F9

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Velozes e Furiosos 9)
F9
F9
Cartaz promocional
No Brasil Velozes & Furiosos 9: A Saga Velozes & Furiosos
Velozes & Furiosos 9
Em Portugal Velocidade Furiosa 9
 Estados Unidos
2021 •  cor •  143 min 
Gênero ação
Direção Justin Lin
Produção Neal H. Moritz
Vin Diesel
Jeff Kirschenbaum
Joe Roth
Justin Lin
Clayton Townsend
Samantha Vincent
Roteiro Daniel Casey
Baseado em Personagens de
Gary Scott Thompson
Elenco Vin Diesel
Michelle Rodriguez
Tyrese Gibson
Chris "Ludacris" Bridges
John Cena
Jordana Brewster
Nathalie Emmanuel
Sung Kang
Helen Mirren
Charlize Theron
Companhia(s) produtora(s) Original Film
One Race Films
Distribuição Universal Pictures
Lançamento
  • 24 de junho de 2021 (2021-06-24) (Brasil e Portugal)[1][2]
  • 25 de junho de 2021 (2021-06-25) (Estados Unidos)[3]
Idioma inglês
Orçamento US$ 200 milhões[4]
Receita US$ 726 milhões[5]
Cronologia
Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw
(2019)
Fast X
(2023)

F9: The Fast Saga[6] (bra: Velozes & Furiosos 9: A Saga Velozes & Furiosos[7] ou simplesmente Velozes & Furiosos 9[8]; prt: Velocidade Furiosa 9[2]) também conhecido como Fast & Furious 9, e estilizado F9, é um filme de ação estadunidense de 2021, dirigido por Justin Lin[9] e escrito por Daniel Casey,[10] sendo o nono filme da franquia The Fast and The Furious e a sequência de The Fate of the Furious, de 2017. Produzido pela One Race Films e Original Film e distribuído pela Universal Pictures, é estrelado por Vin Diesel, John Cena, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris, Nathalie Emmanuel, Jordana Brewster, Sung Kang, Helen Mirren e Charlize Theron. No filme, Dominic Toretto (Diesel) e sua família devem enfrentar um novo inimigo mortal, Jakob (Cena), irmão mais novo de Dominic, bem como sua antiga inimiga Cipher (Theron).

F9: The Fast Saga foi lançado nos Estados Unidos em 25 de junho de 2021 pela Universal Pictures.[3][11]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 1989, Jack Toretto participa de uma corrida da NASCAR, com seus filhos Dominic e Jakob trabalhando na equipe de box. Dom discute com o piloto rival Kenny Linder sobre suas táticas sujas. Durante a corrida, o carro de Linder bate no para-choque de Jack, fazendo com que seu carro bata e exploda, matando-o. Uma semana depois, Dom é preso por espancar Linder até quase a morte. Enquanto cumpria a pena, ele lembra que Jakob havia trabalhado no carro de seu pai no dia em que ele morreu e conclui que Jakob matou seu pai. Após a libertação, Dom confronta e desafia Jakob para uma corrida, forçando-o a deixar a cidade quando ele perde.

Trinta anos depois, Dom está aposentado e criando seu filho Brian com sua esposa, Letty Ortiz. Roman Pearce, Tej Parker e Ramsey chegam com a notícia de que, logo após prender a ciberterrorista Cipher, o avião do Sr. Ninguém foi atacado por agentes corruptos, que sequestraram Cipher e caíram em Montequinto, um país fictício da América Central. Dom concorda em ajudá-los depois de perceber que Jakob está envolvido. Procurando no avião, eles encontram parte de um dispositivo chamado Projeto Aries, que pode invadir qualquer sistema de armas de computador. A equipe é emboscada por um exército privado liderado por Jakob, que rouba o dispositivo. Stasiak ajuda a equipe de Dom a escapar para um local seguro no Mar Cáspio, e a irmã de Dom, Mia, chega para ajudar. A equipe descobre que Han Lue está conectado ao Projeto Aries, e Letty e Mia vão a Tóquio para investigar.

