsoka e, em seguida, Kanan, agora cego, que o derruba da borda do templo. No entanto, ele sobrevive à queda e escapa de Malachor no caça TIE do Oitavo Irmão .

Dois Sóis[editar | editar código-fonte]

Na terceira temporada, Maul leva a tripulação do Ghost como refém e ameaça matá-los, a menos que Kanan e Ezra tragam os holocrons Sith e Jedi para ele. Maul leva a tripulação para uma base remota na Orla Exterior, onde aguarda a chegada de Kanan e Ezra. Ele atrai Kanan para longe de Ezra e faz um atentado contra sua vida. Depois, Maul e Ezra unem perigosamente os holocrons, permitindo-lhes ver visões de seus desejos: Ezra vê imagens de uma maneira de destruir os Sith, imagens incluindo "sóis gêmeos", enquanto Maul vê uma visão própria. Kanan implora a Ezra para desviar o olhar antes que ele veja muito do lado sombrio, enquanto Maul diz a ele para ignorar Kanan e continuar procurando. Ezra atende às palavras de seu mestre e interrompe a conexão, o que causa uma grande explosão. Maul escapa na confusão, proferindo,

Maul retorna depois de encontrar a base secreta dos rebeldes. Ele diz a Ezra que, como a conexão foi cortada, eles conseguiram pedaços das visões um do outro. Depois que os holocrons foram destruídos, Maul descobriu outra maneira de obter as informações de que precisava. Ele viaja para Dathomir com Ezra e recria um feitiço Nightsister para fundir temporariamente as mentes dele e de Ezra, o que os leva a perceber que ambos estão procurando por Obi-Wan Kenobi. No entanto, em troca das respostas fornecidas, os espíritos Nightsister exigem um sacrifício e possuem Kanan e Sabine Wren quando chegam para resgatar Ezra. Depois de escapar deles, Maul faz uma oferta final a Ezra para se tornar seu aprendiz e o deixa para trás para tentar resgatar seus amigos depois que ele se recusa.

Eventualmente, no episódio " Twin Suns ", Maul rastreia Obi-Wan até Tatooine, mas se perde no deserto e decide usar Ezra para atrair seu antigo inimigo para fora do esconderijo. Seu plano é finalmente bem sucedido quando ele rastreia o movimento de Ezra, que veio encontrar e avisar Obi-Wan de Maul, até que ele seja resgatado pelo Mestre Jedi. Enquanto Ezra é levado por Obi-Wan, Maul ameaça seu antigo inimigo e rapidamente deduz que ele não está apenas se escondendo, mas está protegendo alguém . Percebendo que ele não pode permitir que Maul escape com essa informação, Obi-Wan acende seu sabre de luz e se prepara para duelar com Maul, que é rapidamente derrotado em alguns golpes. Enquanto ele está morrendo nos braços de Obi-Wan, Maul pergunta se a pessoa que ele está protegendo é o " Escolhido ".", e Obi-Wan responde que sim. Maul declara que este "Escolhido" irá vingá-los, e falece.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Darth Maul

Notas e referências

Notas

  1. A Ameaça Fantasma, Rebels e Solo: A Star Wars Story
  2. The Clone Wars
  3. Segundo o escritor Jon Kasdan, o nome era uma referência à aparência vermelha de Maul.

Referências

  1. «Maul, Darth». Star Wars Databank. Lucasfilm. Consultado em 24 de setembro de 2011 
  2. «Designing a Sith Lord». Consultado em 6 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2015 
  3. Cotta Vaz, Mark (Julho de 1999). «Phantom Visions». Cinefex. pp. 39–68 
  4. Moyers, Bill (26 de abril de 1999). «Of Myth And Men». Time. Consultado em 20 de abril de 2009. Arquivado do original em 23 de agosto de 2006 
  5. a b Designing a Sith Lord Arquivado em 2008-06-11 no Wayback Machine
  6. Blauvelt, Christian (12 de outubro de 2011). «Darth Maul Lives! 'Star Wars: The Clone Wars' shows his life after vivisection». EW.com. Consultado em 6 de maio de 2020 
  7. Greenberg, Glenn (2019). Star Wars: Age of Republic – Villains. Nova Iorque: Marvel Comics. 26 páginas. ISBN 978-1-302-91729-6. OCLC 1090442735 
  8. Wetmore, Kevin J., Jr. (10 de agosto de 2017). The Empire Triumphant: Race, Religion and Rebellion in the Star Wars Films. [S.l.]: McFarland & Company. p. 127. ISBN 9781476611716 
  9. Simpson, George (24 de maio de 2018). «Solo 2: How two MAJOR Star Wars villains are set up for the inevitable sequel». Daily Express. Consultado em 24 de maio de 2018 
  10. «The Solo: A Star Wars Story Ending Explained». GamesRadar. 17 de maio de 2018. Consultado em 19 de maio de 2018 
  11. Star Wars Episode I: The Phantom Menace - Trailer (em inglês), consultado em 11 de abril de 2022 
  12. Sherwood, Seth (1 de julho de 2018). «The Lightsaber Prop Guidebook» (PDF) 
  13. Star Wars: Episode I – The Phantom Menace
  14. Sowa, Alexander (15 April 2020). «The Clone Wars' Reference to Maul's Solo Cameo Isn't Enough». CBR. Consultado em 22 April 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]