Usuário:Hume42/Testes/7

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tradução: Keith Haring

Keith Haring
Hume42/Testes/7
Keith Haring em 1988
Nome completo Keith Allen Haring
Nascimento 4 de maio de 1958
Reading (Pensilvânia)
Morte 16 de fevereiro de 1990 (31 anos)
Nova Iorque
Nacionalidade Estadunidense
Educação
  • The Ivy School of Professional Art

  • School of Visual Arts New York City
Ocupação Artista
Assinatura
Página oficial
https://www.haring.com/

Keith Allen Haring (4 de maio de 195816 de fevereiro de 1990) foi um artista estadunidense cujo trabalho de pop art se popularizou diante da subcultura do grafite em Nova Iorque durante a década de 1980. Seu legado artístico se tornou "amplamente reconhecido como linguagem visual". Muitos de seus trabalhos incluêm alusões sexuais que se tornaram ativismo social ao usá-los na conscientização da AIDS e do sexo seguro. Além de exibições individuais em galerias, ele participou de exibições internacionalmente renomadas como a documenta em Kassel, a Bienal de Whitney em Nova Iorque, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e a Bienal de Veneza. O Museu Whitney de Arte Americana exibiu uma retrospectiva de suas obras em 1997.

A popularidade de Haring cresceu diante de seus desenhos espontâneos no metrô de Nova Iorque — desenhando em giz cachorros e outras figuras personalizadas. Após ganhar reconhecimento público, ele criou murais coloridos de larga escala, muitos encomendados. Ele produziu mais de 50 trabalhos de arte entre 1982 e 1989, muitos deles sendo voluntários para instituições como hospitais e escolas. Em 1986, ele abriu a loja Pop Shop como uma extensão de seu trabalho. O trabalho posterior de Haring transmitiu mensagens políticas e sociais — anti-crack, anti-apartheid, sexo seguro, homossexualidade e AIDS — através de sua própria iconografia.

Haring morreu em 16 de fevereiro de 1990 por complicaçãoes da AIDS. Em 2019, ele foi incluido como um dos 50 estadunidenses "pioneiros e heróis" lembrados na Calçada da Fama Nacional LBGTQ no interior do Monumento Nacional Stonewall, em Stonewall Inn (Cidade de Nova Iorque).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos e educação: 1958–1979[editar | editar código-fonte]

Haring nasceu em um hospital comunitário em Reading (Pensilvânia), em 4 de maio de 1958. Ele cresceu Kutztown, no mesmo estado, com sua mãe Joan Haring e seu pai Allen Haring, um engenheiro e cartoonista amador. Ele teve três irmãs mais novas: Kay, Karen e Kristen. Ele se interessou por arte desde cedo, passando tempo junto com seu pai e produzindo desenhos criativos. Suas primeiras influências incluiram cartoons de Walt Disney, Dr. Seuss, Charles Schulz e os personagens do Looney Tunes do The Bugs Bunny Show.

A família de Haring frequentava a Igreja Unida de Cristo. Em sua adolescência, Haring se envolveu com o Movimento de Jesus. Ele depois mochilou através do país, vendendo camisetas que estampavam a banda Grateful Dead e outras com mensagens anti-Nixon. Ele se formou na Kutztown Area High School em 1976. Haring estudou arte comercial durante 1976 e 1978 na Pittsburgh's Ivy School of Professional Art, mas eventualmente perdeu o interesse, pois se inspirou em produzir sua própria arte depois de ler The Art Spirit (1923) de Robert Henri.

Haring se manteve com um trabalho no Pittsburgh Center for the Arts e aprendeu no processo a arte de Jean Dubuffet, Jackson Pollock e Mark Tobey. Ele foi fortemente influenciado na época por uma retropesctiva de 1977 de Pierre Alechinsky e por uma palestra de Christo de 1978. A partir do trabalho de Alechinsky, ele tomou coragem para criar imagens destacando palavras e personagens. A partir de Christo, Haring introduziu maneiras de incorporar o cenário público em sua arte. A primeira exibição solo de importância para Haring foi no Pittsburgh at the Center for the Arts em 1978.

