Usuário(a):Liquet/Wandering Son

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hourou Musuko
放浪息子
(Hōrō Musuko)
Gêneros Drama, slice of life
Mangá
Escrito e ilustrado por Takako Shimura
Editoração Enterbrain
Revistas Comic Beam
Demografia Seinen
Período de publicação Dezembro de 2002Agosto de 2013
Volumes 15
Anime
Produção Jiyū Ōgi
Makoto Kimura (Fuji TV)
Shunsuke Saitō
Direção Ei Aoki
Roteiro Mari Okada
Música Keiichi Okabe
Satoru Kōsaki
Estúdio de animação AIC Classic
Emissoras de televisão Fuji TV (Noitamina)
Período de exibição 13 de janeiro de 201131 de março de 2011
Episódios 12 (11 foram ao ar)
Portal Animangá

Wandering Son (放浪息子 Hōrō Musuko?) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Takako Shimura. Foi originalmente serializado na Comic Beam na edição de dezembro de 2002 a agosto de 2013, e publicado em 15 volumes tankōbon pela Enterbrain de julho de 2003 a agosto de 2013. A série é licenciada em inglês pela Fantagraphics Books, que lançou o primeiro volume na América do Norte em Julho de 2011. Uma adaptação de anime de 12 episódios produzida pela AIC Classic e dirigida por Ei Aoki foi ao ar no Japão entre janeiro e março de 2011. Onze episódios foram ao ar na televisão, com os episódios 10 e 11 editados em um único episódio, e foram lançados individualmente em seu respectivos volumes BD/DVD.

A história retrata uma jovem estudante chamada Shuichi Nitori, descrita pelo autor como uma garota trans, e o amigo de Shuichi, Yoshino Takatsuki, descrito como um garoto trans. A série trata de questões como ser transgênero, identidade de gênero e o início da puberdade. Shimura pretendia escrever originalmente a história sobre uma menina no colégio que quer ser menino, mas ela percebeu que um menino que queria ser menina antes de entrar na puberdade teria muitas preocupações relacionadas ao crescimento e mudou a história para caber neste modelo. Wandering Son foi selecionado como trabalho recomendado pelo júri de premiação do décimo Japan Media Arts Festival em 2006. A série foi elogiada por usar a reversão de gênero como o cerne da história, embora o realismo emocional dos jovens personagens tenha sido questionado.

Enredo[editar | editar código-fonte]

No início de Wandering Son, Shuichi Nitori é um aluno da quinta série que se transfere para uma nova escola. Shuichi rapidamente se torna amigo de outro aluno: o alto e juvenil Yoshino Takatsuki. Yoshino logo descobre o desejo de Shuichi de ser uma menina. Em uma demonstração de amizade, Yoshino confessa um desejo semelhante de ser menino. Shuichi também se torna amigo de Saori Chiba e Kanako Sasa, duas outras meninas da classe. Saori imediatamente gosta de Shuichi e continuamente encoraja Shuichi a usar roupas femininas. Depois que Shuichi, Yoshino e seus amigos entram na sexta série, Shuichi conhece Makoto Ariga, outro aluno de sua idade de outra classe que também secretamente quer ser uma menina. Shuichi e Yoshino tornam-se amigos de uma mulher trans adulta chamada Yuki, que mora com um homem chamado Shiina. A irmã mais velha de Shuichi, Maho, torna-se modelo e eventualmente torna-se amiga de Maiko, uma modelo adolescente que ela idolatra, e duas outras modelos adolescentes: Tamaki Satō e Anna Suehiro. Maho arranja um namorado, Riku Seya, e Shuichi confessa uma paixão por Yoshino, mas Yoshino não pode retribuir os sentimentos de Shuichi. Depois que Saori descobre isso, ela confessa que gosta de Shuichi, mas Shuichi também não consegue retribuir seus sentimentos. Isso resulta em uma desavença entre os amigos de Shuichi enquanto eles se preparavam para entrar no colégio.

Na escola secundária, eles conhecem uma garota alta e excêntrica que faz amizade com todos, Chizuru Sarashina, e sua amiga espinhosa Momoko Shirai, que não se dá bem com os outros - especialmente Saori. Eventualmente, Saori e Yoshino se juntam ao grupo de amigos de Shuichi, embora Saori diga que ainda odeia Yoshino e Momoko. Shuichi e Anna começam a namorar, para grande surpresa de seus amigos e da irmã de Shuichi. Yoshino e Saori conseguem recuperar a meio caminho sua amizade, embora Saori ainda seja distante com os outros. Os amigos de Shuichi são divididos em várias classes ao entrar no segundo ano do ensino médio. Shuichi torna-se amigo de Shinpei Doi, que anteriormente brincava com Shuichi sobre querer ser uma garota. Yoshino frequenta a escola com uniforme de menino por um curto período, e Shuichi tenta ir para a escola vestido de menina um dia, mas ri e fica desanimado. Os amigos de Shuichi se preocupam quando Shuichi começa a faltar à escola. Embora Shuichi eventualmente volte a frequentar a escola regularmente, Anna termina o relacionamento. No momento em que Shuichi, Yoshino e seus amigos entram no terceiro ano do ensino médio, a voz de Shuichi está mudando . O grupo de amigos começa a pensar em seus planos futuros para o ensino médio, e Shuichi e Anna começam a namorar novamente.