Enquanto isso, Jakob se encontra com Otto, seu associado e financiador. Cipher, que está detido em sua base, diz a Jakob que a outra metade de Áries está em Edimburgo . Dom encontra o mecânico de seu pai, Buddy, que acolheu Jakob após seu exílio, e descobre que Jakob está em Londres . Em Tóquio, Letty e Mia encontram Han vivo, junto com sua pupila, Elle. Roman e Tej viajam para a Alemanha para recrutar Sean Boswell, Twinkie e Earl, que estão trabalhando em um "carro-foguete". Em Londres, Dom encontra Queenie Shaw, que lhe dá a localização de Jakob. Dom confronta Otto e Jakob em uma festa na mansão de Otto; Otto manda prender Dom, mas Leysa, uma velha amiga de Dom, o resgata. Tej, Roman e Ramsey se juntam a Dom em Edimburgo, onde Jakob está usando um eletroímã para roubar a outra metade do dispositivo do Projeto Áries. Tej e Roman encontram o caminhão contendo o eletroímã; enquanto eles lutam contra os homens de Otto, Ramsey dirige o caminhão para perseguir Otto. Dom intercepta Jakob e os dois lutam pela cidade. Antes que Otto possa extrair Jakob, Ramsey tira o caminhão da estrada e usa o eletroímã para capturar Jakob.

No local seguro, Han revela que foi designado pelo Sr. Ninguém para proteger Elle e o Projeto Áries, já que o DNA de Elle é sua chave de ativação biométrica. Quando Jakob se rebelou e se juntou a Otto, eles usaram Deckard Shaw para forjar a morte de Han e proteger Elle. Otto e seus homens atacam o esconderijo e libertam Jakob, que revela a Dom que seu pai, querendo escapar de dívidas profundas, instruiu Jakob a mexer em seu carro para lançar a corrida . Jakob e Otto sequestram Elle e levam a outra metade do dispositivo do Projeto Aries. Otto lança um satélite em órbita, enquanto Jakob faz Elle ativar Áries. Eles começam a enviar Áries para o satélite, movendo-se por Tbilisi em um caminhão blindado.

Dom, Letty, Mia, Ramsey e Han correm para impedir o upload. Enquanto Mia e Han tentam invadir o caminhão, Otto revela que ele e Cipher se uniram e joga Jakob para fora do caminhão. Jakob é resgatado por Dom e Mia e os ajuda a acessar o caminhão. Usando o carro-foguete, Tej e Roman entram em órbita e destroem o satélite, interrompendo o upload. Cipher bombardeia o caminhão usando um UAV na tentativa de matar Dom, mas mata Otto sem querer. Dom usa o caminhão ricocheteando para destruir o drone de Cipher, que se revela ser simulado, e ela foge. Dom e Mia se reconciliam com Jakob, e Dom permite que ele escape da custódia, dando-lhe as chaves de seu carro. Tej e Roman chegam à Estação Espacial Internacional e são devolvidos com segurança à Terra. A equipe comemora o sucesso com um churrasco na casa de Dom. Enquanto se preparava para dar graças, o carro de Brian O'Conner chega na garagem.

Em uma cena no meio dos créditos, Deckard fica cara a cara com Han.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem
Vin Diesel Dominic Toretto
Michelle Rodriguez Letty Ortiz
Jordana Brewster Mia Toretto
Charlize Theron Cipher
John Cena Jakob Toretto
Tyrese Gibson Roman Pearce
Chris "Ludacris" Bridges Tej Parker
Nathalie Emmanuel Ramsey
Sung Kang Han Lue
Helen Mirren Magdalene Shaw
Michael Rooker Buddy
Lucas Black Sean Boswell
Cardi B Leysa
Jason Tobin Earl Hu
Bow Wow Twinkie