Haring se mudou para Lower East Side em Nova Iorque em 1978 apra estudar pintura na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. Ele também trabalhou como ajudante de garçom durante a noite. Enquanto estudava ele foi introduzido no campo da semiótica pelo artista Bill Beckley e experimentos com vídeo e perfomance. Haring também foi bastante influenciado na sua arte pelo autor William S. Burroughs.

Em 1978, Haring escreveu em seu caderno: "Eu estou ficando cada vez mais atento ao movimento. A importância do movimento é intensificado quando a arte se torna uma perfomance. A perfomance (o ato de pintar) se torna importante como o resultado da pintura".

Primeiros trabalhos: 1980–1981[editar | editar código-fonte]

Haring primeiramente recebeu atenção pública com seus artes de grafite nos metrôs onde ele criou desenhos brancos em giz em fundos pretos em locais sem uso para propagandas nas estações. Ele considerava os metrôs como seus "laboratórios", lugares onde ele poderia experimentar e criar seu trabalho de arte e via o local preto de propaganda sem uso como um espaço livre e um "local perfeito para desenhar". O Bebê Radiante, uma criança deitada com os quatro membros apoiados emitindo raios de luz se tornou seu símbolo mais reconhecido. Ele usou esse desenho como uma assinatura de sua obra nos metrôs. Símbolos e imagens (como chachorros latindo, discos voadores e grandes corações) se tornaram comuns no seu trabalho e iconografia. Como resultado, a arte de Haring se espalhou rapidamente e se tornou bastante reconhecível.

Os escritos de Burroughs e Brion Gysin inspiraram os trabalhos de Haring com lettering. Em 1980, ele criou manchetes com justaposições de palavras e colou centenas deles em postes de luz ao redor de Manhattan.

Em 1980, Haring começou a organizar exibições no Club 57, que foram filmadas por seu amigo e fotógrafo Tseng Kwong Chi. No final de 1981, Haring teve sua primeira exibição solo na Galeria Hal Bromm em TriBeCa.

Fama: 1982–1986[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 1982, Haring foi o primeiro de doze artistas selecionados pelo Public Art Fund para fazer uma exposição em um painel publicitário na Times Square. Naquele verão, Haring criou seu primeiro grande painel publicitário no Houston Bowery Wall em Lower East Side. Em suas pinturas, ele frequentemente usava linhas para mostrar energia e movimento. Haring geralmente trabalhava rápido, tentando criar o máximo de trabalhos possíveis, algumas vezes fazendo 40 pinturas por dia. Em uma de suas obras, sem título (1982), mostra duas figuras com um coração radiante, o qual os críticos interpretaram como uma audácia em reperesentar o amor homossexual.

Em 1982, Haring participou do documenta 7 em Kassel, com seu trabalho sendo apresentado juntamente com Joseph Beuys, Anselm Kiefer, Gerhard Richter, Cy Twombly, Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol. Em outubro de 1982, ele participou de uma exibição na Galeria de Tony Shafrazi, de maneira conjunta com seu colaborador "LA II" Ortiz. Naquele ano, ele exibiu em diversas gelerias junto com vários artistas como na Galeria de Alexander Milliken em Nova Iorque.

Em 1983, Elio Fiorucci convidou Haring para Milão a fim de pintar nas paredes da loja de Fiorucci. Naquele ano, Haring participou na Bienal de São Paulo e na Bienal de Whitney em Nova Iorque. Ele também teve uma exibição solo na Galeria Fun em East Village (Nova Iorque) em fevereiro de 1983. Enquanto Haring esteve em Londres para a abertura de sua exibição individual na Galeria dee Robert Fraser em 1983, ele se encontrou e começou uma colaboração com o coreográfo Bill T. Jones. Haring usou o corpo de Jones como molde para uma pintura da cabeça aos pés.

Referências