Usuário:Valdemir1/Patrick Drahi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Patrick Drahi
Patrick Drahi en 2015.
Fonctions
Président du conseil d'administration

Altice

Président du conseil d'administration

Numericable

Biographie
Naissance

[1]

Casablanca [[Fichier:Flag_of_Morocco.svg|borda|class=noviewer|20x20px|20x20px]] Maroc
Nom de naissance
Patrick Drahi
Nationalité

[[Fichier:Flag_of_Israel.svg|borda|class=noviewer|20x20px|20x20px]] Israélienne
[[Fichier:Flag_of_Portugal.svg|borda|class=noviewer|20x20px|20x20px]] Portugaise[2]

[[Fichier:Flag_of_France.svg|borda|class=noviewer|20x20px|20x20px]] Française
Domicile
Formation
Activité
Autres informations
Distinction

Patrick Drahinasceu 1963 de O primeiro parâmetro é necessário, mas foi fornecido incorretamente! de 20 (Erro de expressão: Palavra "ao" não reconhecida anos) em Casablanca , no Marrocos, é um homem de negócios e empresário franco-luso-israelense. Ele reside na Suíça[3] desde 1999.

Ele é o fundador e presidente do consórcio luxemburgo Altice, empresa multinacional especializada em telecomunicações e redes de cabo , que é listada na bolsa de valores de Amesterdão. Ele é o dono de uma empresa holding pessoal[4], de seguida, sociedade Limitada,[5], registrado em Guernsey, que é a maior acionista da Altice[6] · [7]. Altice é o principal acionista do francês operadora SFR Grupo, Virgin Mobile, operadora, israelenses Quente, mas também a Portugal Telecom, Altice Dominicana e o u.s. Suddenlink. SFR Grupo é o proprietário dos meios de Lançamento e O Expresso.

Em 2016, o seu patrimônio é avaliado pela revista Forbes em us $ 13 bilhões de dólares americanos, tornando-se o quinto homem mais rico da França e 93e à escala global[8].

Biografia e carreira acadêmica[editar | editar código-fonte]

Patrick Drahi nasceu em Marrocos, numa família judaica[9]. Seu pai e sua mãe eram professores de matemática. Quando ele tinha quinze anos, ele deixou de Marrocos, com sua família e estabeleceu-se em França, em Montpellier[10].

Em 1983, depois de cursos preparatórios no liceu Joffre[11], ele entrou para aÉcole polytechniqueErro de citação: Etiqueta <ref> inválida; refs sem parâmetro de nome devem ter conteúdo associado · [12] · [13]e, em seguida, completou sua formação em l'École nationale supérieure des de telecomunicações[14].

Em 2014, uma controvérsia sobre sua dupla nacionalidade shakes de alguns meios de comunicação. De acordo com os Desafios, o advogado Patrick Drahi disse que exclusivamente possui a nacionalidade israelense, e que ele pediu a perda de sua nacionalidade francesa[15], mas sua comitiva enfermos esta declaração. A maioria dos meios de comunicação descrevem-no como um homem de negócios-franco-israelense.

Ele é oficialmente domiciliada em Zermatt (Suíça), onde ele goza de situação privilegiada de " residente fiscal ", que lhe permite pagar muito menos impostos do que em Israel ou na França[16].

Ele é casado com uma Síria ortodoxa grega , com quem tem quatro filhos[17].

Carreira profissional[editar | editar código-fonte]

Depois de obter seu diploma na École nationale supérieure des télécommunications, Patrick Drahi é empregada cinco anos na Philips, onde trabalhou em receptores de satélite, antes de entrar para o grupo sueco Kinnevik.

Ele fez fortuna na França, e, em seguida, no exterior, graças a uma técnica específica de gestão de investimentos, com efeito de alavanca chamado LBO, consiste em tomar emprestado pesadamente para comprar uma empresa-alvo e, em seguida, um processo de reestruturação para aumentar os lucros financeiros, e reembolsar os empréstimos contraídos pelo dreno em seu próprio fluxo de caixa[18]. Em 2003, ele tem tudo sobre a área do cabo e se sustenta 99 % das redes de cabo de França[19].