Shuichi começa a frequentar a mesma escola só para meninos que Makoto e Doi, enquanto Yoshino e Saori começam a frequentar uma escola onde o uniforme não é obrigatório. Saori começa a namorar Fumiya Ninomiya. Yoshino começa a trabalhar na agência de modelos de Anna e Shuichi começa a trabalhar em um café, mas depois desiste. Shuichi começa a escrever um romance semi-autobiográfico. Yoshino mais tarde diz a Shuichi que o primeiro não pensa mais em ser um menino, e também confessa uma atração romântica por Shuichi. Shuichi ainda se identifica como uma garota, e mesmo depois de informar Anna sobre isso, ela fica com Shuichi. Depois de se formar no colégio, Shuichi se muda e vai para a mesma faculdade que Doi. Shuichi continua a escrever o romance, que recebe o título de The Boy Who's a Girl (ぼくは、おんなのこ Boku wa, Onna no Ko?) .

Personagens[editar | editar código-fonte]

A group of six junior high school students standing side by side in school uniforms. From the left is a girl, two boys, a girl wearing a male uniform, and two other girls
Os personagens principais de Wandering Son (da esquerda para a direita): Saori, Makoto, Shuichi, Chizuru, Yoshino e Kanako
Shuichi Nitori (二鳥 修一 Nitori Shūichi?)
Voz de: Kōsuke Hatakeyama
Shuichi, um dos dois protagonistas, está na quinta série do ensino fundamental.[1] Também conhecido pelos apelidos Shu (シュウ Shū?) e Nitorin (にとりん?) , Shuichi é trans e costuma vestir-se de mulher. Shuichi é descrito como fofa por muitos dos outros personagens e é capaz de parecer uma garota quando se veste, por causa de um rosto de aparência feminina e constituição física. Shuichi gosta de usar roupas bonitas; embora inicialmente não seja um travesti, os amigos de Shuichi, Yoshino Takatsuki e Saori Chiba, incentivam Shuichi a se vestir e agir de maneira feminina.[2] Conforme Shuichi cresce, a puberdade se torna um tópico de crescente preocupação, como o crescimento dos pelos no corpo,[3] uma voz cada vez mais profunda[4] e o aparecimento de espinhas.[5] Shuichi exibe sinais de disforia de gênero e exibe uma atração externa por dois personagens da série - Yoshino[6] e Anna Suehiro. Shuichi e Anna namoraram por um tempo no colégio,[7] até que ela rompeu o relacionamento.[8] No entanto, os dois logo retomam seu relacionamento.
Shuichi está interessado em fazer atividades em ambientes fechados, e não participa das atividades favorecidas por meninos da mesma idade, como praticar esportes. Shuichi gosta e é hábil em assar alimentos doces, embora nunca seja mostrado cozinhando outros alimentos mais convencionais. Depois de iniciar um diário de intercâmbio com Yoshino, Shuichi se interessou por escrever histórias,[9] e até se juntou ao clube de teatro como escritor com Saori no colégio depois de co-escrever uma versão de Romeu e Julieta interpretada por membros de sua classe .[10] Shuichi tem uma personalidade honesta e se dá facilmente bem com os outros. Quando criança, Shuichi tem uma atitude obediente e zelosa. No entanto, ao entrar na puberdade, Shuichi às vezes experimenta explosões de intensa emoção.[11] Shuichi pode ser excessivamente sensível às vezes e muitas vezes é mostrado chorando na frente de outras pessoas. Devido a essas peculiaridades de personalidade, é mais fácil para Shuichi se relacionar com garotas da mesma idade. Conseqüentemente, Shuichi tem poucos amigos homens.
Yoshino Takatsuki (高槻 よしの Takatsuki Yoshino?)
Voz de: Asami Seto
Yoshino, o outro protagonista, é uma criança alta e masculina que, no início de Wandering Son, é um aluno do quinto ano da classe de Shuichi.[1] Também conhecido como Takatsuki-kun (高槻くん?) por seus colegas de classe, com um título honorífico usado principalmente com meninos, Yoshino deseja ser um menino . Yoshino geralmente se abstém de se vestir com roupas tradicionalmente femininas, como saias ou vestidos. Apesar disso, a mãe de Yoshino insiste em comprar essas roupas para ele. Pouco depois de fazer amizade com Shuichi, Yoshino obtém um corte de cabelo juvenil, assumindo a aparência de um menino da idade deles, especialmente quando Yoshino está vestido com um uniforme escolar masculino.[12] Como Shuichi, Yoshino fica cada vez mais preocupado e ressentido com a puberdade, como no início da menstruação[13] ou com o crescimento dos seios.[14] Yoshino vai comprar uma peça de roupa que comprime os seios para escapar da necessidade de usar sutiã.[15] Como Shuichi, Yoshino mostra sinais indicando disforia de gênero,[5] embora mais tarde pare de pensar dessa forma devido à exposição pessoal à modelagem.[16]
Yoshino prefere se vestir e agir como um menino, mas geralmente se abstém de qualquer coisa que chame a atenção, como ir para a escola com uniforme masculino após entrar no ginásio. No entanto, Yoshino ocasionalmente se veste com um uniforme escolar masculino e vai para as cidades vizinhas vestido como um menino; durante um desses momentos, Yoshino gosta de ser atacado por uma mulher mais velha. Yoshino quer parecer "descolada" e usa roupas que não são femininas. Quando provocado por outros, Yoshino tende a se emocionar e é conhecido por ficar violento de vez em quando.[17] Yoshino começa a se interessar pelo basquete depois de entrar no colégio e se junta ao time feminino de basquete com Chizuru Sarashina.[18] No ensino fundamental, Yoshino decide não cortar o cabelo após um comentário de Saori,[19] mas depois o corta de volta para um estilo curto e juvenil.[20] A família de Yoshino consiste em pai, mãe, irmão mais velho e irmã mais velha.