Finn Cole, Anna Sawai, Vinnie Bennett, Ozuna e Francis Ngannou foram confirmados, porém os papéis não foram revelados.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 13 de novembro de 2014, a presidente da Universal Pictures, Donna Langley, disse ao The Hollywood Reporter que haveria pelo menos mais três filmes na franquia após Furious 7 (2015).[12] Em fevereiro de 2016, Vin Diesel anunciou as datas iniciais de lançamento do nono e do décimo filme, com o nono filme definido inicialmente para ser lançado em 19 de abril de 2019.[13] Depois que um spin-off foi anunciado com os personagens de Dwayne Johnson e Jason Statham, a data de lançamento do nono filme foi adiada para 10 de abril de 2020.[14]

Em abril de 2017, Diesel e Johnson confirmaram seus retornos.[15] Em 25 de outubro de 2017, Diesel revelou em um vídeo ao vivo no Facebook que Justin Lin, que dirigiu Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) até Fast & Furious 6 (2013), e a atriz Jordana Brewster, que interpretou Mia Toretto em cinco dos filmes da franquia, voltariam para o nono e o décimo filmes.[16] Em 4 de abril de 2018, Johnson declarou que não tinha certeza se estava voltando para o nono filme devido ao trabalho no spin-off,[17] e confirmou em janeiro de 2019 que não iria aparecer no filme.[18]

Em maio de 2018, Daniel Casey foi contratado para escrever o roteiro depois que Morgan saiu devido ao seu trabalho no filme derivado de Hobbs & Shaw.[19] Michelle Rodriguez também foi confirmada para reprisar seu papel.[20] Em fevereiro de 2019, a Universal Pictures anunciou que estava adiando o filme em seis semanas, o que mudaria a data de lançamento de abril de 2020 para maio de 2020. Foi relatado que o atraso era para que o filme não competisse com a MGM com 007 - Sem Tempo para Morrer, que recebeu uma data de lançamento em 8 de abril de 2020.[21]

Em junho de 2019, John Cena foi oficialmente escalado para o filme, após um anúncio inicial de Diesel em abril.[22] Em julho de 2019, Finn Cole, Anna Sawai e Vinnie Bennett se juntaram ao elenco do filme.[23] Nesse mesmo mês, foi anunciado que Helen Mirren e Charlize Theron reprisariam seus papéis.[24] Michael Rooker e o lutador de MMA Francis Ngannou foram adicionados ao elenco em agosto.[25][26] Em outubro de 2019, Ozuna e Cardi B se juntaram ao elenco do filme.[27][28] No lançamento do primeiro trailer, foi revelado que os atores Sung Kang e Lucas Black também retornarão.[29] O trailer também revelou a volta do ator Jason Tobin ao papel de Earl Hu, personagem do filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio.[30]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A fotografia principal começou em 24 de junho de 2019 no Leavesden Studios em Hertfordshire, Inglaterra.[31] Espera-se que as filmagens ocorram em Los Angeles, Edimburgo[32][33] e Londres,[34] e também ocorreu na Tailândia pela primeira vez, com Krabi, Ko Pha Ngan e Phuket como locais.[35] Parte do filme também foi filmada em Tbilisi, na Geórgia.[36][37] a produção encerrou em 11 de novembro do mesmo ano.