Estas transações financeiras "acrobático" motivo de preocupação para alguns bancos no negócio, mas fizeram dele o homem mais rico de Israel, Predefinição:5e francês e Predefinição:57e do mundo, segundo o ranking da Forbes de 2015.

Investimentos e compras na França[editar | editar código-fonte]

Atraídos pela criação de empresas, fundou, em 1993, uma empresa de consultoria, CMA[20]. Ele, então, decide embarcar no cabo, na França, e cria um cabo de rede do operador em Cavaillon, em Vaucluse, a Sul do Cabo de Serviços de[21]. Isso acontece para convencer a sociedade americana Rifkin investir o dinheiro, antes que o operador de cabo ou comprados pela InterComm.

Em 1995, ele criou o seu segundo maior operador de cabo, Mediaréseaux, e se conecta a Marne-la-Vallée para o cabo. Mais uma vez, ele se convence de uma empresa americana, UPC, para investir em ti, mas mantém 0,4% do capital[22]. Mediaréseaux é o principal operador de cabo em França para possuir as suas próprias redes[23].

A partir de 1998 para 1999, foi assessor no negócio da comunicação digital InterComm[24] antes de tomar a responsabilidade de actividades, no oeste e no sul da Europa do UPC, na primavera de 1999. Para esta posição, com sede em Genebra, ele se mudou para Cologny[25].

Durante sua carreira na UPC, Patrick Drahi compra de € 330 milhões, dos operadores de cabo francês, RCF, Time Warner Cable , França, Ródano Visão cabo, Videopole e InterComm França[26].

Em 2000, obteve as freqüências do Estado e fundou, com NRJ e Wendel, um novo operador, Fortel. Ele é o presidente do conselho de administração. Quando a Internet bolha estoura, um ano mais tarde, ele foi forçado a abandonar esse projeto. Pouco antes da revolta da tela, de 2001, vendeu a sua participação de 5% da empresa (UPC) e foi criado em maio de 2001, com sua própria empresa, o fundo de investimento Altice[27].

O ano de 2002 marca o início de sua conquista do cabo francês. Patrick Drahi começa por comprar a empresa alsaciano É comunicação de vídeo[28] e é encontrada em menos de 4 anos à frente de 99 % do cabo francês.

O seu fundo de investimento Altice compra, entre outros, Numericable, Noos, a France Télécom câble[29], a TDF Cabo[30] e UPC França, este de 2 mil milhões de euros no total, e com a ajuda de outros dois fundos de investimento, Cinven e Carlyle.

Em 2004, Patrick Drahi sinal com diversas autoridades locais e empresas, a delegação de serviço público do circuito regional de muito alta velocidade na Alsácia[31].

Ele tem, eventualmente, um número muito grande de redes de cabo, mas todos eles são muito heterogêneos. Patrick Drahi, em seguida, começa um trabalho de integração, a fim de homogeneizar o todo. Ele tem como objectivo ligar os 4 milhões de casas até 2008[32]. Este trabalho tem um impacto sobre a qualidade das redes de clientes dos operadores de cabo, de modo que, em 2007, ele abandonou Noos, muito criticado pelo cliente, a fim de manter sua indústria forte, Numericable. Ele ocupa esse ano de 99,6% das redes de cabo de França e comprar a empresa em Completel em outubro de 35 35,50 euros a ação, antes de lançar uma Oferta pública de aquisição (OPA) para se tornar o único dono com o seu fundo de investimento Altice. É uma compra a um preço elevado,[33] por causa do status de Completel este ano. Ele vai fazer o ramo da empresa dedicado aos negócios de Numericable.

Depois de ter associado o seu fundo de investimento Altice fundo Cinven, ele convida um segundo fundo de investimento em 2007, no âmbito desta colaboração, Carlyle[34].

Em 2009, ele comprou três novas redes de cabo, Martinica TV a Cabo (MTVC), Mundo de Satélite Guadalupe e Valvision, para 22 milhões de euros, 17 milhões de euros[35]. Essas aquisições estão no momento de falar sobre isso na imprensa, porque , Canal Plus, também parecia interessado[36].

Ele compra em junho de 2013, o primeiro operador alternativo nos territórios franceses ultramarinos, Outremer Telecom está ativo tanto o acesso à Internet fixa e de celular. Ele planeja fundir com operadores de rede por cabo de Guadalupe e Martinica, já em sua posse[37].

