Usuário Discussão:Carlos Rogério Santana

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá Carlos Rogério Santana, Seja Bem-vindo à Wikipédia

A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.
Tutorial da Wikipédiadocumentação essencial para introduzi-lo rapidamente na Wikipédia
Livro de Estiloreferência para uniformizar os artigos da Wikipédia
Perguntas FrequentesGuia Prático amplo e muito importante
Leitura Complementar

Normas de conduta
O que a Wikipédia não é
Direitos de autor e Política de imagens
Coisas a não fazer

Princípio da imparcialidade
Versões da língua portuguesa
Erros comuns na Wikipédia
Glossário

ATENÇÃO: Para deixar uma mensagem a um usuário é necessário escrever na página de discussão dele, caso contrário o destinatário não será notificado do seu envio com <<Você tem novas mensagens>> e é muito provável que ele não lhe responda. No final da mensagem adicione quatro tis (~~~~) a título de assinatura, para que o usuário saiba quem é o remetente.

If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties.
  • Desejo a você grandes contribuições!!

Vigilante mensagem 01h13min de 2 de Novembro de 2007 (UTC)


O Carlos Rogério Santana, não esqueça de ler aí as ajudas e também: Wikipedia:Página de usuário. Inté.--Vigilante mensagem 01h13min de 2 de Novembro de 2007 (UTC)

Umidade

Olá, Carlos Santana, obrigado por contribuir com o artigo Umidade do solo. Criei o artigo Humidade do solo redirigindo-o para o seu, pois aqui em Portugal escreve-se (ainda) Humidade, com H. Se criar outro artigo com a grafia brasileira, não se esqueça de fazer um segundo com redireccionamento, para que a Wikipédia fique ainda mais completa. Parabéns pelas boas contribuições. Alexg (discussão) 12h00min de 30 de Novembro de 2007 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:IgrejaDePedregulho SP.JPG


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:IgrejaDePedregulho SP.JPG. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições!--Reynaldo Avaré Msg 19h37min de 10 de Dezembro de 2007 (UTC)

Edição na sua pagina de usuário

Carlos...

Vim te avisar que arrumei a ligação interna Jesus Cristo na sua pagina de usuário!

Sem mais.

Boas contribuições, Béria Lima Msg 17h41min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá..!

Olá Carlos Rogério Santana, atenção com os links internos a maioria que você está fazendo fica vermelho, uma das razões é que por exemplo: não existe planaltos mas existe planaltos. Edite esta mensagem e veja o "truque", se você tiver dúvidas sobre se existe ou não use o botão "Mostrar previsão" (que deve ser usado sempre!). Ok? Abração, Feliz Natal, tenha um bom trabalho.--Reynaldo Avaré Msg 16h19min de 25 de Dezembro de 2007 (UTC)

Geossintéticos

Olá Carlos. Antes de mais os meus parabéns pelo trabalho que está desenvolver na área da geotecnia. Movi geossintéticos para geossintéetico, pois excepto casos muito pontuais usamos sempre os ingular nos títulos dos artigos. Continuação de bom trabalho. João Sousa DC 19h06min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)

Caro Rogério:

Não sabia que já existia o verbete turboélice (sem o H). Não entendo nada de aviação e fiz este esboço só para "azular" outro verbete e naquela ocasião fiz outros 14 esboços. No entanto, baseei-me na Wikipédia Anglófona e já não havia o interwiki para o verbete em português. Pesquisei aqui também e não vi nada (nem imaginava que era sem o hífen e sem o h). Vou tratar disto agora e vou efetuar a fusão com turboélice (o mais antigo). Abraços e boas edições! Ramisses (discussão) 17h18min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Wikificando o Brasil...

Olá! Hoje vim te falar sobre a Wikimedia Brasil.

Imagine um país em que qualquer pessoa de qualquer classe social possa ter acesso a toda a base de conhecimento produzida em toda a história da humanidade. E imagine que esse país é o nosso querido Brasil! Essa é a proposta da Wikimedia Brasil, ser uma organização que faça projetos, estimule e desenvolva o uso de projetos Wiki no Brasil.