Colegas de classe[editar | editar código-fonte]

Saori Chiba (千葉 さおり Chiba Saori?)
Voz de: Yuuka Nanri
Saori, apelidada de Saorin (さおりん?) , é uma garota que está no quinto ano da classe de Shuichi no início de Filho Errante.[1] Ela se interessa em encorajar Shuichi a se travestir, chegando a comprar um vestido caro para Shuichi como presente de aniversário, que Shuichi mais tarde devolve, para seu desagrado.[21] Saori acha difícil se associar com outras pessoas; ela tem poucos amigos, embora se aproxime de Shuichi. Ela tende a transmitir o que está em sua mente e ignora como os outros podem entender o que ela diz. À medida que Saori cresce, ela se torna gradualmente mais reservada e estóica; ela até tem relações ruins com seus professores.[22] Apesar de sua atitude egocêntrica, ela continua popular entre seus colegas de classe devido à sua atratividade física. Ela é uma garota sensível cujo temperamento às vezes leva a melhor quando repreende valentões que provocam Shuichi, por causa da feminilidade e travesti deste último.[23][24] Saori é freqüentemente afetada emocionalmente pelas circunstâncias que envolvem Shuichi, por causa de seus sentimentos por ele. Saori se converte ao cristianismo em parte por causa dessa influência de buscar perdão por suas ações anteriores,[13] embora ela só vá à missa quando se sente culpada por seu comportamento.
Kanako Sasa (佐々 かなこ Sasa Kanako?)
Voz de: Yoshino Nanjō
Kanako Sasa, geralmente chamada de seu sobrenome, é uma garota do quinto ano da classe de Shuichi no início de Filho Errante .[1] Ela às vezes é chamada de Kanabun (カナブン? lit. drone beetle) por seu irmão mais novo e Chizuru. Ela faz sua primeira aparição no capítulo dois do mangá, mas não é nomeada até o volume dois. Ela é uma garota baixa e enérgica que se considera amiga de todos e fica angustiada quando seus amigos brigam entre si.[25] Sasa atua como uma mediadora entre seus amigos nesses momentos e tenta não deixar ninguém sozinho.[18][26] Ela é amiga de Yoshino desde a pré-escola,[27] e mais tarde se torna próxima de Chizuru. Sasa é uma menina inocente e infantil que não tem muitas preocupações além das brigas de seus amigos. Ela tende a ser difícil para a mãe, que escolhe suas roupas para ela e até a ajuda a se preparar para a escola pela manhã.[28] Ela menciona que, se pensar muito sobre algo, seu cérebro coça.[29]
Makoto Ariga (有賀 誠 Ariga Makoto?)
Voz de: Yūichi Iguchi
Makoto aparece pela primeira vez quando o elenco está na sexta série, embora esteja em uma classe diferente.[25] Conhecida como Mako, embora principalmente apenas por Shuichi, Makoto também é uma garota trans; é esse desejo que estimula Makoto a se tornar o amigo mais próximo de Shuichi. Devido às sardas faciais e aos óculos redondos, Makoto não consegue parecer tão fofa quanto Shuichi ao usar roupas femininas.[30] Makoto é uma romântica que deseja se relacionar com um homem adulto e legal.[18] Makoto é extraordinariamente maduro e é capaz de pensar com calma e objetividade enquanto aconselha os amigos.[28] Makoto também se dá bem com meninos e meninas da mesma idade, por causa de sua boa audição, e muitas vezes se torna um observador do que está acontecendo na vida de outros personagens. Makoto é filha única e seus pais administram uma padaria.
Chizuru Sarashina (更科 千鶴 Sarashina Chizuru?)
Voz de: Saeko Chiba
Chizuru, apelidada de Chii-chan, é uma garota alta que aparece pela primeira vez como colega de classe de Shuichi quando os dois entram na escola secundária.[31] Ela é amiga de infância de Momoko e tem um comportamento estiloso, destacado por sua estatura e cabelo comprido, que cativa Shuichi e Yoshino quando a conhecem. Chizuru é descrita como um espírito livre, alguém que gosta de fazer coisas não convencionais, muitas vezes ultrajantes, que surpreendem as pessoas ao seu redor; ela freqüentemente age sem pensar e, como resultado, projeta uma personalidade infantil.[4][32] Seu comportamento impulsivo às vezes a coloca em problemas com outros personagens, mas ela rapidamente fica envergonhada quando percebe as consequências.[10][33] Ela tenta ser amiga de todos, embora Saori não goste de sua impulsividade.[34] Chizuru se junta ao time de basquete feminino no ginásio. Sua família tem um restaurante de soba.
Momoko Shirai (白井 桃子 Shirai Momoko?)
Voz de: Aki Toyosaki
Momoko é uma amiga de infância e colega de classe de Chizuru na escola secundária;[31] ela é apelidada de Momo. Ela fica sempre perto de Chizuru e fica visivelmente irritada quando Chizuru se socializa com outras pessoas, ou mesmo se alguém simplesmente se senta perto dela.[30] Momoko inevitavelmente começa a lutar com Saori, que não respeita particularmente Chizuru, quando eles conversam.[35]

Outras[editar | editar código-fonte]