No outono de 2013, ele coloca em bolsa de valores, Numericable ; a listagem irá permitir-lhe para financiar as compras de seus fundos de investimento[38]. Ele compra em vigor este ano, o operador reunião de Mobius[39].

No início de 2014, o seu fundo de investimento Altice entra em bolsa de valores ; Patrick Drahi lugar entre 1,3 e 1,5 mil milhões de euros de acções no mercado[40].

Em paralelo, de modo que Altice realizada anteriormente que 20,6% das ações da Numericable, Patrick Drahi inicia a compra do operador de cabo, e fica com 40 % das unidades em janeiro de 2014[41]. A Autoridade da concorrência valida esta compra, alguns dias depois, a acreditar que ele não afeta a concorrência[42].

Em abril de 2014, ao lado de Bruno Ledoux, ele salva da falência, o diário de Libertação , através do investimento de 18 milhões de euros[43].

Em 9 de janeiro de 2015, o belga Roularta confirma ter vendido para o bilionário franco-israelense, o francês revistas mais importantes do grupo, nomeadamenteO Expresso, A Expansão, Studio Ciné live, Ler, viver Melhor o seu dinheiro, Classica e Pianista[44].

Segunda-feira, 27 de julho de 2015, Altice anunciar que estabeleceu uma parceria estratégica com a NextRadioTV, o grupo deAlain Weill, tendo em vista a comprar de volta o termo[carece de fontes?] .

Redenção da SFR[editar | editar código-fonte]

No início de 2014, a Vivendi anunciou a venda de sua subsidiária, a telecom SFR. Os dois potenciais compradores são o grupo Bouygues e Altice dirigido por Patrick Drahi. O governo francês manifesta a sua preferência para a primeira solução. Poucas horas antes da publicação da decisão da Vivendi, o ministro da Recuperação produtiva, Arnaud Montebourg, está preocupado com a situação fiscal de Patrick Drahi ; ele disse que na Europa 1 :

Numericable a une holding au Luxembourg, son entreprise est cotée à la Bourse d'Amsterdam, sa participation personnelle est à Guernesey dans un paradis fiscal de Sa Majesté la reine d'Angleterre, et lui-même est résident suisse ! Il va falloir que M. Drahi rapatrie l'ensemble de ses possessions et biens à Paris, en France. Nous avons des questions fiscales à lui poser !

[45].

A Vivendi prefere, no entanto, a entrar em negociações exclusivas com Patrick Drahi e Numericable, afirmando :

Les deux propositions étaient intéressantes

(mas com Numericable)

il y a 450 millions d'euros de différence et 5 000 destructions d'emplois en moins

[46]. Durante uma conferência de imprensa, Patrick Drahi responde a declarações de Arnaud Montebourg, e nos lembra de que ele vive na Suíça, por motivos de trabalho, e afirma que ele não se move em França. Ele disse que

compte investir 3 milliards d'euros en France, c'est déjà un rapatriement massif

[47]. No dia 18 de março, o ministério da Economia e Finanças abriu uma investigação sobre sua residência, para fins tributários, é preciso[48].

No dia 30 de julho, aAutoridade de concorrência inicia uma análise aprofundada da compra de SFR na sequência de graves preocupações sobre as barreiras à concorrência[49]. Em 27 de outubro, ela lhe dá a luz verde para o casamento entre o cablo-operador e SFR, o segundo francês operador, mas apenas sob negociado disposições : para dar um impulso muito alta-velocidade fixa ; para evitar um duopólio, nas propostas para as empresas em muito alta-velocidade fixa ; boost mobile oferta nooceano Índico ; para eliminar qualquer potencial conflito de interesse entre a Numericable e Vivendi[50].

Os investimentos e as compras no exterior[editar | editar código-fonte]

Patrick Drahi também tem investido em um cabo e de telecomunicações em Portugal, os países do Benelux, em África e em Israel. No final de 2013, ele comprou o operador de cabo de República dominicana Tricom, para us $ 405 milhões, e a subsidiária local daLaranja para us $ 1,1 bilhão[51].