Referências

  1. «Velozes e furiosos 9». Filme B. Consultado em 6 de abril de 2021 
  2. a b «Velocidade Furiosa 9». SAPO Mag. Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  3. a b «'F9' Postponed for the Third Time, 'Minions' Sequel Pushed to 2022». Variety (em inglês). Consultado em 6 de abril de 2021 
  4. Rubin, Rebecca (27 de junho de 2021). «Box Office: 'F9' Zooms to Mighty $70 Million Debut, Shattering Pandemic Records». Variety (em inglês). Consultado em 1 de setembro de 2022 
  5. «F9: The Fast Saga». Box Office Mojo (em inglês). Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  6. «Filme Velozes e Furiosos 9 ganha data de lançamento». E! Online. 4 de outubro de 2017. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  7. «Velozes & Furiosos 9: A Saga Velozes & Furiosos». Universal Pictures Brasil. Consultado em 24 de abril de 2021 
  8. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome adoro
  9. «Justin Lin é confirmado como o diretor de Velozes e Furiosos 9 e 10 - NerdBunker». Jovem Nerd. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  10. AdoroCinema. «Velozes & Furiosos 9 contrata novo roteirista». AdoroCinema. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  11. S, Ian; well; Jeffery, Morgan; Geisinger, Gabriella (9 de janeiro de 2020). «Fast & Furious 9: Everything you need to know». Digital Spy (em inglês). Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  12. «Executive Roundtable: 6 Studio Heads on China Plans, Superhero Overload, WB Layoffs, 'Fast & Furious' Future». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  13. «Universal Sets Dates for 'Fast & Furious' Parts 9 and 10». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  14. «Data de lançamento de Velozes e Furiosos 9 é adiada». IGN Brasil. 4 de outubro de 2017. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  15. Fast 9: Dwayne Johnson Will Reportedly Return Now That Feud With Vin Diesel Over - IGN (em inglês), consultado em 30 de setembro de 2019 
  16. «'Fast and Furious 9' Brings Back Jordana Brewster & Director Justin Lin». Movieweb (em inglês). 26 de outubro de 2017. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  17. «Dwayne Johnson Unsure If He's Returning For 'Fast and Furious 9'». /Film (em inglês). 4 de abril de 2018. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  18. Tsui, Chris. «Dwayne 'The Rock' Johnson Confirms He Won't Be in Fast & Furious 9». The Drive. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  19. «'Fast and Furious 9' Lands 'Kin' Writer (Exclusive)». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  20. «Bloomberg - Are you a robot?». www.bloomberg.com. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  21. McNary, Dave; McNary, Dave (15 de fevereiro de 2019). «'Fast and Furious 9' Release Date Pushed Back Six Weeks». Variety (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  22. D'Alessandro, Anthony; D'Alessandro, Anthony (7 de junho de 2019). «John Cena Officially Joins 'Fast & Furious 9'». Deadline (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  23. D'Alessandro, Anthony; D'Alessandro, Anthony (2 de julho de 2019). «'Fast & Furious 9' Adds Finn Cole, Anna Sawai & Vinnie Bennett». Deadline (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  24. «Charlize Theron and Helen Mirren strap back in for 'Fast & Furious 9'». EW.com (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  25. D'Alessandro, Anthony; D'Alessandro, Anthony (19 de agosto de 2019). «Michael Rooker Buckles Up For 'Fast & Furious 9'». Deadline (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  26. «UFC Phenom Francis Ngannou Joins Fast And Furious 9 In A Mysterious Role». CINEMABLEND. 15 de agosto de 2019. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  27. «Latin Music Superstar Ozuna Joins 'Fast and Furious 9'». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  28. «Cardi B Joins the 'Fast & Furious' Family: See Her Video With Vin Diesel». Billboard. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  29. «As 7 maiores surpresas do primeiro trailer de Velozes e Furiosos 9». Legião dos Heróis. 31 de janeiro de 2020. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  30. «First 'Fast 9' Trailer Also Brought Back These Two 'Tokyo Drift' Characters Along With Han». TheWrap (em inglês). 1 de fevereiro de 2020. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  31. «Fast & Furious 9 Officially Starts Filming, Cast Confirmed». ScreenRant (em inglês). 24 de junho de 2019. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  32. «Fast and Furious 9: Full list of all 52 Edinburgh road closures for filming in September». www.edinburghnews.scotsman.com (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  33. «Fast and Furious 9: Production crew to set up camp at Edinburgh's Holyrood Park for filming in September». www.edinburghnews.scotsman.com (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  34. «'Fast and Furious 9' Started Shooting Yesterday, and the Cast is Already Posting Set Photos». /Film (em inglês). 25 de junho de 2019. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  35. «Fast and Furious 9 cars arrive in Krabi». http://www.nationthailand.com (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  36. «TBILISI WELCOMES UNIVERSAL PICTURES' NEW FAST & FURIOUS CHAPTER AS FILMING BEGINS | News | Enterprise Georgia». www.enterprisegeorgia.gov.ge (em inglês). Consultado em 30 de setembro de 2019 
  37. «Fast and Furious 9 to Begin Filming in Georgia Sunday». Georgia Today on the Web. Consultado em 30 de setembro de 2019