Maho Nitori (二鳥 真穂 Nitori Maho?)
Voz de: Nana Mizuki
Maho é irmã de Shuichi. Ela é um ano mais velha do que Shuichi, e no início de Wandering Son, ela está na sexta série do ensino fundamental.[1] Maho mostra um grande interesse por roupas e gasta grande parte de seu dinheiro em roupas novas. Ela é uma grande fã de uma modelo de moda adolescente chamada Maiko, e para conhecê-la, Maho fez um teste para a mesma agência de modelos de Maiko.[36] Depois de ser contratada e ser reconhecida como modelo, Maho gosta de receber pedidos de autógrafo de estranhos.[37] Enquanto sua carreira de modelo começa lentamente, Maho logo ganha confiança em suas habilidades e se torna amiga de Maiko e duas outras modelos, Anna Suehiro e Tamaki Satō.[11] Em contraste com seu irmão mais novo, Maho é muito falante e tende a ser rude com Shuichi, até mesmo batendo ou esbofeteando Shuichi de vez em quando,[25][38] e ela frequentemente força coisas em Shuichi com pouca consideração pela opinião de Shuichi. Ela não gosta do travesti de Shuichi e fica com raiva e perturbada quando encontra Shuichi vestido de menina.[18] Na escola secundária, Maho se sente atraída por seu colega de classe Riku Seya e, eventualmente, começa a namorá-lo.[26]
Riku Seya (瀬谷 理久 Seya Riku?)
Voz de: Yoshitsugu Matsuoka
Riku Seya, geralmente referido pelo sobrenome, é uma colega de classe de Maho que a conhece quando eles entram no colégio. Ele geralmente é um menino de fala mansa que inicialmente se interessa por Shuichi, que ele acredita ser uma menina, quando se conhecem.[39] Quando ele descobre que Shuichi foi designado um homem, Seya fica com raiva de Maho por esconder isso e enganá-lo,[40] mas ele logo se reconcilia com ela e eventualmente começa a namorá-la.[26] Seya permanece educado com Shuichi, embora devido ao encontro inicial, sempre haja alguma estranheza entre os dois.
Anna Suehiro (末広 安那 Suehiro Anna?)
Voz de: Yui Horie
Anna é uma modelo adolescente muito amiga de Maiko e frequenta a mesma escola feminina que ela;[41] ela é igualmente conhecida e experiente em modelagem.[40] Ela é considerada franca e de língua afiada por outras modelos. Anna inicialmente desaprova que Shuichi se vista como uma garota, e até chama Shuichi de aberração logo após conhecer Shuichi. Anna inicialmente diz a Maho que não tem interesse em seu irmão "fraco" por causa da feminilidade de Shuichi,[42] embora mais tarde saia com Shuichi por um tempo depois que Shuichi a convida para sair,[7] até que ela rompa com Shuichi.[8] No entanto, os dois logo retomam seu relacionamento. Além disso, a opinião de Anna sobre Shuichi se apresentando como mulher também muda, ela dizendo que na verdade combina com Shuichi,[43] e os dois até saem juntos em um encontro com Shuichi vestido de menina.[44] Ela sente que Shuichi é uma pessoa interessante, e uma vez disse que Shuichi é como uma irmãzinha bonita.[45] Anna gasta muito dinheiro com roupas e gosta de modificá-las.
Yuki (ユキ?)
Voz de: Takako Honda
Yuki, nascida Hiroyuki Yoshida (吉田 紘之 Yoshida Hiroyuki?) , é uma mulher trans alta e atraente que vive com seu namorado Shiina.[27] Ela começa a se interessar por Yoshino quando acredita que Yoshino é um menino, embora permaneça em boas relações com Yoshino mesmo depois de saber do sexo atribuído a Yoshino,[46] e dá conselhos úteis a Shuichi e Yoshino quando estão com problemas. Apesar das diferenças entre as situações, Yuki vê muito de si mesma em Shuichi: quando eles estavam crescendo, Shiina foi a única amiga que ficou ao lado da jovem Hiroyuki, como ela era chamada na época, enquanto as meninas a provocavam e os meninos a intimidavam para mudar . Yuki sempre mantém uma atitude positiva e dirige um bar gay .[47] Desde sua transição, ela não tem se dado bem com seus pais, que administram uma loja de uniformes.
Yuki é a personagem principal do conto de Takako Shimura "Hana" (?) , na coleção Boku wa, Onna no Ko (ぼくは、おんなのこ?) , na qual sua família - que consiste em seu pai, mãe, irmão, e cunhada - também aparece; Yuki é revelado como um fã de Keiji Sada, um ator do período Shōwa.[48]
Shiina (椎名?)
Voz de: Keiji Fujiwara
Shiina, de nome desconhecido, também conhecido por seu apelido Shii (しー?) , é outro amigo adulto de Shuichi e Yoshino.[49] Ele foi colega de classe de Yuki na escola primária e eventualmente se tornou seu namorado após sua transição. Ao contrário de Yuki, Shiina tinha muitos amigos na escola.[50] Ele geralmente apenas cuida de Shuichi e Yoshino com Yuki, mas às vezes ele faz coisas ousadas e inesperadas, como agarrar a virilha de Yoshino quando ele conhece Yoshino pela primeira vez porque temia isso, porque Yoshino estava vestido de menino na época, Yuki poderia estar tendo um caso ilícito com Yoshino.[51]
Fumiya Ninomiya (二宮 文弥 Ninomiya Fumiya?)
Voz de: Kaoru Mizuhara
Fumiya é um menino falador, um ano mais velho que Saori[42] que ela conhece quando começa a ir à igreja .[13] Saori é facilmente irritado com ele, especialmente quando ele traz-lhe flores a partir de seus pais loja de flores .[38][52] Ele começa a se interessar por Saori e tenta se tornar seu namorado. Depois de conhecer Shuichi, Fumiya fica com ciúmes do interesse de Saori em Shuichi e descobre que o travesti de Shuichi é bruto.[33] Embora inicialmente mentisse para Saori e Shuichi sobre ter interesse em travestir-se,[53] ele mais tarde é visto vestido como uma garota enquanto saía com Shuichi,[8] e novamente no festival cultural na escola de Shuichi.[54] Fumiya gosta da atenção extra que vem do travesti e admite que gosta de ser chamado de fofo.
Shinpei Doi (土居伸平 Doi Shinpei?)
Voz de: Hiroyuki Yoshino
Shinpei é um colega de classe de Shuichi. Ele tende a ser confiante em si mesmo e em suas opiniões. Na escola secundária, ele frequentemente intimida Shuichi por uma percepção de falta de masculinidade, mas ele mudou de idéia uma vez no colégio depois de conhecer Yuki. Sua admiração e aprovação gradual de Shuichi se apresentando como uma garota tempera sua atitude autoritária, e ele tenta fazer amizade com Shuichi, tentando se desculpar por sua conduta passada. Ele até começa a encorajar Shuichi a ir para a escola vestido de menina.
Maiko (麻衣子?)
Voz de: Ai Takabe
Maiko é colega de classe e melhor amiga de Anna Suehiro. Ela é cantora e modelo. Ela tem uma grande base de fãs entre os colegas de classe de Shuichi.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista em agosto de 2003, Takako Shimura afirmou que o tema de Wandering Son é semelhante à segunda metade de seu mangá anterior Shikii no Jūnin .[55] Shimura pegou o professor do ensino fundamental Kentarō Kaneda de Shikii no Jūnin e o inseriu em Filho errante, onde ele leciona no colégio de Shuichi, porque ela realmente gostou de seu personagem.[56] Shimura planejou originalmente usar como personagem principal uma aluna do ensino médio que queria se tornar um menino. No entanto, ela percebeu que um menino que queria se tornar uma menina antes de entrar na puberdade teria muitas preocupações relacionadas ao crescimento e mudou a história de acordo. Shimura usou sua compreensão de que o menino passaria por mudanças significativas conforme crescesse para aprofundar o desenvolvimento da história e dos personagens. O título japonês, Hōrō Musuko, é um trocadilho com hōtō musuko (放蕩息子?) , que significa " filho pródigo ".[57]