Alegando que ele quer investir em Israel, que ele comprou em maio de 2009, das ações do operador de israel Quente no banco Leumi[52]. Ele fica com 15 % do capital de 381 milhões de siclos, ou seja, 70 milhões de euros[53]. Alguns meses depois, comprou também a operadora de israel-Sciences para Motorola por us $ 170 milhões. Tem então a possibilidade de mesclar Quente e Sciences para torná-lo uma única operadora, móvel e fixa[54]. Em 2011, ele anunciou que pretende implantar a fibra óptica em todo o território de israel com o seu operador de cabo Quente, por um custo esperado de 300 milhões de euros. Ele espera competir com os nacionais de telefone da empresa israelense Bezeq[55]. A Predefinição:1er em julho de 2013, ele decidiu, com a colaboração de Frank Melloul, uma consultora de comunicação para Dominique de Villepin , quando ele era Primeiro-ministro, finanças I24news, uma cadeia de informações continua israelense[56]. Em junho de 2016, Patrick Drahi e Altice compra, Charles Dolan, o segundo maior operador de cabo, nos Estados Unidos, Cablevision, para us $ 17,7 bilhões (15,6 bilhões de euros), a dívida é entendida[57].

Diagrama de fluxo do" império " Drahi[editar | editar código-fonte]

Este gráfico é compilados pelo economista Benoît Boussemart, e publicado em o Pato Encadeadas para o dia 14 de outubro, 2015[58] assim como na revista de Capital. No topo do gráfico de[59], encontramos o pessoal realização de Patrick Drahi, LP Seguinte e, em seguida, uma série de subsidiárias localizadas em países conhecidos por ser paraísos fiscais como o Luxemburgo, a Suíça ou Panamá.

Em 3 de abril de 2016, o seu nome aparece no Panamá Papéis por intermédio da sociedade panamenha Jenville quem era acionista da "passagem" na capital do Altice IV, em dezembro de 2008[60] · [61].

Associações[editar | editar código-fonte]

A partir de 18 de fevereiro de 1999 a abril de 2000, Patrick Drahi é vice-presidente da Associação de novos operadores para os fabricantes de redes com fio (ANOC). Ele é o encarregado do ramo de telecomunicações e de novos serviços[62].

Ele também está envolvido em um projeto de apoio a estudantes estrangeiros com Télécom ParisTech, sua antiga escola, e Télécom Bretagne[63]. Com a Fondation Télécom, ele dá uma bolsa de 9 500 euros para sete estudantes estrangeiros a partir dessas duas escolas a cada ano[64].

14 de abril de 2014, ele fez uma doação pessoal de dez milhões de euros para escolas, empresas de Telecomunicações, oInstituto Minas-Télécom para o desenvolvimento de uma oferta de formação on-line internacional[65].

Em junho de 2015, ele se tornou o primeiro patrono do privado, daÉcole polytechnique[66].

No final de maio de 2016, ele recebe um doutorado honoris causa daUniversidade hebraica de Jerusalém[67].

Cargos[editar | editar código-fonte]

Fez um teste em Predefinição:Date- como presidente e ceo do grupo Altice pela comissão de Assuntos econômicos da Assembleia Nacional, argumenta-se, implicitamente, para a França para uma redução do número de semanas de férias pagas e um aumento no tempo de trabalho, em nome da competitividade.

Les Chinois travaillent 24 heures sur 24 et les Américains ne prennent que deux semaines de vacances…

,

C'est là, le problème pour nous…

, ele diz, antes de acrescentar

Mon modèle, ce n’est pas les deux semaines de congés payés, mais par rapport à ceux qui travaillent plus, on avance moins vite : ce sont les lois de la gravitation, si vous le permettez[68]