A Wikimedia Brasil é o capítulo da Wikimedia Foundation, a fundação que criou e mantêm, dentre outros projetos, a Wikipédia, que visa a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito em língua portuguesa e de povos indígenas no Brasil. Você, que edita a Wikipédia, sabe que o conhecimento gratuito é muito importante e pode mudar o mundo.

Se quiser participar, assine aqui. Veja mais motivos para participar aqui.

Participe!


Essa mensagem foi mandada em nome da Wikimedia Brasil

Prezado Carlos,

estou mexendo em alguns artigos ligados ao Grupo Santa Helena, de pintores paulistanos. Como vc mexeu com o artigo Rebolo, gostaria de pedir sua ajuda no sentido de revisar minhas alterações.

Estou traduzindo alguns deles para o inglês, para aumentar o acesso a estes pintores importantes.

Feliz 2009 para vc.

Tudo de bom,
-- Hgfernanmsg 15h11min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)


Faltou inserir Categoria em Ensaio (Ciência)

Agradecemos por contribuir para a Wikipédia. O artigo Ensaio (Ciência), que você criou ou editou, não foi categorizado. Por favor, dedique alguns minutos à leitura da documentação. A categorização dos artigos facilita o cruzamento de informação e o encontro do leitor com artigos relacionados.

Consulte o Tutorial da Wikipédia para mais informações e navegue pela estrutura de categorias através da raiz da árvore de categorias. Uma leitura atenta do tutorial proporcionará colaborações com mais qualidade na WikiPT e mais segurança ao nomear artigos, colocar-lhes interlinks e interwikis e categorizá-los.

Boas contribuições.

Daimore msg 17h42min de 16 de março de 2009 (UTC)[responder]

Olá Carlos,

A sua proposta é altamente pertinente. Eu já tomei a iniciativa de adicionar ao cabeçalho do artigo Campinas (Goiânia) a informação de que o atual bairro remonta ao município extinto. No mais, o outro artigo (Campinas, Goiás) é redundante. Ele - que é mais recente - simplesmente repete as informações que já constavam de "Campinas (Goiânia)". Portanto, é o texto deste último que deveria ser mantido. Quanto ao nome do artigo, talvez fosse preferível manter também "Campinas (Goiânia)", porque esse título remete à situação presente, em que o núcleo populacional de Campinas é um bairro da cidade de Goiânia - e não à situação pretérita em que Campinas era um município do estado de Goiás.

Saudações cordiais,

--aoaa (discussão) 20h37min de 22 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Peneiramento

olá Carlos

Procurei "ensaio de peneiração" (ensaio de peneiramento em ptB) e não encontrei. Vim depois a descobrir que existia o artigo com o nome de Peneiramento. Fiz os redirects, mas acho que o artigo se deveria chamar "ensaio de peneiramento" e não apenas "peneiramento". Como foste tu a criar o artigo deixo esta mensagem para possas pensar se merece ou não ser movido.

Abraço Manuel Correia (discussão) 13h42min de 14 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Tutoria

Bem-vindo ao programa de Tutoria. Eu, Belanidia, serei o seu tutor até que você esteja mais familiarizado com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

BelanidiaMsg 11h30min de 1 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Tutoria 2

Olá. Dado que a nossa tutoria está quase a terminar e não tens feito perguntas ... vim saber: posso te ajudar em alguma coisa? :) BelanidiaMsg 11h04min de 28 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Fim tutoria

Parabéns por ter cursado o programa de Tutoria, que terminou neste momento. Continue o bom trabalho. Caso venha a ter dúvidas, poderá contactar-me, mesmo depois do programa finalizado. Pode, se preferir, dirigir-se ao Café dos Novatos. Boas contribuições, Belanidia.