Shimura encontrou principalmente os nomes de seus personagens procurando em dicionários de nomes, embora ela também tenha pegado os nomes de conhecidos e ligeiramente os mudou, e até mesmo usou nomes de estações de trem para personagens secundários que aparecem apenas uma vez.[57] De todos os personagens, Shimura é o mais satisfeito com Kanako Sasa. Para os designs de roupas das personagens femininas, Shimura consultou várias revistas de moda para meninas no início da adolescência, principalmente Nicola . Shimura comentou autodepreciativamente no posfácio do volume um que, como em suas outras séries, seus personagens não são muito diferentes uns dos outros, seus painéis são muito brancos e há muito pathos .[58]

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá Wandering Son foi escrito e ilustrado por Takako Shimura.[59] Foi serializado na revista de mangá seinen (voltada para homens adultos mais jovens) mensal Comic Beam da edição de dezembro de 2002 a agosto de 2013.[60][61] Os capítulos individuais foram coletados e publicados em 15 volumes tankōbon pela Enterbrain de 25 de julho de 2003 a 28 de agosto de 2013.[62] Wandering Son foi um dos vários títulos de mangá incluídos com o lançamento em dezembro de 2009 do serviço de distribuição de mangá da PlayStation Store para o console de jogo portátil PlayStation Portable japonês.[63]

A série foi licenciada em inglês pela Fantagraphics Books,[64][65] que começou a lançar a série na América do Norte em formato de capa dura começando com o primeiro volume em 5 de julho de 2011. Gary Groth, da Fantagraphics Books, disse em uma entrevista que licenciou Wandering Son porque "não é uma escolha típica para um título de mangá publicado nos Estados Unidos e não é um assunto típico de quadrinhos em geral",[66] dizendo que o assunto é "perfeitamente legítimo ... para literatura - ou quadrinhos. " Embora a Fantagraphics Books tenha lançado oito volumes em junho de 2015,[67] o lançamento de outros volumes foi prejudicado pelas vendas baixas.[68] A série também foi licenciada pela Ever Glory Publishing em Taiwan[69] e pela Haksan Culture Company na Coréia.[70]

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação de uma série de anime de 12 episódios produzida pela AIC Classic e Aniplex que foi ao ar no Japão entre 13 de janeiro e 31 de março de 2011 no bloco de programação Noitamina da Fuji TV .[71][72] A Crunchyroll transmitiu simultaneamente o anime em seu site de streaming.[73] No entanto, ele foi removido do Crunchyroll em 21 de abril de 2021.[74] A Aniplex lançou o anime em seis volumes de compilação de Blu-ray e DVD no Japão entre 27 de abril e 21 de setembro de 2011.[75] Dos 11 episódios a serem veiculados na TV, os episódios 10 e 11 foram editados em um único episódio, e foram lançados individualmente em seus respectivos volumes de BD / DVD.[76] Após a prisão de Ai Takabe, a dubladora que interpretou Maiko, por porte de drogas em outubro de 2015, o Bandai Channel removeu a série de seu catálogo de streaming.[77] O anime adapta a história a partir do momento em que os personagens entram no ensino fundamental.