Anexos[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (en)M. Patrick Drahi.
  2. (pt) http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2017-07-19-Drahi-o-dono-da-PT-e-da-TVI-tem-novo-passaporte-portugues
  3. http://www.huffingtonpost.fr/2014/03/14/patrick-drahi-numericable-sfr-suisse-altice_n_4964089.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda) .
  4. Numericable: d'où vient la fortune de Patrick Drahi?. BFM Business, 5 avril 2014.
  5. https://www.greg.gg/webCompSearchDetails.aspx?id=xAre/PpzV0Y=&r=0&crn=&cn=next&rad=StartsWith&ck=False?height=984.
  6. lefigaro.fr. 14 mars 2014 http://www.lefigaro.fr/secteur/high-tech/2014/03/14/01007-20140314ARTFIG00075-arnaud-montebourg-menace-numericable-d-un-controle-fiscal.php  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |data= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda).
  7. boursier.com. 14 mars 2014 http://www.boursier.com/actions/actualites/news/numericable-la-structure-de-tete-installee-a-guernesey-569734.html  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |data= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda).
  8. Classement Forbes 2017 Des Milliardaires Français, Forbes, 24 mars 2017
  9. Patrick Drahi: France's discrete telecom tycoon sur Globes.co.il http://www.lepoint.fr/economie/patrick-drahi-un-tycoon-tres-discret-09-01-2014-1787485_28.php.
  10. Patrick Drahi, le discret milliardaire du câble en passe d'avaler SFR, Le Parisien, 14 mars 2014.
  11. http://www.cepadues.com/auteur/meunier-pierre/265.html
  12. Ouvrir la le site de la bibliothèque de l’École polytechnique http://www.bibliotheque.polytechnique.fr  Parâmetro desconhecido |consulté le= ignorado (|acessodata=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |lieu= ignorado (|local=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda), sélectionner l’onglet « Catalogues » puis cliquer sur « Famille polytechnicienne », effectuer la recherche sur « Patrick Drahi », résultat obtenu : « Drahi, Patrick (X 1983) ».
  13. Comment Patrick Drahi, le patron de Numericable, a bâti sa fortune, Challenges, 17 mars 2014.
  14. L'homme d'affaires français Patrick Drahi prend une participation dans le réseau câblé israélien Hot, israelvalley.com, 5 mai 2009.
  15. Selon une sommation juridique adressée au magazine par Alexandre Marque, avocat de Patrick Drahi : Citação vazia (ajuda) , mais selon son entourage Citação vazia (ajuda)  assure-t-on, un peu gêné. » « Le futur actionnaire de SFR a-t-il renoncé à être français ? », Challenges.fr, 14 mars 2014.
  16. Orient XXI http://orientxxi.info/magazine/citizen-drahi-israelien-de-coeur-et-de-nationalite,1112  Parâmetro desconhecido |jour= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |lien auteur= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |auteur= ignorado (|autor=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |mois= ignorado (|data=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |consulté le= ignorado (|acessodata=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |année= ignorado (|ano=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |sous-titre= ignorado (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  17. « French telecoms outsider is more easyJet than jet set », Adam Thomson, 22 mai 2015, Financial Times
  18. Numericable : ma petite entreprise sous LBO.
  19. Patrick Drahi, un bâtisseur d'empire méconnu dans les télécoms.
  20. Es-tu Patrick Drahi ?.
  21. Le câblo-opérateur UPC se renforce en France.
  22. Médiaréseaux va lancer le premier janvier prochain un service de téléphonie.
  23. (em inglês)UPC EXPANDS ITS CABLE FOOTPRINT IN FRANCE TO 1.35 MILLION HOMES.
  24. (em inglês)Claimant's submission Predefinição:N°.
  25. En Israël, il a mis la main sur Hot. Connaissez-vous «Patrick Le Stratège» ?.
  26. Qui est Patrick Drahi, l'homme qui se cache derrière Numericable ?.
  27. Altice ou le petit poisson qui devient grand.
  28. RÉSEAUX CÂBLÉS MULTISERVICES.
  29. (em inglês)Cinven and Altice acquire the cable operating subsidiaries of France Télécom and Canal+/Vivendi Universal.
  30. Câblo-opérateur / Altice : Patrick Drahi revient dans le câble tricolore.
  31. La Région Alsace s'engage pour le très haut débit .