BelanidiaMsg 11h50min de 8 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Sua edição em Caixa de pandora foi revertida


--Salebot (discussão) 13h13min de 17 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

Olá, Carlos Rogério Santana, obrigado pela sua contribuição para a Wikipédia. Notamos que está trabalhando no artigo Atividade dos solos. Entretanto, não citar as fontes torna o artigo inconfiável, podendo gerar dúvida para o leitor. Ao criar ou editar artigos, providencie fontes fiáveis, seja em seção própria, seja em notas de rodapé, para que fique de acordo com a política de verificabilidade do projeto.

Por favor, verifique o artigo Atividade dos solos, criado/editado por você. Agradecemos a colaboração. Boas contribuições! Yanguas diz!-fiz 16h09min de 6 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

{{subst:Cópia|Pedra Letícia|2=http://www.jptl.com.br/?pag=ver_colunistas&id=16&idArt=1383 , http://

Caro usuário, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes.

Você modificou/criou o artigo Pedra Letícia com trechos e/ou imagens copiados de http://www.jptl.com.br/?pag=ver_colunistas&id=16&idArt=1383 , http://www.bregalandia.com.br/bregalandia_informacoes_serviço.pdf e http://www.timbonet.com.br/?noticias&cdn=006216, o que não está de acordo com a política da Wikipédia, pois utilizamos as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GFDL.

Exceto se for material de domínio público ou se você tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que traria danos muito sérios ao projeto.

Se você detém os direitos de autor das imagens ou do texto copiados, deve enviar uma autorização conforme descrita em Wikipédia:OTRS/Como enviar a permissão.

No caso de texto, note que os direitos de autor protegem apenas a expressão artística da informação, e não a própria informação. Isto significa que você pode utilizar a informação contida nas fontes exteriores, desde que a expresse por suas palavras (sem copiar os textos).

Boas contribuições! Yanguas diz!-fiz 05h07min de 14 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Confinamento

Olá, Carlos Rogério Santana. A página Confinamento que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Fábio Júnior de Souza (discussão) 10h22min de 25 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

O artigo Coesão textual foi proposto para eliminação

O artigo Coesão textual, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Mister Sanderson (discussão) 21h44min de 6 de abril de 2018 (UTC)[responder]

O artigo Umidade do solo foi proposto para eliminação

O artigo Umidade do solo, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Mister Sanderson (discussão) 11h05min de 24 de agosto de 2019 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Percolação (desambiguação)

Olá, Carlos Rogério Santana. A página Percolação (desambiguação) que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • 20 Impróprio. A página que criou foi considerado impróprio por não respeitar alguma regra da Wikipédia. Ver mais info›
    • Observação do proponente: O conteúdo não está de acordo com WP:DES e uma página de desambiguação com esse título não se justifica pois só há duas páginas na ptwiki que tratam de percolação.
A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Py4nf (discussão) 17h47min de 17 de julho de 2020 (UTC)[responder]


Faltou inserir Categoria em Enel Distribuição Goiás

Agradecemos por contribuir para a Wikipédia. A página Enel Distribuição Goiás, que você criou ou editou, não foi categorizada. Por favor, dedique alguns minutos à leitura da documentação. A categorização dos artigos facilita o cruzamento de informação e o encontro do leitor com artigos relacionados.

Consulte o Tutorial da Wikipédia para mais informações e navegue pela estrutura de categorias através da raiz da árvore de categorias. Uma leitura atenta do tutorial proporcionará colaborações com mais qualidade na WikiPT e mais segurança ao nomear artigos, colocar-lhes interlinks e interwikis e categorizá-los.

Boas contribuições.


Rena (discussão) 05h00min de 12 de junho de 2022 (UTC)[responder]

O artigo Atividade dos solos foi proposto para eliminação

O artigo Atividade dos solos, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida pelas razões expostas na etiqueta da proposta, que encontra-se no próprio artigo. Se, após lê-la e possivelmente ter tentado resolver os problemas apontados, você ainda assim não concordar, edite o artigo, retire o aviso dele, e grave-o, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas.

Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que as páginas podem ser restauradas, ou seja, a eliminação de páginas pode ser revertida, devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Boas contribuições. YANGUASdiz!-fiz 14h40min de 31 de maio de 2023 (UTC)[responder]