O anime é dirigido por Ei Aoki e o roteiro foi escrito por Mari Okada . O animador-chefe Ryūichi Makino baseou o design do personagem usado no anime no conceito original de Takako Shimura e o animador principal é Michio Satō.[78] A música foi produzida por Satoru Kosaki e Keiichi Okabe, ambos de Monaca,[79] e o diretor de som é Jin Aketagawa. O tema de abertura do anime é "Itsudatte." (いつだって。?) por Daisuke e o single foi lançado em 2 de março de 2011.[80] O tema de encerramento é "For You" de Rie fu e o single foi lançado em 16 de fevereiro de 2011.[81] A trilha sonora original foi lançada em 24 de agosto de 2011.[82]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Foi relatado em junho de 2013 que aproximadamente 1,05 milhão de cópias do mangá estão sendo impressas no Japão.[61] Wandering Son foi selecionado como trabalho recomendado pelo júri de premiação do décimo Japan Media Arts Festival em 2006.[83] A Young Adult Library Services Association indicou Wandering Son para sua lista de Grandes Novelas Gráficas para Adolescentes de 2012.[84] O anime recebeu o prêmio de menção honrosa por realização técnica em animação transmitida no 65º Prêmio da Sociedade de Engenharia de Cinema e Televisão do Japão em 2012.[85]

Em uma resenha do primeiro volume por Rebecca Silverman da Anime News Network (ANN), ela elogiou o ritmo lento da narrativa, que "dá uma sensação mais realista".[86] Silverman elogia Takako Shimura por fazer de Shuichi um "protagonista humano", mas observa que "a maioria das crianças parece muito mais velha do que são." O segundo volume foi apresentado na coluna Right Turn Only da ANN em março de 2007 como a Importação do Mês, onde Carlo Santos elogiou a série por usar a reversão de gênero como o "verdadeiro coração da história" em contraste com "todas as outras séries" envolvendo cross -vestir-se, que usa a "inversão de gênero como um dispositivo de trama bobo".[87] A arte foi elogiada como "simples [com] poucas linhas, mas incrivelmente expressiva", que Santos afirma ser um "estilo o mais difícil e bonito de todos". Santos criticou o "realismo emocional" da obra por ter a "atitude irrealisticamente madura" dos jovens em relação a "questões acima de sua série".

Rachel Matt Thorn, a tradutora para o inglês do mangá, escreveu que os fãs de Anne of Green Gables ou The Rose of Versailles também gostariam de Wandering Son,[88] e Silverman comparou Wandering Son a Mizuiro Jidai .[86] Thorn descreveu a arte como "limpa e adorável" e continuou citando Wandering Son como "doce, instigante, engraçado e comovente, e acho que vai ressoar com os leitores, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual."[89] O primeiro volume do mangá traduzido pela Fantagraphics Books teve uma estreia antecipada no Toronto Comic Arts Festival de maio de 2011 e esgotou nas primeiras duas horas do evento.[90][91]

Em 2019 Forbes artigo 's sobre o melhor anime da década de 2010 década, Lauren Orsini considerou ser um dos cinco melhores anime de 2011 e chamou-lhe 'Um show de fuga no drama gênero transgênero'. Orsini elogiou a "arte delicada em aquarela" e como a história é "tratada com empatia e gentileza", mas "ao mesmo tempo, está longe de ser uma palestra; o foco nos personagens a mantém tão divertida quanto esclarecedora" .[92] Além disso, Beatrice Viri da CBR afirmou que o final do mangá é "bastante controverso devido ao tratamento dado ao personagem Yoshino", mas ainda é considerado um mangá LGBTQ popular.[93]