  32. "Numericable-Noos raccordera en fibre optique 4 millions de foyers d'ici 2008".
  33. Altice paie le prix fort pour acheter Completel.
  34. Altice et Cinven accueillent Carlyle au capital de Numericable et de Completel.
  35. Patrick Drahi acquiert trois câblo-opérateurs régionaux.
  36. Le champion français du câble multiplie les emplettes.
  37. Outremer Télécom racheté par le roi du câble Patrick Drahi.
  38. Patrick Drahi met en bourse son empire du câble.
  39. Numéricable rachète l’opérateur Réunionnais iZi (Mobius).
  40. Altice va placer sur le marché entre 1,3 et 1,5 milliard d'euros.
  41. L'Autorité de la concurrence valide le rachat de Numericable par Altice.
  42. L'Autorité de la concurrence valide le rachat de Numericable par Altice.
  43. http://www.lefigaro.fr/medias/2014/06/12/20004-20140612ARTFIG00359-sauve-par-patrick-drahi-liberation-entame-une-nouvelle-ere.php.
  44. [1].
  45. http://www.lefigaro.fr/secteur/high-tech/2014/03/18/01007-20140318ARTFIG00380-numericable-serait-deja-sous-le-coup-d-un-controle-fiscal.php  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda) .
  46. http://www.leparisien.fr/espace-premium/actu/rachat-de-sfr-bouygues-remet-1-8-mdeur-sur-la-table-21-03-2014-3692269.php  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda) .
  47. https://www.challenges.fr/high-tech/20140317.CHA1602/telecoms-pour-fleur-pellerin-patrick-drahi-devrait-se-rapatrier-en-france.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda) .
  48. http://www.lemonde.fr/argent/article/2014/03/18/bercy-a-ouvert-une-enquete-sur-le-patron-de-numericable_4385339_1657007.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda) .
  49. http://www.universfreebox.com/article/27014/Rachat-de-SFR-par-Numericable-L-Autorite-de-la-concurrence-ouvre-une-phase-d-examen-approfondi-suite-a-des-doutes-serieux-d-entraves-a-la-concurrence  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda) .
  50. http://www.lemonde.fr/economie/article/2014/10/27/feu-vert-sous-conditions-pour-le-mariage-entre-sfr-et-numericable_4513216_3234.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  51. (em castelhano)Orange y Tricom bajarán precios para enfrentar “monopolio” de Claro.
  52. French businessman buys Leumi stake in HOT: Patrick Drahi is seeking control of the cable TV company, Satellite, 3 mai 2009.
  53. Investissements directs étrangers et parte.
  54. Patrick Drahi, co-détenteur du groupe Numericable-Completel rachète l'opérateur mobile israélien Mirs à Motorola.
  55. PATRICK DRAHI, LE PATRON FRANÇAIS DU CÂBLO-OPÉRATEUR ISRAÉLIEN HOT, VEUT LANCER EN ISRAËL L'INTERNET PAR FIBRE OPTIQUE.
  56. L’actionnaire principal de Numéricâble en France finance la chaîne de télévision israélienne I24 News.
  57. https://www.challenges.fr/high-tech/telecoms/comment-drahi-etend-l-empire-altice-aux-etats-unis_16696  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  58. http://lecanardenchaine.fr/?p=12513
  59. Le Canard Enchaîné publie l’organigramme impressionnant de l’empire Drahi
  60. http://www.lemonde.fr/panama-papers/article/2016/04/05/ce-que-les-panama-papers-nous-apprennent-sur-patrick-drahi-et-le-groupe-altice_4896487_4890278.html
  61. http://www.pltv.fr/fr/paradis-fiscaux-le-casse-du-sieclepremieres-lignes-partenaire-de-licij-au-coeur-du-scoop-mondial-sur-les-paradis-fiscaux-cash-investigation-mardi-sur-france-2-a-20h55/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  62. Extrait de la fiche de M. Patrick Drahi.
  63. Un diplômé télécom soutient nos étudiants étrangers.
  64. Patrick Drahi (diplômé Télécom ParisTech 1988), mécène généreux et attentif.
  65. [2], Mines Télécom.
  66. http://www.polytechnique.edu/fondation/content/patrick-drahi-s%E2%80%99engage-%C3%A0-hauteur-de-7-millions-d%E2%80%99euros-pour-l%E2%80%99x
  67. http://www.i24news.tv/fr/actu/israel/societe/113634-160517-patrick-drahi-recevra-un-titre-honorifique-de-l-universite-de-jerusalem  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  68. http://www.lcp.fr/actualites/la-lecon-de-management-de-patrick-drahi-lassembleehttp://www.lcp.fr/actualites/la-lecon-de-management-de-patrick-drahi-lassemblee

[[Categoria:Bilionários da França]] [[Categoria:Naturais de Casablanca]] [[Categoria:Alunos da École Polytechnique]]