Referências

  1. a b c d e Shimura, Takako (2003). «Chapter 1». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch1" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  2. Shimura, Takako (2003). «Chapter 2». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6 
  3. Shimura, Takako (2007). «Chapter 44». Wandering Son (em japonês). 6. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3352-7 
  4. a b Shimura, Takako (2006). «Chapter 39». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch39" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  5. a b Shimura, Takako (2007). «Chapter 57». Wandering Son (em japonês). 7. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3928-4  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch57" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  6. Shimura, Takako (2005). «Chapter 31». Wandering Son (em japonês). 4. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2402-0 
  7. a b Shimura, Takako (2007). «Chapter 53». Wandering Son. 7. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3928-4  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch53" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  8. a b c Shimura, Takako (2010). «Chapter 74». Wandering Son. 10. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-0472-6412-0  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch74" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  9. Shimura, Takako (2005). «Chapter 28». Wandering Son (em japonês). 4. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2402-0 
  10. a b Shimura, Takako (2007). «Chapter 52». Wandering Son (em japonês). 7. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3928-4  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch52" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  11. a b Shimura, Takako (2005). «Chapter 27». Wandering Son (em japonês). 4. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2402-0  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch27" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  12. Shimura, Takako (2003). «Chapter 4». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6 
  13. a b c Shimura, Takako (2003). «Chapter 7». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch7" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  14. Shimura, Takako (2006). «Chapter 40». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7 
  15. Shimura, Takako (2007). «Chapter 56». Wandering Son (em japonês). 7. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3928-4 
  16. Shimura, Takako. «Chapter 116». Wandering Son (em japonês). 15. [S.l.]: Enterbrain 
  17. Shimura, Takako (2003). «Chapter 8». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6 
  18. a b c d Shimura, Takako (2006). «Chapter 36». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch36" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  19. Shimura, Takako (2008). «Chapter 58». Wandering Son (em japonês). 8. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4499-8 
  20. Shimura, Takako (2010). «Chapter 75». Wandering Son. 10. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-0472-6412-0 
  21. Shimura, Takako (2003). «Chapter 6». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6 
  22. Shimura, Takako (2004). «Chapter 10». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0 
  23. Shimura, Takako (2004). «Chapter 17». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0 
  24. Shimura, Takako (2007). «Chapter 47». Wandering Son (em japonês). 6. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3352-7 
  25. a b c Shimura, Takako (2004). «Chapter 21». Wandering Son (em japonês). 3. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2091-6  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch21" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  26. a b c Shimura, Takako (2005). «Chapter 33». Wandering Son (em japonês). 4. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2402-0  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch33" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  27. a b Shimura, Takako (2004). «Chapter 13». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch13" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  28. a b Shimura, Takako (2004). «Chapter 25». Wandering Son (em japonês). 3. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2091-6  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch25" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  29. Shimura, Takako (2003). «Chapter 3». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6 
  30. a b Shimura, Takako (2007). «Chapter 50». Wandering Son (em japonês). 7. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3928-4  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch50" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  31. a b Shimura, Takako (2006). «Chapter 34». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch34" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  32. Shimura, Takako (2006). «Chapter 41». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7 
  33. a b Shimura, Takako (2007). «Chapter 43». Wandering Son (em japonês). 6. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3352-7  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch43" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  34. Shimura, Takako (2006). «Chapter 38». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7 
  35. Shimura, Takako (2007). «Chapter 46». Wandering Son (em japonês). 6. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3352-7 
  36. Shimura, Takako (2004). «Chapter 18». Wandering Son (em japonês). 3. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2091-6 
  37. Shimura, Takako (2006). «Chapter 37». Wandering Son (em japonês). 5. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2825-7 
  38. a b Shimura, Takako (2007). «Chapter 48». Wandering Son (em japonês). 6. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-3352-7  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch48" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  39. Shimura, Takako (2004). «Chapter 11». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0 
  40. a b Shimura, Takako (2004). «Chapter 24». Wandering Son (em japonês). 3. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2091-6  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch24" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  41. Shimura, Takako (2009). «Chapter 71». Wandering Son. 9. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4995-5 
  42. a b Shimura, Takako (2005). «Chapter 32». Wandering Son (em japonês). 4. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2402-0  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ch32" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  43. Shimura, Takako (2008). «Chapter 60». Wandering Son (em japonês). 8. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4499-8 
  44. Shimura, Takako (2008). «Chapter 61». Wandering Son (em japonês). 8. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4499-8 
  45. Shimura, Takako (2008). «Chapter 59». Wandering Son (em japonês). 8. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4499-8 
  46. Shimura, Takako (2004). «Chapter 23». Wandering Son (em japonês). 3. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2091-6 
  47. Shimura, Takako (2004). «Chapter 16». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0 
  48. Shimura, Takako (2003). «Chapter 7». Boku wa Onna no Ko (em japonês). [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1685-8 
  49. Shimura, Takako (2004). «Chapter 15». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0 
  50. Shimura, Takako (2009). «Chapter 73». Wandering Son. 9. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4995-5 
  51. Shimura, Takako (2004). «Chapter 12». Wandering Son (em japonês). 2. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1805-0 
  52. Shimura, Takako (2005). «Chapter 30». Wandering Son (em japonês). 4. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-2402-0 
  53. Shimura, Takako (2009). «Chapter 68». Wandering Son (em japonês). 9. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4995-5 
  54. Shimura, Takako (2010). «Chapter 81». Wandering Son. 10. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-0472-6412-0 
  55. «Takako Shimura interview» (em japonês). Walkerplus Tokyo. 19 de agosto de 2003. Consultado em 5 de abril de 2009. Cópia arquivada em 26 de maio de 2007 
  56. Shimura, Takako (2008). «Afterword». Wandering Son. 8. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-4499-8 
  57. a b «Ask the Manga Author! Part 6, Takako Shimura part 1» (em japonês). Kanshin. Setembro de 2005. Consultado em 5 de abril de 2009. Cópia arquivada em 24 de dezembro de 2007  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Shimura-interview2.1" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  58. Shimura, Takako (2003). «Afterword». Wandering Son (em japonês). 1. [S.l.]: Enterbrain. ISBN 978-4-7577-1522-6 
  59. 放浪息子 1 [Wandering Son volume 1] (em japonês). Enterbrain. Consultado em 8 de abril de 2009. Cópia arquivada em 27 de setembro de 2011 
  60. «コミックビーム Official Web Site - 連載終了» [Comic Beam Official Web Site - Serialization Completed] (em japonês). Enterbrain. Consultado em 11 de julho de 2013. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2014 
  61. a b «Takako Shimura's Wandering Son Manga to End in July». Anime News Network. 11 de junho de 2013. Consultado em 11 de junho de 2013. Cópia arquivada em 14 de junho de 2013  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ANN-manga-end" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  62. 放浪息子 15 [Wandering Son volume 15] (em japonês). Enterbrain. Consultado em 26 de agosto de 2013. Cópia arquivada em 22 de setembro de 2013 
  63. «Japan's Sony PSP Manga Distribution Service Detailed». Anime News Network. 24 de setembro de 2009. Consultado em 29 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 24 de novembro de 2009 
  64. «Wandering Son by Aoi Hana's Shimura Listed in Amazon». Anime News Network. 6 de março de 2010. Consultado em 6 de março de 2010. Cópia arquivada em 8 de março de 2010 
  65. Cohen, Jacq (8 de março de 2010). «Here Comes the Son - Fantagraphics Starts a Manga Line». Fantagraphics Books. Consultado em 11 de março de 2010. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2011 
  66. Aoki, Deb (11 de março de 2010). «Gary Groth Talks: Fantagraphics' New Manga, Moto Hagio at Comic-Con». About.com. Consultado em 12 de março de 2010. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2011 
  67. Takako, Shimura (2011). Wandering Son: Volume Eight. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1606998311 
  68. «Translator Discusses "Wandering Son" Manga Status». Crunchyroll. 17 de novembro de 2015. Consultado em 4 de março de 2017. Cópia arquivada em 24 de abril de 2017 
  69. 放浪男孩 [Wandering Son] (em chinês). Ever Glory Publishing. Consultado em 13 de julho de 2009. Cópia arquivada em 29 de junho de 2011 
  70. 방랑 소년 1권 [Wandering Son 1] (em coreano). Haksan Culture Company. Consultado em 13 de julho de 2009. Cópia arquivada em 7 de julho de 2007 
  71. «Takako Shimura's Wandering Son Manga Gets Anime». Anime News Network. 11 de março de 2010. Consultado em 11 de março de 2010. Cópia arquivada em 4 de junho de 2011 
  72. «Level E, Hourou Musuko, Wolverine, Koisento Promos Streamed». Anime News Network. 15 de novembro de 2010. Consultado em 21 de novembro de 2010. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2010 
  73. «Crunchyroll to Simulcast Hourou Musuko/Wandering Son». Anime News Network. 6 de janeiro de 2011. Consultado em 6 de janeiro de 2011. Cópia arquivada em 8 de janeiro de 2011 
  74. Luster, Joseph (15 de abril de 2021). «The Idol Master, MEKAKUCITY ACTORS, and More Are Leaving Crunchyroll». Consultado em 15 de abril de 2021 
  75. «「放浪息子」アニメ公式サイト - BD & DVD» [Wandering Son Anime Official Website - BD & DVD] (em japonês). Aniplex. Consultado em 18 de fevereiro de 2011. Cópia arquivada em 22 de julho de 2011 
  76. «Wandering Son's Unedited Episodes 10/11 Put on BD/DVD». Anime News Network. 24 de março de 2011. Consultado em 24 de março de 2011. Cópia arquivada em 27 de abril de 2011 
  77. «Japanese Streaming Services Remove Kill Me Baby, Sweet Blue Flowers, Wandering Son Anime». Anime News Network. 28 de outubro de 2015. Consultado em 28 de outubro de 2015. Cópia arquivada em 29 de outubro de 2015 
  78. 「放浪息子」アニメ公式サイト - スタッフ&キャスト [Wandering Son Anime Official Website - Staff & Cast] (em japonês). Aniplex. Consultado em 28 de outubro de 2010. Cópia arquivada em 16 de outubro de 2010 
  79. «Monaca | 有限会社モナカ» [Monaca | Monaca, Inc.] (em japonês). Monaca. Consultado em 10 de setembro de 2010. Cópia arquivada em 18 de julho de 2010 
  80. 「放浪息子」アニメ公式サイト - オープニングテーマ [Wandering Son Anime Official Website - Opening Theme] (em japonês). Aniplex. Consultado em 21 de janeiro de 2011. Cópia arquivada em 22 de julho de 2011 
  81. 「放浪息子」アニメ公式サイト - エンディングテーマ [Wandering Son Anime Official Website - Ending Theme] (em japonês). Aniplex. Consultado em 21 de janeiro de 2011. Cópia arquivada em 22 de julho de 2011 
  82. 「放浪息子」アニメ公式サイト - オリジナルサウンドトラック [Wandering Son Anime Official Website - Original Soundtrack] (em japonês). Aniplex. Consultado em 22 de agosto de 2011. Cópia arquivada em 14 de junho de 2011 
  83. «Tenth Japan Media Arts Festival manga recommendations». Japan Media Arts Plaza, Agency for Cultural Affairs. Consultado em 6 de abril de 2009. Cópia arquivada em 3 de junho de 2008 
  84. «4 More Manga Nominated for YALSA Teens' Graphic Novels». Anime News Network. 12 de julho de 2011. Consultado em 13 de julho de 2011. Cópia arquivada em 17 de julho de 2011 
  85. «Black Rock Shooter, Wandering Son TV Anime Win Technical Awards». Anime News Network. 2 de agosto de 2012. Consultado em 3 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2012 
  86. a b «Wandering Son GN 1 - Review». Anime News Network. 4 de agosto de 2011. Consultado em 4 de agosto de 2011. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2011  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ANN-vol1-review" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  87. Santos, Carlo (6 de março de 2007). «Right Turn Only!! Kingdoms' Heart». Anime News Network. Consultado em 29 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 27 de abril de 2009 
  88. Thorn, Matt (9 de março de 2010). «Moto Hagio collection, Takako Shimura's Wandering Son». Consultado em 11 de março de 2010. Cópia arquivada em 17 de julho de 2011 
  89. Mautner, Chris (23 de março de 2010). «A short interview with Matt Thorn». Comic Book Resources. Consultado em 18 de junho de 2010. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2011 
  90. Headley, Janice (17 de maio de 2011). «TCAF 2011: Totally Cool And Fun». Fantagraphics Books. Consultado em 23 de maio de 2011. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2011 
  91. Aoki, Deb (9 de maio de 2011). «TCAF 2011 Day 1: Springtime Sunshine, Manga and Buzz Books». About.com. Consultado em 23 de maio de 2011. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2011 
  92. Orsini, Lauren (2 de dezembro de 2019). «The Best Anime Of The Decade - 2010 And 2011». Forbes. Consultado em 3 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2019 
  93. Viri, Beatrice (14 de dezembro de 2020). «The 6 Best LGBTQ Manga (That AREN'T Yaoi or Yuri)». Consultado em 15 de dezembro de 2020. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Animes e mangás LGBT]] [[Categoria:Seinen]] [[Categoria:Animes e mangás escolares]] [[Categoria:Noitamina]] [[Categoria:Programas da Fuji Television]] [[Categoria:Títulos da Fantagraphics Books]] [[Categoria:Mangas publicados pela Enterbrain]] [[Categoria:Animes e mangás de drama]] [[Categoria:Aniplex]] [[Categoria:Programas de televisão do Japão encerrados em 2011]] [[Categoria:Programas de televisão do Japão que estrearam em 2011]] [[Categoria:Mangás de 2002]] [[Categoria:!Artigos com texto em japonês]] [[Categoria:!Páginas com traduções não revistas]]